Como criar uma página de fãs no Facebook

Como criar uma página de fãs no Facebook

6 10 99
Como criar uma página de fãs no Facebook 10 6 99
No post anterior ensinamos como colocar o botão do Facebook no Blogger e a importância de divulgar posts na rede social que mais cresce atualmente. Dentro de poucos meses o tráfego do Facebook irá superar o do Google, é vital para qualquer blog ter uma presença nesta rede, por isto vamos mostrar como criar uma página de fãs no Facebook. Centenas de outros blogs já abordaram este assunto, mas com algumas pequenas alterações em pormenores que poucos conhecem, é possível gerar um tráfego muito maior de visitas para o blog do que somente com a simples criação da página.

Uma dúvida muito frequente é o porque da utilização de uma página de fãs para integrar o blog e não o perfil no Facebook, e a resposta é bastante simples: o perfil é limitado à 5000 amigos, a página de fãs não tem limites. Além disto, é possível utilizar aplicativos que vão potencializar ainda mais a página, como vamos demonstrar à seguir.

Como criar a página de fãs
O processo de criação da página é bastante simples e intuitivo, basta ir à http://www.facebook.com/pages/create.php e preencher os dados necessários:

pagina fas facebook
Como a página no exemplo é relacionada com um blog, optamos por escolher Marca e Site.
O passo seguinte é preencher as informações sobre o blog e colocar uma imagem:

facebook blogger
A imagem utilizada não deve ser superior à 150px de altura e 150px de largura, para não ficar desajustada no widget do Facebook para blogs.
Após preencher alguns dados, estas sugestões na página inicial desaparecem.

Personalizar a URL
Após 25 usuários do Facebook tornarem-se fãs da página, o Facebook disponibiliza a opção de personalizar a URL: http://www.facebook.com/username. Este ponto é talvez o mais importante, os motores de busca atribuem um peso muito grande à URL, é comum ver páginas de fãs no Facebook nos primeiros resultados de buscas do Google. Tenha atenção que, uma vez escolhido o username, o Facebook não permite que seja alterado. Se a página for apagada o username fica indisponível para sempre (a não ser em caso de marcas registradas, que podem solicitar a utilização na central de apoio do Facebook).

Página de aterragem no Facebook
Página de aterragem é a página que os visitantes serão direcionados ao entrar pela primeira vez na página de fãs do blog no Facebook. Por norma, se não for feita nenhuma alteração, o visitante ao clicar no link que leva à página (vindos dos motores de busca, de widgets no blog ou de outro link qualquer) serão direcionados para o Mural, onde a probabilidade de clicar no botão gostar é MUITO menor do que se for direcionado para uma página convidando à tornar-se fã.

Veja como exemplo a página de boas vindas do Dicas Blogger no Facebook:

pagina blog Facebook

A tendência do visitante em clicar em "gosto" e tornar-se fã é muito superior à se fosse direcionado para o mural, onde o excesso de informações contido nesta parte da página pode acabar distraindo a atenção (como o feed do blog, comentários de outros visitantes, banners e imagens).

Como criar uma página de aterragem no Facebook
O processo de criação de uma página de boas vindas é bastante simples, para isto é necessário utilizar o aplicativo FBML. Esta aplicação abre uma (ou várias) guias onde podemos inserir qualquer código HTML. Para instalar o FBML basta ir em Editar página e, no final da página, clicar em FBML (ou em Mais aplicativos, caso não apareça o FBML):

facebook blogger

Automaticamente aparece uma guia com o aplicativo na página de fãs. Para configurar, basta voltar à Editar página e clicar em Editar no FBML:

blogger no facebook

Nesta etapa vamos alterar o nome que vai aparecer na guia (sidebar) da página inicial. No caso do Dicas Blogger utilizamos “Bem Vindo!”. Na caixa embaixo é inserido o código HTML. Neste caso foi utilizado apenas uma imagem previamente salva no próprio Blogger:

blogger e facebook

Após salvar, é necessário um último passo para que o visitante que ainda não tornou-se fã da página (ou que não esteja logado no Facebook) seja direcionado para a página de aterragem. Para isto, voltamos à Editar páginaConfiguração do Mural e escolhemos a página que configuramos previamente (Bem Vindo!):

facebook

Como disse no início do post, é bastante fácil criar uma página de fãs no Facebook, mas estes detalhes de otimização vão fazer uma diferença muito grande no número de pessoas que vão tornar-se fã e, consequentemente, no número de visitas para o blog que isto irá gerar.

E você, já é fã do Dicas Blogger no Facebook?

(Post baseado na página de fãs do problogger.net)
21 Comments
Comments
  1. E usar Javascript na página do Facebook? Alguém sabe?

