Persona: o que é e o que você precisa saber para desenvolver a sua

Persona: o que é e o que você precisa saber para desenvolver a sua

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Persona: o que é e o que você precisa saber para desenvolver a sua 10 6 99


A persona é uma espécie de personagem desenvolvido por empresas para que o público-alvo seja melhor representado, indo além das colocações básicas de um consumidor, trazendo então uma maior assertividade nas estratégias criadas.


Apesar de ter grande importância para o próprio entendimento da empresa sobre e seu nicho de atuação, bem como de potenciais oportunidades que podem surgir, encontrar uma persona é, de uma forma ou de outra, uma maneira de criar um autoconhecimento.


Por exemplo, ao definir a persona certa do seu negócio, uma loja de café da manhã na empresa pode trabalhar melhor seus posicionamentos nas redes sociais, abrindo espaço para um maior interesse por parte das pessoas ideais


No artigo de hoje, vamos entender mais sobre a formação de uma persona e todos os cuidados que as empresas devem tomar, abrindo debate ainda para a importância que esse conhecimento tem para os negócios dos mais diversos segmentos além das vendas.

Afinal, o que é uma persona?

Descobrir e entender uma persona é parte essencial para as estratégias de marketing nos dias de hoje. Isso porque esta é uma representação próxima daquilo que de fato compõe a característica de um cliente ideal, indo além das informações essenciais, como:


  • Gênero;

  • Idade;

  • Localidade;

  • Classe social;

  • Entre outros.


Estes são dados que, apesar de fazerem parte da composição de uma persona, ajudam a entender as primeiras demandas que aproximam a empresa do consumidor, são apenas uma parcela, em comparação com aqueles que de fato criam um personagem.


Afinal, assim como em muitas histórias, personagens vão além daquelas informações básicas, sempre apresentando outras particularidades, que podem unir comportamentos, preferências, gostos, propósitos, sentimentos e escolhas pessoais e profissionais.


De um modo geral, podemos entender que o cliente de um notebook semi novo não é apenas um homem, de classe média, com idade entre 25 a 35 anos. Agora, por meio da persona, é possível entender o que ele traz além dessas informações.


Logo, identifica-se quais as empresas que ele compra, os lugares onde costuma ir, seus comportamentos diante de fatos políticos, sociais ou culturais, aquilo que ele deseja alcançar como profissional ou como pessoal, dentre outros fatores do gênero.


Todo esse levantamento é importante para que uma empresa entenda mais sobre a pessoa que estará interessada em seu produto, sabendo, ainda, humanizar sua comunicação e até mesmo suas vendas, conseguindo criar com estas uma maior conectividade.


Para chegar a essas informações e à resolução real de quem é um cliente ideal de produtos de uma empresa de calendário personalizado com fotos, por exemplo, é importante ir atrás dessas informações em ambientes certos, por meio de fontes seguras.


Tal como por meio de uma pesquisa com potenciais clientes, uma loja de roupas pode chegar a algumas conclusões, fazendo perguntas que possam colocar em pauta as rotinas dessas pessoas, incluindo suas famílias, seus trabalhos e círculo de amigos.


Cada informação solicitada pode servir para alguma ação da empresa, e pode ter um grande diferencial dentro das estratégias de venda. Ainda sobre o exemplo anterior, podemos encontrar um bom grupo de pessoas que podem se interessar no produto.

Por que a persona é importante para uma empresa?

Como entendemos há pouco, saber exatamente para quem uma empresa está vendendo, e logo, comunicando, é essencial para que todo um pensamento de estratégias seja executado, apontando a melhor resposta possível para melhores ações de compra.


Mas, para além de uma maior lucratividade, que acontece devido a uma boa conversa com o público-alvo da empresa, é possível alcançar uma maior estruturação da autoridade e do valor da marca no mercado, seja para clientes ou até mesmo para os concorrentes.


Afinal, empresas que melhor se comunicam com seu público acabam ganhando uma maior notoriedade, visto que conseguem ter em mãos uma conectividade que transparece não apenas nas contas da empresa, mas também nas principais comunicações.


Podemos pensar como exemplo uma gráfica de convites personalizados, que mantém uma comunicação interessante com o público que tem, trazendo maior interesse por parte dos clientes, mas também se transformando em uma referência para outras da área.


