Marketing digital: quais são os principais investimentos

Marketing digital: quais são os principais investimentos

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O marketing digital é um conceito que cada dia mais tem ganhado espaço no mercado, sobretudo por conta do avanço que a tecnologia tem feito nas relações comerciais.

O termo se refere ao conjunto de estratégias utilizadas para promover sua marca na internet. Assim, seja uma pequena empresa de serviço de motoboy ou uma grande indústria de cosméticos, ambas podem alcançar resultados muito melhores.

O mercado atual está completamente transformado. Graças ao impulsionamento gerado pela tecnologia, as pessoas estão cada vez mais propensas a consumir pela própria internet. Porém, esse recurso veio acompanhado de diversas mudanças.

Por conta destes avanços e da facilidade de conseguir informação, o perfil do cliente mudou, sendo muito mais exigente com o que um negócio precisa apresentar. Por isso, as técnicas tradicionais de marketing já não funcionam tão bem quanto antigamente.

O marketing digital vem na contramão desse tipo de ação, explorando todo o potencial da internet para conseguir oferecer um material de qualidade para o cliente, fazendo com que ele decida passar mais tempo em um site.

Quanto mais tempo um consumidor permanece em sua página, maiores serão as chances de você conseguir um bom engajamento, utilizando estas ferramentas para criar uma base de público maior e conquistar mais conversões.

Estar desconectado hoje em dia é um feito muito difícil. A internet está presente como uma constante na vida de qualquer pessoa. Até mesmo para comprar um calendário personalizado com fotos a transação pode ser feita online.

Além de que principalmente a tecnologia móvel tem sido uma grande catalisadora disso, com a potência que os smartphones trouxeram com sua evolução.

Por conta de todos estes avanços, o mercado e a forma de se negociar também acabou sofrendo mudanças, enquanto as pessoas começam a ter mais tranquilidade para consumir produtos e serviços pela web.

Por isso, integrar-se das mais novas técnicas de marketing e saber como aproveitar o melhor deste potencial acaba se tornando uma necessidade para qualquer empresa que deseja se manter competitiva no mercado.

Vantagens e tipos de investimentos

Saber onde investir é um passo fundamental para sua empresa. As ações de marketing digital, embora tenham um custo bem menor do que as ações tradicionais, ainda precisam de investimento.

Ao criar um banner informativo para um site ou blog, por exemplo, já é investir em suas estratégias, mas é preciso se certificar de estar fazendo as melhores escolhas.

Escolhas erradas podem fazer você não conseguir o resultado que deseja, ou até mesmo ficar em prejuízo. Por isso, é fundamental que você compreenda os tipos de ação disponíveis no marketing digital antes de fazer sua escolha de investimento.

Vale lembrar que, assim como a própria tecnologia, o marketing digital está em constante evolução. Dessa forma, novas técnicas surgem a cada dia, e cabe a você compreendê-las e identificar se elas se encaixam em suas estratégias.

1 - Marketing de conteúdo

Um dos principais pilares do marketing digital, o marketing de conteúdo (ou content marketing) oferece uma das principais necessidades do cliente hoje: a informação.

O acesso rápido e direto a internet permite que o consumidor tenha qualquer informação que precise a um toque.

Por conta disso, ao invés de simplesmente esperar uma propaganda aparecer, o cliente procura soluções para sua necessidade em seu smartphone. Assim, um cliente que deseja airbag frontal em seu veículo, procurará saber mais sobre o item.

O marketing de conteúdo trata exatamente desse tipo de necessidade. É ele que vai passar as informações adequadas para que o cliente se sinta instigado a consumir com sua empresa.

Vale lembrar que a ideia principal do marketing de conteúdo é instruir e informar. Você precisa apresentar um conteúdo profundo e de qualidade, buscando resolver o problema de seu cliente, mais até do que vender.

O mercado digital tira muito do poder de fechar negócios das mãos do empresário. Quem toma a decisão final é o consumidor, e por isso, esse tipo de estratégia acaba sendo um grande diferencial.

Isso porque, quanto mais qualificado for seu conteúdo, mais confiança será construída neste relacionamento entre consumidor e marca. Assim, o cliente terá confiança de contar com você quando ele próprio não conseguir resolver a situação.

É importante frisar que este tipo de ação é pensada a longo prazo. É preciso criar um ambiente de confiança para seus clientes, bem como se posicionar no mercado como uma referência do assunto.

Por isso, é preciso criar cada vez mais conteúdo qualificado, sem pressa de retorno sobre este tipo de investimento. 

Algumas empresas de entregas buscam apresentar sua qualidade através da internet, oferecendo boas tarifas e um tempo de entrega reduzido.

