5 dicas para o Google Adsense

5 dicas para o Google Adsense

6 10 99
5 dicas para o Google Adsense 10 6 99
Lembrando mais uma vez que tudo que falo sobre monetização de blogs é fruto da minha experiência, vou dar 5 dicas  para aumentar os ganhos com anúncios Adsense. Algumas destas dicas são bem básicas, mas no entanto vejo muitos blogs de topo que cometem alguns erros onde poderiam estar ganhando MUITO mais. Não quer dizer que vá funcionar para todos, mas a regra básica para ganhar dinheiro com o Adsense também se aplica nestas dicas: trabalho!

1 – Retire anúncios! Existe uma idéia antiga, que vem desde o princípio do Google Adsense, de que os anúncios devem estar sempre ao alcance dos olhos do visitante, não importando a localização da página. Para conseguir isto, a maior parte das vezes são utilizados os 3 blocos de anúncios que o Adsense permite. O problema em seguir esta técnica é o fato de que o Adsense normalmente coloca os anúncios que PAGAM MAIS, e podem aparecer em qualquer um dos 3 blocos, mesmo naqueles que são menos clicados. Eu utilizo 1 só bloco, o que fez os ganhos aumentarem substancialmente, mesmo com uma diminuição no número de cliques. Os espaços que ficam disponíveis diminuindo o número anúncios Adsense pode ser explorado com outros tipos de publicidade.
2- Limpe o seu blog! Se o seu blog ainda tem a árvore de Natal do ano passado, 3 modelos de relógios digitais, inúmeros selos (ainda se usa dar selos para blogs?), widget para anunciar quando o seu gato mia no Twitter, e mais algumas coisas que foram ficando com o tempo e são completamente inúteis, livre-se de tudo isto! Um blog muito carregado não vai render nada em publicidade, o visitante ficará distraído. Faça um favor para você e para os seus leitores e limpe o blog. As conversões irão aumentar bastante e vai ficar muito mais agradável para quem visita regularmente.
3 – Faça reviews! Em todo e qualquer tipo de blog, não importa o nicho, é possível fazer reviews de produtos ou serviços. O visitante que chega do Google tem uma propensão muito grande em clicar nos anúncios quando o texto é uma descrição pormenorizada de algum produto ou serviço e a taxa de conversão tende sempre a ser bastante superior. É importante fazer um texto com pelo menos 500 palavras, utilizar imagens e  SEMPRE ORIGINAL, não importa se esteja falando sobre livros ou sobre a capa indestrutível do Iphone que comprou a semana passada. Desta maneira, vai indexar melhor nos motores de busca e acrescentar algo ao seu leitor fiel.
4 – Publique receitas de brigadeiro! Esta dica é virada para quem possui sites de nicho. Para exemplo, vamos utilizar o DicasBlogger, que tem como foco o que o próprio nome diz: dar dicas para blogs. No entanto, nada impede que a Juliana publique a melhor receita de brigadeiro que já provei (estagiário puxa saco mode on). Neste caso, se ela publicar mais uma ou duas variações da receita, provavelmente irá receber MUITAS visitas de pessoas interessadas na arte de fazer brigadeiros. Com isto, vai aproveitar a autoridade que o Google já lhe concedeu e atrair visitantes de outros nichos interessados num determinado assunto. Quanto mais tráfego, mais cliques, além de dar algo diferente para os leitores e fidelizar outros que eventualmente se identifiquem com o assunto principal do blogue.
receita de brigadeiro
Receita de brigadeiro - Flickr 
5 – Fuja de hypes! Hype, para quem não sabe, significa os assuntos mais falados do momento. A única vantagem de um hype é massagear o ego do blogueiro que vê o contador de visitas se mexer mais rapidamente. Se algum post do blogue indexar bem para um determinado assunto que esteja sendo muito procurado num determinado momento, provavelmente os ganhos no Adsense vão baixar. A explicação é bastante simples: vai haver uma maior impressão de anúncios e os cliques muitas vezes não acompanham na mesma proporção (CTR), fazendo com que o valor pago pelo Google Adsense diminua (eCPM). Outro fator é que, muitas vezes, principalmente quando se trata de assuntos como acidentes ou catástrofes, o Adsense nem chega a disponibilizar anúncios, aparecendo os célebres “Quando nasceram os dinossauros” e outros institucionais. Se você quer criar uma fonte de rendimento fixa e estável, o crescimento tem que ser gradual, ganhar muito dinheiro fácil e rápido, não existe.

JV é  editor do Blog do Dentista e no DB escreve sobre monetização de blogs
33 Comments
Comments
  1. JV, eu notei que nas minhas férias os ganhos com o AdSense aumentaram bastante e foi numa época em que parei de tuitar. Acredito que a explicação esteja no ítem 5 do seu post. Muitas visualizações e poucos cliques.

