Concurso Sefaz: o que estudar para a prova de Analista da Receita Estadual?

Concurso Sefaz: o que estudar para a prova de Analista da Receita Estadual?

6 10 99
Concurso Sefaz: o que estudar para a prova de Analista da Receita Estadual? 10 6 99


Processo seletivo inclui uma única etapa, composta por prova objetiva. Saiba o que estudar e confira as possibilidades de atuação no cargo.


Os processos seletivos para trabalhar na Secretaria da Fazenda de um estado estão entre os mais disputados do país. O órgão, que oferece boa remuneração mesmo em cargos iniciais, além de gratificações para os funcionários, também é prestigiado pelo importante trabalho que presta às unidades federativas.

O concurso Sefaz SC, responsável pela admissão de profissionais na Secretaria da Fazenda de Santa Catarina, está em andamento e terá suas provas aplicadas no dia 19 de dezembro, em Florianópolis. O edital completo, com todas as informações a respeito do processo seletivo, já está disponível para consulta.

Ao todo, são 58 vagas disponíveis para o cargo. Já está inscrito no certame, mas ainda não sabe o que estudar para garantir a sua vaga de Analista da Receita Estadual? Confira, abaixo, as principais informações sobre a prova e os assuntos cobrados.

Etapas de provas e o que estudar

O processo seletivo para Analista da Receita Estadual pode ser considerado curto e mais simples quando comparado a outros concursos públicos. Enquanto os certames da Polícia Militar, por exemplo, contam com cerca de cinco etapas, incluindo provas objetivas, testes psicológicos e testes de aptidão física, o concurso da Sefaz SC é composto por uma prova objetiva, caracterizando uma única etapa.

A prova tem duração de 5h no total e contém 100 questões objetivas, divididas entre conhecimentos gerais e específicos. Cada questão possui cinco alternativas, sendo apenas uma delas a resposta correta.

Ambas as áreas do conhecimento têm caráter classificatório e eliminatório; portanto, para ser aprovado, não é permitido zerar nenhuma das subdivisões da prova. Só serão considerados habilitados os candidatos que tiverem, no mínimo, 50% de acerto em ambas as subdivisões (conhecimentos gerais e específicos) simultaneamente.

Além disso, os candidatos que apresentarem média aritmética ponderada idêntica ou superior a 60 estarão habilitados e serão classificados conforme a ordem decrescente de médias. Abaixo, veja os assuntos cobrados em cada uma das áreas da prova.

Conhecimentos gerais

A prova de conhecimentos gerais da Sefaz SC é composta por 40 questões e tem peso 1 na avaliação geral da nota. Entre os assuntos cobrados no exame estão Língua Portuguesa, com 10 questões; Raciocínio Lógico e Crítico, com 08 questões;  Direito Civil e Empresarial, com 08 questões; Direito Constitucional e Administrativo, com 08 questões; e Contabilidade Geral, com 06 questões.

Conhecimentos específicos

Já a seção de conhecimentos específicos cobrados no exame inclui 60 questões no total. Seu peso é 3 na nota final do candidato e, portanto, deve ter atenção especial durante os estudos.

Fazem parte dos assuntos cobrados as temáticas de Legislação Tributária, com 35 questões; Direito Processual Tributário, com 15 questões; e Direito Financeiro e Tributário, com 10 questões.

Requisitos para o cargo

O cargo de Analista da Receita Estadual exige que o candidato tenha nível superior (graduação) concluído em qualquer área do conhecimento, desde que cursado em uma instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).

É necessário, ainda, que o candidato tenha 18 anos ou mais no momento da posse, tenha nacionalidade brasileira (ou portuguesa, conforme o Estatuto de Igualdade entre Brasileiros e Portugueses), esteja em dia com obrigações eleitorais e militares (caso seja do sexo masculino) e apresente documentos como declaração de bens, certidão de antecedentes e declaração de não acumulação de cargo público.

Vagas do último concurso

O último concurso da Sefaz SC para o cargo de analista, antes da edição atual, foi publicado em 2018 e incluiu, além das 90 vagas para analista, cadastro reserva para o cargo de auditor fiscal, que se divide em três especialidades distintas: Auditoria e Fiscalização, Gestão Tributária e Tecnologia da Informação.

0 comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO: Caso esteja com dificuldades com seu blog, abra um tópico no Fórum de Ajuda do Blogger que nós iremos te ajudar a resolver.


Os comentários passam por um sistema de moderação. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com pedidos de parceria;
- com propagandas (spam);
- com link para divulgar seu blog;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;

 
Dicas Blogger© 2007-2015 | Todos os direitos reservados | Design By Duy Templates
Top