Nova série: como personalizar templates do Blogger

Nova série: como personalizar templates do Blogger

6 10 99
Nova série: como personalizar templates do Blogger 10 6 99
Enquanto o JV inicia uma série de posts sobre o uso do Facebook para blogueiros, eu vou começar uma outra: “como personalizar templates para Blogger/ Blogspot”.
É muito comum me perguntarem se eu uso algum programa para criar meus templates. A resposta é não. O que eu uso é o próprio editor HTML do Blogger, onde vou personalizando o layout através do uso de HTML e CSS.
Primeiramente eu quero deixar claro que todo blogueiro que deseja personalizar seu próprio template, tem que saber HTML e CSS, que são as linguagens de programação utilizadas na criação e personalização de páginas web.
HTML (acrônimo para a expressão inglesa HyperText Markup Language, que significa Linguagem de Marcação de Hipertexto) é uma linguagem de marcação utilizada para produzir páginas na Web. Documentos HTML podem ser interpretados por navegadores. A tecnologia é fruto do "casamento" dos padrões HyTime e SGML. Fonte: Wikipedia
Cascading Style Sheets (ou simplesmente CSS) é uma linguagem de estilo utilizada para definir a apresentação de documentos escritos em uma linguagem de marcação, como HTML ou XML. Seu principal benefício é prover a separação entre o formato e o conteúdo de um documento. Fonte: Wikipedia
Existem sites e livros incríveis, que dão muitas dicas preciosas sobre HTML e CSS:
A maioria das páginas web foram construídas usando  HTML e CSS 2. Com o Blogger não tem sido diferente. Mas, de um tempo para cá, estamos nos deparando com a terceira versão do CSS - o CSS 3 - que, apesar de ser fantástico, ainda não é totalmente compatível com o Internet Explorer e nem com versões mais antigas dos demais navegadores: Firefox, Chrome, Opera e Safari.
Para ver a diferença de um template criado usando CSS 3, acesse este modelo customizado pelo Dicas BrowserTemplate Gradiente. Todo o degradê foi feito usando CSS 3 e não imagens, como era feito no CSS 2.
Conhecendo o básico de CSS, qualquer um consegue fazer modificações no template.
O diferencial entre os designers de templates, nem sempre está no conhecimento e sim na  criatividade. Notem que cada designer possui um estilo próprio – o que leva gente ignorante a achar que os modelos são todos parecidos.
Quem ganha com isso é você, usuário do Blogger, que na hora que quiser baixar um template gratuito ou encomendar um template exclusivo, vai poder escolher entre vários estilos e autores.
Esta série vai receber o marcador “dicas templates”. Um bom proveito para todos nós.
7 Comments
Comments
  1. Olá juliana, parabéns pela iniciativa.
    Vou acompanhar esta série "em cima". Não sei se esta coletando pedidos ou dúvidas de seus seguidores, mas vou fazer um pedido! *-*
    Se puder, post um artigo especial sobre personalização do cabeçalho (tenho problemas com o cabeçalho).
    Obrigado ! :)

    ResponderExcluir
  2. Olá Juliana! Por incrível que pareça, também criei uma série com o mesmo tema! (personalizei o template Magazine, se quiser dá uma olhadinha e dar uma opinião. Se quiser... se não, não tem problema).
    Era pra eu ter feito essas modificações, no tempo da "Promoção Magazine", mas não tem problema, na próxima, irei participar de novo. E espero que tenha outra logo;)
    Parabéns pela iniciativa! Té+

    ResponderExcluir
  3. Oii
    Será que alguém pode me ajudar? Meu google analytics parou de contar. Acho que foi alguma coisa que adicionei no html. Quem pode me ajudar?
    Aguardo.

    ResponderExcluir
  4. Como iniciante tenho estudado bastante, agora com tudo num só lugar, ousei abrir um blog teste para fazer o trabalho de casa.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  5. Olá Ju!!!

    Poxa que legal, tenho acompanhado ativamente todos os teus artigos e estes mais recentes estão demais!
    E como meu template (Modelo DB 3.0) foi todo personalizado por mim, eu sempre gosto de aprender mais dicas, truques, etc para poder personalizá-lo e deixá-lo a meu gosto, pois parece que nós, nunca estamos satisfeitos totalmente com nosso layout, né :)
    Estamos sempre mudando ou aperfeiçoando algo, excluindo, ou acrescentando.

    E confesso que está série me chamou muito a atenção. Continuarei de 'olho' para aprender ainda mais contigo, e poder personalizar outros projetos que tb já tenho em mente ;)

    Um ótimo fim de semana a ti Ju!
    Bjinhos

    ResponderExcluir
  6. Ju, meu beem! Obrigado pela iniciativa.
    Sempre visito seu blog pra dar um UP no meu, que por sinal tá preciando de uma repaginada, aloka.
    Continue assim *---------------*

    ResponderExcluir
 
Dicas Blogger© 2007-2015 | Todos os direitos reservados | Design By Duy Templates
Top