O Google pode deletar meu blog do Blogger/Blogspot?

O Google pode deletar meu blog do Blogger/Blogspot?

6 10 99
O Google pode deletar meu blog do Blogger/Blogspot? 10 6 99
A resposta da pergunta do título deste post é SIM! Mas o Google não deleta blogs indiscriminadamente e sem motivos (don’t be evil, lembra?). Se o seu blog foi apagado/deletado/excluído, com certeza o Google teve alguma razão para fazê-lo.
Antes de continuarmos com o assunto do post, quero deixar claro que blogs excluídos pelo Google não podem ser recuperados, não importa o quanto o dono do blog chore, esperneie, xingue ou ameace.


Por quais motivos o meu blog pode ser deletado?
Basicamente, a maioria dos casos de blogs apagados, se dá por conta do blogueiro não ter respeitado os Termos de Serviço para uso do Blogger ou a Política de Conteúdo do Blogger, lendo ambos você já estará bem informado sobre o que pode e o que não pode se fazer no Blogger e quais as punições as quais você está sujeito se descumprir as regras.
Como tem muito blogueiro que desrespeita as políticas de conteúdo do Blogger sem nem se dar conta disso, vou fazer um breve resumo das mesmas, se você conhece e entende bem as políticas de conteúdo nem precisa se preocupar em ler este post:
Conteúdo Adulto: você pode postar conteúdo adulto tranquilamente, inclusive conteúdo explicito, mas deve observar algumas restrições, como por exemplo o fato do seu blog não poder ser destinado a obtenção de lucros com este tipo de conteúdo. Algumas pessoas entendem esta restrição como uma proibição a monetização de blogs de conteúdo adulto.
Abuso infantil: quaisquer blogs que vinculem imagens, vídeos ou material que seja caracterizado como Abuso Infantil (pornografia infantil, pedofilia, etc) serão imediatamente deletados assim que descobertos. O Google tem uma política de tolerância zero nesses casos.
Incitação ao ódio ou à intolerância / Conteúdo grosseiro / Violência: não use seu blog para disseminar idéias de ódio ou intolerância por causa de fatores como raça, etnia, religião, deficiência, sexo, idade, situação militar ou orientação/identidade sexual. Não use o blog para divulgar ou incitar a violência e nem use o seu blog para postar conteúdo grosseiro, cujo único objetivo seja chocar ou ofender outrem.
Direitos autorais: aqui está um dos maiores motivos de deleção de blogs pelo Google. Muitos blogs que oferecem links para download de conteúdo protegidos por copyright tem sido deletados nos últimos tempos. São os famosos blogs de download ou pirataria. E não adianta levar ao Google a desculpa de que tem muita gente fazendo a mesma coisa que você e postando conteúdo ilegal.
Informações pessoais ou confidenciais e questões de identidade: é proibido usar o Blogger para divulgar informações pessoais ou confidenciais de outras pessoas, como por exemplo números de cartão de crédito. Também é proibido usar o Blogger para forjar a indentidade de outra pessoa ou órgão de forma que o objetivo de tal blogs seja claramente confundir os visitantes ou denegrir e prejudicar esta pessoa ou órgão.
Spam : nunca use o Blogger para fazer spam, como por exemplo criar blogs com o único intuito de linkar outros sites a fim de beneficiá-los nos mecanismos de pesquisa.
Malware e Vírus: não use seu blog para disseminar malwares e vírus. Se você está com problemas relacionados a vírus e malware no seu blog, leia com atenção o artigo Redirecionamentos e malwares no Blogger e tente resolver o problema ou você pode ter o seu blog deletado.
Excluir  blogs infratores é necessário, já que o Google não pode hospedar blogs criminosos, pois isto prejudicaria a imagem da empresa. Obviamente, nem todos os casos de blogs deletados parecem justos e alguns realmente são mal conduzidos pelo Google e prejudicam blogueiros sérios e comprometidos com o seu conteúdo
Se o seu blog foi deletado e você não consegue entender o porquê, ou se você acha que está desrespeitando alguma regra do Blogger e tem receio que o seu blog seja deletado, poste suas dúvidas no Fórum do Blogger onde tem muita gente disposta a ajudar.
people_brain_bigger Teilor (@Teilor) é um dos principais colaboradores do fórum oficial do Blogger e autor do blog Without Brain.
39 Comments
Comments
  1. FIquei com medo agora! kkkkkkkkk.

