Google privilegia conteúdo original e de qualidade

Google privilegia conteúdo original e de qualidade

6 10 99
Google privilegia conteúdo original e de qualidade 10 6 99
googleOntem, vários sites noticiaram uma importante mudança no algoritmo do Google, que irá priorizar páginas com conteúdo original nos resultados de busca.
Essa informação foi confirmada por Matt Cutts, engenheiro-chefe do Google, em seu blog pessoal e no blog oficial do Google.
Segundo o IG Tecnologia:
"Como o spam na web diminuiu ao longo do tempo, a atenção agora está em sites com conteúdo superficial ou que copiam outros", diz Matt Cutts, engenheiro-chefe do Google.
Já no O Globo online, encontrei:
A Google lançou uma alteração em seu algoritmo de buscas na web cujo efeito será elevar a classificação de sites que publiquem conteúdo original em detrimento de outros que simplesmente copiem esse conteúdo.
Com isso, esses sites originais aparecerão antes nos resultados de busca, para benefício dos internautas, que certamente preferem obter informações direto da fonte.
Isso quer dizer que sites que copiam e publicam artigos de outros ou mesmo os que possuem um conteúdo superficial e de baixa qualidade, sofrerão quedas no ranking de resultados em buscas feitas através do Google.
Explicando mais claramente, será o fim dos kibadores ;)
  1. Google lança mudanças no algoritmo de busca – Digital e Mídia
  2. Google ajusta algoritmo para priorizar conteúdo original na busca – IG Tecnologia
  3. Confirmed: Google's Content Farm Algorithm Live! Sites Are Dropping! – Search Engine
  4. Algorithm change launched -  Matt Cutts
Acredito que essa mudança,  só vem confirmar a preocupação da gigante de Mountain View em oferecer o que há de melhor na internet. E, para quem - como eu - já lutou muito contra o plágio na Blogosfera, traz alívio e a gratificante sensação de justiça.
26 Comments
Comments
  1. Muito bom!

    Espero que funcione. Você se mata para criar coisas novas diárias para o site, vem um engraçadinho e copia no site dele sem, ao menos, citar a fonte.

    ResponderExcluir
  2. Essa notícia veio em boa hora, estou há alguns dias de lançar um blog de humor com conteúdo 100% original, o que é uma raridade nesse tipo de blog.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom post Juliana, concordo plenamendo que você lutou contra o plagio. Aliás foi você que me abriu os olhos por dizer assim.

    Aprendi muito com tigo e pretendo não cometer os mesmos erros do passado.

    Abração!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns ao Google. Ainda mais agora que estou no começo de meus blog, isso será ótimo. Criar conteúdo original é trabalhoso. Quem acha fácil, esta muito enganado.

    ResponderExcluir
  5. Considero de extrema importância a produção de conteúdo,cópias são fáceis de achar..conteúdo de qualidade,não!

    abraço!

    ResponderExcluir
  6. Parabéns ao Google. Vai ter muito "blog de humor" fechando as portas daqui a alguns dias.

    ResponderExcluir
  7. Ju, nos últimos dias o Google atribuiu links de referencia nos resultados das buscas para alguns dos meus blogs, notei um aumento enorme nas visitas.
    O que o Google esta fazendo não é punir conteúdo duplicado, e sim favorecer quem cria conteúdo original.

    Bjo

    ResponderExcluir
  8. Olá Juliana, que eu tenha conhecimento só fui plagiada uma vez (também não tenho tanto tempo assim para andar atrás dessas pessoas) e foi uma sensação horrível.
    Por isso, essa notícia da Google soube-me mesmo bem. Porque existem pessoas espectaculares na blogosfera a perder a motivação para continuar a escrever por causa dos peritos em copy+paste que, ainda por cima, não pensam que é errado aquilo que andam a fazer...
    Principalmente na blogosfera de língua portuguesa, que ainda tem um imenso potencial de expansão, esta iniciativa da Google é muito valiosa. Espero que mude um pouco a mentalidade dominante na blogosfera e motive as pessoas a criar conteúdo original, em vez de andar por aí a roubar o trabalho dos outros.
    Um grande abraço

    ResponderExcluir
  9. Não sei se será o fim definitivo dos kibadores, mas espero que que isso ajude a colocar o conteúdo original no topo dos resultados.