    Esta é minha maior dificuldade atualmente...

    :/

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Olá
    vcs sabem se a página de fã cria algum vínculo visível com o perfil do criador ? queria criar uma página de fã para meu site, mas não queria criar um perfil para só para ele, gostaria de usar minha conta pessoal, mas sem que os visitantes do site o vejam.

    ResponderExcluir
  3. Juliana, estou tendo problemas em instalar este widget de curtir o blog na sidebar, eu coloco Width certo, em Color Scheme coloco branco, em Connections coloco ao, e desmarco a opção Stream e header. Mesmo assim, olhe como fica o resultado:
    Clique aqui para ver a imagem.
    E tem outra dúvida eu coloco o primeiro código fornecido(iframe) ou o segundo(XFBML)?
    Não estou conseguindo configurar o widget, poderia me ajudar com isso?
    Um grande abraço! ;)

    ResponderExcluir
  4. Ótimo post, uma "mão na roda" (ainda se usa esta expressão rsrs).

    Bom e quanto a colocar um gadget para a página, no blog?

    @Robhym

    ResponderExcluir
  5. Nossa! De tudo de coisas mais fáceis que já fiz, achei um pouco complicado =/.

    ResponderExcluir
  6. Não segui o tutorial, fiz tudo direitinho mas quando coloco a url http://www.facebook.com/pedrojansennjr não vai para a pagina que criei...Será que eu errei alguma coisa? por favor ajudem-me! Abraços!

    ResponderExcluir
  7. Só aparece a pagina se eu colocar assim: http://www.facebook.com/pages/Pedro-Jansen-Jr/164487856923341?
    Onde posso ta errando? porque não direciona para a pagina que criei quando coloco o http://www.facebook.com/pedrojansennjr? abraços!

    ResponderExcluir
  8. Finalmente consegui criar minha páginas de fãs. Obrigado Juh \o/

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Juliana, O gadget do Facebook para o blog em que direciona para a página no facebook está em inglês. Como eu consigo colocar isso em português?

    ResponderExcluir
  11. Ju, consegui. No código do widget que coloquei no blog mudei o en_US por pt_BR e tudo ficou em português.

    Desculpe o incômodo. Só fico triste por que isso deveria ser automático no Facebook.

    ResponderExcluir
  12. Meu... ou eu sou mto leigo ou sou burro msm, to sofrendo aki pra colocar esse negocio de fas no meu facebook... alguem me ajude >> william_reolon@hotmail.com

    ResponderExcluir
  13. Você sabe como posso trocar o nome da minha página no facebbok?

    Obrigado

    ResponderExcluir
  14. eu tenho a mesma duvida do alex:
    Olá
    vcs sabem se a página de fã cria algum vínculo visível com o perfil do criador ? queria criar uma página de fã para meu site, mas não queria criar um perfil para só para ele, gostaria de usar minha conta pessoal, mas sem que os visitantes do site o vejam.

    ResponderExcluir
  15. A resposta é NÃO. Nem que queiram fazê-lo, o Facebook não permite colocar uma opção de tornar visível o admin da página. Se ele quiser poderá informá-lo na área de descrição da página ou algo do género. Eu até acho que é bom que não identifique o criador da página mas falha não ter a opção de envio de mensagem ao admin da página. Há sempre a ideia de que deveria ter um endereço de email associado à página ou algo do género.

    ResponderExcluir
  16. Parabéns pelo post!

    Segui os passos,mas não abre na aba "bem-vindo". O que pode estar acontecendo ?

    ResponderExcluir
  17. Oi, Ju, bom dia!

    Querida, o Facebook está mudando mais do que de corte de cabelo e a opção abaixo não existe mais, ou está tãooo escondidinha que não achei. Queria que a página do blog (facebook.com/paginadomaedecachorro) abrisse na página de aterragem que fiz e necas! Beijoca!

    Após salvar, é necessário um último passo para que o visitante que ainda não tornou-se fã da página (ou que não esteja logado no Facebook) seja direcionado para a página de aterragem. Para isto, voltamos à Editar página – Configuração do Mural e escolhemos a página que configuramos previamente (Bem Vindo!)

    ResponderExcluir
  18. Ihh, Ana, eu não entendo nada de Facebook. O especialista aqui é o JV rs

    ResponderExcluir
  19. Como sempre um ótimo post, fico perdido dentro do Facebook e aqui sempre encontro as melhores respostas para minhas dúvidas.

    ResponderExcluir
 
Dicas Blogger© 2007-2015 | Todos os direitos reservados | Design By Duy Templates
Top