Como usar e configurar o FeedBurner

Como usar e configurar o FeedBurner

6 10 99
Como usar e configurar o FeedBurner 10 6 99

Ao escrever os posts sobre as configurações básicas do painel Blogger, acabei descobrindo uma lacuna neste blog – a falta de um tutorial do FeedBurner, um dos melhores serviços para criação e gerenciamento de feeds/rss e que desde 2007 pertence à empresa Google.

Para quem ainda não sabe, Feeds ou RSS são listas de atualização de conteúdo, escritos com especificações baseadas em XML. Ao assinar os feeds de um site ou de um blog, passamos a receber seuss artigos em um único local – que pode ser um programa, uma página da web ou mesmo o navegador . Isso nos poupa tempo, já que não será mais necessário  visitar página por página. Os serviços que possibilitam o recebimento de feeds são chamados de agregadores ou leitores de feeds. Um bom exemplo é o Google Reader.

Google ReaderPara maiores detalhes, recomendo este post - O que são feeds e para o que eles servem.

Como eu já disse anteriormente, os blogs do Blogger já vêm com um endereço de feed padrão, que é que é a URL do blog, seguida por /feeds/posts/default, mas essa função é muito limitada e o ideal é criar um novo endereço usando o FeedBurner e depois configurar um redirecionamento - Outras configurações do painel do Blogger.

Este tutorial visa explicar as principais funções do FeedBurner, independente da plataforma, ou seja, ele será de utilidade não só para os usuários do Blogger.

Para criar um feed  no FeedBurner, é preciso usar uma conta do Google. Ao acessá-lo pela primeira vez, encontraremos a seguinte página:

Página inicial  Página inicial do FeedBurner

Onde está escrito Burn a feed right this instant. Type your blog or feed address here é o local onde iremos inserir a url (endereço) do nosso blog e depois clicaremos em next. O serviço perguntará se desejamos criar um feed do tipo Atom ou RSS, o que na prática não faz muita diferença. Vamos clicar em next novamente e escolher um nome e um endereço para nosso feed. No exemplo abaixo, usei o endereço de um dos meus blogs de testes.

Configurações do feed

Vamos clicar em next mais duas vezes e daí chegaremos ao painel do novo feed. No alto, à direita, temos a opção languages, que permite uma tradução parcial para o português.

Abas do FeedBurner

O painel do FeedBurner é divido em 5 abas – Analyze, Optimize, Publicize, Monetize e Troubleshootize. Para que este post não fique muito extenso, irei apontar apenas as configurações mais importantes e recomendo que vocês façam seus testes com as demais.

Na aba analyse, iremos visualizar dados estatísticos, tais como o número de assinantes (subscribers) do feed e quais os agregadores mais utilizados por eles.

Estatísticas do FeedBurner

Na aba optimize, como o próprio nome já diz, iremos otimizar o feed. À esquerda, encontraremos uma coluna com as opções de otimização:

1.Browser Friendly – Aqui iremos formatar a página de apresentação que será visualizada por nossos futuros assinantes. Em “Appearance Options”, podemos escolher um tema, o idioma e os botões para os serviços/programas de leitura de feeds; em “Content Options”, escolheremos se os artigos do blog irão aparecer na íntegra, somente com os títulos ou se não irão aparecer e podemos, ainda, ativar uma mensagem pessoal.

Página do Dicas Blogger

2.SmartCast™ – opção para podcasts

3.SmartFeed™ – ativar para que os feeds sejam compatíveis com qualquer agregador.

4.FeedFlare – ativar para colocar links no rodapé do feeds, tais como número de comentários, envio por email e para redes sociais e etc.

Links no rodapé

5.Summary Burner – ativar para enviar apenas um resumo dos posts.

Na aba publicar, encontraremos alguns widgets para publicar em nossos blogs. Os usuários do Blogger, deverão colar os códigos no gadget “html/javascript”.

1.Headline Animator – cria uma imagem animada, do tipo gif, que mostra o título dos posts. Para adicionar ao seu blog, basta clicar em “add to” e escolher a plataforma.

