Como instalar um tema no Wordpress

Como instalar um tema no Wordpress

6 10 99
Como instalar um tema no Wordpress 10 6 99
O layout/tema é fundamental para um blog, por isso precisamos prestar atenção em qual escolher. O padrão do Wordpress é simples, leve e… feio.
Em toda a blogosfera, existem diversos sites que disponibilizam templates para você baixar e instalar, mas como é que eu instalo um tema?
Existem três formas de instalar um layout, que vou ensinar neste post. Recomendo que você leia toda essa postagem e, no final, escolha qual método julga mais fácil.

Lembre-se: Só se pode instalar temas nos Wordpress’s em servidor próprio!

Primeiro método - Via painel administrativo I:

Acesse o seu painel administrativo, clique na aba “Aparência” > “Temas”. Procure por um botão “Instalar Tema”. Nesta página, você poderá:
  • Procurar por temas no banco de dados do Wordpress.org e Wordpress.com; através da cor, quantidade de colunas, entre outros.
  • Visualizar temas que são “Destaques”, “Mais Recentes” ou “Atualizados Recentemente”.
A partir daí, após escolher o tema dentro do próprio painel administrativo do seu blog, você poderá instalá-lo facilmente com apenas alguns cliques. Sem mexer com códigos, sem acessar o seu servidor e sem baixar nada.
Painel do WP
O interessante deste método é que, ao clicar no link “Visualizar” (que se encontrará abaixo de cada tema) você terá uma idéia de como é o template, sem sair do painel administrativo. Se o template agradar, clique em “Instalar”. Uma janela sobre-posta no painel administrativo vai carregar com algumas informações sobre o template (nome do tema, criador e versão atual). Na mesma área você encontrará dois botões “Cancelar” e “Instalar Agora”.
Tema
Clicando em “Instalar Agora” você vai ser redirecionado a uma página onde digitará informações necessárias para que o WP acesse o servidor e instale o tema.
Essas informações são disponibilizadas pela própria hospedagem. São apenas 3 dados úteis: nome do host (normalmente ftp.dominio.com.br); nome de usuário; senha;
FTP
Depois, clique em “Continuar” e aguarde. Após o processo terminar, acesse a aba “Aparência” > “Temas” e se o layout instalado não estiver ativo, clique em “Ativar”.
*Esse método poderá ocorrer erros, dependendo do servidor. Dessa forma haverá falhas na hora de enviar o template. Se isso acontecer, utilize um dos outros métodos abaixo.

Segundo método - Via painel administrativo II:

Existem duas formas de instalar um tema pelo painel administrativo, uma delas é a descrita acima. A outra consiste em você baixar o layout escolhido no seu computador, e enviar o arquivo manualmente para o servidor.
Depois de baixar o arquivo (geralmente no formato .zip) no seu computador. Acesse o painel administrativo, abra a aba “Aparência” > “Temas” > "Instalar Temas" e clique no link “Fazer Upload”. Escolha o arquivo baixado (não extraia o arquivo ou altere-o, poderá ocorrer erros se fizer isso!) e clique em "Instalar Agora".
image
Confirme os dados de acesso ao servidor, clique em "Continuar" e aguarde. Se tudo ocorrer bem, seu template estará instalado com sucesso. Após o processo terminar, acesse a aba “Aparência” > “Temas” e se o layout instalado não estiver ativo, clique em “Ativar”.
*Nesse método poderá ocorrer erros, dependendo do servidor. Dessa forma haverá falhas no envio do arquivo.

Terceiro método - Via FTP:

Esse método é o que eu mais indico, pois ocorre menos erros na hora do envio. Você deverá ter um aplicativo instalado no seu computador, recomendo o FileZilla (veja o tutorial). Você deverá ter o tema escolhido baixado e descompactado no seu computador.
Abra o seu serviço de FTP, faça o login acesse a página "wp-content" > "themes" e envie a pasta do tema para o servidor.
Acesse o painel administrativo após o tema ser completamente enviado e ative-o. Acessando a aba “Aparência” > “Temas” e se o layout instalado não estiver ativo, clique em “Ativar”.
Espero que você tenha gostado desse tutorial, são três formas para você enviar um tema para o Wordpress.org. Esse tutorial já é compatível com a última versão do Wordpress (a 3.0). Até a próxima. ;D
Luan Felipe é autor do blog Sem Preceito e editor da nossa coluna sobre Wordpress.
8 Comments
Comments
  1. muito bom o post acesse meu blog tbm escrevo sobre todo tenho um blog de noticias www.focanoticia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá Alan!
    Na nova versão o template padrão do wordpress é bonito,agora o antigo é feio!!rsrs
    Eu tento fazer as duas primeiras mais sempre dá erro,até para atualizar plugins também,a hospedagem é windows (ou ruindows!!hehe)
    Só o do ftp é praticamente 100% de chances de acerto sem dar erro...

    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. @Rafael,
    É verdade, as duas primeiras formas podem dar erros dependendo do servidor. Isso acontece comigo frequentemente, por isso coloquei avisos no final dos dois métodos. O terceiro método é o que mais apresenta índices de sucesso, recomendo utilizá-lo em todos os momentos que você desejar enviar um arquivo para o blog (seja tema ou plugin).

    ResponderExcluir
  4. MAIS UMA VEZ COMO SEMPRE O DICAS BLOGGER ME AJUDANDO, com certeza o dicas blogger explica bem melhor q os outros sites, sem pensar 2 vezes!!!
    valeu gente vcs são d++++++!!!

    http://baixarfreefull.com

    ResponderExcluir
  5. Juliana,eu não entendi.
    Quem usa o wordpress gratuito não pode instalar temas próprios?

    ResponderExcluir
  6. Estou oficialmente migrando para Wordpress, e as dicas estão ajudando bastante =D.

    ResponderExcluir
 
Dicas Blogger© 2007-2015 | Todos os direitos reservados | Design By Duy Templates
Top