Como instalar o Wordpress - Parte 1

Como instalar o Wordpress - Parte 1

6 10 99
Como instalar o Wordpress - Parte 1 10 6 99
Chegamos na parte mais delicada de toda a sua história com o Wordpress.org. Será a primeira vez (ou não) que você irá mexer com a instalação e manutenção dele. O tutorial de instalação será dividida em três partes. Duas formas de instalação da plataformas e uma forma de traduzir seu wordpress (caso ele seja em inglês).
A partir de agora as postagens serão voltadas para o Wordpress em servidor próprio. Quando a dica puder ser utilizada no Wordpress.com eu avisarei no início ou no final do post.

Preparado? Espero que sim. Leia com atenção todo o post antes de começar a instalação. Escolha o melhor método para você e mão na massa, ou no teclado. A primeira forma (parte 1) será através do seu FTP, onde precisaremos baixar o Wordpress, enviar para o servidor, criar um banco de dados e fazer as mudanças manualmente (um pouco mais complicado). A segunda forma (parte 2) será a instalação pelo painel de administração da sua hospedagem, muito mais rápido e “simples”.
Antes de começarmos, você tem uma hospedagem? Não? E um domínio? Também não?! Aí vão 3 links dos locais que você comprar seu domínio e sua hospedagem, para assim instalar o Wordpress. O Dicas Blogger usa e recomenda a Via Hospedagem

Instalação por FTP:

Para instalar por este caminho, você deverá saber o que é um FTP. Recomendo que leia o post no Sem Preceito sobre ele: FTP – O que é? Como utilizar?. Acesse o site do Wordpress.org e baixe a plataforma no link identificado na imagem abaixo. Instale em um local de fácil acesso, de preferência na sua área de trabalho.
download-wordpress
Extraia os arquivos, utilizando o WinRar ou o programa padrão do Windows. Os arquivos estarão dentro de uma pasta chamada “wordpress”.
Abra seu assistente de FTP (recomendo o FileZilla), faça o login com as informações do seu domínio (que, normalmente, são disponibilizadas pela hospedagem), abra a pasta “www” ou “public_html” e escolha em qual local você irá instalar o Wordpress. Nesse passo da instalação temos duas opções:
  1. Instalar na raiz do site, dessa forma poderemos acessar o blog através do link www.dominio.com.br
  2. Instalar em uma subpasta, por exemplo com o nome de “blog”. Dessa forma seu blog poderá ser acessado pelo link www.dominio.com.br/blog/
Recomendo a primeira opção. Então procure pelos arquivos do Wordpress pelo seu assistente do FTP (normalmente os arquivos do computador ficam no lado esquerdo), selecione todos e arraste até a pasta raiz (será a “www” ou a “public_html”). Caso você escolha instalar em uma pasta com o nome “blog” por exemplo, faça a pasta (clicando com o botão direito e em “Nova pasta”) e envie todos os arquivos para ela.
arquivos-ftp-filezilla
Aguarde os arquivos carregarem (são mais de 750, poderá demorar alguns minutos). Após eles carregarem, acesse seu domínio www.dominio.com.br OU www.dominio.com.br/blog (se você instalou o blog em uma subpasta). Um aviso de que determinada página não foi criada vai aparecer. Clique no botão “Criar um Arquivo de Configuração”.
instalar-wordpress
A partir deste ponto você precisa ter em mãos quatro informações: nome do banco de dados, senha do banco de dados, usuário do banco de dados e o servidor de banco de dados. Explicarei a seguir o que cada um é. Outro ponto importante: você precisa criar um banco de dados para o seu wordpress - Como criar Bases de Dados no cPanel.
Seguimos em frente. Leia a próxima página e clique em “Vamos começar!”.
instalar-wordpress2
Neste passo você só irá mexer em três campos, os três primeiros.
  • Nome do banco de dados: O nome do banco de dados que você criou com a ajuda do tutorial do Celso.
  • Nome do usuário: O nome do usuário que você fez na hora da criação do banco de dados.
  • Senha: Coloque a senha que você cadastrou junto do nome do usuário.
dados-instalacao-wordpress
Preencheu os dados corretamente? Clique em “Enviar”. Uma mensagem de sucesso vai aparecer com um botão “Começar Instalação”.
Prosseguindo. O próximo passo será definir o nome do blog e o seu e-mail. Você também poderá permitir ou não o acesso dos buscadores. Todas essas informações poderão ser alteradas sem problemas no futuro. Depois clique em “Instalar WordPress”.
dados-blog-instalacao-wordpress
Depois de preencher alguns dados para o seu blog, o Wordpress irá disponibilizar o seu login e a sua senha. Guarde essa senha enquanto ela não for alterada!!
Por padrão o Wordpress cria como administrador um usuário com o nick “admin”. Você poderá alterar criando um novo usuário para você (recomendado – ensinarei a fazer isso nos próximos tutoriais).
Clique em “Login” e digite seu login e a sua senha temporária.
Pronto! Wordpress instalado após todos esses passos. Se você “conseguiu” ler todo o tutorial, meus parabéns. Se não conseguiu entender patavinas de nada, espere até o próximo tutorial (parte 2) ou leia este novamente. Abraços! ;D
Luan Felipe (@luanfr) é o colaborador responsável pela coluna sobre Wordpress e autor dos blogs Sem Preceito e Luan Feelings.
7 Comments
Comments
  1. Meu parabéns pela iniciativa do DB de ensinar mais sobre esse "mecanismo" que é tão bom quanto o Blogger.

    ResponderExcluir
  2. Queria saber quanto custa a hospedagem...tipo eu já tenho domínio próprio, lá no site da via diz que custa o básico R$25,00 isso é mensal ou anual?
    essa é minha dúvida.

    ResponderExcluir
  3. Fabiano, este valor é mensal e você pode entrar em contato com o @Becher pelo Twitter

    ResponderExcluir
  4. heheheh, Em vidas passadas, já tentei instalar o Wordpress, umas três vezes.

    Vou tentar mais essa!
    Valeu!!!

    ResponderExcluir
  5. Consegui finalmente fazer tudo e já estou começando a remontar meu site =D

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pela dica, sou usuário Blogger a dois anos e entrei a pouco tempo no mundo wp, foi muito útil. Queria saber se você tem alguma dica de um bom plano de hospedagem pago, um que não seja muito caro e que não me der dor de cabeça.

    ResponderExcluir
  7. Excelente post, mas infelizmente os links pro sempreceito estão corrompidos.

    ResponderExcluir
 
Dicas Blogger© 2007-2015 | Todos os direitos reservados | Design By Duy Templates
Top