Perdi todas as imagens do meu blog e agora? Saiba como prevenir

Perdi todas as imagens do meu blog e agora? Saiba como prevenir

6 10 99
Perdi todas as imagens do meu blog e agora? Saiba como prevenir 10 6 99
Tão desesperador quanto não encontrar o blog, é ver um círculo preto com o sinal de menos no lugar das imagens. Principalmente, quando não se tem a mínima ideia de como isso pode ter acontecido. Hoje em dia as imagens são parte das postagens, são elas que dão charme ao texto, quebram a seriedade do artigo e orientam o passo-a-passo pra quem está em dúvida sobre como deve ser feito. Além disso, a fixação do conteúdo do artigo fica facilitada com a exibição de imagens que se integram ao texto.


Um dos motivos para tal desespero é a integração mal assimilada pelo usuário entre os serviços do Google. Por mais atrativa e fácil que essa integração seja, ela pode ocasionar sérios danos ao blog, alguns deles irreversíveis. Em regra, o usuário apenas faz uso do serviço. Não procura se ater a alguns detalhes extremamente importantes e, quando se dá conta, realizou um procedimento simples que afetou o blog onde ele nem pensou que iria afetar. É isso o que ocorre com a integração Blogger, Google+ e Picasa. Veja o texto orientativo em um tópico no Fórum do Blogger:
"Nos últimos meses temos vistos usuários aqui no fórum reportando que suas fotos não aparecem mais nos seus blogs e no lugar aparecem quadrados pretos. Isso ocorre quando a imagem ou o álbum em que a imagem se encontra foram deletados do Picasa ou do Google+. Toda vez que você faz uma postagem com uma imagem em seu blog, a mesma fica armazenada em um álbum no Picasa, e hoje com a integração do Google+, a imagem também aparece em um álbum no Google+. Quando a foto é deletada do Picasa ou do Google+, ela também é excluída do seu blog. Para aqueles que desejam entender mais como funciona, podem visitar este artigo sobre como Gerenciar seus álbuns. Obrigada!" Fonte.
Um exemplo desta integração é que ao digitar na barra do navegador o endereço picasaweb.google.com, fui automaticamente redirecionada para a aba de fotos do meu perfil no Google+, mais especificamente em álbuns, conforme indicado na imagem abaixo. Apareceu apenas um aviso perguntando se gostaria de retornar ao Picasa. Observe que, na imagem, aparece o álbum dos blogs Dicas de Sushi e Priscila Fago, juntamente com os álbuns perfil e fotos de postagens.


Veja abaixo o comentário da leitora Sablyna (que não foi aprovado por conter link, mas inspirou este artigo para alertar todos os nossos leitores, inclusive a Sablyna):
"Que bom que achei vc! Me ajuda?? PLEASE??? Ontem entrei nomeu blog e todas as imagens postadas nele não estão aparecendo, no lugar delas aperece uma outra imagem de um círculo com um traço no meio. Não sei dizer se isso é um erro ou um bloqueio no Blogger devido alguma denúncia (não fiz nada de ilícito) Meu blog: (link suprimido) Nome e versão do navegador: Firefox, Internet Explorer 8 Como você chegou no problema? Estava com dificuldade de inserir imagens no post através do Firefox, pois sempre aparecia a imagem de um círculo cinza com um traço brano no centro do círculo. Tentei inserir a imagem através do Chrome e consegui. No dia seguinte ao abrir o Blogger e o Blog todas as imagens inseridas no Bog estavam substituidas pelo círculo cinza com um traço branco no centro, isto está ocorrendo em todos os navegadores. Eu fazia parte do Google e eu saí desse navegadorto, porém todos os meus downlods eram através do próprio Blog e a hospedagem dessas imagens eram do meu computador e pen drive, eu nunca utilizei imagens hospedadas em outro servidor. Dúvida 1: quando eu coloco o nome do meu site no busca google/imagem aparecem todas as fotos dos posts que fiz, porém quando eu clico nela aperece a imagem do círculo com traço branco. Dúvida 2: quando eu entro no blogger para editar a imagem de uma postagem aparece que a foto postada está hospada num link na internet, porém todas as minhas fotos estão hospedadas no meu computador. Segue imagem em anexo para vocês verem. Desculpe-me pelo tamanho do texto, mas preciso realmente de ajuda!" Sablyna Colino