Dicas Blogger

↑ Grab this Headline Animator

2.BuzzBoost – permite criar um widget com os posts mais recentes.

3.Email Subscriptions – fornece um código para que os leitores do blog possam receber os feeds por email. Basta copiar o código e colar no local desejado.

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

4.FeedCount – permite a criação de um pequeno contador com o número de assinantes.

5.Chicklet Chooser – fornece diversas imagens ( ou botões) que servem  para convidar os leitores de um blog/site a assinarem os feeds.

6.Creative Commons – permite a criação de um botão mostrando a licença de conteúdo.

Na aba Monetize, podemos adicionar o Google AdSense aos feeds, mas existe uma forma bem mais simples disso ser feito usando as próprias configurações do AdSense.

E por fim, na aba Troubleshootize encontraremos dicas para utilização do FeedBurner.

Depois de criar e configurar seus feeds, eles passarão a aparecer na página inicial do FeedBurner. É possível editá-los, apagá-los e até transferi-los para outra conta. Basta clicar sobre o feed e, no alto, à esquerda, escolher uma das três opções.

Edição dos feeds

Ao tranferir os feeds para outra conta, configurações e assinantes permanecerão intactos.

54 Comments
Comments
  1. JUuiana, sempre achei escassos os tutoriais sobre Feedburner. Você completou não só uma lacuna do seu blog, mas de muitos outros. Sempre vemos por aí tutoriais ensinando como aumentar o número de assinantes, como proteger -se de plágio assinando os feeds, mas ainda era necessário ficar colocando ao lado dos endereços do Feed, um link para "o que é feed?". Quem chega sem saber o que é feed, nas condições que sabemos (pouca permanêmcia no blog, velocidade das informações, etc etc etc) não irá procurar saber o que é pra depois assinar. Eu não iria, confesso. Mais fácil seria guardar o endereço nos favoritos e visitar sempre que se lembrar. Belo tutorial, mais uma vez, claro.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom esse post! Tinha função no Feedburner que eu nem fazia idéia para o que servia!

    ResponderExcluir
  3. Ai ai ai, eu estava aqui redigindo um texto para ensinar aos leitores do Conversa de Português a assinar os feeds. Fui conferir a lista de assinantes por email no FeedBurner e descobri que as pessoas assinam o blog, mas não fazem o processo todo para habilitar a assinatura e, portanto, não recebem os textos (Deve haver leitor achando que parei de escrever).
    Embora nossos textos tenham público alvo diferente (você fala para o blogueiro; eu, para o leitor), acho que eles se completam. Vou colocar um link para esse seu texto no meu, ok?

    ResponderExcluir
  4. Agradecemos a oportunidade de usar o FeedBurner de modo adequado. O utilizamos há algum tempo, mas só agora pude otimizar seu funcionamento.

    Muito Obrigado!

    ResponderExcluir
  5. Fiz uma pesquisa rápida no seu blog e vi que você já havia feito algo semelhante no texto "O que são feeds e para que servem". Depois de não saber se choro, se rio, se publico ou se mando as minhas salsas pra você, resolvi: mando a salada toda pra Juliana! rsrsrs
    Mas, falando sério: ia ficar parecido, então desisti de publicar. Um abraço!

    ResponderExcluir
  6. Ju, seu post me ajudou a resolver um problema que eu tinha, há algum tempo, eu reparei que os Feeds do Virtual Z1 estavam aparecendo como "Podcast", então tive que fazer um longo processo para corrigir sem prejudicar os leitores, e por isso, os meus Feeds passaram a aparecer com a página Default presente nos Feeds comuns, mas agora tudo Ok, esse problema foi resolvido...

