Yoani Sánchez - A influência política e social dos blogs

Yoani Sánchez - A influência política e social dos blogs

6 10 99
Yoani Sánchez - A influência política e social dos blogs 10 6 99
"Até bem pouco tempo atrás, poderíamos mudar o mundo. Quem roubou nossa coragem?" Renato Russo estava certo: "quem roubou nossa coragem?" Afinal, os blogs começaram com o objetivo de expor ideias e opiniões e hoje, praticamente, viramos um monte de mercenários interessados muito mais em ganhar dinheiro do que em contribuir com a construção de uma sociedade melhor. Quem nunca pensou em ganhar dinheiro com blog, direta ou indiretamente, que atire a primeira pedra.


Por outro lado, existem muitos blogueiros que criam seus blogs com o objetivo de serem referência para a sociedade, independente do assunto. Querem contribuir para a melhoria do país e do meio em que vivem. Um exemplo é a blogueira Yoani Sánchez, que chegou ao Brasil hoje para a exibição de um documentário em que ela é entrevistada. Depois de, nos últimos cinco anos, receber mais de 20 recusas do governo Cubano para poder viajar para o exterior.

Você já imaginou ter que enviar os seus textos para amigos que estão fora do país, a fim de que façam as publicações pra você, já que na sua pátria o seu blog é proibido de ser acessado? Fora a pressão externa, com o objetivo de intimidar e calar. E daí? Você teria a coragem de continuar ou aceitaria a intimidação? O fato é que para expressar opiniões tão contrárias a regimes, governos, sistemas e pessoas é preciso ter estômago e muita coragem.

Tenho a impressão que no Brasil os blogs são pouco usados com esta finalidade. Embora, venha observando já há algum tempo,  a quantidade de blogs regionais que abordam mais diretamente o meio em que vivem. Temos muitos leitores no Dicas Blogger que possuem blogs com esta finalidade. Isso mesmo! Blogueiros que retratam a realidade dos seus bairros, cidades, estados e ambientes sociais. Quem nunca acessou um blog local que estava falando a respeito da sua cidade?

Acompanho pouco desses blogs, apesar de sempre ao entrar observar o estilo e posicionamento do autor. Mas vejo que a grande maioria se limita a dar informação. Quase não existem autores que, baseados nessas informações, expressam claramente suas opiniões. Que questionam, debatam ou contribuam para a formação de opinião. Aos colegas que possuem blogs desta natureza, saibam que vocês possuem uma excelente ferramenta nas mãos. A verdade, é que precisamos estar dispostos a dar a cara a tapa para escrever estes artigos e segurar a onda, seja ela positiva ou negativa.


Quem pensa que intimidação à lá ditadura existe apenas em Cuba, está enganado. Ainda hoje, li uma matéria na Folha de São Paulo, relatando que a jovem Isadora Faber, autora da página no Facebook Diário de Classe, foi ameaçada de morte. Quanta ignorância em nosso país!!!

Entretanto, como blogueiros, precisamos sim acreditar e agirmos como formadores de opinião. Blogs que trazem informação é legal, mas blogs que formam opinião também! É importante ter bom senso, já que sair falando abobrinha por aí não vai resolver nada. Assim, tudo o que escrevemos deve estar bem consolidado, senão irá ruir como um castelinho de areia. Como disse a Juliana Sardinha:
"Somos pessoas públicas - uns mais, outros menos - e , por isso, somos responsáveis por nossas condutas e posicionamentos na web. Quanto mais conhecidos ficarmos, maior será a nossa responsabilidade. Não podemos agir como crianças fazendo traquinagens. Lembro-me de ter lido, também numa matéria sobre o seminário da Info, a seguinte frase do Manoel Lemos: “Tirar algo da web é tão difícl quanto tirar xixi da piscina”." O blogueiro como formador de opinião.
Porém, não há nada errado em querer ganhar dinheiro com blogs, o contrário pode até ser um pensamento simplista e romântico dos anos 80, mas não deixa de ser uma verdade. Já que grande parte dos blogueiros, não todos, criam blogs com o objetivo de ganhar dinheiro, fato que os posts mais acessados comprovam. Contudo, na minha humilde opinião, penso que este deve ser um resultado do trabalho realizado e não o seu objetivo inicial.

E faço um convite a todos os amigos blogueiros: "Deixemos de ser tímidos". Os blogs possuem um potencial muito grande para influenciar a sociedade em que vivemos.

"Vem, vamos embora, que esperar não é saber
Quem sabe faz a hora, não espera acontecer"
(Pra não dizer que não falei das flores - Geraldo Vandré)

E você, o que pensa sobre a influência dos blogs na política e no meio social? Compartilhe conosco.
8 Comments
Comments
  1. Aqui no Brasil vivemos em uma democracia, aqui não temos um ditador nos dizendo o que podemos ou não fazer, ainda assim são poucos os que se erguem para dar sua opinião na internet e assinam suas opiniões com seu nome verdadeiro por um simples motivo: medo de processo.

