Como hospedar imagens no Picasa

Como hospedar imagens no Picasa

6 10 99
Como hospedar imagens no Picasa 10 6 99

Eu sempre falo do Picasa Web – o serviço de armazenamento de imagens do Google – em meus posts, mas só recentemente é que me dei conta de que não existe um tutorial em nossos arquivos ensinando, passo-a-passo, como utilizá-lo. #fail

Temos à nossa disposição, diversos sites que aceitam hospedar imagens, tais como Flickr, ImageShack e Photbucket - Hospedagem gratuita de arquivos para download.

O diferencial, para nós blogueiros, do Picasa Web em relação aos demais, é que o serviço já está integrado com a nossa conta do Google e do Blogger.

Todas as imagens que usamos em nossos templates, ficam armazenadas lá. A principal função do Picasa, para blogs do Blogger, é hospedar a imagem e fornecer a url (ou link) que utilizaremos em banners, backgrounds, ícones, gadgets e etc.

Como usar o Picasa Web

Faça o login com sua conta do Google. Lá você já vai encontrar alguns álbuns que foram criados, automaticamente, pelo Blogger. Clique no botão fazer upload.

upload

A seguir, selecione um dos álbuns disponíveis (1) ou crie um novo álbum (2)

álbuns Na próxima página, clique no botão arquivo (1) e procure pelas imagens em seu computador (2). Após selecionar todas, clique no botão iniciar upload.

selecionar

Você vai ser direcionado para o ábum onde a imagem foi armazenada. Escolha uma das imagens, clique sobre ela e, com o botão direito do mouse, copie o endereço.

copiar link

Acesse os posts abaixo para aprender um pouco mais sobre imagens em blogs:

Atualizações (14/07/2010)

O leitor Igor Souza lembrou de algo muito importante: as imagens hospedadas no Picasa não desaparecem, ao contrário do que acontece em outros serviços.

O nosso amigo @RicardoFraga, informou ontem no Google Discovery que agora o Picasa Web está integrado ao Picnik, um serviço de edição de imagens, muito eficiente por sinal - Recurso de edição de imagens do Picnik chega ao Picasa Web

18 Comments
Comments
  1. O picasa é um ótimo hospedeiro de imagens, mas há também outros como o PhotoBucket.
    Boa matéria.

    ResponderExcluir
  2. Equipe Nerds, releia o segundo e o terceiro parágrafos

    ResponderExcluir
  3. São dicas bem simples, mas muitos tem problemas com isso.

    ResponderExcluir
  4. Ler o post completo é sempre bom!
    Eu particularmente não gosto muito do Picasa, mais vou começar a usar para ver se me adapto a ele!
    Gostei da matéria! :)

    ResponderExcluir
  5. eu nunca sei qual dos links da imagem utilizar, isto porque quando fazemos upload da imagem para o blog, pelo editor de posts, a imagem fica com um link, quando vou ao picassa vejo que la tem outro link!

    já tentei apagar as imagens repetidas, que não estou a utilizar no blog, mas as vezes apago a que estou a utilizar :S

    ResponderExcluir
  6. Outro diferencial do Picasa, é que as imagens não somem. Já em outros serviços como o Photobucket, citado pelo Equipe Nerds, tem um limite de visualizações em um determinado tempo.

    Se muitas pessoas visualizarem aquela imagem, ela pode acabar saindo do ar - isso já aconteceu comigo algumas vezes -, já no Picasa não há esse problema - pelo menos nunca aconteceu comigo.

    Existe alguma diferença entre enviar uma imagem para o Picasa Web da forma que foi mostrada neste tutorial e carregar uma imagem usando o recurso do painel de ferramentas para criação de um novo post?

    ResponderExcluir
  7. Igor, muito bem lembrado.
    Não faz diferença, mas eu prefiro o método que postei.

    ResponderExcluir
  8. Vale lembrar que tem serviços brazucas que estão além do Picasa :)

    ResponderExcluir
  9. Amei conhecer o blog, foi dica de uma amiga e como sou novata sei que vou aprender bastante.
    Muito obrigada
    Aracy

    ResponderExcluir
  10. Não sei se isso ocorre para todos (uso o draft), mas para mim, ao compor novas postagens e clicar no atalho para inserir novas imagens (editor 'full WYSIWYG'), tenho a opção de enviar uma imagem nova OU "reaproveitar" uma imagem JÁ HOSPEDADA no Picasa.

    A meu ver isso é um pusta ponto positivo para a Google, pois permite que imagens armazenadas anteriormente em um serviço possam servir para outros fins por meio do segundo serviço!


    PS @Dav7: As imagens são exatamente as mesmas - a diferença é só no 'alias' do Blogger e do Picasa. Basicamente, é como se você hospedasse a imagem em um site (picasa) e usasse um redirecionador/encurtador de URL (blogger) para publicá-la!

    PS @Juliana: Muito bom o seu site! Tenho extraído daqui diversas dicas e ferramentas para usar em meu blog!
    Assim que eu terminar de mexer no layout, pretendo colocar uma boa propaganda para cá; afinal, os blogs estão "saindo de moda", temos que lutar contra isso! ^^

    ResponderExcluir
  11. Bom dia Juliana!
    E não é queestive hoje usando este serviço do Google?

    Obrigada pelas dicas.
    Anny.

    ResponderExcluir
  12. Boa noite,agradeço essa dica,pois astava perdido sem saber como hospedar imagem no picassa.Foi muito proveitoso.Espero contar co mmais dicas.

    ResponderExcluir
  13. Eu adoro o Picasa e já fiz algumas edições em fotos minhas no Picnik e salvei para o picasa, mto bom!

    ResponderExcluir
  14. O que mais acho interessante no Picasa é que dá pra comprar mais espaço por um preço muuuito pequeno! Parece que são $5 por ANO por um plano de 20 GB. E depois se cancelar a assinatura o que você já tinha lá não é apagado!

    ResponderExcluir
  15. Ótimo! Já tinha visto e ouvido falar no Picassa e nunca usei. Após ler este post vou começar a utilizar este serviço. E também vejo vantagem em ser um serviço do Google.

    ResponderExcluir
  16. nosss eu num sabia
    valeuuuuuuu pela dicaaaaa :)
    agora sei hehehe :p

    ResponderExcluir
  17. e para quem utiliza o windows live writer como editor de textos para posts no blogger/blogspot, é possível tirar proveito do picasa ?

    ResponderExcluir
  18. é..tem uma maneira muito mais facil do que essa ai..eu uso e recomendo...quem tem o picasa instalado faz o seguinte:

    CLIQUE 2 VEZES EM SUA FOTO
    ELA ABRIRÁ COM O PICASA
    CLIQUE COM O BOTAO DIREITO DO MOUSE
    ESCOLHA A OPÇÃO: QUICK UPLOAD
    E PRONTO
    EM 3 segundos a imagem será upada e logo em seguida se abrira o link de onde ela está :D .

    Tal serviço deve-se estar logado no GOOGLE dentro do programa.

    Depois visitem lá meu blog, que, com a ajuda deste está ficando cada dia melhor !!!

    Parabens a equipe do DICAS BLOGGER :D .

    thannillo.blogspot.com
    Atualizado Todos os Dias !!!

    ResponderExcluir
 
Dicas Blogger© 2007-2015 | Todos os direitos reservados | Design By Duy Templates
Top