Conhecendo o layout do Blogger

Conhecendo o layout do Blogger

6 10 99
Conhecendo o layout do Blogger 10 6 99
Para dar continuidade à série “Como personalizar templates para Blogger/ Blogspot”, agora nós vamos conhecer os layouts utilizados no Blogger.
Antes de mais nada, é importante entender a diferença entre layout e template.
O layout, para fins de linguagem do Blogger, é aquela parte onde ficam os gadgets. É a estrutura do template, que compreende a disposição dos elementos de página.
Layout gráfico (em inglês: Page layout) é um esboço mostrando a distribuição física, tamanhos e pesos de elementos como texto, gráficos ou figuras num determinado espaço. Pode ser apenas formas rabiscadas numa folha para depois realizar o projeto ou pode ser o projeto em fase de desenvolvimento. Fonte: Wikipedia
Vejam como é o layout do famoso Template Mínima, criado por Douglas Bowman:
layout-blogger
O layout do Blogger é dividido, basicamente, nos seguintes elementos:
  1. navbar: barra de navegação
  2. cabeçalho: é onde fica o título do blog (header, em inglês)
  3. área dos posts
  4. barra lateral: barra que pode ficar à direita ou à esquerda ( sidebar, em inglês)
  5. rodapé: área final (footer, em inglês)
Já o template é a parte gráfica, o visual,  também chamado de tema ou modelo.
template-minima
Vocês devem estar se perguntando, por que é que eu estou usando o Template Mínima para exemplificar a diferença entre layout e template, correto? Simples. Porque a maioria dos templates criados por usuários nasceram do Mínima.
Os templates do Designer do Modelo foram lançados há menos de 6 meses. Eles possuem um código diferente, nem todos os recursos (hacks) funcionam neles e a personalização pode ser feita, em partes, pelo próprio painel do Blogger.
blogger-designer-do-modelo
Sendo assim, quando entrarmos nos posts sobre HTML e CSS, usarei sempre o código do Mínima e/ou dos meus templates para fornecer os exemplos.
Se você ainda não conhece todos os tipos de templates para o Blogger, acesse:
Além do layout padronizado pelo Mínima, podemos encontrar modelos com sidebar à direita ou dos dois lados, com menu horizontal (chamado também de linkbar), com o rodapé dividido em 2, 3 ou 4 partes e por aí vai. Opções é o que não faltam.
Na figura abaixo, vemos o atual layout do DB Templates, com o cabeçalho dividido em dois, a barra lateral dividida em 3 e o rodapé dividido em 4 partes.
dicasblogger-templates
Tudo isso foi feito única e exclusivamente aplicando técnicas de CSS. Legal, né?
2 Comments
Comments
  1. Apesar de conhecer essa diferença entre layout e template eu tenho a triste mania de usar os dois quase como se fossem sinônimos. Preciso parar com isso :X

    ResponderExcluir
  2. vocês sao genios!
    acessem : www.tutoriaistop.blogspot.com

    ResponderExcluir
 
Dicas Blogger© 2007-2015 | Todos os direitos reservados | Design By Duy Templates
Top