Integrando o Google Analytics ao AdSense

Integrando o Google Analytics ao AdSense

6 10 99
Integrando o Google Analytics ao AdSense 10 6 99
Pessoal, quero apresentar pra vocês o JV. Ele é dentista, reside em Portugal e está ganhando um bom dinheiro com seus blogs, todos hospedados no Blogger.
Ontem estávamos conversando pelo Twitter e me veio a idéia de convidá-lo para ser colaborador do Dicas Blogger, escrevendo sobre monetização de blogs. Para nossa alegria ( e sorte), ele topou. Seja bem-vindo JV!


Breve apresentação: sou o JV, do Blog do Dentista. Embora o blog seja um passatempo, gosto de ir um pouco mais além do que escrever posts, procurando sempre otimizar da melhorar maneira possível em todos os aspectos, e um deles é a monetização. Meu objetivo aqui será provar que é possível ganhar dinheiro com o Adsense, não migalhas e centavos como afirmam muitos blogueiros. Também quero mostrar que, com algumas modificações, é possível igualar ou mesmo superar os ganhos de um blog que está na plataforma Wordpress.
Antes de você continuar a ler, quero avisar que ganhar dinheiro com o Blogger, ou outra plataforma qualquer, é como tudo na vida: exige trabalho. O Adsense é a forma mais fácil e rápida de começar a ganhar aquela graninha que vai completar o orçamento, mas sem algumas modificações rende muito pouco.
Adsense e Google Analytics
Se você leva seu blog minimamente à sério, já instalou o Google Analytics. Se você é novato nestas andanças, instale desde o início, vai ser muito útil no futuro. Não se assuste com o aspecto confuso, depois de algumas semanas coletando os dados do blog, você vai começar a entender melhor a interface.
Siga estes passos: Como colocar o Google Analyticas no Blogger.
O Goggle Analytics é uma ferramenta poderosa para otimizar um blog. No entanto, vejo que a maior parte dos blogueiros só utiliza para ver as estatísticas, e às vezes nem isto. Há muita coisa que podemos fazer com os relatórios, uma delas é otimizar posts para aumentar os ganhos com o Adsense. Para isto, é necessário integrar o Analytics com o Adsense. O processo não é automático, mas é simples.
Como integrar o Goggle Analytics ao Adsense
Seguindo os passos abaixo, em pouco tempo o Google Analytics vai começar a apresentar os dados do Adsense nos relatórios: Em primeiro lugar, vá ao separador Settings (se estiver logado na sua conta do Google, clique aqui: Analytics Settings). Vai aparecer algo como a figura abaixo: adsense Clique em “Editar configurações de links do Google Adsense”. Vai abrir outra página: adsenseSe você tem mais do que um blog com o Google Analytics e o Google Adsense, selecione todos e salve. No próximo passo, é necessário fazer uma pequena alteração no código HTML de todos os blogs selecionados.
Vá ao separador Design, Editar HTML e coloque o código fornecido (se não está seguro do que está fazendo, faça um backup antes). No meu blog, coloquei por cima do código do Analytics, mas faça “Visualizar” antes de salvar: adsense Se fez tudo corretamente, no Painel do Google Analytics irá aparecer em “Conteúdo” o separador “Google Adsense”.
 Utilizar o Google Analytics para aumentar os ganhos do Adsense
Após a configuração do Adsense no Analytics, será necessário esperar alguns dias (ou mesmo semanas, se você não recebe muitas visitas) para que os dados coletados sejam suficientes para trabalhar os ganhos do Adsense. Após este tempo, ou se você já fez esta integração anteriormente, ao clicar em “Google Adsense” vai encontrar diversos dados, entre eles “Detalhes do Google Adsense”. Esta informação nada mais é do que uma tabela com a URL dos posts e os valores que renderam com o Adsense. Defina a data do Analytics desde o início da integração até a atual e irá ter a informação exata dos posts que mais renderam dinheiro.
Otimize os posts
Normalmente os posts mais bem colocados nas pesquisas do Google são os que rendem mais dinheiro, os visitantes vindos dos motores de busca estão procurando uma informação específica e clicam mais nos anúncios. Mais visitas, quase sempre, significa mais dinheiro. Se o Google classificou seu conteúdo como relevante para uma determinada pesquisa, você pode otimizar para ficar melhor classificado.
Quando identifico algum post que está rendendo bem, muitas vezes reescrevo o conteúdo. Sem fazer muitas alterações ao que foi escrito originalmente, é sempre possível acrescentar alguma informação, imagens ou mesmo vídeos. É bom para o visitante que vai encontrar conteúdo atualizado e o blog vai beneficiar na indexação dos motores de busca. Outro ponto bastante importante, é procurar posts antigos do blog que já falaram sobre o assunto e criar links nestes posts para o atual. Os links internos também beneficiam o visitante e o peso na indexação é grande.
Para auxiliar ainda mais a indexação, você pode escrever um novo post abordando o mesmo assunto e criar links para o post mais visitado. Com um pouco de trabalho, subir um ou dois lugares nas pesquisas do Google pode significar um aumento GRANDE no final do mês. (Se quiser ir mais além, você pode utilizar o Goggle Webmaster Tools para verificar o posicionamento dos posts nas pesquisas do Google, mas este é um ponto que vou abordar futuramente)
Conclusão
Se apresentar conteúdo original e uma boa experiência ao visitante é um dos objetivos do seu blog, você já está fazendo uma boa parte do trabalho e sabe que tudo leva tempo e exige esforço. O método acima, se for aplicado corretamente, vai demorar algum tempo para apresentar resultados, mas foi uma das técnicas que utilizei para triplicar os ganhos do Adsense nos últimos 4 meses. E você, o que faz para melhorar seus ganhos com o Adsense?
29 Comments
Comments
  1. Fantástico. A dica é simples e promete ser muito útil. Vou utilizá-las. Obrigado