    Fica a dica aí pro pessoal que gosta de ficar enviando posts ao Twitter várias vezes ao dia. Eu parei :)

    ResponderExcluir
  2. Essas dicas realmente são primordiais e necessárias.
    Blog poluído por publicidade é bem comum hoje em dia, principalmente com selos que não tem o menor sentido.
    O que eu mais gostei no post foi quando ele citou a receita de brigadeiro que realmente a Juliana fez no DB, hehe
    Acho que um blog não deve viver somente de um determinado assunto, a não ser que o autor goste muito.
    Acho que cansaria falar de uma coisa só e trabalhando com outros nichos o tráfego no blog tende a aumentar, como o JV disse e dá certo porque eu testei :)

    Grande abraço e ótimo post.
    Fico no aguardo dos próximos posts do JV :)

    ResponderExcluir
  3. Utilizo os doias blocos de 336/280 entre o título e o texto e sempre deu MUITO certo.

    Não concordo que tenhamos que fugir dos hypes - muito menos abusar deles.

    Ri demais em "e o seu blog ainda tem a árvore de Natal do ano passado, 3 modelos de relógios digitais, inúmeros selos..."

    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Deve ser muito legal usar o Google Adsense, acho q dar pra ganhar um pouco, mas infelizmente não uso...Só tenho 15 anos e não tenho ainda conta no banco...Quando a gente vai se inscrever pede um monte de coisa...Não deu pra mim...=)

    ResponderExcluir
  5. Ju, também já notei isto em relação ao Twitter, agora já não publico automaticamente os posts do blog na minha conta principal, embora o tráfego só aumente muito quando recebo algum RT de alguém com bastante relevância.

    Wilamis, falar sobre algo diferente é bom para que os leitores fiquem a conhecer algo mais sobre nós, nem que sejam nossas receitas secretas! Em relação ao Adsense, é bom por gerar mais tráfego aproveitando a autoridade que o Google atribui.

    Ans, se estes blocos de anúncios funcionam bem, ótimo, mantenha assim. No meu caso em particular, a diminuição no número de blocos teve um resultado excelente, assim como a retirada de anúncios na home em diversos blogs que mantenho. Quanto aos hypes, à médio e longo prazo nunca consegui que dessem bons resultados, pelo contrário, mas cada caso é um caso.

    Abs

    ResponderExcluir
  6. eu ainda não utilizo mais assim que eu conseguir aplicar o ADS no meu blog vou passar aqui (como sempre) para ler alguns artigos como esse - abraço

    ResponderExcluir
  7. É, o quinto tópico eu acredito não condizer com o resto. Veja bem, os maiores ganhos que tive com o adsense foram justamente quando falei sobre hypes. =)

    ResponderExcluir
  8. Concordo plenamente com a dica numero 4, pois meu blog fala sobre dicas para sucesso profissional e curiosidades, assim eu publiquei um artigo sobre a "leitura dos pés", algo que não tinha nada a ver com meu conteúdo, e hoje é artigo que mais me traz visitas.

    ResponderExcluir
  9. Nossa, eu sempre estou limpando meu blog, penso muuuuito antes de colocar qualquer widget no canto viu...

    ResponderExcluir
  10. Essa dica foi e é,muito importante,pois,já vejo resultados satisfatórios em meu blog.

    ResponderExcluir
  11. Essa de retirar anúncios é uma boa. Não adianta muito ter três blocos de anúncios mostrando a mesma coisa, se a pessoa só vai clicar em um. Isso acontece direto no meu blog...

    ResponderExcluir
  12. juliana muito obrigado me ajudou muito, se nao for um encomodo para voce gostaria que voce desse uma olhadinha por alto no meu blog e falasse sua opiniao sobre ele comecei o blog hoje.

    Obrigado pelo post e se possivel aguardo a sua opiniao

    ResponderExcluir
  13. Nossa, não sei o que seria de nós sem o Dicas Blogger, a Juliana e seus colaboradores. Vi no baixaki um artigo de um desafio, uma semana sem o google e seus aplicativos, acho que todos nós devemos fazer este desafio com o Dicas Blogger, e ver que ele realmente é importante para nós.

    Bom, falo por mim pelo menos, mas acho que muitos tem esta mesma mentalidade.

    Parabéns pelo trabalho!

