O blogueiro e a vida pessoal

O blogueiro e a vida pessoal

6 10 99
O blogueiro e a vida pessoal 10 6 99
Cuidar do blog e da vida pessoal não é nada fácil. Quem de nós nunca sentiu aquele sentimento de culpa que ecoou no fundinho do peito por ter deixado algum deles de lado? É um desafio! Pois, para ser bem sucedido em ambos, é preciso muita dedicação e aí é que está o grande desafio do blogueiro. Haja tempo e disposição para cuidar de tudo, não é mesmo? É família, trabalho, estudos, religião, lazer, saúde, e claro, nossos queridos blogs.


São tantas coisas disputando nossa atenção ao mesmo tempo que corremos o risco de cair em duas situações: ou cuidamos somente do blog e começamos a negligenciar nossa vida pessoal, ou então, esquecemos o blog e cuidamos unicamente das nossas coisas pessoais. Mas como gerenciar nossa vida pessoal e cuidar do blog de maneira saudável? A seguir cito algumas armadilhas que poderão destruir a sua vida pessoal:

1) Negligenciar a Família
Então vamos lá! O que você fez nessa páscoa? Ficou em casa curtindo a família ou se trancou no quarto, aproveitando o tempinho extra para fazer um post? Por aqui já dá pra ter uma idéia de como andam as suas prioridades. Nada mais familiar do que passar datas festivas como Páscoa, Natal, ano novo e aniversário de alguém especial junto com a família. Contudo,  se você está deixando ela de lado para ficar no blog, está havendo uma inversão muito séria de valores. E dependendo da intensidade disto, você pode até ''perder'' sua família.

2) Se Distrair no Trabalho

Acessar o blog no ambiente de trabalho é outro risco. Quem age assim coloca em risco o seu sustento. Somos pagos por nossos empregadores para trabalhar e não para blogar (desde que você não seja um blogueiro autônomo e profissional, que tire unicamente do blog a sua renda). Nossa imagem como profissional pode ser manchada pelos constantes acessos ao blog. Nenhum empregador gosta de ver o empregado se distraindo com outras coisas. Tenha limites!

3) Descuidar-se da Saúde
A saúde é outra área que pode ir para o espaço se não tomarmos cuidado. Quem de nós nunca sacrificou o sono para fazer uma postagem? Eu mesma fiz isso algumas vezes e precisei colocar limites. Sacrificamos nossa noite de sono nos expondo ao cansaço e à fadiga no dia seguinte, somente para cuidar do nosso blog. Alguns deixam de tomar banho e até mesmo de se alimentar corretamente, outros pelo contrário, comem e comem enquanto postam. Resultado? Saúde prejudicada. A consequência pode não ser imediata, mas os efeitos com certeza iremos sentir com o tempo.

4) Relaxar nos Estudos
Para quem estuda, blogar é uma excelente distração. Ficar vagando na internet cuidando do blog e das redes sociais tira qualquer um dos estudos. As notas tendem a cair e os trabalhos a serem entregues na última hora e, detalhe, sem uma boa produção de textos. Muitos, ao escreverem em seus blogs, seguem o ritmo dos trabalhos escolares dos quais fazem apenas cópia dos textos originais. Infelizmente, tenho observado que boa parte desses blogueiros jovens não estão produzindo seus próprios conteúdos. Contudo, diante dessa realidade, não posso deixar de parabenizar aqueles que estudam e produzem seus textos de maneira original.

5) Abandonar o Descanso e a Diversão
E quanto a diversão e descanso? Você está separando momentos para relaxar e descansar? Tem saído pra passear, ir ao shopping, ao cinema, à pizzaria e tantos outros lugares bacanas para se divertir? Ou tá sempre enfurnado em casa blogando? A vida passa. Precisamos tanto de diversão quanto de descanso. Todo ser humano precisa descansar a sua mente para poder produzir com eficiência. Quem quer ter produtividade contínua, tem que se atentar para isso. Do contrário, virá o bloqueio criativo e o blog certamente sofrerá com isso.

A Melhor Alternativa

O ideal é separar um tempo para cuidar do blog. Observe seus horários e veja onde você poderá encaixá-lo de maneira que não prejudique o desenrolar de suas atividades pessoais. Seja ponderado e use o bom senso. Alguns blogueiros têm tempo disponível para blogar todo dia, enquanto outros tem de uma a duas ou três vezes por semana. Eu, particularmente, não posso me dar o prazer de fazê-lo todo dia. O importante é que este tempo seja produtivo e que ele não sacrifique outras áreas.

Enfim, não quero aqui dizer que nossa vida se divide somente nesses aspectos. Mas apenas alertar para alguns cuidados, já que alguns colegas encontram dificuldades nesse sentido. Negligenciar a vida pessoal por causa de um blog não vale a pena. É preciso lembrar que o blog existe mais como um projeto e não como o centro das atenções. Assim, é possível cuidar da vida pessoal e cuidar do blog de maneira saudável. 

Altos e baixos acontecem, algumas dificuldades nos surpreendem com tamanha força que não conseguirmos cuidar do blog por meses, o que é compreensível, apesar de não ser bom para o blog. Mas somos humanos e temos inúmeras necessidades. Nem sempre será possível manter a agenda, mas ter uma vida saudável tanto para nós quanto para o blog é possível, desde que não caíamos nas armadilhas que citei. Acabe de vez com o jogo: vida pessoal versus blog; e seja um blogueiro bem sucedido, saudável e feliz!

