Adsense – como escolher as cores dos anúncios

Adsense – como escolher as cores dos anúncios

6 10 99
Adsense – como escolher as cores dos anúncios 10 6 99
Numa altura em que blogs de referência no Brasil apregoam a explosão da bolha dos anúncios de programas afiliados e o fim do dinheiro fácil na internet, os olhos viram-se para o Google Adsense. Nos próximos tempos vamos ver a utilização cada vez maior deste serviço, e também mais reclamações sobre as migalhas que são pagas pelos anunciantes. Quem quiser ganhar mais dinheiro, precisa estar atento para muitos detalhes do funcionamento do Google Adsense. E trabalhar muito.

As cores que são usadas nos anúncios adsense são um dos fatores determinantes na quantidade de cliques que os anúncios irão receber, e este é um detalhe importante que tem que ser aprofundado. Existem várias recomendações, todas de consenso geral, sobre as cores que se devem utilizar nos anúncios:
Cores para criar harmonia – utiliza-se as cores do próprio blog nos anúncios, de maneira à diminuir a poluição visual que os anúncios normalmente provocam. Não se deve tentar esconder ou camuflar os anúncios de maneira à que o visitante interprete como conteúdo. O Pedro Dias, engenheiro chefe do Google, declarou recentemente no TwitterAnúncio –> não é conteúdo
Abusar nesse aspecto é contra os regulamentos do Google Adsense. Além disto, quando você tem conteúdo com boa qualidade, terá visitantes também de boa qualidade, que sabem que estão clicando num anúncio, mas têm interesse nos produtos ou serviços. E poder de compra.
A não ser que você tenha um blog caça paraquedistas para amealhar centavos e completar a mesada, não subestime seu visitante nem o Google.
Cores de destaque – em blogs com fundo escuro é possível criar contrastes interessantes para chamar a atenção do visitante e gerar cliques, mas não convém utilizar cores muito quentes, o efeito pode ser inverso e afastar o visitante.
Outras considerações – Fala-se muito sobre as cores que se deve utilizar ou não em anúncios Adsense. Alguns blogs especializados no assunto recomendam, por exemplo, não utilizar o vermelho, que inconscientemente sugere perigo. O verde teria o efeito oposto. Acredito que não existam dois blogs em que as configurações de cor funcionem da mesma maneira, portanto é preciso experimentar várias combinações.
Como escolher as cores dos Anúncios Adsense:
A técnica que vou descrever abaixo funciona perfeitamente para mim. Provavelmente existam outras semelhantes e que já tenham sido descritas em outros lados, mas foi a maneira que encontrei de me organizar e ter uma percepção exata de como as combinações de cores funcionam melhor quando insiro anúncios Adsense.
Antes de continuar, quero salientar ainda um ponto, a divisão entre Título do Anúncio, Texto e Link do anunciante.
anuncio adsense
O Título:
No início do Google Adsense, qualquer área do anúncio era clicável, o que gerava muitas impressões inválidas. Com o passar do tempo o serviço progrediu e as únicas áreas onde o visitante pode clicar é no título e no link do anúncio. Á partir deste momento, os anunciantes passaram a prestar mais atenção e a realçar os títulos dos anúncios. É a parte onde também devemos tentar destacar mais as cores.
O texto:
O texto do anúncio também vem ganhando importância, existem diversas técnicas para os anunciantes realçarem o conteúdo, mas no momento ainda não há muitos anunciantes em língua portuguesa utilizando artifícios que façam destacar o texto (como por exemplo, anúncios na primeira pessoa). Normalmente cores um pouco mais leves que o título costumam funcionar melhor.
O link:
É a segunda área clicável do anúncio, aqui também convém dar um pouco de destaque nas cores, principalmente para fazer algum contraste com as cores utilizadas no texto.
E qual a melhor cor para os anúncios adsense?
A única maneira de responder esta pergunta é: experimente. O problema é que a maior parte dos blogueiros escolhe uma cor que se adapta ao blog e esquece, nunca mais faz experiências com variações de cores. Até encontrar a combinação ideal, costumo fazer uma tabela como esta abaixo:
adsense
Em blogs com muitas impressões de páginas, em poucos dias é possível ter uma idéia de como as cores dos anúncios estão funcionando. Por norma, deixo sempre pelo menos um mês para tirar conclusões. Após realizar este processo algumas vezes, é possível comparar os resultados e descobrir qual é a melhor combinação de cores.
É importante criar sempre um critério para cada bloco de anúncio (Como criar um critérios para o Adsense), desta maneira podemos acompanhar com mais pormenores os relatórios do Adsense no Google Analytics e na própria interface Adsense.
Para os anúncios em formato de blocos de links, o processo acima também funciona.
Conclusão:
Mesmo testando e registrando várias combinações de cores para comparar os resultados, são vários fatores que vão influenciar um visitante a clicar ou não em um anúncio. Esta maneira que encontrei, no entanto, me fez a chegar a conclusões muito interessantes sobre que cores utilizar. Em um blog antigo que tenho a melhor combinação transformava o template num arco iris, mas é óbvio que devemos ter um pouco de bom senso e tornar a experiência do visitante o mais agradável possível.
Um paraquedista dos motores de busca que se torne um leitor regular é, na estratégia à longo prazo, muito mais importante do que um clique de alguns centavos de alguém que nunca mais vai voltar ao blogue.
E você, tem alguma preocupação com as cores de anúncios Adsense que utiliza?
JV é  editor do Blog do Dentista e no DB escreve sobre monetização de blogs
9 Comments
Comments
  1. Caramba, não acredito!
    Acabei de postar sobre ADSENSE também :o