Outra boa vantagem de uma empresa trabalhar a construção de uma persona é o possível descobrimento de uma segmentação melhor para ser trabalhada. Isso faz com que a empresa entenda melhor para quem seu produto é feito, e foque nesse nicho.


Um bom exemplo disso são empresas de serviço de motoboy que, ao descobrir de fato as empresas que são sua persona, neste caso representada pelo tomador de decisões, pode passar a prestar serviços com foco para pizzarias, um grupo dentro de sua área.


Isso faz com que, instantaneamente, uma melhor forma de comunicação com esse público seja criada, ampliando as chances de fazer com que o produto chegue de forma adequada àquele público-alvo que a empresa trabalha, como no exemplo, empresas de entregas.

Passo a passo: como criar a persona do seu negócio

Agora que já entendemos melhor a importância de uma persona e o que de fato ela representa, chegou o momento de entender como é possível colocá-la em foco dentro da empresa, sabendo os passos certos para encontrá-la. Veja a seguir:

1 - Levante dados e faça pesquisas

Para encontrar de fato a persona da sua empresa, é preciso saber que você ou a equipe responsável por essa procura dentro da sua empresa deverá se debruçar em pesquisas e levantamento de informações e dados que possam levar ao resultado desejado.


Para isso, é essencial não se ater apenas a dados de consumidores ou de redes sociais, mas também utilizar esses dados iniciais como um artifício para chegar em informações mais detalhadas, podendo fazer uma pesquisa ou entrevistas com pessoas específicas.


Por exemplo, muitas empresas que fazem levantamentos para descobrirem o consumidor ideal de sua empresa costumam a chamar pessoas, por meio de mensagens em banner informativo, para contribuírem com suas opiniões sobre produtos e serviços.


Em meio a isso, pode acontecer o levantamento de uma informação relevante, além de uma constatação sobre o que todos os participantes têm em comum.

2 - Faça uma imersão nas informações ideais

Após obter as informações com as pessoas certas, vistas como o público ideal para sua empresa, é importante analisar essas informações e fazer uma imersão nelas, entendendo cada demanda comportamental que tenha ligação com a ação de compra.


Só assim será possível entender as melhores formas de venda para essas pessoas, de fazer conteúdos baseados em seus gostos e preferências, e também saber como melhorar as campanhas já feitas, visando um maior aproveitamento do dinheiro investido.

3 - Fuja de estereótipos

Algo essencial dentro da pesquisa sobre personas é não se ater a estereótipos na hora da construção desse personagem, ainda mais em preconceitos, ou qualquer outro comportamento individual que distancie a empresa da realidade.


Por exemplo, na venda de um novo carro com um excelente airbag frontal, uma empresa pode passar a entender que as mulheres são as maiores compradoras do produto, e que elas costumam a pensar mais em trabalho no que no dia a dia materno.


Isso fará com que a empresa desmitifique tudo o que por muito tempo foi feito como parâmetro e realidade dentro da comunicação, em especial na publicidade. Entender mais como o machismo, o racismo e outros preconceitos prejudicam a persona é fundamental.

4 - Fique por dentro das tendências

Não se prenda somente a dados de pesquisas e altas imersões naquilo que o cliente ideal parece para você e sua empresa. É importante também manter um bom equilíbrio com as tendências do momento, sabendo exatamente o que é interessante para sua marca.


Como uma loja em um shopping, que ainda disponibiliza produtos e serviços em um espaço que não parece mais agradável para seus clientes e para todas as pessoas que ali passam, sendo considerado algo ultrapassado e fora da moda, por exemplo.


Em outro caso, é possível saber se um produto é, atualmente, mais ligado a um tipo de nicho ou não, como o caso dos vinis, que antes eram um prazer de pessoas mais velhas, mas que hoje são um hobby recorrente entre o público mais jovem.

Considerações finais

Entender a persona de uma empresa é, de certa forma, saber exatamente qual é o consumidor ideal para ela, o que pode trazer um maior frescor para as estratégias de venda e, principalmente, de comunicação.


A obtenção desse personagem fictício, porém, próximo da realidade do seu negócio, pode ser facilmente conquistado pelas equipes responsáveis, se alguns passos básicos, como pesquisas e o levantamento de dados forem feitos.


Assim, empresas têm em mãos características de consumidores importantes, que podem oferecer à referida companhia uma maior exatidão não apenas nas vendas a serem feitas, mas também na produção dos produtos e serviços ofertados.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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