    ResponderExcluir
  2. OMG tentei fazer isso, mas quando cliquei nos meus settings não apareceu a opção "Editar configurações de links do Google Adsense", somente o 'editar configurações de conta'.

    Pq o meu não apareceu =O ?

    Beijos Ju... Prazer JV! Seja bem vindo!

    ResponderExcluir
  3. Oi Jv,
    Obrigada por ter aceitado o convite.
    Olha fui tentar configurar o meu mas quando abro o Analytics não tem "Editar configurações de links do Google Adsense" e agora? #comofaz?

    ResponderExcluir
  4. Para integrar as duas contas, Adsense e Analytics, é necessário estar logado como administrador na conta do Analytics e clicar no link do Adsense que diz "Ir para a sua conta do Google Analytics". A conta do Goggle tem que ser a mesma para os dois serviços (há quem use uma para o Adsense e outro para o Analytics).

    Mais informações aqui:

    http://www.google.com/support/analytics/bin/answer.py?hl=pt&answer=92625 e aqui
    http://www.google.com/support/analytics/bin/answer.py?answer=94765

    ResponderExcluir
  5. Eu descobri por que não aparece...
    é por que não está implementado a minha conta.
    Issso foi o que achei na pesquisa.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Parabéns ao JV por integrar a trupe da Juliana, rs!
    Já tem se mostrado um ótimo blogueiro pelo Blog do Dentista e vemos que escreve muito bem. Linguagem simples e objetiva.

    .

    Uma dica e sugestão:
    A integração do Analytics com o AdSense é mais fácil se for feita pelo processo inverso: acessando o painel do AdSense, lá tem um link para integrar as duas contas, sem precisar de configurar nenhum código - tudo automático.

    Eu mesmo publiquei um tutorial sobre esse procedimento em Maio/2009 e conta com um vídeo produzido pela própria equipe do Google AdSense:
    - Google AdSense e Analytics juntos

    Acredito que seja mais fácil por não exigir que o usuário faça nenhuma configuração manual.

    ResponderExcluir
  7. JV, mas minhas coisas do Google são todas em uma só coisa, tanto GA qto o AdSense, e mesmo assim não aparece pra mim a parte dos links... veja... fiz um print da minha tela: http://twitpic.com/244vb4

    Não tem a parte de 'links' que você citou no seu...

    ResponderExcluir
  8. Tula... não está 'implementado' o que?

    Não entendi rs.

    OMG não consigo fazer isso... Não aparece o tal link... e meu Analytics e o AdSense são, ambos, na mesma conta do Google... Estranho...

    ResponderExcluir
  9. Taí uma dica bem simples e que traz resultados muito interessantes. Não encontrei nenhum tutorial parecido com esse até agora, espero que venham muitas novas idéias. Agradeço imensamente pelo texto!

    ResponderExcluir
  10. Ana, na tua conta do Adsense não aparece um link "Ir para o Google Analytics"?

    ResponderExcluir
  11. Marcos, muito bom seu tutorial, não tinha visto. Não acompanho muitos metablogs, talvez todos os tutorais e dicas que vou dar já tenham sido publicadas em outros lados. Minha idéia é tentar explicar aos outros como gostaria que me explicassem, tudo baseado na minha experiência e somente o que produz bons resultados. O DicasBlogger, embora monetização seja um assunto que tenha muita procura, estava com esta lacuna (e vou escrevendo até a chefe Ju encontrar alguém mais competente do que eu).
    Obrigado pelo elogio e pela dica, quando configurei o Analytics da forma que expliquei funcionou perfeitamente, mas alguns usuários estão tendo problemas.
    Quanto ao seu tutorial, fiquei com uma dúvida. Quando faço tutoriais nunca coloco PrintScreen do Adsense, pensei que não fosse permitido. Se fizer como você, apagando os dados principais, já não há problema?

    Abs

    ResponderExcluir
  12. JV, essa eu sei rs. Uma vez mandei um email para a equipe do AdSense (na época em que eles respondiam emails) e me disseram que não é permitido usar imagens deles nos tutoriais.

    ResponderExcluir
  13. Juliana e JV,

    Na primeira Webinar em português da equipe do AdSense no Brasil eu perguntei sobre a forma de produzir os tutoriais e como devemos proceder.