    Mas ainda tenho uma dúvida, desde que minha conta do Adsense foi cancelada, os anúncios pararam de ser exibidos nos meus Feeds, tudo bem, ñ ligaria, mas o problema, é que fica um espaço branco enorme no fim e começo dos Feeds... ¬¬

    Caso queira ver: FeedBurner do Virtual Z1

    O Link está com o "rel="nofollow"

    Caso possa me ajudar! :D. qualquer coisa, tudo bem, nem os "carinhas" do Google, nem do Adsense, nem do FeedBurner souberam me responder em seus fóruns!

    P.S: O Google devia facilitar o acesso a perguntas em sua página do Adsense, caso eu queria lhes questionar o porque mina conta foi cancelada, eu preciso loga-la, o que obviamente ñ dá ¬¬

    Obrigado Ju!

    --
    Anderson Moreria!

    ResponderExcluir
  7. É muito difícil encontrar tutoriais sobre o RSS eu quase não acho (achar eu acho, mas quero complexo)
    Ai, olhando meu feed vi que tinha um post do Dicas Blogger, ai pensei, "Hum vou entrar para ver e ler o que posso melhorar no meu feed"

    ResponderExcluir
  8. Anderson, eis um problema complicado, já que para retirar o espaço em branco você teria que logar na sua extinta conta para retirar os feeds....

    ResponderExcluir
  9. Olá Juliana!
    O tutorial está ótimo. A parte mais complicada (para mim) é inserir aqueles lindos ícones rss na sidebar.
    abs
    Sumy

    ResponderExcluir
  10. Vc saberia dizer se no Feedburner há a opção de excluir artigos que não queremos que seja atualizado com o feed? Pergunto isso porque sempre que atualizo as página da bio, parceria, ou seja páginas estáticas, elas aparecem como atualizadas no feed e pra mim isso é muito chato.

    Marco Damaceno

    ResponderExcluir
  11. Brigadim e que Deus te abençoe...
    Prosperidade sempre
    Bjus
    Natália

    ResponderExcluir
  12. Juliana...O feed do meu site representa mais de 30 % de visitas diarias,mesmo sendo um site voltado a empregos e uma unica regiao.O seu tuto.. ou explicação foi otima.. simples direto.. e certeiro.. ja vi varias outros tuto que nao entendia bulufas... ficava ver navios...!!!

    Eu estava procurando algo que resumise,pois eu assinei meu proprio feed pra verificar como chegava ao meus leitores mas estava indo completo.. e por isso que nem um terço dos assinates visitava... tinha a visualizacao mas nao vinha pro meu site..

    Mas ajudou,bastante... o seu tuto.. !!!

    Ha eu to chegando a uma certa conclusão ... que as mulheres dominan blog e sites para ajudas ao bloggeiros novatos.. de todos o que visitei ate agora so 3 sao de homem e o resto 9 sao de mulheres!!!

    Parabens pelo site!!!

    ResponderExcluir
  13. Juliana, tive um pequeno problema com o campo de assinaturas por e-mail do meu blog.

    Aparece a seguinte confirmação de por e-mail mas não possui o link.

    já tentei configurar no feedburner, pelo E-mail Subscription mas a mensagem é sempre a mesma:

    "Você não tem assinaturas habilitadas por e-mail
    e o link aparece: $confirmLink

    Já visualizei e nada até agora.

    Gostaria de saber se você poderia me ajudar. Aguardo sua resposta.

    Um grande abraço e parabens pelo excelente blog!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu agora to tendo o mesmo problema q o seu...o q eu faço tbm??

      Excluir
  14. ESSE POST SOLVOU MINHA VIDA.......ERA TUDO QUE EU PRECISAVAAA ..... AMEI.

    ResponderExcluir
  15. Faço minhas as palavras de RS Manager:

    "Juliana, tive um pequeno problema com o campo de assinaturas por e-mail do meu blog.

    Aparece a seguinte confirmação de por e-mail mas não possui o link.

    já tentei configurar no feedburner, pelo E-mail Subscription mas a mensagem é sempre a mesma:

    "Você não tem assinaturas habilitadas por e-mail
    e o link aparece: $confirmLink

    Já visualizei e nada até agora.

    Gostaria de saber se você poderia me ajudar. Aguardo sua resposta.