    www.blogdomarcolinoo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de complementar o excelente post do Teilor, com uma dica: façam sempre backup do blog. Se acontecer de seu blog ser apagada acidentalmente, você poderá recuperá-lo em minutos

    ResponderExcluir
  3. Nossa sinistro. Mas como a Juliana recomendou, basta ler os termos de utilização do blog para ter problemas e outra grande ideia é a de fazer o backup do blog.

    Boas dicas Ju.

    http://hl-web.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Como identificar se a exclusão foi causada pelo Google?

    ResponderExcluir
  5. Grandes dicas, do Teilor e da Juliana.
    Quem anda direitinho e respeita a empresa e sua política de publicação não tem o que temer.
    O blogger é de graça, mas nem por isso é a casa da mãe Joana (que me perdoem as Joanas, é só um termo).
    Fazer backup é obrigação mesmo.
    Seus posts são de grande valor! Eu agradeço!

    Abração \o/

    ResponderExcluir
  6. Melhor dica, Juliana! hehehe Brincadeira... Teilor, excelentes dicas. Acho que quem não deve não teme. Por acaso saberias dizer se o WP oferece tantas restrições que justifiquem o fim do blog? Abração

    ResponderExcluir
  7. JULIANA!!!

    Ai eu tava navegando na WEB e econtrei um site em que o cara que gere o mesmo, plagiou seu template!
    E ainda teve a lata de dizer que o template é da sua autoria!

    http://informaticanaweb2.blogspot.com/

    TA AI O BLOG DO KIBADOR!

    ResponderExcluir
  8. Bem lembrado Juliana, manter um backup atualiza é essencial.

    ResponderExcluir
  9. Excelente artigo, Teilor.

    Apesar de não ser novidade, eu tenho medo do Google. risos!!!

    ResponderExcluir
  10. É Juliana meu blog foi suspenço ontem, mais ele é um Wordpress, não sei por qual dos motivos sitados aqui em seu post, mais estou meio sem animo agora para blogosfera já que esse erá meu melhor mês com o blog.

    ResponderExcluir
  11. Sinceramente.
    O blogger é feito para amadores.
    são 3 situações para usá-lo:
    1 - O pretenso "blogueiro não sabe nada".
    2 - Tem conhecimentos, mas, por preguiça ou comodidade fica no blogger mesmo.
    3 - Participa ativamente da vida do blogger como é o caso do Dicas Blogger.

    - As vantagens de um host pago, para quem quer ter um blog bem legal, usando o Wordpress são imensas.

    - As facilidades do blogger tb são imensas, mesmo se sujeitando aos problemas e riscos impostos.

    É colocar na balança e ver o que é melhor.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  12. orgasov, discordarei de você. Existem vários blogs profissionais usando a plataforma Blogger, entre eles o Usuário Compulsivo - que não é um metablog. O fato do Blogger ser gratuito e simples de usar, levou a sua popularização e consequente uso por "amadores", mas isto não invibializa seu uso até mesmo para blogs corporativos.
    Quem faz backup de tudo (template, widgets, posts e comentários) e usa domínio próprio, terá a oportunidade de colocar seu blog novamente no ar em cerca de 30 minutos, caso aconteça algum acidente. Abraços

    ResponderExcluir
  13. Existem blog miguxos na plataforma blogger, mas também vários blogs patéticos usando host pago com wordpress (incluindo blogs grandes).

    Medir a competência de um blogueiro pela plataforma é um pensamento raso demais, já que, como qualquer blogueiro minimamente profissional sabe, o que realmente importa é o conteúdo.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  14. Lucas Rodrigues Félix, identificar se um blog foi deletado pelo Blogger é fácil, afinal de contas, se o blog em questão sumir do seu painel administrativo e nem você e nem nenhum dos outros administradores do blog o tenham excluído, é sinal de que o blog foi deletado pelo Google.