Cada um dos álbuns pode ser gerenciado diretamente pelo perfil do Google+. Não vejo vantagem nessa integração. Salvo quando as imagens, dado o seu caráter abrangente, falam por si só. Um exemplo disso poderia ser um blog com fotos pessoais. Mas, no mais, as imagens inseridas nas postagens não são usadas no dia-a-dia de uma rede social. Digamos que cada imagem tem a sua finalidade e a finalidade da imagem para um post não é a mesma para um álbum na rede social. Em resumo, na minha opinião, isso só serve para confundir a cabeça do usuário.

Mas quais são os cuidados que preciso ter para não excluir todas as imagens do meu blog? Vejamos algumas possibilidades:

1º Não exclua os álbuns que aparecem em fotos no Google+

O fato do álbum aparecer em fotos no Google+ não quer dizer que ele seja visível a qualquer pessoa que acessa o seu perfil. Para tanto, o álbum precisa estar compartilhado como público. Além disso, algumas pessoas não querem que aquele álbum apareça ali no perfil e pensam que excluindo-o, ele deixará de ficar vinculado ao Google+. É aí que está o engano, pois ao fazer essa exclusão todas as imagens do blog vão junto. Nesse caso, você fica sem suas imagens e o processo é irreversível. (Não existe lixeira no Picasa  Web para restaurar)

2º Não exclua o álbum do blog no Picasa Web

Outra ação, dessa vez mais direta, é excluir o álbum no Picasa. O resultado é o mesmo do tópico acima, mas nesse caso, o usuário precisou acessar o banco de dados das imagens postadas em seu blog. Sendo irreversível a restauração.

3º Não encerre a conta no Google (a não ser que você não queira usar mais nada)

Algumas pessoas não se adaptaram à rede social do Google e, por um motivo ou outro, decidiram excluir o seu perfil. Na página do Google+ é possível acessar as configurações da conta, podendo excluir apenas o perfil ou a conta. Lá você encontrará as seguintes opções:
  • Excluir perfil e remover recursos do Google+ relacionados
Onde você poderá excluir o conteúdo do Google+ ou excluir todo o seu perfil do Google. Se você pretende apenas sair da rede social, pode escolher qualquer uma das duas opções. Conforme informado ao clicar em uma delas: "nenhuma foto será excluída. Você ainda pode acessá-la no Picasa. Para excluí-la, acesse os Álbuns do Picasa". Se você deseja apenas excluir seu perfil, você continuará tendo acesso ao blog, mas será convidado a optar entre o Google+ novamente ou o perfil do Blogger.
  • Fechar a conta e excluir todos os serviços e informações associados.
Aqui que está o perigo!!! Algumas pessoas confundem perfil do Google+ com conta no Google. Assim, conforme explicado acima, se você excluir apenas o seu perfil as imagens do seu blog não serão afetadas. Mas se você excluir a conta... tudo vai junto!!! As imagens, os textos e, inclusive, o blog que ficará permanentemente offi-line.
Obs: No teste, a restauração da conta minutos depois da exclusão restaurou o blog todo. Mas não recomendo que você tente fazer isso no seu blog, vai que...

4º Não apague a pasta de fotos sincronizada no celular

A sincronização do Picasa Web em celulares com a plataforma Android vincula as fotos remotamente. Assim, o que você vê não é uma pasta no celular e sim um álbum no Picasa. Ao apagar as fotos do celular você acaba apagando as imagens ou o álbum todo do Picasa, o que afeta diretamente as postagens no Blogger. Conforme este caso reportado no Fórum do Blogger.