Para rirmos um pouco recomendo a visualização do vídeo abaixo ; )


16 Comments
Comments
  1. Pra Blogar é necessário ter tempo e paciência e principalmente um bom argumento para atrair visitantes! Sempre uso essa tática no meu! Mais Valeu pela dica

    ResponderExcluir
  2. Eu publico cerca de três postagens por semana e tenha um média de 70 visitas diárias. No início ficava ansioso e queria publicar todos os dias e, as vezes, mais de uma vez. Hoje essa ansiedade passou e aprendi que o importante é o conteúdo e não a quantidade de posts.

    ResponderExcluir
  3. Ótimas dicas!

    Consigo ficar distante do blog, apenas fazendo a manutenção dos comentários, que são moderados. E de fato, blog é um projeto, mas não pode substituir a vida off line.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Seu post é ótimo. Sem mais comentário.

    Abraços!!

    ResponderExcluir
  5. Olá, Priscila!

    Este é um assunto muito importante! Parabéns por escolher abordá-lo.

    Para mim, a resposta para essa questão é "equilíbrio" - o que nem sempre é fácil de conseguir. Como você colocou, além do blog há diversos aspectos de nossa vida que devem ser cuidados. Cabe a cada um de nós definir qual é a importante de cada aspecto e o tempo que ele precisa. Todo exagero terá consequências, seja no curto ou médio prazo.

    Eu optei por publicar apenas 1 post fixo por semana, que verifiquei ser meu limite para ser feito com qualidade e sem descuidar dos demais fatores importantes.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  6. Nelson, realmente a gente sente muita ansiedade no começo. Aquela vontade de fazer, mas que nossos compromissos pessoais acabam não permitindo.

    Adelson, você lembrou muito bem do equilíbrio. Já havia lido no seu blog que vc faz uma postagem por semana. Contudo, também observei que quando o assunto exigiu você deu um pouco mais de atenção, como no caso da série que você publicou. E certamente, para fazer o equilíbrio é fundamental.

    Obrigada a todos pela contribuição nos comentários!

    ResponderExcluir
  7. Excelente artigo Priscila. Sou blogueira de primeira viagem e aqui e no seu blog eu acho apoio. Descobri no blog uma maneira de me sentir bem e é isso o que eu busco, mais energia para o dia a dia. Mas confesso que é difícil lidar com a ansiedade, principalmente quando vejo as estatísticas que mostram o quanto de pessoas leem o que eu publico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sueli, você precisa continuar em frente e ir investindo. Com trabalho, com certeza, seu blog irá atingir as suas expectativas e continuar crescendo. Contudo, ponderar sobre a vida pessoal e o blog é sempre necessário.

      Fica na paz,

      Excluir
  8. Pois é, Pri. Eu considero que perdi muito tempo da minha vida pessoal, cuidando deste blog. Ficou a lição. Belo post!

    ResponderExcluir
  9. Caros amigos do dicas blogs.Boa noite!

    Concordo plenamente com os conselhos que vocês deram sobre blogs.Jamais alguém deve torna-se escravo de algo tão incerto.Colocar, família,trabalho,saúde,amigos de lado por causa de blogs eu considero uma falta de bom senso.Um blogs deve ser o último item da lista de prioridades da nossa vida.Tenho plena certeza que só devemos prosseguir com algo que acrescente mais os nossos laços de amizade e de felicidade.Se isso não acontece devemos rever urgentemente o que estamos fazendo para perceber se vale a pena continuar ou não.Fazer algo com alegria e prazer e não torna-se refém de um blogs. Parabéns pela matéria.Um abraço:Cícero Barros.

    ResponderExcluir
  10. Parabéns pelo post. Além de ajudar nos informando sobre o blog, nos dá dica na vida pessoal por causa do blog!!! rs
    Bem legal!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Andrea,

      Acredito que o blogueiro só terá condições de trabalhar bem o blog se ele também estiver bem. E, certamente, essa ajuda a gente também precisa dar!!!

      Excluir
  11. To caindo nesse erro de sacrificar todo o meu tempo livre para o blog! Mas como ele é novinho (quase duas semaninhas de vida) estou dedicando mais tempo.
    Foi ótimo o artigo para me abrir os olhos! Estava querendo postar todos os dias, mas realmente não dá... É preciso priorizar outras coisas mesmo!
    Obrigada pelas dicas!
    Abraço,
    Tessy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tessy, que bom que o artigo te ajudou a abrir os olhos. Em alguns momentos alguns projetos precisam mesmo de um pouco mais de atenção, mas não pode ser algo tão intenso e longo que acabe prejudicando as demais áreas da nossa vida. Organizar a agenda e alinhar aos objetivos ajuda, quem sabe em breve vc consegue separar um tempo para postar todo dia sem precisar sacrificar outras áreas.

      Abraços

      Excluir
  12. Bem, sou solteiro, moro só e não tenho problemas com família... Ainda bem! E confesso também que até "blogo" direto do trabalho. Sempre que os alunos resolvem faltar por conta própria, que é o que sempre acontece nas escolas do estado(especialmente na sexta), aproveito as aulas vagas para rascunhar alguns posts. :)

    ResponderExcluir
  13. Boa hora para abordar esse assunto.!

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: Caso esteja com dificuldades com seu blog, abra um tópico no Fórum de Ajuda do Blogger que nós iremos te ajudar a resolver.


Os comentários passam por um sistema de moderação. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com pedidos de parceria;
- com propagandas (spam);
- com link para divulgar seu blog;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;

 
Dicas Blogger© 2007-2015 | Todos os direitos reservados | Design By Duy Templates
Top