    ResponderExcluir
  14. Achei muito interessante essas dicas sobre o ads. Aderi ao ads há pouco tempo, já andei lendo vários outros blogs que falam sobre o ads,inclusive o Dicas Blogger. Mas confesso q até hje ainda "bato a cabeça" em relação ao ads. Não ria, mas ainda não consegui entender direito como ele funciona, por incrivel que pareça..rs
    Um ponto que vc citou no artigo,já era algo que me deixava uma dúvida tremenda: "os anúncios devem estar sempre ao alcance dos olhos do visitante, não importando a localização da página. Para conseguir isto, a maior parte das vezes são utilizados os 3 blocos de anúncios que o Adsense permite."
    Juliana, até hje não consegui entender o q são esses 3 blocos..rs
    Outra dúvida q tenho tb, (vc me responde se quiser e se puder, claro),eu posso colocar anúncios ads nos outros blogs q tenho? Dá pra utilizar a mesma conta e os mesmos códigos ou eu terei que escolher anúncios diferentes e gerar código para cada blog separadamente?
    De qualquer forma, já agradeço pela dica publicada no artigo.
    Abraços,
    .::Clau::.

    ResponderExcluir
  15. Clau, não se preocupe pois o AdSense é complicadíssimo mesmo :)
    Com relação aos anúncios em si, o programa disponibiliza dois tipos:
    1.anúncios gráficos e de textos
    2.bloco de links
    Segundo as regras do Ads, podemos exibir até 3 anúncios gráficos e (+) até 3 blocos de links por página.
    Veja no DB: em cima dos posts têm 3 blocos de links; embaixo do título tem 1 anúncio gráfico/texto e na sidebar tem mais 1. Ou seja, eu ainda posso usar mais 1 anúncio gráfico/texto.

    Sim, você pode utilizar os anúncios em todos os seus blogs e não é obrigatório criar novos anúncios para cada blog, entretanto se você criar e colocar um marcador (critérios) fica mais fácil de acompanhar os ganhos de cada blog.

    Vou deixar para você o canal do YouTube que pertence à própria equipe do Ads, que me ajudou bastante a entender essas coisas rs:
    http://www.youtube.com/user/InsideAdSensePT

    Abraços

    ResponderExcluir
  16. Humm! Diga-me uma coisa: um ganho diário médio de 17 dólares, vindo do Adsense, é razoável, bom ou ruim?
    Outra coisa: você falou para limpar o blog. Uso um pouco da barra lateral para publicar coisas úteis ou interessantes como Você Sabia? e Significado de Nomes, que são atualizados diariamente. Essa estratégia "suja" o blog? Se puder, por favor, responda para meu e-mail: mistermaga@gmail.com.

    ResponderExcluir
  17. Excelente!

    Gostei muito disso:

    "...e você quer criar uma fonte de rendimento fixa e estável, o crescimento tem que ser gradual, ganhar muito dinheiro fácil e rápido, não existe."

    ResponderExcluir
  18. João, é dificil falar em valores, depende do nicho, número de visitantes e muitos outros fatores.
    Quanto aos elementos do blog, defina o que é importante para você e seu visitante, a regra é simples: quanto mais distração, menos cliques.

    Missionario, é facil conseguir trafego à curto prazo, escreva sobre os hypes do momento, inunde as redes sociais com links, etc. Mas a idéia não é esta, e sim conseguir visitantes de qualidade, criar autoridade nos motores de busca e sobressair num determinado nicho. Isto leva tempo, exige trabalho e paciencia, mas pensando à longo prazo os rendinentos são infinitamente superiores.

    Abs

    ResponderExcluir
  19. Muito obrigada pelo esclarecimento Juliana, agora finalmente conseguir entender o q eram esses "3 blocos de anúncios"..rs
    Já estou lá no canal do ads que vc indicou o link, estou fuçando os videos e tentando aprender mais sobre ads.
    Nossa o adsense realmente é complicado de entender mesmo..rs
    Mas eu ainda vou conseguir desvendá-lo, sou persistente.rs
    Agradeço mais uma vez pela resposta e ajuda.
    Abraços,
    .::Clau::.

    ResponderExcluir
  20. vim só fazer uma piadinha rápida sobre a receita de brigadeiros.

    nem vou olhar o post sobre receitar de brigadeiro, sou louco por chocolate, se tiver brigadeiro todo dia o Dicas para Blogs vai parar, devido a falta de tempo rsrs

    falando sério, infelizmente ainda vemos muitas "arvores de natal" pela blogosfera

    ResponderExcluir
  21. Valeu pela dica! Eu coloco os anúncios do AdSense no meu blog, e nunca cheguei a ganhar dinheiro, mas vou seguir as dicas de vocês e tentar aumentar os acessos.