    Triste perceber que o sistema judiciário brasileiro se tranforma aos poucos mais em arma de ataque contra o livre discurso e menos em ferramenta de justica social.

    ResponderExcluir
  2. Priscila,
    parabéns pelo texto e por essa "chamada" a nós blogueiros. Um blog que sempre visito, desde quando conheci o mundo dos blogs é o Visão Panorâmica do Arthurius Maximus http://www.visaopanoramica.com/.
    Vale a pena a visita, acredito que seja um bom exemplo do que você falou acima.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. No Brasil as pessoas fazem o que querem, existe até uma 'libertinagem' por conta de liberdade. Mas o que Cuba faz com o povo é lastimável.
    Tudo tem que ter um limite, a coerência em escrever e a coerência em proibir.
    Brasil sim, é um país livre para se expressar, embora tenha tantos problemas que se fôssemos enumerar...

    Excelente postagem :)

    Abração!

    ResponderExcluir
  4. Concordo sobre os blogueiros ainda serem tímidos por aqui mas acho que é porque vivemos na terra dos processos onerosos, tanto sob aspectos financeiros quanto psicológicos, do 'você sabe com quem está falando' e etc...
    Agora, que tipo de pessoa ameça uma menina de treze anos de morte? Que coisa horrorosa!
    E só mais uma coisa faz pouco tempo que conheci esse blog e acho ele todo interessante. Meus parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Bom, onde eu taco a minha pedrada?

    Publico em blogs há três anos, meus blogs nunca tiveram uma publicidade sequer (apesar de, modestamente, um deles ser de um relativo sucesso em certo nicho que poderia me dar algum retorno) e basicamente são blogs de opinião.

    O que esta senhora cubana faz, me perdoem, não é nada mais que sabotagem. Criticar o governo, ser oposição ou lutar por melhorias é comum e louvável, mas o que esta Yoani Sánchez faz é tramar contra o próprio país, praticando ato de traição que seria passível de punição em muitas "democracias" do mundo, a partir do momento em que se alia a um país estrangeiro para desestabilizar o próprio governo.

    Me desculpe, mas essa "blogueira" não deve ter nenhum tipo de reverência de nossa parte.

    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  6. Minhas atividades em meu blog têm esse mesmo objetivo explanado no presente artigo. A intenção, quando da criação do blog, era levar os leitores a pensar a sociedade em que vivem em minha cidade, principalmente.

    Meu blog não possui anúncios pagos ou qualquer tipo de propaganda que venha a render resultado monetário. Certo é, porém, que a dificuldade de manter um blog com essa linha de atuação é por demais penosa e perigosa, pois democracia no Brasil é, ainda, um sonho que se tenta tornar realidade. As perseguições e represálias são feitas de forma muito sutil, e não apenas por quem está no poder. Há leitores que, dependentes do poder político partidário, transformam-se em soldadinhos defensores do sistema, devidamente adestrados, que passam a fuzilar as opiniões e críticas que tendem a tornar a sociedade mais independente, atuante e democrática.

    Solicito, se possível, permissão para divulgar o artigo em meu blog, com os devidos créditos anunciados.

    Parabéns pelo texto!

    ResponderExcluir
  7. Excelente texto. Também possuo um blog, que criei para expressar minhas opiniões sobre os mais diversos assuntos, de uma forma até um pouco sarcástica, mas sempre procurando incentivar o debate. Porém, como o seu texto diz, tem que estar preparado para os comentários a favor e contra também. Afinal, democracia é isso.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  8. Priscila, que texto maravilhoso!
    Concordo com todos os pontos que você levantou.
    Sinceramente, eu não sou de fazer isso porque não é o meu nicho de atuação; mas recentemente, assisti a uma palestra ministrada por uma promotora local do Ministério Público, na qual ela tratava da PEC 37 (vulga "PEC da Impunidade"). Desde então, venho reunindo informações suficientes para apoiar a causa e fazer um post a respeito, divulgando o abaixo-assinado contra o projeto no meu blog de maior "audiência", porque é uma coisa que não interessa o nicho, tem que ser "espalhada". Só não fiz isso ainda porque não me deu tempo, mas estou rascunhando...
    Pois não adianta eu chegar em uma dúzia de blogs mais "influentes" e que se encaixam no nicho pedindo para divulgar, posso eu fazer isso - e atingir o meu público também.
    Tenho que deixar de ser uma "revolucionária preguiçosa"... Vamos à luta!
    Parabéns pelo texto!

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: Caso esteja com dificuldades com seu blog, abra um tópico no Fórum de Ajuda do Blogger que nós iremos te ajudar a resolver.


Os comentários passam por um sistema de moderação. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com pedidos de parceria;
- com propagandas (spam);
- com link para divulgar seu blog;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;

 
Dicas Blogger© 2007-2015 | Todos os direitos reservados | Design By Duy Templates
Top