Como surgiu a super data de compras 11/11?

Como surgiu a super data de compras 11/11?

6 10 99
Como surgiu a super data de compras 11/11? 10 6 99


Data de compras e promoções tem origem pouco conhecida. Saiba sua história e aprenda a economizar na ocasião.

O mês de novembro é cheio de promoções. Seja pela proximidade com o Natal, o recebimento do décimo terceiro, Cyber Monday, ou pela Black Friday, esse é um mês que já se tornou o principal no quesito descontos para compras em diversos setores.

 

A esse penúltimo mês do ano, vale acrescentar também o 11 do 11, também conhecido com a Black Friday Chinesa devido à sua origem no país mais populoso do mundo. Por aqui, entrou no calendário com as marcas e lojas asiáticas em atuação no nosso país. Com o passar dos anos, porém, cada vez mais empresas aderem às suas promoções.

 

Mas a verdade, contudo, é que a data de promoções não tem qualquer relação com a Black Friday dos Estados Unidos e hoje vamos te contar essa história um pouco melhor.

 

Origem do onze de novembro

Apesar de muitos não acreditarem, o Double Eleven, “onze dobrado” em português, tem origem e nome próprios. Por lá, a data é conhecida como Guanggun Jie, ou “Dia dos Solteiros” em tradução livre, tendo sua primeira edição em 1993 na Universidade de Nanquim.

 

O conceito que deu origem à data era o de proporcionar aos solteiros, particularmente os homens, uma data para celebrar em resposta ao dia dos namorados. No calendário, o dia escolhido foi baseado na ideia de que o número 1 simboliza uma pessoa sozinha, daí a escolha pelo 1 quadruplicado.

 

Inicialmente pensado para ser um festival de entretenimento, ao longo dos anos surgiu o incentivo de grandes comércios chineses para que os solteiros do país também se apresentassem na data. Surge, então, um dia de descontos, sendo este o principal evento de promoções no país. Além das promoções, na cultura chinesa, o Dia dos Solteiros também representa uma data em que solteiros se reúnem, hoje em dia tanto homens como mulheres, para celebrar a ocasião juntos.

 

Uma curiosidade é que no ano 2011, o dia 11 de novembro, então 11/11/11, foi chamado de Dia dos Solteiros do Século, vez que a data com onze triplicado só aconteceria novamente em cem anos. Foi o momento onde, muito provavelmente, os chineses experimentaram as maiores promoções já vistas na ocasião, algumas oferecendo produtos de graça.

 

Como aproveitar o Dia dos Solteiros no Brasil

Por aqui, como dissemos, a “Black Friday Chinesa” se iniciou apenas nas empresas com origem no país asiático que atuam no Brasil, com foco no e-commerce, uma das principais frentes de entrada de produtos chineses em nosso país.

 

Hoje em dia, porém, grandes varejistas brasileiros, e mesmo alguns atacadistas, já aderiram à data e oferecem promoções incríveis. Por esse motivo, o 11 do 11 deve entrar na sua agenda de compras sem dúvidas. Uma dica especial é focar nos eletrônicos, como celulares e computadores, sendo estes os principais itens em promoção, tanto nos sites chineses como nos brasileiros.

 

O ideal é que você não veja a data como uma simples prévia da Black Friday Chinesa porque os preços podem variar bastante de uma data para outra, mesmo com sua proximidade. Assim, se vir um desconto que te interesse, o mais recomendado é que você feche o negócio, pois nada garante que ele aparecerá novamente em outra data de promoções.

 

Uma diferença que vale a pena pontuar é que a Black Friday tradicional tende a se estender um pouco além da última sexta-feira do mês. Já o Dia dos Solteiros é, tradicionalmente, um evento com duração de 24 horas. Por essa razão, focar no e-commerce é uma dica valiosa para que você fique por dentro dos descontos sem sair de casa, o que te faz economizar tempo e garantir os melhores preços.

 

 


0 comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO: Caso esteja com dificuldades com seu blog, abra um tópico no Fórum de Ajuda do Blogger que nós iremos te ajudar a resolver.


Os comentários passam por um sistema de moderação. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com pedidos de parceria;
- com propagandas (spam);
- com link para divulgar seu blog;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;

 
Dicas Blogger© 2007-2015 | Todos os direitos reservados | Design By Duy Templates
Top