5º Mantenha a visibilidade dos álbuns "pública" ou "limitada, qualquer pessoa com link"

Ao criar um álbum no Picasa Web você pode selecionar a visibilidade dele, podendo ser: 1) Pública; 2) Limitada, qualquer pessoa com link; 3) Limitada; e 4) Somente você. O recomendado são as duas primeiras opções. Em regra, ao subir uma foto na postagem a visibilidade dela fica limitada a qualquer pessoa com link. Mas se um dia você resolver mexer nessa configuração, saiba que se restringir o acesso à terceira e quarta opção, as imagens não ficarão visíveis no blog.

Como resolver

A recuperação das imagens é irreversível. Uma vez excluídas, não é possível recuperá-las. Por isso, pense bem antes de clicar em excluir. A mesma recomendação serve para quem exclui apenas uma imagem. Caso você tenha cometido a infelicidade de realizar algumas das ações mencionadas acima, será necessário inserir novamente foto por foto, isso se você as tiver em seu computador. Assim, cada foto receberá um link novo, diferente do que foi dado anteriormente. Além disso, quando uma imagem é excluída ela leva, em média, 24 horas ou mais para ser removida dos mecanismos de pesquisa. É por isso que mesmo depois de excluir, ela poderá continuar aparecendo nas buscas por um tempo.

Agora que você está ciente de toda a novela, fique atento! Um descuido pode prejudicar o seu blog. Afinal, são raras as pessoas que leem o manual, a bula, o contrato e, inclusive, as orientações do Google. Quando usamos um serviço, principalmente gratuito, é nosso dever ficar atento às mudanças. Infelizmente, descobrimos alguns detalhes somente quando o dano já foi feito. É por isso que recomendo a todos a leitura atenta dessas orientações.

O que você acha da integração do Picasa Web e do Google+? Você já foi afetado ou quase cometeu uma dessas ações que prejudicariam o seu blog? Deixe o seu comentário.
26 Comments
Comments
  1. Olá Priscila, aconteceu isso comigo semana passa eu criei um blog em uma conta minha antiga, então criei uma nova conta e transferi o blog para a nova conta, e então resolvi excluir a conta antiga. saio praticamente tudo do meu blog só fico os textos e os gadgets.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ronaldo,

      A exclusão de contas que não serão mais utilizadas no blog acaba gerando esse infortúnio. O duro é que só uma restauração rápida da conta, como no teste que fiz, poderá reverter isso.

      Na verdade, podemos até usar outra conta pra blogar, mas se desfazer de uma que já tenha blogado dá nisso. Por isso é importante que, ao desvincular um autor/colaborador, o mesmo não se desfaça da conta, a fim de não prejudicar o blog.

      Abraços

      Excluir
    2. Bom dia Priscila,
      Preciso de uma ajuda. Tem uma foto que postei no blog e não consigo editar ou excluir essa foto. Quando visualizo a página a foto está lá e quando peço para editar a página, ela não aparece. O que posso fazer?

      Excluir
  2. Oi, Priscila
    Já aconteceu comigo duas vezes,
    A primeira vez concedi direitos de administradora,para alguém configurar meu site.
    Ontem fui retirar as fotos repetidas do Picasa,acabei que retirei várias do blog.
    Hoje eu estou colocando de volta,faço backup do blog toda semana,antes prevenir do que remediar.
    Parabéns pelo post,linda semana para você,bjs


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Graça,

      Que chato passar por isso duas vezes! Espero que o artigo tenha te ajudado a evitar novos equívocos. Afinal, dá muito trabalho corrigir este erro.

      Abraços

      Excluir
  3. Olá Priscila,
    Também não gostei nem um pouco desta fusão G+|Picasa.
    As duas coisas eram separadas, diferentes para mim e estou tendo certa dificuldade em gerenciar esta fusão.
    Quase excluí uns albuns no G+ esta semana. Ainda bem que você está aqui para nos ajudar.
    Obrigada.
    Tenha uma ótima semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Aurea,

      Considerando que você é uma metablogger com muita experiência e quase cometeu este equívoco, é sinal de que as coisas ficaram bem confusas. Se nós já encontramos dificuldade, imagina o blogueiro iniciante que não tem familiaridade com a plataforma.

