Loja online: 3 benefícios para vender

Loja online: 3 benefícios para vender

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A loja online é uma modalidade de compra e venda que tem crescido muito nos últimos tempos ao redor do mundo. Para quem já tem um estabelecimento físico, adotar esse tipo de comércio é uma possibilidade para fazer o negócio crescer.

Os consumidores perceberam as vantagens dessa modalidade de compra porque ela é mais prática e, geralmente, os produtos são mais baratos. Além de que há a facilidade em encontrar praticamente tudo o que precisamos.

Para os empreendedores, as vantagens também são muitas, visto que não há as mesmas despesas de um espaço físico, além de ser possível vender para qualquer lugar, inclusive para o exterior.

Enquanto uma loja física está restrita à sua região, a loja virtual pode atender pessoas de qualquer lugar, e como resultado, as vendas são maiores.

Inclusive, o aumento de pessoas que acessam a internet por meio de dispositivos móveis acelerou o crescimento dos comércios online, que vieram para ficar. 

Visto a comodidade que essa modalidade de compra traz, a tendência é que o consumidor adote essa postura definitivamente.

Isso significa que quem não se adaptar a ela, terá de arcar com alguns prejuízos, como a perda de espaço para a concorrência.

Pensando nisso, neste artigo, vamos apresentar a definição de loja online, por que ela compensa tanto, bem como seus benefícios. Acompanhe!

O que é loja online?

Loja online, loja virtual, comércio eletrônico e e-commerce são nomes dados a uma plataforma que promove compra e venda de produtos e serviços por meio da internet.

Em uma loja virtual é possível encontrar, além de ofertas, informações relevantes sobre os produtos, como descrição, preço e formas de pagamento, permitindo que os consumidores adquiram tudo o que precisam, sem precisar sair de casa.

As empresas de instalação elétrica, por exemplo, podem ter uma loja virtual onde os clientes compram serviços como materiais elétricos, instalações, projetos de eletricidade dentre outras possibilidades.

Esse tipo de loja pode ser uma extensão de um espaço físico, ou seja, uma loja pela internet que venda a mesma coisa que sua matriz, ou, então, ser exclusivamente online, como no caso dos e-commerces.

É importante, no entanto, que você entenda a diferença entre um e outro. O e-commerce, ou comércio eletrônico, é uma marca que vende seus produtos e serviços exclusivamente pela internet.

A loja virtual, por sua vez, pode ter sua versão física, e os clientes podem têm a opção de retirar as mercadorias nesses locais ao invés de recebê-las em casa. Inclusive, algumas empresas adotam essa modalidade.

Para ficar mais claro, no e-commerce, se você comprar um computador novo, vai fazer toda a transação da compra pelo site, seguindo o seguinte procedimento:

  • Acesso à plataforma;

  • Escolha do produto;

  • Escolha da forma de pagamento;

  • Preenchimento dos dados;

  • Recebimento da mercadoria em casa.

No entanto, no caso de uma loja online, você pode comprar e pagar pela loja virtual e retirar seu computador na loja física.

Agora que você já sabe o que é uma loja online, no tópico a seguir, vamos mostrar por que vale a pena investir nessa modalidade.

Por que investir em uma loja online?

Essa pergunta deveria estar bem esclarecida para os empreendedores, afinal, é cada vez maior o número de pessoas que preferem comprar dessa maneira.

Além disso, o investimento inicial para abrir esse tipo de comércio é muito mais baixo, pois você não precisa arcar com despesas diárias e mensais, como:

  • Aluguel;

  • Internet;

  • Contas de água e luz;

  • Funcionários.

No meio digital, toda essa burocracia não é necessária, o que vale a pena, inclusive, ela ser vista como uma filial.

Se uma revenda de tela de proteção para apartamento quiser abrir uma filial, pode ver na loja virtual a solução, bastando apenas comprar um domínio, criar um bom layout, variar as formas de pagamento e já estará pronta para funcionar.

Por falar em funcionamento, estamos falando de um investimento que vale a pena porque você não precisa fechar a loja, como faz no seu estabelecimento físico.

O funcionamento da loja online é 24 horas, ou seja, você estará vendendo a qualquer hora do dia ou da noite, o que ajuda a elevar os lucros.

Ademais, mesmo vendendo durante o dia inteiro, nos sete dias da semana, essa modalidade de negócio tem um custo muito menor de manutenção, pois a depender do que vai vender, não necessita de grandes investimentos para fazer um bom gerenciamento.

