Opções de templates para Blogger

Opções de templates para Blogger

6 10 99
Opções de templates para Blogger 10 6 99
O template é uma das partes mais importantes de um blog. Eu já escrevi sobre isso em outros posts, mas repetir nunca é demais.
O template – para quem não sabe – é o desenho do blog, também chamado de tema ou modelo. É onde iremos escrever e colocar novos recursos.

Template (ou "modelo de documento") é um documento sem conteúdo, com apenas a apresentação visual (apenas cabeçalhos por exemplo) e instruções sobre onde e qual tipo de conteúdo deve entrar a cada parcela da apresentação — por exemplo conteúdos que podem aparecer no início e conteúdos que só podem aparecer no final.
Web templates (ou "modelos de página") são instrumentos utilizados para separar a apresentação do conteúdo em web design, e para a produção massiva de documentos web. Os templates são interpretados por um "sistema de template". Fonte: Wikipedia
Além da questão estética, um template otimizado pode influenciar positivamente na indexação pelos mecanismos de busca e fazer com que as páginas de um blog abram com maior velocidade e estabilidade. Possuindo boa navegabilidade, auxilia na fidelização dos leitores e no número de exibições de páginas, entre outras coisas.
Hoje em dia temos 4 opções de templates para o Blogger:
  1. Designer do Modelo
  2. Modelos de layout (lançados em 2006)
  3. Modelos clássicos
  4. Templates criados pelos usuários
Todas estas opções usam em seu código-fonte HTML e CSS:
HTML (acrônimo para a expressão inglesa HyperText Markup Language, que significa Linguagem de Marcação de Hipertexto) é uma linguagem de marcação utilizada para produzir páginas na Web.Fonte: Wikipedia
Cascading Style Sheets (ou simplesmente CSS) é uma linguagem de estilo utilizada para definir a apresentação de documentos escritos em uma linguagem de marcação, como HTML ou XML. Seu principal benefício é prover a separação entre o formato e o conteúdo de um documento.Fonte: Wikipedia
Designer do Modelo
Lançados em março deste ano, estes são os novos modelos fornecidos pelo Blogger. São mais modernos, com várias opções  de plano de fundo e de colunas (sidebar) e são relativamente fáceis de usar, mas são pouco personalizáveis quanto às cores, fontes e instalação de hacks e de novos recursos via HTML - visto que o código é muito diferente dos modelos mais antigos.
Designer do Modelo
Modelos de layout lançados em 2006
Quando o Google adquiriu o Blogger, a plataforma passou a se chamar Novo Blogger e seus templates passaram a ser em formato .XML. O mais famoso desta época é o Mínima – de onde partiu muitos dos modelos criados pelos usuários
Layouts de 2006
Modelos Clássicos
Estes eu não cheguei a usar, mas pelo que eu vi só existe um modelo e é o usuário que deve customizá-lo através de HTML e CSS.
Modelos clássicos
Templates criados pelos usuários
Estes são templates, geralmente baseados no Mínima, customizados e disponibilizados para download pelos próprios usuários do Blogger.
Existem algumas modelos mais fáceis de usar - com fontes e cores personalizáveis - e outros que já vem “prontos” e que para alterá-los é preciso ter conhecimento em HTML e CSS. Os primeiros são os mais indicados para os novatos.
DB templates
Se você, caro leitor, tem ambições maiores com o seu blog, é essencial entender CSS, HTML e SEO para  poder otimizar o template do seu blog e posicioná-lo melhor frente aos mecanismos de busca. Ou então, contratar alguém que possa fazer isso para você, pois já vi casos de blogs muito bons em matéria de conteúdo, com um número grande de posts no ar e mal indexados porquê os códigos e a apresentação visual do template não estavam organizados adequadamente.
No próximo post vou explicar, detalhadamente, como trocar os templates do Blogger.
4 Comments
Comments
  1. First!
    Óptimo artigo Juliana!
    Continue assim!

    ResponderExcluir
  2. É bem legal estes novos tamplates do blogger, gosto dequeles que dão uma aparencia de site.

    ResponderExcluir
  3. Nao consigo fazer upload do template, de nada, só dá erro! q coisa! esse blogger agora deu p da erro o tempo todo!

    ResponderExcluir
 
Dicas Blogger© 2007-2015 | Todos os direitos reservados | Design By Duy Templates
Top