Banner em sites: benefícios para investir nessa prática

Banner em sites: benefícios para investir nessa prática

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A comunicação visual é comprovadamente a mais eficiente entre os meios de interação com uma audiência. Instalar banner em sites é um recurso que eleva o estímulo visual ao seu nível máximo. 


Quando se comenta sobre a retenção do interesse e atenção do público, as peças visuais estão sempre em voga. No contexto das tecnologias digitais, manter uma audiência em sua página, diante de uma miríade de outras opções, é um desafio para qualquer produtor. 


A criação de conteúdo é o método mais empregado por organizações para atrair um potencial cliente. Seja por meio de sites ou redes sociais, é consenso que o novo paradigma consiste em, ao mesmo tempo, informar e entreter. 


A organicidade da publicidade, construída através da associação entre símbolos de uma marca a um produto, como árvores a um piso amadeirado, além da recomendação de clientes retidos, é nutrida no imaginário pela comunicação visual. 


A comunicação visual para além do texto, com o uso de figuras, cores e movimento, é capaz de despertar interpretações intuitivas que se fixam com mais rapidez na memória, atraindo o interesse cerebral e sentimental da audiência. 


No contexto dos sites, os recursos de imagem ajudam na diagramação do layout, indicando ao usuário formas de navegação simples entre seus recursos, além de compor landing pages e catálogos de produtos, como mobiliário para escritório


O banner para sites, portanto, exerce um papel fundamental na criação de anúncios em marketing digital, influenciando ainda o índice de qualidade de ferramentas de propaganda paga para motores de busca e redes sociais. 

Desenvolvendo um banner personalizado

Os banners personalizados são peças visuais que foram construídas em torno de um objetivo, seja anunciar um evento, sinalizar uma sessão do site ou compor um catálogo na página de venda da plataforma. 

A escolha de características como cores, tamanhos, elementos a serem incluídos e textos, depende da proposta da equipe de marketing. A construção dessas peças é supervisionada por um designer gráfico, em apoio com um copywriter


Esses profissionais sinalizam a meta principal deste tipo de trabalho: persuadir a audiência. Como as percepções humanas buscam pela simetria e harmonia de cores, formas e ritmo, essas áreas desenvolvem técnicas de medição dos compostos de uma peça visual. 


O uso de imagens na publicidade é anterior às plataformas digitais de venda de bateria 60 hp, empregadas desde os primeiros veículos, como os jornais. Apesar do surgimento em 1880 dos primeiros filmes fotográficos, o recurso ganhou popularidade a partir de 1920. 


As imagens estão em outdoors, anúncios em comerciais na TV, revistas e qualquer outro veículo de comunicação visual, disputando espaço com as palavras. O desenvolvimento de técnicas de texto curto em marketing nasce do impulso de conciliar ambas as formas. 


Atualmente, definir as imagens inseridas em um site para oferta de serviços de revestimento de parede para quarto, por exemplo, é uma parte indissociável da criação de layouts. Os banners para sites, portanto, assume diversas categorias, como: 

Fixos ou estáticos

Os banners estáticos são os mais utilizados na criação de sites, seja para blogs institucionais ou páginas de venda. São também mais simples, tanto em termos de criação quanto de implementação no layout de um site. Suas funções podem ser: 


  • Indicar sessões de produtos; 

  • Anunciar campanhas promocionais; 

  • Exibir descrições de autor em publicações de artigos; 

  • Anexar links e declarações de direitos autorais no rodapé. 


No contexto dos sites, podem ser inseridas por meio de imagens em formato de JPG e PNG, postas no código-fonte por meio de tags HTML do tipo “a href”, um método recomendado nos casos em que o banner possui muitos detalhes gráficos. 


Para banners mais minimalistas, compostos por cor única e poucos recursos acessórios, como banners voltados para formatar o rodapé, também chamado no Design Web de footer, a composição visual pode ser configurada diretamente no código-fonte. 


Linguagens de marcação e estilização como HTML e CSS fazem parte de toda a criação de um site. Além de definir onde ficam as imagens e o texto, também definem a posição, tamanho e extensão de tudo o que é exibido para o usuário. 


A linguagem de estilização CSS, pode ser empregada para formatar banners diretamente no código fonte do site. Seus atributos permitem a escolha de cores, efeitos de fade-in e fade-out, inserção de links, gradientes, formas geométricas e bordas.