    ResponderExcluir
  2. Ps.: Há tempos que procuro paciência para trabalhar com os tais "critérios".
    Não sei se eu poderia estar ganhando MAIS com isso, em todo caso, vou dar uma estudada quando tiver um pouquinho de tempo - it means... 2011.

    ResponderExcluir
  3. Se usar a opção do Adsense no Blogger que "mescla" o estilo do próprio blog nos anuncios, ajuda?

    ResponderExcluir
  4. Ainda não fiz o pedido do Google AdSense, pois com as novas políticas de aprovação do Google, se tornou mais difícil ser aprovado.Será que eu serie aprovado? =\ hehe

    Mas isso não importa agora, o que importa é saber um pouco antes de usar, né?
    Post bem explicativo.
    Esse dentista sabe lhe dar bem mesmo com monetização! :)

    Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Maioria que pensa em ganhar dinheiro com adsense, desiste após 1 mês ou dois. Porque acham que ter site não necessita trabalhar no mesmo, as cores logico que ajudam a obter mais renda. Mas o que faz você ter alguma verba com site, é o trabalho duro durante vários meses e estudar plataformas de programação seo e otimização. Resumindo, trabalhar com site é mas penoso do que ter um trabalho fixo com patrão etc. Então para mim não existe dinheiro fácil nem mesmo na internet, a não ser que seja algum tipo de golpe ou coisa do gênero.

    ResponderExcluir
  6. Victor, há varias maneiras de escolher a cor, mas em todas convém experimentar diversas variações, os resultados variam muito conforme as cores escolhidas.

    Wilamis, o mais importante é conhecer as diretrizes do Goggle Adsense, para não prejudicar os anunciantes, visitantes e o próprio blog. O resto vem com a experiência, trabalho e dedicação.

    Ans, a paciência vai refletir os resultados, ou seja, contar centavos ou notas no final do mês. Como eu disse no inicio do texto, a maior parte das pessoas pensa que é só colocar os anúncios e esquecer. Nestes casos o melhor é nem poluir o blog.

    Abs

    ResponderExcluir
  7. Oi Juliana!

    Li as regras para postagens, de uma certa forma, não é relacionada com a matéria, mas não poderia deixar de lhe desejar um Feliz dia do Amigo, pois através desse blog super útil - que encontra-se nos meus favoritos, na atualização do blogger, no Twitter, no google reader e em tudo mais que eu puder acompanhar - que eu consegui fazer o meu blog conforme eu queria e que consigo ajudar minhas amigas a montarem o blog delas!!!

    Portanto, um Feliz dia dos Amigos! Pois as suas postagens são valiosas como os amigos são em nossas vidas!!!

    Abraços e muito sucesso,
    Michelle

    ResponderExcluir
  8. Com relação ao link eu já vi em vários lugares que você deve mesclar com a cor do texto. mas notei que quand você da certo destaque pro link (como você falou0 realmente os resultados são melhores.
    Mas a dica com o adsense é sempre criar novas campanhas e testar vários modelos até encontrar o ideal para seu blog e público.
    Parabéns pelo seu post! Não conhecia seu blog, entrou pros favoritos!

    ResponderExcluir
  9. Olá, muito boa sua dica!

    Gostaria de deixar uma dica também para os que recebem pagamentos via adsense. Como todos sabem os pagamentos são feitos em dólar, portanto na hora de fechar o câmbio (converter para reais) pode-se ganhar ou perder uma quantia razoável justamente porque a moeda varia muito.

    É nessa intenção que resolvi criar um blog para ajudar a todos que recebem via adsense no melhor momento para cambiar esse valor e consequentemente receber uma quantia maior em reais. Aos interessados segue o link:

    http://olhonodolar.blogspot.com/


    Abcs a todos e bons lucros!

    ResponderExcluir
 
Dicas Blogger© 2007-2015 | Todos os direitos reservados | Design By Duy Templates
Top