    Eu mesmo já tive problema com um agregador de conteúdo que linkava para os meus blogs mas estava melhor posicionado no Google do que eles, tive que parar o robô que buscava os posts e publicava no agregador.

    ResponderExcluir
  10. Isso só ajudaria os grandes portais.
    Porque os posts do meu blog é de tecnologia e curiosidade e outros. E eu não sou um jornalista, e assim, como eu leio notícias em sites populares como o Terra, eu crio uma postagem com a mesma matéria que eu li e MODIFICO EM MINHAS PALAVRAS.

    Enfim, os blogs intermediários irão sofrer por não ter o mesmo suporte que os portais "gigantesco"

    ResponderExcluir
  11. Nichoches, se você faz os posts com suas palavras, não irá notar diferença. Pelo que eu entendi, o Google vai punir plágio, Crtl+C.

    Teilor, realmente os kibadores sempre irão existir. O que parece que vai mudar é o posicionamento deles no Google. Isso deve desestimulá-los ;)

    ResponderExcluir
  12. Tenho uma dúvida apenas...
    Como o google vai saber qual site está copiando? por exemplo, no site da empresa em que trabalho, já vi várias outras concorrentes copiando o conteúdo, algums esquecem até de tirar o nome da empresa do texto.

    ResponderExcluir
  13. Olá Juliana,

    Ainda bem que o todo poderoso instrumentaliza a criação e a originalidade.

    Alvissaras...

    ResponderExcluir
  14. ótimo, ainda sim os meus kibadores sempre ficam em segundo...
    Agora eles vão lpa pra ultima pagina
    huhull!

    ResponderExcluir
  15. Hudolf, acredito que o Google possua métodos de saber quem postou primeiro.

    ResponderExcluir
  16. Por um lado, isso é muito bom, mas do outro...

    Imagina como serão dadas as informações na internet a partir de agora? Se do jeito que está, os portais de notícias já fazem besteira querendo sair na frente do concorrente, a partir de agora então...

    Acredito que isso seja muito bom para blogs e sites pequenos que muitas vezes não são lembrados pelos grandões.

    ResponderExcluir
  17. eba

    so tenho conteudos originais

    menos os mindfuck que coloco as vezes que ´pego do shitbrix

    ResponderExcluir
  18. Só pode vir para somar essa atitude positiva do google, parabéns, adoro mesmo é quando meus posts ficam acima das lojas que eu vendo para eles (blog de vendas).
    Acho que os mais copiados acabam sendo prejudicados nisso tb, pois acredito que eles podem ser confundidos com as cópias...mas sei lá, adoro a segunda parte da pesquisa, que é relevância né, parabéns pelas boas notícias e fundamentadas!!! Continuarei acompanhando o blog.

    ResponderExcluir
  19. Juliana,
    Saudações de Belo Horizonte!!

    Que notícia FANTÁSTICA!

    Você precisa ver que lastimável (e estou falando do meu "nicho") muitos e muitos Blogs Católicos. Copiando conteúdo NA MAIOR CARA DE PAU e, algumas vezes, sem nem mesmo citar a fonte. (Eu cheguei a fazer denúncias disso.)

    Porque copiar conteúdo sem creditar é antiético, acima de TUDO.

    Vou citar um exemplo: dia 28 de janeiro, foi Dia de São Tomás de Aquino.

    Ralei o dia anterior (27 de janeiro) inteirinho, pesquisando em N livros católicos e escrevendo um texto INÉDITO, que não seria encontrado - tal como o escrevi e editei - em nenhum outro lugar no mundo. (Ou na Blogosfera - a não ser no Blog A Católica.)

    Pois bem. Que vexame o que meus colegas Bloggueiros católicos fizeram!...