      O que temos a fazer é ficar atentas a estas mudanças, o que nem sempre é possível. Essa semana tivemos que corrigir uma alteração no Google Docs, da qual não recebemos nenhum aviso prévio, que bloqueou o acesso dos usuários ao nosso tradutor, obrigando todos a solicitarem permissão para acessar o arquivo que era público. O resultado foi uma caixa de e-mail lotada de solicitações.

      Obrigada pela sua visita,

      Abraços

      Excluir
  4. Exclui meu perfil do google+ ontem e ñ sabia dessa integração com o picasa,sumiu varias imagens do meu blog...Esse google só complica cara,brincadeira!!!

    ResponderExcluir
  5. Olá Priscila.. é uma ótima matéria. Me esclareça uma dúvida, por favor?

    A medida em que eu publico as imagens no meu blog, elas vão entrando para um álbum no Picasa. Porém, diversos álbuns se criam com apenas uma, duas ou três imagens, de forma automática.

    Isso cria uma poluição visual no meu Picasa e me dificulta na hora em que preciso pesquisar imagens no Picasa.

    A minha pergunta pode parecer primária, mas faço mesmo por precaução:

    Se eu transferir essas imagens desses albuns com poucas unidades de imagens para outros albuns que tenham uma quantidade bem maior de imagens.. isso afeta de alguma forma as imagens no meu blog? (claro, me refiro sendo todos os albuns do mesmo blog)

    Obrigada.

    ResponderExcluir
  6. Sobre esta integração queria saber se os textos dos blogs também vão para plus ou só fotos? Abraços César Augusto

    ResponderExcluir
  7. bOM DIA.
    Já faz alguns meses,que a minha foto que deveria aparecer quando faço algum comentário em um blog,não aparece mais, apenas um circulo com o sinal de menos no meio,gostaria voltar a ter a minha foto,mas não sei onde eu entrei e isso aconteceu,será que dá para mudar.Desde já parabéns por essa postagem e agradeço a atenção.Abraço.Tenho um Blog "Conversando com tia Sonia",que venho construindo aos poucos,sempre recorrendo a ajudas de Blog como esse,mais uma vez obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou com o mesmo problema e não sei como solucionar…pois é só na imagem do perfil! E ela consta no Picassa e no Google +….

      Excluir
  8. Além desse serviço do próprio google, eu tenho muitas imagens hospedadas no imageshak e espero que nunca tenha problemas com isso, porque foge totalmente do meu controle. Basta o servidor desse site dar um problema, e diversas imagens do meu template sumirão.... É quase um pesadelo rs.



    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  9. Eu acredito que tudo está errado! deveria ter um aviso para se colocada todas as fotos do blog em Álbum! eu fui uma duas vezes no fórum me mandava link do Google para aprender mas tudo muito confuso! eu quando coloco minha fotos no Álbum fica avista para todos verem agora eu aprendi vou e coloco no álbum.tem umas que não entra no álbum fica como {Destaques e foto} Fotos nossa acho tudo muito confuso! não entendo nada de Picasa do Google, só entendo do picasa que tenho em meu computador,que uso mais de 8 anos,de uns tempo para cá penso que todas redes sociais estão vendo minhas fotos do picasa em meu computado, não estou confiando nele como antes.tudo deveria se separado e se fácil acesso damos muitas voltas para conseguir decifrar.

    ResponderExcluir
  10. Priscila Eu devo dizer que O Google está de cara nova, ficou muito melhor! as fotos tudo está bem melhor só quero deixar aqui uma dica não sei se posso? todas as fotos que colocamos em nosso blog ou que carregamos deveriam fica Offline, só ficar on-line as que colocamos em nosso perfil e Convite Para Atividade,obrigada.