    Um grande abraço e parabens pelo excelente blog!!!"

    Obrigadaa
    Fernanda

    ResponderExcluir
  16. Olá muito boa a postagem.

    Você poderia me passar o código para colocar a caixa do FeedBurner no final de todas as minhas postagens? assim como o usado no seu blog:
    "Assine nosso Feed ou cadastre o seu email para receber todas as atualizações.
    É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog. Leia a nossa licença."

    Um codigo que entre automaticamente quando eu fazer uma nova postagem sem ficar colocando manualmente.

    obrigado.

    ResponderExcluir
  17. Oi, Juliana!
    A postagem foi excelente! O FeedBurner ficou ótimo no meu blog ontem, a página de apresentação, os ícones, tudo ficou perfeito...

    Mas hoje apareceu a página com configuração antiga dos feeds! Eu quero o FeedBurner de volta! O que pode ter acontecido?
    Obrigada pela atenção.

    ResponderExcluir
  18. Oi, Juliana!

    Após uma semana, o FeedBurner do meu blog voltou ao normal...

    Ser dona de blog provoca temores imprevisíveis!

    Agradeço novamente a atenção.

    ResponderExcluir
  19. Adorei o tutorial. Para mim que não sabia pra ondei ia essa estória de feed então.

    ResponderExcluir
  20. obrigado pelo tuto, diria que 80% de novas implementações que utilizo no meu recente blog vieram daqui do seu! jamais pare o ótimo trabalho que vc faz aqui no DB. de uma olhadinha no meu http://container360.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Adorei a dica. Agora também posso controlar os feeds de meus leitores. Obrigado por mais essa ajuda.

    ResponderExcluir
  22. Muito bom este blog! Dicas melhores para o Blogger só aqui! Obrigado esse tutorial me ajudou muito!

    ResponderExcluir
  23. Ju não consigo de jeito nenhum logo após colocar o endereço do blog aparece uma pagina com erro:

    The URL does not appear to reference a valid XML file. We encountered the following problem: Error on line 12: The reference to entity "zx" must end with the ';' delimiter.

    Identify Feed Source


    O que está acontecendo???

    ResponderExcluir
  24. poxa meu site tbm ta aparecendo isso que souber arrumar isso por favor manda um e-mail pra mim
    aparece essa mensagem

    The URL does not appear to reference a valid XML file. We encountered the following problem: Error on line 6: The reference to entity "zx" must end with the ';' delimiter.

    ResponderExcluir
  25. oi Juliana, eu estou com um problema no meu formulário de inscrição para assinantes dos posts; sempre testo todo mês num email de teste meu e percebi que não sendo enviado para o assinante o link clicável, ou seja, no corpo do email vai apenas: $(confirmlink). O link para o interessado em assinar não aparece. Não sei o que acontece se é bug no google + feed burner, já que milhares de blogs não estão com seus contadores de comentários funcionando... Você teria alguma ideia do que seja isso? do porque de repente o link do email subscrisptions parou de ser enviado no email?

    Espero que possa me ajudar, já estou com a cabeça fervendo com isso...

    Abraços e esteja sempre próspera.

    ResponderExcluir
  26. muito obrigado, foi de grande ajuda, bem resumido e explicativo.

    ResponderExcluir
  27. Parabéns. Será meu endereço de aprendizagem. Obrigado

    ResponderExcluir
  28. Nossa, só depois q li seu artigo consegui colocar um feed no meu blog! Obrigada pela dica!!!

    ResponderExcluir
  29. Nossa mto bom esse tutorial, era tudo que eu precisa..abraços

    ResponderExcluir
  30. Olá!
    Segui o passo a passo deste tutorial,mas agora não consigo editar o gadget " assinatura feeburner por email" no meu blog.Qual seria o procedimento?

    Abraços

    ResponderExcluir
  31. Oi tia Jú!

    Sempre me ajudando. Estou indicando este post pra um amigo newblogger.

    xero pra tu!