Assim, seus clientes começarão a aumentar de maneira orgânica, alcançando muito mais espaço no mercado.

2 - Search Engine Optimization

Esta é uma sigla que está em constante ascensão pelo mercado digital. Trata-se de um conjunto de ferramentas para otimização de seus resultados em sites de pesquisa.

O SEO, que em tradução livre significa “Otimização de Motores de Busca”, possui uma grande força no mercado, devido a qualidade e a quantidade de utilizações que ele proporciona.

Quando um cliente tem uma necessidade, como saber sobre rótulos em inglês, o mais comum é procurar em um site de pesquisas sobre este tipo de recurso. Através da utilização de palavras-chave, ele digitará em um buscador o que precisa.

Então, a ferramenta utilizará uma série de algoritmos para buscar em seus bancos de dados as melhores páginas na internet para encontrar o que ele estava procurando. Ao fazer isso, ele as entrega ao cliente em forma de uma lista de links.

Normalmente, um usuário encontra exatamente o que estava procurando entre os primeiros links, não chegando a encontrar nada além das primeiras páginas de pesquisa. Por isso, quanto mais próximo do topo você estiver, melhor.

Para conseguir subir seu ranqueamento, você pode utilizar uma série de técnicas dentro do SEO. Assim, seu projeto de loja de roupa já sairá na dianteira quando você fizer o lançamento.

Entretanto, é preciso tomar muito cuidado. Existem algumas ações que parecem oferecer resultados mais rápidos, mas podem acabar prejudicando seu site a longo prazo.

Estas técnicas tem o objetivo de burlar as ferramentas de busca para que você consiga aparecer à frente nas pesquisas. Entretanto, há um bom tempo, esse tipo de recurso tem sido vistoriado pelos mecanismos dos buscadores.

Isso porque é interessante para eles também oferecer sempre o melhor resultado possível para os clientes, garantindo assim que eles voltarão a utilizar a ferramenta.

Por isso, os algoritmos são marcados para identificar e encontrar esses problemas e eliminá-los.

Por outro lado, se você fizer as técnicas corretas de SEO ao longo do tempo, as chances de sua empresa subir no ranqueamento são enormes, tornando-a uma das principais líderes de mercado em sua área de atuação.

3 - Redes sociais

De todo o período que um usuário comum passa na internet, a maior parte dele é em redes sociais. Estas ferramentas se popularizaram, e a cada dia milhões de novos usuários fazem cadastro nas principais plataformas.

Por conta da quantidade de pessoas e do tempo utilizado nas redes sociais, seja por meio do smartphone ou de um notebook semi novo, não demorou muito para o mercado entender que precisava fincar sua presença neste tipo de plataforma.

Por isso, é fundamental que sua empresa utilize corretamente todas as funcionalidades de cada rede social.

Hoje em dia, as próprias empresas responsáveis pelas redes sociais auxiliam o acesso de empresas, através de contas comerciais e facilidades dentro das plataformas para você conseguir se posicionar melhor.

Além disso, a possibilidade de interação rápida e direta do público acaba se tornando um grande diferencial, atraindo cada vez mais consumidores para conhecer sua empresa.

Entretanto, é importante ter em mente que você não pode estar em todas as redes ao mesmo tempo. Isso porque estar presente em uma destas plataformas não é simplesmente fazer um cadastro e esquecê-lo ali, para que as pessoas sigam.

Trata-se de utilizar as ferramentas das redes para conseguir resultados mais positivos, através de engajamento sério e comprometido. Por isso, muitas vezes é melhor estar em menos plataformas, desde que você possua mais interação com o público.

Para saber quais redes você deve priorizar, o ideal é compreender seu público-alvo. Este grupo de pessoas provavelmente utilizará alguma rede favorita, e você pode começar a aplicá-la nesta plataforma especificamente.

Vale lembrar também que as redes sociais possuem diversas variedades de conteúdo, uma vez que é possível encontrar redes específicas para a maioria das mídias, como:

  • Textos;

  • Vídeos;

  • Imagens;

  • Áudios.

Por isso, é ideal que consiga criar conteúdo adequado para a rede que está usando. Em uma ambiente onde fotos e imagens são o foco, criar textos grandes e deixar de lado a produção gráfica pode acabar prejudicando seu processo criativo.

Considerações finais

O marketing digital é uma das principais ferramentas da atualidade, pois permite um tipo de interação muito mais adequado e funcional, o que acaba atraindo mais público para sua empresa.

Por isso, é importante compreender suas bases para identificar o que você já consegue fazer e qual norte deve te guiar para conseguir cada vez mais acessos para a sua empresa, convertendo mais vendas e se tornando referência no mercado.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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