    UM POR UM (sem exceção) copiou um textinho capenga, sem nem citar a fonte, que "resumia" a vida desse Grande e Glorioso santo - que merecia coisa melhor, com certeza!

    Num desses Blogs "sem imaginação", o Bloggueiro teve a "sagacidade" de copiar a página da Wikipedia inteirinha, cheia de citações de textos do santo em latim (!!!), e pôr lá embaixo: Fonte - Wikipedia.

    Meu Bom Deus!!!

    Ser Bloggueiro é OFERECER ORIGINALIDADE, VISÃO PESSOAL, SUA E SOMENTE SUA, para seu leitor. EU não preciso ir até o seu Blog (mau feito) para ler um texto que já está na Internet, na Wikipedia!!!

    Congratulations para o Google.

    Quem copia NÃO merece estar bem-situado nas páginas de busca.

    Blog é coisa para gente Grande, Séria e com Ética, para quem quer Ralar DE VERDADE, em vez de parasitar trabalho dos outros ou reciclar textinho mau feito sobre vida de santos, que (como eu disse) merecem uma Homenagem melhor.

    É isso.

    OBRIGADA por essa Grande Notícia neste Post!
    Sou sua fã!!

    Graças a você e a Nospheratt, do BLOSQUE, meu Blog é bem melhor do que seria, caso vocês duas não existissem!!

    Saúde e Paz a você e a seus internautas!!


    ~~~

    ResponderExcluir
  20. Eu espero mesmo que o Google tenha métodos para saber quem postou primeiro, pois seria uma grande injustiça o autor do texto ficar prejudicado.

    ResponderExcluir
  21. acabei de testar, meu blog subiu para 1º lugar pesquisando "blog sera o benedito", antes ele estava em 2º...
    adooreiiii!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  22. Gostei da novidade!
    Eu trabalho com conteúdos aleatórios no meu blog (www.OjuaraxD.com) conteúdos esse que vão deis do informativo serio ao humor livre... É bom ressaltar que por não ser repórter e obviamente não poder esta frente a todas as notícias desejadas. Costumo colher as mesmas de grandes portais, mas sempre fazendo delas a minha visam antes de passa para o meu blog e sempre cito a fonte de tudo que uso de outros sites no meu blog.

    Em casos raros copio apenas a introdução do conteúdo e coloco o link para que o leitor confira a postagem completa no seu blog de origem.

    Acredito que com essas novas regras o trabalho vai ter que ser mais serio do que nunca. Espero dar conta! Valeu pelo alerta Juliana... Abraço do Ojuara!

    (Sé tiver erro na minha forma de trabalhar no meu blog, por favor, me alerte... Grato desde já!)

    ResponderExcluir
  23. Excelente noticia para quem produz seu próprio conteudo,agora os Plagiadores verão seu teto de vidro quebrar e definitivamente se arrependerem de ter um dia copiado algo.
    Mesmo assim vai ser difícil combater os Kibadores,já que a preguiça fala mais alto!

    ResponderExcluir
  24. parabens para gooogle, iniciativa bacana.

    ResponderExcluir
  25. É bom saber disso, mas as imagens que o próprio Google disponibiliza eu uso sempre, e com conteúdo original e não vejo isso como plágio..

    ResponderExcluir
  26. Olá Juliana

    Pelo que entendi, nos dois sites que você postou aqui, o Google porá nos primeiros links da fila os sites de conteúdo original.

    Acho bom esse procedimento, diferente de outro que escreveram, e que eu li, de que o Google deletaria os demais sites dos buscadores.

    Na segunda hipótese, prejudicaria blogs de conteúdo original, que ficassem abaixo dos de conteúdo copiado. Sabemos que acontece isso.

    Ou seja, premiariam o plagiador e puniriam o plagiado.

    Concorda com meu raciocínio?

    ResponderExcluir
 
Dicas Blogger© 2007-2015 | Todos os direitos reservados | Design By Duy Templates
Top