    ResponderExcluir
  22. Olá Ju & JV
    Não acho que seja bom um blog de nicho começar a variar nos artigos.
    1 Geralmente o blog de nicho tem anúncios mais direcionados aos artigos e pagam mais
    2 Assuntos variados geram mais visitas, mais não necessariamente mais cliques já que posso encontrar anúncios sem contextualização

    ResponderExcluir
  23. Consbio, depende da maneira como o post é feito, veja esse print:

    http://img823.imageshack.us/img823/396/receita.gif

    Apareceram vários anúncios relacionados, e o post (http://www.dicasblogger.com.br/2009/10/receita-de-brigadeiro.html) não está nada otimizado.

    Não quer dizer que um metabloger tenha que escrever sobre receitas mas, se procurar por palavras chaves no Adwords Tools, por exemplo, pode encontrar assuntos que não estejam diretamente associados ao nicho mas que não fogem muito do contexto, aproveitando a autoridade concedida pelo Google para indexar melhor. Para quem trabalha com programas de afiliados também pode haver muitas vantagens.

    Fora a parte da monetização, também é uma maneira de dar a conhecer outra faceta do blogueiro que o leitor fiel não conhece, colhendo benefícios ao estreitar laços.

    Abs

    ResponderExcluir
  24. De tempos em tempos releio estas dicas de como aumentar os ganhos e sempre acho algum ponto em que ando pecando novamente... Valeu pelas dicas...

    ResponderExcluir
  25. ola gostaria de perguntar uma coisa sobre o adsense, ele diz quando vou criar a conta que preciso ter 18 anos ou mais e eu tenho 15 anos, faço o cadastro para o meu blog ou nao?
    abraço!

    ResponderExcluir
  26. Cara ótima materia tava precisando dessas dicas
    vou aplicar nbomeu blog pois é recente ele
    vlw !!!

    ResponderExcluir
  27. Repetindo a frase que deveria ficar estampada em todos os blogs e escritórios do mundo:

    "...e você quer criar uma fonte de rendimento fixa e estável, o crescimento tem que ser gradual, ganhar muito dinheiro fácil e rápido, não existe."

    ResponderExcluir
  28. Ja tenho mais de R$45,06 no meu Adsense do Blogger, e sou menor de idade como faço para receber essa "bolada" tenho uma conta no banco, que a minha pensão, vem todo mês, essa conta vale pra mim receber o dinheiro do blogger?

    ResponderExcluir
  29. OLá, pessoal! Nem preciso dizer que as dicas são ótimas e o blog super profissional! (vocês escrevem muito bem!)
    Tenho, porém, uma dúvida. Estou com o Adsense no meu blog, que é praticamente um recém-nascido. Estou ainda na luta para torná-lo melhor e para conseguir acessos. Portanto, não devo ter lucrinho algum com os anúncios... Mas onde descubro isso? Como saber se já tenho uns centavinhos ou nada? Já fui no "Gerar Receita", clico em Relatórios do Adsense e aparece uma janela dizendo que eu tenho uma conta incompleta, e preciso completar para enviar para análise. Mas todo esse processo já foi realizado. Há muito tempo, criei a conta completa, enviei para análise, foi autorizada por meio de mensagem para meu e-mail e só então apareceram os anúncios no meu blog. Isso tudo quer dizer que os anúncios lá não estão adiantando nada?
    Muito grata pelas dicas e ficarei feliz se puderem responder.
    Abraços, Carol

    ResponderExcluir
  30. Carol, a conta do Google que você utiliza para o blog é a mesma onde criou a do Adsense? Há pessoas que utilizam duas diferentes. Se for a mesma, va em http://www.google.com/adsense e tente fazer o login, é lá que estão os relatórios de tudo o que você ganhou. Se aparecer que as informações estao incompletas, tente preencher o que esta em falta (muitas vezes estas informações são referentes ao nome completo, endereço, etc), se o seu blog já foi aceite os cliques na publicidade já estão contando sim.

    Espero ter ajudado

    ResponderExcluir
  31. So para forma de conhecimento, no meu blog estou fazendo em media uns U$170 ao mês, só com um blogspot sobre assuntos de TI. porem esperava com o maior numero de visita o $$ fosse aumentar e isso não aconteceu continuo ganhando o mesmo desde ha 4 meses. sempre fico no mesmo.. :(
    já não sei que fazer , acho que vou criar outros blogs para ver. oque vai dar.

    ResponderExcluir
  32. Julia,parabéns pra você e toda sua equipe.
    Este Blog realmente nos traz a luz,falo isso por que somos recém chegados no mundo blog e suas dicas tem nos ajudado muito.
    docesdcampos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  33. eu creio que sim que a minha vida vai mudar muito!
    e as vidas de vocês também.
    eu quero mudar a minha vida muito.

    ResponderExcluir
 
Dicas Blogger© 2007-2015 | Todos os direitos reservados | Design By Duy Templates
Top