Você sabe o que é um Splog?

Você sabe o que é um Splog?

6 10 99
Você sabe o que é um Splog? 10 6 99
Artigo de LUMA ROSA – Luz de Luma, Yes Party | @Luzdeluma
Os meios de comunicação social fazem parte da nossa vida diária e blogar foi uma das primeiras inovações da "Internet Social" e hoje, juntamente com os sites e redes sociais dão existência a Web 2.0 - O paraíso estaria perfeito, se não existissem os phishing scams, spams e lixo eletrônico.
Conforme definiu o SplogReporter - página da internet criada para listar Splogs: "Eles são os terroristas da blogosfera e precisam parar", mas que raios é um Splog?

Spam + Blog = Splogs
Por definição, Splogs são blogs que produzem conteúdo e usam do seu, sem a sua permissão e sem lhe dar crédito ou referência, publicam seus textos com a finalidade de aumentar tráfego e assim obter lucro ao atrair internautas desatentos para links patrocinados ou redirecionando-os para outras páginas, aumentando o pagerank da página de destino.
Os Splogs procuram por blogs bem cotados no google, naturalmente ou aqueles que fazem uso de "truques" para melhorar o posicionamento, como por exemplo, o uso das tais "palavras-chaves". Se o seu blog é chamativo para paraquedistas, também será para Sploggers.
Parece que o feitiço vira contra o blogueiro, se este também usa de muitos artifícios para se posicionar melhor nos sistemas de pesquisas ou usa muitos anúncios dentro blog. Mas você pode fazer uma análise prévia para saber se o seu blog está livre de Splog no SplogSpot e na mesma ferramenta pesquisar se um blog/site é falso. Desconfie se algo estranho acontece no seu blog mesmo que você esteja blogando normalmente, tais como a combinação de ingredientes: problemas de indexação nos motores de busca, diminuição de pagerank, da monetização e audiência. Em resumo, veja se incorreu em penalizações.
Outros prejuízos ao alimentar um Splog
1. A autoria do seu texto que não é reconhecida - configurando o crime de plágio por parte do splogger - para ele, isto pouco importa! Mas e as suas aspirações ao manter um blog?
2. Se você usa o Google Adsense, a ferramenta irá identificar dois textos iguais e selecionará anúncios de baixo rendimento para as páginas, pois é assim que o Adsense trabalha. Textos originais terão anúncios mais valorosos para o Adsense e consequentemente para o seu bolso - Mesmo que não use o Adsense, a originalidade ganha espaço no posicionamento nos sistemas de pesquisas e/ou no pagerank. Produza conteúdo original!
Alguns cuidados para impedir splogs
Um Splog pode aleatoriamente enviar comentários spams para o seu blog e por isso a necessidade de monitoramento constante do sistema de comentários, tanto no sistema livre ou com uso de moderação.
Saiba mais: Blogger implementa anti-spam nos comentários
Quase sempre os splogs usam Javascript. A razão para isto é que ele permite incorporar as instruções que aumentarão as receitas com os possíveis cliques. Um dos atributos de determinados Javascript é a geração de janelas pop-up quando você entra no site e clica em um link ou até mesmo quando sai do blog. Independente do que aciona essas pop-ups, elas são irritantes e mostram quão mal os sploggers trataram os visitantes na internet, se importando apenas em ganhar dinheiro. Monitore o seu blogue no sentido de retirar esses Javascripts. Vejo que alguns blogueiros usam as tais para ganhar cliques, mesmo não sendo splogs, sem dar a possibilidade do visitante de escolha - isto não é legal! Alguns blogueiros possuem a paciência de colocar no início do post uma mensagem padrão alertando os visitantes da presença de Splogs - veja exemplo - Porém existe uma maneira mais prática de proteger o seu feed e já demonstrada aqui no Dicas Blogger:
Para os que usam o Wordpress, recomendo os plugins: RSS Signature Smackfoo ou RSS Footer, que fazem a assinatura automática no rodapé do post dentro do feed.
Essa assinatura facilita para os motores de busca a detecção de conteúdo duplicado, distinguindo o conteúdo original da cópia, não prejudicando a indexação e manutenção do seu pagerank.
O Futuro dos Blogs, uma preocupação real
Quando os splogs surgiram, a blogosfera ficou muito mal vista no território web, principalmente as plataformas que ofereciam a feitura de blogs gratuitamente, devido a facilidade de se criar uma página falsa ou Splog. O IceRocket esteve à frente de outros motores de buscas que cogitaram parar com a indexação de blogs para limpar seus resultados. Começou então, a patrulha Splog!
No Blogger foi adicionada na Navbar o botão "Flag", para sinalizar conteúdo duvidoso e os grandes produtores de conteúdo web alavancaram uma campanha muito bacana de denúncia de Splogs, pois enxergaram na atitude dos motores de busca, a desvalorização de uma grande conquista: A Liberdade de expressão criada pelos blogs e retroação no desenvolvimento do pensamento coletivo.
"A propriedade intelectual que está disponível na blogosfera é uma fonte incrível de ideias, fatos e imaginação. Agora é a hora de fazer alguma coisa antes do splog superá-los e dificultá-los. Descobrir novos blogs é emocionante." (Mark Cuban)
Em 2006, 56% da blogosfera de língua inglesa era considerada Splog (dado da Revista Wired - leitura recomendada) e o Blogger sabendo deste crescimento vem tomando suas providências. Recentemente colocou um aviso em sua página inicial de acesso "Atualização: a política de privacidade foi simplificada e atualizada. Saiba mais e dentro desta atualização das políticas de privacidade, você tem acesso a nova versão da Política de Privacidade do Google que entrará em vigor no dia 03 de Outubro de 2010. Não deixe de saber as novas regras!
Independente da política de privacidade, dentro dos Termos de Serviço do Blogger (TOS) são listados itens que configuram violação do uso do serviço, onde é destacada a infração da Lei de Direitos Autorais do Milênio Digital. Se você não deu pelota para este "detalhe" e se for reincidente, o Blogger deletará o seu blog alegando ser ele um Splog (Blog Spam).
Passível, o Blogger ainda lhe dá a oportunidade de recuperar o seu blog. Veja como proceder nesta postagem de Peter Enviroman:
(em inglês - aproveite e instale o Client for Google Translate)
Ademais, um blogueiro não deve se comportar como um Splog para não ser confundido com um e sempre cite a fonte de suas pesquisas. Caso tenha que citar um texto - JAMAIS copie um texto inteiro. Dê ênfase ao assunto tratado, desenvolvendo o seu ponto de vista e no máximo copie um pequeno trecho da sua fonte de pesquisa. Respeito ao alheio bate e volta!
Neste texto foram utilizadas as novas regras do acordo ortográfico com excessão da palavra anti-spam, por fazer parte do título de um post escrito antes da assinatura do acordo - forma correta atual: antispam - o hífen é usado também para separar vogais (ex.: anti-inflamatório)
11 Comments
Comments
  1. YES! Juliana o TNB tá de volta (ufa!)
    Graças a Deus! Já estava preocupado ;)