    Eles responderam que só não é permitido exibir os números. Isso tb está nos termos de uso. Não é permitido revelar seus números, nem seus ganhos.
    Se for criar tutoriais como imagens do painel que seja com números falsos ou apagando/cobrindo os dados (já fiz pelos dois modelos).

    ResponderExcluir
  14. Marcos, que bom que eles mudaram de ideia.
    JV, pode mandar bala ;)

    ResponderExcluir
  15. Marcos, quanto à não divulgar valores, eu já sabia, mas isto se aplica também aos ganhos totais? Há muitas blogs de referência neste nicho que costumam publicar mensalmente o que ganham com o Adsense, sem entrar em pormenores sobre o CTR e eCPM. Às vezes é uma motivação extra para quem está começando poder mostrar que o dinheiro que se pode ganhar é muito superior às ninharias que muitos proclamam.

    Ju, desta maneira fica muito mais fácil explicar algumas coisas, pelos vistos eu estava desatualizado.

    ResponderExcluir
  16. JV ainda não tentei ir pelo AdSense... fui pelo Analytics como vc citou aqui e lá não tinha o tal link. Indo pelo Analytics o link para o AdSense não aparece, como mostrei na imagem: http://twitpic.com/244vb4

    ResponderExcluir
  17. Ana, normalmente entrar pelo link que aparece no Adsense resolve o problema.

    Abs

    ResponderExcluir
  18. JV,
    Acredito que nem os valores totais possa ser divulgado, já que é a parte mais importante dos dados.
    Uma coisa que aprendi é que os ganhos de um não podem ser comparados a de nenhum outro, nem servem de exemplo. Esses valores variam significativamente até entre blogs do mesmo nicho, pois há centenas (sem exagero) de fatores que determinam CPC e ganho total como posicionamentos, tipos de anúncios, posição dos links em relação ao layout, cores, tipo de fonte, visibilidade, PageRank etc etc etc...

    Até o estilo do texto e a qualidade das visitas podem determinar o quanto um blog recebe no valor dos cliques. Acredito que é isso que leva a Google a proibir a exibição de quaisquer dados, para não servir de falsa motivação, nem de pretexto comparativo.

    ResponderExcluir
  19. JV, façamos assim: vou perguntar no fórum do AdSense se existe algum impedimento legal de postarmos imagens do AdSense. Preciro ter alguma prova por escrito, vinda deles mesmo.

    ResponderExcluir
  20. Parabéns JV pela matéria! Fiz uma visita ao seu Blog e gostei muito. Eu sou realmente uma iniciante em Blog. Ainda estou dando os primeiros passos. Criei o Empório Visual no ano passado ( cheio de falhas) e fiquei ausente por uns tempos... Mas estou retornando.
    São pessoas como você e a Juliana Sardinha que nos encorajam a nunca desistir.

    ResponderExcluir
  21. Oi, pessoal, estou tentando integrar a minha conta do Analytics ao Adsense e não estou conseguindo. Já tentei os caminhos pelo Analytics e pelo Adsense.

    O problema é o seguinte: aparentemente, eu já fiz a integração há um tempo atrás, mas os valores no Analytics sempre aparecem zerados.

    Vale lembrar que os zeros no Analytics não correspondem aos valores que vejo na página do Adsense.

    Alguém sabe resolver este problema?

    ResponderExcluir
  22. Ana Magal
    Na verdade vc precisa primeiro fazer uma conta no Adsense....


    beijos

    ResponderExcluir
  23. JV, eu percebi que o sistema funcionou de fato, mas me deparei com um problema. Em fevereiro, tive que mudar minha conta Adsense, por problemas relacionados ao nome. Aí, com a antiga conta cancelada, os valores ficaram zerados. A questão é: como fazer quando a gente cancela uma conta e cria outra?

    ResponderExcluir
  24. Prof. Michel, sua pergunta é em relação aos dados que tinha? Se for, estão perdidos.
    O Analytics tem que ser integrado com a mesma conta do Google, senão não funciona.

    Abs

    ResponderExcluir
  25. JV, na verdade o Analytics está funcionando normalmente. Eu apenas tive que mudar a conta do Adsense de um e-mail para outro. Você saberia me informar como faço para reintegrar o Analytics ao Adsense neste sentido?

    ResponderExcluir
  26. Ola juliana, uma pergunta boba, porque você tentou esconder os números do seu analytics se qualquer um pode ver ele no source? :(
    ou isso seria outra coisa?

    ResponderExcluir
  27. Acho que você deve fazer essa pergunta ao JV,autor do post :)

    ResponderExcluir
  28. MacintoshBrasil, não se tratou de esconder, mesmo porque sou apenas colaborador do blog, o Analytics do exemplo não corresponde ao do DicasBlogger.
    Por incrível que pareça, também há pessoas que copiam códigos que foram utilizados como exemplo e tentam utilizar no proprio blog, não possuem discernimento suficiente para perceber que é necessário gerar um código proprio.

    Abs

    ResponderExcluir
 
Dicas Blogger© 2007-2015 | Todos os direitos reservados | Design By Duy Templates
Top