Como criar banner simples com o Photoshop

Como criar banner simples com o Photoshop

6 10 99
Como criar banner simples com o Photoshop 10 6 99

Já que vocês gostaram tanto do post anterior, resolvi fazer uma pequena série de tutoriais sobre o Adobe Photoshop. Antes de mais nada, quero dizer que não sou nenhuma expert no assunto, mas me viro bem com ele :)

Em 2008, eu fiz uma vídeo-aula ensinando a criar o banner estático no Photoshop, mas, sinceramente, eu não tenho muita paciência para assistir tutoriais em vídeo – prefiro em texto e imagens. Pensando nos impacientes como eu, resolvi fazer um tutorial semelhante, porém escrito e já com o Photoshop CS4.

A ABRAWEB – Associação Brasileira de Web Designers e Desenvolvedores – padronizou os tamanhos e tipos de banner para uso na web e vocês podem escolher entre os vários modelos disponíveis - Padrões de Banner Abraweb.

Vou utilizar o modelo que é mais usado em blogs – 120 x 60px - mas eu penso que cada um pode criar um banner do tamanho que for melhor para o seu blog.

Para ampliar as imagens utilizadas neste post, basta clicar sobre elas.

Abra o Photoshop, clique em arquivo e em novo. Escolha o tamanho 120 x 60px, com fundo transparente (figura 1). Como o tamanho do banner é muito pequeno, iremos aumentá-lo para termos melhor visualização.

Clique em imagem e tamanho da imagem (figura 2). Aumente para 600 x 300 px

Agora vamos colocar uma cor de fundo. No Photoshop podemos usar uma cor sólida ou um degradê (figura 3). Vamos escolher degradê pra ficar mais emocionante. Escolha as cores que farão parte do plano de fundo, clicando no local indicado pela seta 1 da figura 4. Escolha as 2 cores separadamente.

Selecione a ferramenta degradê (figura 3) e passe a seta do mouse dentro da imagem e de uma ponta a outra ( figura 5) Repita até encontrar a cor ideal (figura 6)

Selecione a ferramenta caixa de texto ( figura 7) para escrever dentro do banner. Escolha o tipo e o tamanho da fonte (figura 8) e as cores (figura 4)

Escreva o que desejar e, se quiser incrementar, passe o mouse sobre o texto todo, clique em camadas, estilo de camadas e opções de masclagem (figura 9).

Faça vários testes, pois é bem divertido. No nosso banner de exemplo, eu usei apenas a sombra projetada ( figura 8), mas existem várias opções de mesclagem.

Agora vamos voltar em imagem, tamanho da imagem e reverter o tamanho para 120 x 60px. O banner está pronto! Salve no formato .png e caso queira colocar em seu blog para divulgação, acesse - Caixinhas para divulgar os banners do seu blog

4 Comments
Comments
  1. Ah julianaaaa ! Leu meus pensamentos. Estava voltando da casa da minha namorada pensando... vou publicar como criar um banner.
    Chego aqui e vejo este post. Rs

    Dica: Ao escrever seus tutoriais, coloque o nome das ferramentas / atalho.

    Isso ajuda os photoshopeiros menos experientes.
    Parabéns novamente pelo tutorial. ;)

    ResponderExcluir
  2. Eu uso o fireworks,
    tbm é bem fácil com ele!
    Qualquer coisa estamos ai.

    @carlostomaz!

    ResponderExcluir
  3. Cara gostei muito dessa dica!
    http://evangelicosnoplanodedeus.blogspot.com/
    Atalho ajuda muito.

    ResponderExcluir
 
Dicas Blogger© 2007-2015 | Todos os direitos reservados | Design By Duy Templates
Top