    ResponderExcluir
  2. Luma

    Parabens, aos escritores aniversariantes.

    Super interessante, o que postou sobre Splog.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Não tem como impedir a ação de vândalos, eles estão aí desde os primórdios da humanidade, só as técnicas de ação vão mudando conforme a época. No entanto, é possível dificultar a vida para eles, desde que haja uma atitude coletiva nesse sentido, e mesmo se assim fôr, logo eles encontrarão novas formas de perturbar a vida alheia.
    É uma triste conclusão, porém realista.

    Obrigada por compartilhar tão importante informação, Luma. E vivas à Juliana por ter convidado você para escrever sobre o assunto.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Obrigada pelos comentários!
    Ao texto faltaram algumas correções que por estar em estado febril, não pude revisar: como elementos de ligação e fechamento de aspas em "Atualização: a política de privacidade foi simplificada e atualizada". Compreendam...
    Existem intrigas entre aqueles afoitos à blogosfera, principalmente pelos que controlam o statu quo. Porém o pior inimigo da blogosfera não são os splogs, infelizmente! Mas os próprios blogueiros que não se informam, que não se juntam em comunidade e que guardam para si conhecimentos. Quando dizemos que os blogues precisam de comentários; é porque nós blogueiros alimentamos nossas idéias com o pensamento coletivo e parte do sistema de comentários a nossa inspiração para escrever novos posts. Assim estaremos bem e criaremos laços de amizade e informação! Boa semana!

    ResponderExcluir
  5. Luma,

    O que vejo muito, mas muito por aí, são pessoas que pegam um texto inteiro e trocam todas as palavras por sinônimos. Triste, deprimente! Sua matéria aqui no DB foi tremendamente útil, pois detalhou em palavras simples, aquilo que não entendemos tão bem.

    Beijo imenso, menina linda.

    Rebeca

    -

    ResponderExcluir
  6. Agora entendi o porque do 03 de outubro... rs...
    Tomara que tudo melhore mesmo.
    Beijo grande.

    ResponderExcluir
  7. Não sabia da existência dos Splogs, e fiquei com a pulga atrás da orelha, já que esta é uma batlha que já se anuncia bastante longa.

    ResponderExcluir
  8. eu conheçia o bagui ai, mais a sigla Splogs não.

    ResponderExcluir
  9. Acho que o jeito é bloquear as seleções de texto e o conteúdo no blog, por que hoje em dia, a gente não pode fazer nada sem ter alguém copiando nossas idéias.

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bem? No meu caso eu já fui vitima de um e não consigo mais usar meus FeeDs. Sempre que eu ativo os FeeDs do BlogSpot ele copia todos os meus posts, então eu optei por deixar os FeeDs desativados. O ruim é que assim não tenho como enviar o sitemaps para o Google WebMaster Tools. Você sabe se tem algum modo de impedir a cópia dos FeeDs sem ser colocando este links, tipo, impedir mesmo até mesmo a tentativa desses spam blogs???? Como me livro de um se já estou sendo atacado??? Grato.

    ResponderExcluir
  11. Luma, fora o excessão, com dois esses, brilhante! Parabéns! :O)

    ResponderExcluir
 
Dicas Blogger© 2007-2015 | Todos os direitos reservados | Design By Duy Templates
Top