Uma chamada de cesta de natal para empresas pode espalhar banners estáticos nas laterais da página, em formas geométricas de diâmetro pequeno e médio, com o cuidado de não sobrecarregar o efeito visual do site, evitando um aspecto sujo e cansativo.

Com animações

Toda animação é uma imagem a qual foi adicionado elementos que causam a sensação de movimento, isto é, imagens que ganham, em menor escala, recursos próprios do vídeo. Sua criação e implementação é proporcional ao efeito de maior impacto que causa. 


As animações para sites devem ser usadas com parcimônia, uma vez que sua configuração inadequada ou inserção de elementos em excesso, podem poluir a experiência do usuário. Um site ruidoso apresenta, em média, uma taxa de rejeição maior. 


Por outro lado, os banners animados podem servir para limpar a aparência do site, sintetizando informações em um design mais simples e agradável ao olhar. É o exemplo dos slides que reúnem várias imagens em Javascript.


São usualmente posicionadas na página inicial do site, uma espécie de menu que condensa imagem e texto sobre as publicações, produtos como bateria estacionária gel, novidades e páginas mais acessadas pelos usuários, com um link anexado. 


Os banners animados podem ser desenvolvidos em programas de edição que suportem o formato GIF ou de vídeo. Outra opção, mais usada nos sites profissionais, é a programação de uma API simples (Application Programming Interface) em Javascript


Para o caso das APIs, elas também servem para a configuração de banners interativos, que viabilizam a inserção de informações, resposta ou armazenamento dos dados fornecidos pelo usuário. São empregadas em estratégias de conversão de tráfego em leads. 


Uma equipe de marketing estratégico para um serviço de higienização de estofados, por exemplo, pode aplicar conceitos como o funil de vendas para aquisição de leads e sua posterior qualificação em vendas. 


Os leads são termos usados para separar uma categoria distinta de audiência. São visitantes, ainda não convertidos em clientes, mas interessados o bastante no negócio para fornecer informações de contato, como e-mail ou telefone. 


Uma vez integrados à base de dados da empresa, esse perfil de audiência mantém um nível de relacionamento distinto com a marca, exigindo uma abordagem em marketing diferente para essa categoria. 


Os banners interativos são ferramentas muitas vezes usadas para essa captação de informações que transforma visitante em lead. O uso de recursos visuais, além de sintetizar dados que seriam dispostos em texto, mantém a atenção do usuário por mais tempo. 


Impactos do banner para o sucesso de um site

Os banners para site, sejam estáticos ou animados, são um recurso visual indispensável para o desenvolvimento de uma plataforma online, mesmo nos projetos mais minimalistas, que exigem um número menor de elementos em tela. 


Eles servem para organizar conteúdo, atribuir beleza, sinalizar ações e eventos, comunicar-se com o usuário e muitas outras utilidades, demonstradas por meio de seus muitos benefícios que agregam uma estrutura de marketing digital: 

1 - Identidade visual

A identidade visual é tudo aquilo que pode ser reconhecido como intrínseco à marca, como sua essência. Símbolos, cores, logotipos e lemas são todos elementos visuais que compõem a identidade de marca, trabalhados em um banner

2 - Autoridade de marca

A autoridade de marca é a percepção de uma produtora de crachá de empresa, por exemplo, como especialista em seu mercado. Consumidores e potenciais interessados tratam uma empresa de autoridade como referência no produto ou serviço que oferece. 

3 - Comunicação humanizada

A humanização de marcas é um tema sob discussão, nascido das demandas por um modo mais interessante de criar peças publicitárias, de modo a convencer o usuário a consumi-las. Para isso, é vital incluir elementos subjetivos à comunicação. 


O trabalho visual múltiplo gerado pelo banner em um site, acrescenta o elemento subjetivo, alegórico, tão necessário para a comunicação humanizada. Assim, além de reter em cerca de 60% a atenção do usuário, cria-se um vínculo que pode convertê-lo em lead.

Conclusão

O banner é um recurso que envolve texto, desenhos, formas e cores, dispostos de modo a gerar uma peça rica em conteúdo visual. A construção trabalha com elementos lúdicos do aprendizado e associações lógicas típicas do pensamento humano. 


Por isso, investir em programas e tecnologia para a criação de banners, bem como empregar e treinar profissionais para essa função, faz parte da construção de uma equipe de marketing eficaz, formadora de campanhas e estratégias de sucesso. 


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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