Por exemplo, o valor que você vai pagar em um plano de site para manter o seu negócio é muito mais barato do que o valor do aluguel de um imóvel comercial.

A internet é acessada por bilhões de pessoas ao redor do planeta, e todas elas terão a chance de conhecer, por exemplo, uma loja especializada em itens personalizados, como cordão para caneca e copos customizados.

Se mais pessoas conhecem o seu negócio, maiores são as chances de venda, porque como ficou claro, você alcança um número grande de consumidores.

Além disso, o empreendedor consegue fazer algumas análises em tempo real, exemplo disso é o fato de que quando um visitante acessa a plataforma de vendas,  ele deixa alguns rastros que permitem entender o seu comportamento.

É possível saber como ele chegou ao site, quando clicou em um anúncio e, ainda, quais páginas ele visitou. Tendo essas informações em mãos, você é capaz de elaborar boas estratégias de marketing para alavancar ainda mais o negócio.

Você já entendeu porque estamos falando de um meio interessante para atuar nos dias atuais, certo? A seguir, vamos falar sobre os benefícios da loja online.

Vantagens de uma loja virtual

Hoje em dia, se uma pessoa pode comprar aula de inglês infantil, ela vai escolher essa modalidade porque as crianças podem fazer sua aula em casa, como todo conforto e segurança.

A compra de produtos e serviços pela internet tem muito peso na vida do consumidor e dos empreendedores, porque ela traz benefícios como:

1.  Mais comodidade

Os consumidores não têm mais dúvidas de que comprar pela internet é muito mais cômodo, uma vez que podem fazer isso a qualquer momento e de onde estiverem.

Além de evitar o trabalho de se dirigir até uma loja, as vendas online facilitam a vida das pessoas idosas, deficientes físicos e outros públicos que têm algum tipo de dificuldade.

Só que o conforto e a praticidade não beneficiam só os clientes, mas também os empreendedores. Se você quer vender bolsa maternidade moderna pela internet, vai ser muito mais cômodo administrar seu negócio se ele for online.

É possível controlá-lo de qualquer lugar do mundo e usando qualquer tipo de dispositivo, tanto um celular quanto um notebook.

Isso acontece porque essas plataformas fazem armazenamento em nuvem, bastando apenas ter acesso à internet para controlar pedidos, contatos, situação do estoque e muitas outras necessidades.

2. Divulgação mais barata

Por depender exclusivamente da internet para sobreviver, uma loja virtual usa o marketing digital para divulgar sua marca, produtos e serviços.

Esse tipo de marketing faz uso de ferramentas que segmentam o público, dessa forma, as campanhas vão impactar exatamente aquelas pessoas que se interessam pelo que é vendido, ou seja, que estão mais propensas a comprar.

Isso se configura como um excelente custo-benefício, visto que uma loja que vende, por exemplo, luminária led escritório e outros itens relacionados, consegue aumentar suas oportunidades de negócio sem precisar gastar muito com isso.

Por outro lado, uma loja física pode precisar investir, além do marketing digital, em outras estratégias, como outdoors, anúncios por rádio e TV, panfletos, etc.

Apesar de parecer que ela está sendo mais divulgada, boa parte dessas campanhas vai atingir pessoas que não se interessam pelo produto ou serviço vendido.

3. Múltiplos estoques

Por falar em estoque, existe a possibilidade de uma loja de material de construção virtual trabalhar com estoques físicos e virtuais para agilizar a entrega.

O estoque físico é aquele que se encontra no seu estabelecimento e, ao receber a compra, você separa, embala e envia.

Por outro lado, também é possível ter um estoque virtual e essa é uma das vantagens das lojas online, uma vez que você pode anunciar os produtos sem ter nada no estoque.

Neste caso, tudo o que o consumidor comprar sairá direto do fornecedor, cabendo a você apenas encaminhar as informações do pedido para ele.

É uma maneira de reduzir custos com frete e estocagem de mercadorias, além de não correr o risco de ter produtos encalhados.

Conclusão

As lojas virtuais conquistaram adeptos no mundo todo, tanto para quem vende quanto para quem compra. Tendo isso em vista, é uma oportunidade de negócio vantajosa e que com certeza vai te ajudar a ampliar a sua marca.

Agora que você já conhece as suas vantagens, sabe que investir nesse negócio é só vantagens, expandindo a sua empresa no mundo virtual, tendo a garantia de obter resultados a curto, médio e longo prazo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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