5 dicas para um síndico administrar um condomínio de forma eficiente

5 dicas para um síndico administrar um condomínio de forma eficiente

6 10 99
5 dicas para um síndico administrar um condomínio de forma eficiente 10 6 99



Eu sou um síndico, e agora?! A gestão de condomínios é complexa. Os deveres e responsabilidades do sindicato são numerosos, visto que é considerado o representante dos inquilinos, tanto em juízo como fora dele. Nesse cenário, não é incomum que aqueles que são eleitos repentinamente para o cargo tenham várias dúvidas sobre a função.

Pensando nisso, criamos este post, que traz boas práticas importantes para o exercício da gestão condominial de forma eficiente e precisa! Confira:

Atribuições básicas do sindicato

Antes de saber administrar bem um condomínio, é fundamental que o sindicato conheça suas atribuições básicas, ou seja, aquelas que não podem ficar fora do seu âmbito de atuação. Este profissional é responsável por toda a documentação do condomínio e por responder em juízo quando solicitado.

Mas, muito além das tarefas burocráticas, o sindicato deve atuar como um facilitador da comunicação entre os moradores, auxiliar os inquilinos na resolução de problemas e zelar pelo bem comum.

5 dicas para uma gestão eficiente de condomínios

1. Conhecer a legislação

O primeiro passo para uma boa gestão de condomínio deve ser o conhecimento da lei. No Brasil, o principal instrumento que regulamenta as empresas é o Novo Código Civil, em seus artigos 1.331 a 1.357. É dele que o sindicato aprende, por exemplo, quais são os direitos e deveres dos locatários.

Outro instrumento que deve ser desenvolvido com cuidado é o regimento interno. Afinal, é por meio desse documento que se estabelecem condutas, responsabilidades e demais informações que norteiam os moradores.

2. Realize a verificação anual da construção

Para que um condomínio funcione perfeitamente, sua estrutura e equipamentos devem ser mantidos sempre. Além disso, a documentação e os processos devem estar dentro da validade para evitar perdas.

Portanto, é essencial que o sindicato faça a verificação do prédio anualmente. Envolve estrutura, equipamentos e documentos que comprovem a execução dos serviços e também certificações.

3. Invista na comunicação interna

A falta de comunicação efetiva nos condomínios é uma das principais responsáveis ​​pelos problemas de todas as ordens. Por isso, uma dica importante é investir em estratégias de comunicação interna, que tornem o relacionamento entre sindicatos, lojistas e funcionários o mais harmonioso possível.

Existem diversos meios de relacionamento, como um software administração de condomínios, murais, e-mails e grupos nas redes sociais/

4. Esteja ciente das finanças

Os condomínios funcionam de forma semelhante às empresas. E, como eles, devem manter as finanças em dia para funcionar plenamente. Cabe ao sindicato, portanto, zelar pela parte financeira dos projetos.

Controlar as entradas e saídas de caixa e buscar o melhor custo-benefício na contratação de serviços, por exemplo, traz vantagens como redução de custos e minimização de encargos desnecessários, como o pagamento de juros.

5. Tenha cuidado ao contratar funcionários

A gestão de pessoas também é parte essencial de um condomínio. Para mantê-lo funcionando, são necessários diversos profissionais, que podem ser contratados ou terceirizados.

Independentemente do modelo de contratação, é fundamental ter muito cuidado na hora de escolher a equipe. Entre as ações válidas, podemos citar: criar estratégias precisas de recrutamento e seleção, verificar a idoneidade de cada indivíduo e investir em treinamento.

Pelo que você pode ver, ações simples podem dar uma contribuição significativa para a gestão do sindicato. Certamente é um cargo cheio de responsabilidades e que requer esforços. Porém, com as estratégias certas, é possível fazer uma gestão satisfatória.

0 comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO: Caso esteja com dificuldades com seu blog, abra um tópico no Fórum de Ajuda do Blogger que nós iremos te ajudar a resolver.


Os comentários passam por um sistema de moderação. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com pedidos de parceria;
- com propagandas (spam);
- com link para divulgar seu blog;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;

 
Dicas Blogger© 2007-2015 | Todos os direitos reservados | Design By Duy Templates
Top