    ResponderExcluir
  11. Dica super importante, já passei por isso, infelizmente.
    Hoje estou mais atenta ;)

    ResponderExcluir
  12. Complicado hein, para quem fica sem o trabalho de muitas e largas horas... dias... meses... Eu tenho o hábito de guardar tudo, textos e fotos referente a cada artigo, mas perder toda a formatação gráfica com o remover de um álbum relacionado ao blogue, seria imenso tempo para recolocar tudo no local certo. Hoje este artigo me deu o click de algo que eu já imaginei que um dia por distração... pufff! O Picasa é fantástico na integração com o Blogger, pelo tempo que poupa, mas o perigo iminente espreita para quem se distrair. Dicas fantásticas, mais que isso, é um ALERTA Importante!

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Seu artigo me fez entender algo, mas ainda restam dúvidas.
    Meus álbuns estavam todos restritos no picasa e as imagens apareciam normalmente no blog.
    Aí alterei para publica na web e em seguida voltei para restrita. Só entao todas as imagens sumiram. Tentei usar a opçao "com link", mas aí uns posts apareciam e outros não.
    Pq isso se deu só depois da alteração que fiz?
    E agora as fotos ficam públicas na pesquisa da web?

    Obrigada, abraços.

    ResponderExcluir
  14. Boa tarde Priscila !!Estou com um mega problema..Comprei um cel e como não conhecia as confugurações enfim acabei sincronizando com G+ e esses imagens foram todos para o cel..Foram mais de 1500 imagens dadas que são todas do meu blog..Bom se eu excluir do cel els irão desaparecer todas do blog certo?Se eu resetar o cel para configurações de fabrica isso tbm irá ocorrer (perderei todas as imagens do blog?).Como posso proceder Priscila?por favor me dê uma Luz..Não quero deixar essas fotos no cel e tbm não quero perder as imagens do blog..São 3 anos de muito trabalho e dedicação para perder tudo por conta dessa droga que fizeram..
    Se eu fizer o Backup do blog será que mesmo depois que eu excluir as fotos do cel elas voltam para o blog ?

    ResponderExcluir
  15. Oi Priscila.
    estou com o mesmo problema da Drika. Só que o meu, pior...
    Tenho um blog e não sei como, minhas fotos apareceram todas no celular. Sem saber do problemao, apaguei-as. Aconteceu o que vc falou e todas as fotos do meu blog foram-se.
    Realmente nao tenho nada a fazer?
    E como posso deletar essas fotos do celular sem mexer novamente no blog?
    obg

    ResponderExcluir
  16. Olá Priscila, que bela porcaria, por isso sumiram videos do meu blog, textos, e está meio bagunçado nos textos.

    ResponderExcluir
  17. Tenho milhares de imagens no picasaweb e nunca postei nada no Blogger. Estou a dias procurando informação de como colocar aquilo que já está no picasaweb disponível no Blogger e não encontro nenhuma dica. Clicar no botão do blogger dentro do album não funciona. Tem alguma outra maneira?

    ResponderExcluir
  18. Um absurdo, perdi todas as minhas imagens do blog e nem sei como, longas horas de edição, dá vontade excluir o blog, mas em respeito aos muitos leitores que tenho vou recolocar todas as fotos, pacientemente, obrigada pelo bom post. bjos

    ResponderExcluir
  19. Olá Priscila, será que tem alguma forma ou configuração que faça com que as fotos postadas no blos não venham para o celular ? é que elas estão enchendo a minha memória ;/

    ResponderExcluir
  20. Olá! Há pouco tempo andei mexendo nos álbuns do Google+ e acredito que eu tenha mudado o nome da pasta de imagens do blog ou mudado as fotos de pasta. Elas ainda estão lá, mas não aparecem no blog. Será que terei que inseri-las novamente uma por uma?

    ResponderExcluir
  21. Somos todos vitimas. Quer queira ou não nossas fotos estão na " nuvem " e quem manda são uns poucos que terão cada vez mais controle sobre nossas vidas.

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: Caso esteja com dificuldades com seu blog, abra um tópico no Fórum de Ajuda do Blogger que nós iremos te ajudar a resolver.


Os comentários passam por um sistema de moderação. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com pedidos de parceria;
- com propagandas (spam);
- com link para divulgar seu blog;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;

 
Dicas Blogger© 2007-2015 | Todos os direitos reservados | Design By Duy Templates
Top