    Acho também que o Google avisa por e-mail quando deleta um blog, mas não tenho certeza.

    HistoriaDigital, não entendo nada de blogs do Wordpress.com, mas sei que eles também tem algumas regras relativamente rígidas

    ResponderExcluir
  15. Amigo Fernando,

    Desculpe, mas vc deveria estudar um pouco mais sobre SEO, então, entenderia a comparação entre as plataformas.
    Óbvio que o conteúdo é mto importante, mas isso não quer dizer que não precisa se preocupar com outros fatores.
    O conteúdo é o motor do blog, mas, de nada adianta um motor de Ferrari, instalado num Fusca.

    ResponderExcluir
  16. Amigo Fernando,

    Desculpe, mas vc deveria estudar um pouco mais sobre SEO, então, entenderia a comparação das plataformas, óbvio que o conteúdo é mto importante, mas isso não quer dizer que não precisa se preocupar com outros fatores.
    O conteúdo é o motor do blog, mas, de nada adianta um motor de Ferrari, instalado num Fusca.

    ResponderExcluir
  17. orgasov, você poderia usar um perfil com identificação? É que normalmente não aprovo perfis do Blogger anônimos. Obrigada.

    ResponderExcluir
  18. Galera. quero aproveitar pra agradecer e parabenizar tanto pelo artigo em si como pelos comentários que em tiraram muitas dúvidas.

    há quem diga que meu fusquinha tem motor de ferrari kkkkk.

    abraço.

    ResponderExcluir
  19. um blog de um amigo meu foi excluido e ele ficou muito bravo mas eu dou uma dica para não corre risco de exclusão, Compre um dominio, é barato e seguro!

    http://www.ibaixe.com/

    ResponderExcluir
  20. Nem sempre é assim Juliana e devia de ter indicado isto no post.

    Quantos casos é que se encontra por aí em que o Google apaga o blog e depois volta a repor depois de montes de reclamações ? Se volta a colocar o blog online é que na verdade não há nada contra as regras deste serviço.

    Como costumo dizer, o que é de graça é bom, mas o que é pago é melhor ;)

    Em cinco anos, só tive 1 problema com 1 site. Tinha backups, tinha o domínio próprio... foi só mudar para outra empresa de alojamento ;)

    ResponderExcluir
  21. s4turno, no penúltimo parágrafo, o Teilor (autor do post) diz:
    "Obviamente, nem todos os casos de blogs deletados parecem justos e alguns realmente são mal conduzidos pelo Google e prejudicam blogueiros sérios e comprometidos com o seu conteúdo"

    ResponderExcluir
  22. O pior é que a pessoas criam blogs sabendo disso e criam o blog denovo toda hora eu acho que se eu fosse da Google e apagassem um blog que faça isso direto (Apagarem e criar denovo) eu baniria a conta do Blogger porque há muitas pessoas que fazem isso

    ResponderExcluir
  23. Quero uma ajuda: meu blog fala de celebridades, musica e afins, como sou muito fã do Dicas Blogger, utilizo um dos seus templates (http://tonyfebraio.blogspot.com/. Acontece que, recentemente venho disponibilizando algumas músicas para download. E já recebi 2 emails DMCA, para excluir a postagem que tinha este download. Não exclui, mas agora que li esse post achei sinistro. Com esses emails de DMCA meu blog pode ser excluído?

    ResponderExcluir
  24. Olá pessoal, eu estou desconfiado de uma coisa: Ontem eu instalei o LinkWithin no meu blog e hoje eu tava instalando aquele recurso de "continue lendo" (esqueci o nome) e nessas operações eu mexo com os códigos, afinal é preciso copiar , colar, enfim. E como eu tenho um contador sitemeter, eu vejo q sempre depois de fazer as instalações, venho recebido acessos indentificados como "google.com". Aí vem a minha questão, estaria eu sendo verificado por eles, ou é mta teoria da conspiração pensar assim? Eu tenho cuidado de publicar só conteúdo próprio, ou com licença Creative Commons, procuro observar as normas, etc... É plausível a minha desconfiança?
    Desde já agradeço!