    @murilo__lima

    ResponderExcluir
  32. está acontecendo algo muito estranho, fiz meu feed direitinho, incluí no blog e assinei com 2 emails que tenho, chegou o email de confirmacao e eu confirmei... porém atualizo o blog e nao chega nada nos meus emails..voce poderia me dar uma ideia do que está acontecendo? Sei que é muita gente perguntando e pedindo ajuda, mas eu já nao tenho mais idéia do que esteja errado... meu email: karmemkaroliny@gmail.com

    obrigada
    abraço

    ResponderExcluir
  33. Fazem dois dias que o meu feedburner não está enviando os emails dos posts. Já me falaram que as vezes demora mesmo, mas acho q desta vez está demais. Os posts foram publicados normalmente e o email não foi enviado. Antes estava normal. Cadastrei o Google Analytics e depois disso notei que não envia. Não alterei nenhuma configuração nem no WordPress.
    Será que tem haver? Alguém poderia ajudar?

    Obrigado.
    @jrsousa

    ResponderExcluir
  34. não consigo configurar o meu aparece o seguinte erro:

    The URL does not appear to reference a valid XML file. We encountered the following problem: Error on line 7: The reference to entity "zx" must end with the ';' delimiter.

    ResponderExcluir
  35. Só uma pergunta: como eu faço para mandar, via e-mail, para todos que já estão participando do blog (quanto aos feeds via e-mail) os posts, novidades e atualizações??
    favor responder via e-mail (grazielamancini@hotmail.com)
    obrigada!!!!

    ResponderExcluir
  36. Olá Ju!

    Não encontrei outro lugar então vim aqui mesmo.
    Por favor, gostaria muito de saber onde configurar para o feed ficar igual o do DB:

    http://feeds.feedburner.com/dicasblogger

    (só o título dos artigos)

    Eu quero que no fee, só apareça os títulos, mas para quem recebe por email, receba o conteúdo integral igual o teu.
    Tentei fazer isso uma vez, mas tanto por email quanto no feed/rss ficou só o título :(

    Será que poderia me ajudar ou orientar?

    Muito grata desde já, mais uma vez.

    Beijos Ju

    ResponderExcluir
  37. Oi Juliana.

    Fiz tudo direitinho, mas quando alguem se inscreve no feed, ao invés de receber um link de confirmação nos seus e-mails, só aparece isso
    (Olá,

    Você solicitou recentemente um e-mail subscrição a Photo Filtre Tutoriais Studios. Nós não podemos esperar para enviar as atualizações que você quer por e-mail, por favor clique no link abaixo para ativar a sua assinatura
    imediatamente:

    $ () Confirmlink

    (Se o link acima não aparecer clicável ou não abrir uma janela do navegador quando você clicar nele, copie e cole o URL na barra do seu navegador
    local.)
    )

    Ja não sei mas o qie fazer.

    Beijos..............

    ResponderExcluir
  38. Meuuuuuuuuuu, eu quebrava minha cabeça por causa disso... obrigada!! hahahahaha
    Adoro esse blog

    ResponderExcluir
  39. Vou Agora mesmo adotar o feedburner e colocar um feed delivery no meu blog :D

    ResponderExcluir
  40. Prezada equipe Dicas Blogger

    devo ter feito algo errado, pois:

    - fiz o cadastro no feedburner
    - coloquei a opção para receberem por e-mail os posts (desde sexta feira)
    - cadastrei meus e-mails para teste
    - já fiz 2 posts e nada! o e-mail não é enviado
    - já alterei horários 3 vezes e nada....

    preciso de help, por favor!!!

    estou preocupada.

    obrigada

    Dâmaris

    ResponderExcluir
  41. Me parece q este é o único post completo sobre o Feedburner, porém aí vai um detalhe que pode ser extremamente importante:
    No meu caso, no post do blog tem muitas imagens e se a postagem for enviada completa para o e-mail de destino, corre-se o risco de o blog não ser visitado através do feed. Configurei para enviar somente o titulo do post, mas não funcionou, pois faltava um detalhe:
    PARA ENVIAR SOMENTE O TITULO DO POST:
    Na pagina do feedburner, abrir a aba “otimize” (otimizar), “BrowserFriendly” abaixo à esquerda e marcar “List item titles only” (Listar somente o titulo). Pronto? Não!