    ResponderExcluir
  25. Acessos procedentes do Google, são daqueles que acharam seu blog através do sistema de busca. Se você não está fazendo nada de errado, relaxe

    ResponderExcluir
  26. Mas por acaso o Google dá um aviso prévio antes de deletar o blog? Desta forma se retirarmos o conteúdo que está contra as regras podemos ficar com o blog?

    ResponderExcluir
  27. Sim. O Blogger envia uma notificação por email.

    ResponderExcluir
  28. Tenho um blog de downloads desde 2005 e nunca perdi nada, mas salvo todos post em backup caso deletar so crio um novo.
    (Y)

    ResponderExcluir
  29. como é que faz um backup heim? boiei =x

    ResponderExcluir
  30. Rudry: Venho aqui com todo o respeito informar-te que EU NÃO COPIEI TEMPLATE NENHUM! O template que eu estava a usar era o Dicas Blogger 2.0. O meu blog era novo e eu não tinha consciência de nada, e eu sei que errei. Eu não queria causar transtornos a ninguém, apenas gostei do template que estava em uso no DB, e eu COM AS MINHA PRÓPRIAS MÃOS fui PESQUISAR COMO SE FAZIA e ARREDONDEI AS BORDAS, MUDEI AS CORES... Mas só porque eu adoro o DB. Eu agora já tenho um template exclusivo criado pela Clau.
    Peço muita desculpa à Juliana se causei algum transtorno.

    ResponderExcluir
  31. Desculpa eu ressuscitar esse post de Março de 2010, mas preciso perguntar para tirar uma dúvida, e blogs com domínio personalizado ? .com .com.br .net ? O Google supervisiona esses blogs com dominio "comprado" ?

    Obrigado desde já :)

    ResponderExcluir
  32. Olá Humberto, respondendo a sua pergunta, o Google monitora e pode deletar também blogs com domínio próprio que estejam descumprindo os Termos de Uso ou a Política de Conteúdo.

    ResponderExcluir
  33. Olá Teilor!, tive um blog de downloads recentemente excluido pela DMCA, e nem mesmo mandaram um aviso prévio para mim através de e-mail, ou outra coisa do tipo, assim..o Google pode excluir mesmo um site que possui um dominio proprio? tô querendo atualizar o meu blog através da opção "detalhes" do proprio blogger para um dominio proprio. aí talvez ele poderia excluir o meu blog/site, acho. Mas se eu cadastrar através de outro host de dominio o google pode mesmo deletar o meu blog? pensando desse modo então, o Google pode excluir o Baixaki, facebook, yahoo, Twitter, Terra, e tantos outros sites famosos que possuem dominios proprios? kkk. Quem é o google afinal? isso não faz sentido, acho.

    ResponderExcluir
  34. C@rLoS, não entendi bem o que você falou, mas se você tem um blog hospedado no Blogger que está ferindo a DMCA, independente de ter domínio próprio ou não, o Google pode excluí-lo e eventualmente o fará assim que descobrir o blog.

    ResponderExcluir
  35. Antes de tudo parabenizo o site, que é incrivel. e continuando o que dizia.. Um clássico exemplo, o dicasblogger.com foi desenvolvido no "blogger", estou certo? pois bem, este por sua vez exerce alguma influencia no site? outra perguntinha.. se o "dicasblogger" ñ fosse desenvolvido no blogger, o Google teria influencia sobre o site, como excluí-lo se ferisse os termos da DMCA? É apenas uma dúvida, já q tive problemas com a mesma, e pretendo evitar ao máximo.

    ResponderExcluir
  36. Sim, Carlos, independente de ter um domínio próprio, o Dicas Blogger está hospedado nos servidores do Google e são eles q definem os termos de uso. Cabe a nós, usuários, respeitá-los.

    ResponderExcluir
  37. ah tá ok, agora entendi Juliana, valeu pela ajuda, nunca tinha entendido muito bem isso, brigado pela resposta. sucessos pro site!

    ResponderExcluir
 
Dicas Blogger© 2007-2015 | Todos os direitos reservados | Design By Duy Templates
Top