    IMPORTANTE: Após isso, ir no painel do blog em “Configurações”, abrir “Site-Feed” e marcar “SINOPSE”. Pronto, agora somente o título do post será enviado e o leitor terá q vir ao blog para ver a matéria.
    (Valeu a dica, é só complementar).
    Obrigado pelas importantes dicas de sempre!

    ResponderExcluir
  42. Estava procurando exatamente isto. Parabéns pelas dicas e ensinamento. grata.

    ResponderExcluir
  43. Bom dia, simplesmente deixei de receber os e-mails de todos os Blogues e Sites em que eu cadastrado pelo FeedBurner, será que foram bloqueados pelo Google ou o próprio Feed, o que fazer para recebe-los de volta???

    ResponderExcluir
  44. Boa noite Juliana,preciso da sua ajuda!
    quando eu fui fazer isso que esta tua postagem ensina,não consegui,quando eu coloco a URL do meu blog diz que não esta validada.Aí eu testo que diz que os feeds Atom RSS e Kml mas não consigo resolver nada me ajude por favor!

    ResponderExcluir
  45. tem como o email não aparecer?
    Exemplo a pessoa que recebe o feed não ver o email, ou então eu mudar esse email, pois acho muito estranho a pessoa ver nosso email.

    ResponderExcluir
  46. Boa tarde, gostaria de lhe fazer um pergunta, tenho o feedbuner do meu blog que parou de funcionar ... a muito tempo lguem configurou o MyBrand mais agora aparecu um erro, tenho cadastros via e-mail que não estão mais recebendo meus feeds, vc poderia me ajudar ??

    ResponderExcluir
  47. Olá gostaria muito da sua ajuda... criei um feedburner e eu mesma assinei para ver se estava funcionando... mas n recebi meus novos posts no meu e-mail! como configuro essa opção?

    ResponderExcluir
  48. Muito bom seu artigo!

    O feedburner do meu blog não está atualizando o número de assinantes. Coloquei um e-mail de teste para ver como meus leitores estariam recebendo meus artigos, eu recebi o e-mail com a atualização do post, porém no meu painel de controle do feedburner não aparece a minha inscrição, sei porque continua em ZERO era pra estar em UM!rs

    Você pode me ajudar nesse problema?

    Obrigada.

    ResponderExcluir
  49. Eu assino vários blogs e até duas semanas atrás estava recebendo e-mails deles, agora não recebo mais, será q está em algum lugar do meu e-mail yahoo e não estou conseguindo localizar?

    ResponderExcluir
  50. Gostaria de entender por que algumas pessoas não recebem a resposta do feed para confirmar sua solicitação de cadastro.

    Diariamente pessoas tentam cadastrar sues e-mails, mas a maioria não confirma alegando não receber o e-mail de confirmação, por favor, o que pode está acontecendo.

    Obrigado.

    Ricardo Ferreira

    ResponderExcluir
  51. Gostei muito do Tutorial, estou aprendendo bastante, mas gostaria de tirar uma duvida aqui, estou tentando ativar o feedflare e não estou conseguindo, Juliana você poderia me ajudar?? olha só a mensagem que aparece depois de eu ter selecionado vários itens
    (Você deve selecionar pelo menos um FeedFlare para ativar o serviço)
    aparece isso mas eu já selecionei os itens, e agora?

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: Caso esteja com dificuldades com seu blog, abra um tópico no Fórum de Ajuda do Blogger que nós iremos te ajudar a resolver.


Os comentários passam por um sistema de moderação. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com pedidos de parceria;
- com propagandas (spam);
- com link para divulgar seu blog;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;

 
Dicas Blogger© 2007-2015 | Todos os direitos reservados | Design By Duy Templates
Top