Diferenças entre Blogger e Wordpress

Diferenças entre Blogger e Wordpress

6 10 99
Diferenças entre Blogger e Wordpress 10 6 99
Quando pensarmos em criar um blog devermos analisar as plataformas disponíveis para o mesmo. Em meu primeiro post apresentei algumas diferenças entre o Wordpress.com e Wordpress.org. Hoje pretendo mostrar para você, caro leitor do Dicas Blogger, as diferenças entre o Blogger e o Wordpress.

bloggerwordpress
Crédito: Friends
Ambos são gratuitos, ambos são populares. Entretanto existem várias ferramentas que deixam um melhor que o outro. Diziam que com o Blogger não havia possibilidade de criar um blog profissional, o Usuário Compulsivo fez questão de mostrar o contrário: é possível sim, criar um blog profissional com o Blogger (Chupa Wordpress™).
Este post expressará minha opinião e minhas experiências.

As plataformas:

Utilizei por um bom tempo o Blogger antes de migrar para o Wordpress.org, achei o código HTML do Blogger mais difícil e “sujo” de se mexer comparado ao Wordpress.org. Não nego que a facilidade de personalização e configuração do Blogger seja grande, mas o Wordpress.org disponibiliza muito mais (tanto com ou sem os plugins). Acompanhe o seguimento do post e analise todas as informações.

Wordpress:

O Wordpress.org é uma ferramenta gratuita. Entretanto para que possamos utilizá-la é preciso investir e comprar um domínio e hospedagem. A plataforma, como um todo, produzido em “partes”. Cada área do site é uma página diferente. Isso mesmo. O cabeçalho (header), a lateral (sidebar), os comentários (comments), o rodapé (footer), os estilos (style), os posts únicos (single), as páginas (page) e várias outras são formadas por páginas independentes que, quando unidas, formam o seu site e seu conteúdo.
Embora seja um pouco complicado de entender, toda essa “organização” do Wordpress.org faz com que, na hora da edição de determinada página, o trabalho seja mais rápido, fácil e, como dito acima, limpo. Você (que já utilizou o Wordpress em servidor próprio) pode não concordar comigo, mas eu acho os códigos dele muito mais limpos e fáceis que os do Blogger.
Além dessa diferença, o Wordpress.org disponibiliza a opção de personalização das URL’s. Você pode adicionar o ano, o mês e o dia no link dos posts (também pode retirá-los, se preferir). Assim como poderá adicionar as categorias e, se preferir, uma terminação como “.html”. Se você entrar nas postagens do Sem Preceito, poderá perceber o que estou falando: após o domínio (sempreceito.com), será exibido o ano da publicação (exemplo 2010) e o mês (exemplo 02); depois da data estará o título do post (exemplo titulo-do-post) e por fim, uma terminação (exemplo .html). O resultado será este: sempreceito.com/2010/02/titulo-do-post.html
Estes links são completamente personalizáveis que, no decorrer dos meus posts para o Dicas Blogger, estarei explicando melhor.
O Wordpress disponibiliza uma ferramenta inusitada para os links das postagens. Quando editamos o link de uma mensagem publicada no Blogger, o link anterior se torna inacessível e dessa forma você perderá aquele visitante. Entretanto no Wordpress isso é diferente: quando alteramos e acessamos o link velho, ele direciona o visitante para o link novo, assim você não perderá visitante algum.
Um trunfo do Wordpress é a edição dos comentários. Acho que é uma das ferramentas que chama bastante a atenção dos usuários. Além disso, para mim, o Wordpress é mais “amigável” para os buscadores, embora que, se o Blogger estiver bem configurado ele não ficará para trás, nesse quesito ambos estão lado a lado.
Os avatares nos comentários tanto no Wordpress.org quanto no Wordpress.com depende-se da utilização do “Gravatar”, qualquer e-mail cadastrado e utilizado para comentar irá exibir o avatar. O Blogger disponibiliza várias formas de comentar, enquanto o Wordpress disponibiliza uma única que eu acho ideal. Por trás dos comentários do Wordpress você saberá o IP daqueles que comentaram em seu blog, considero essa ferramenta ótima que traz uma certa segurança para nós, blogueiros.
Uma outra coisa que posso destacar no Wordpress é a página de criação das postagens. Ele traz várias ferramentas de formatação de texto, traz a possibilidade de criar um resumo (que será exibido após uma mudança pequena no código ou alteração nas opções do seu template – aprenderemos sobre isso mais adiante). Além das ferramentas, a forma de visualização das postagens (enquanto ainda são produzidas) é muito além do que o Blogger disponibiliza.

Blogger:

A facilidade de configuração do Blogger é muito grande. Sabendo pouco você conseguirá fazer muito: trocar o nome do blog, a descrição, mudar as cores, mover os widgets/gadgets, entre outros.
Nas postagens do Blogger quando não prestamos atenção corremos o risco de que nossas URL’s saiam faltando letras. Isso acontece pelo fato de que o Blogger não interpreta que “á” é a mesma coisa que “a”, dessa forma a letra é excluída (também acontece com todos os acentos e “ç”).
Para exibir os avatares no Blogger deve-se comentar com a conta do Google, o que limite a utilização para um grupo específico de visitantes (os cadastrados no Google).
A moderação de comentários do Blogger é incompleta e não se compara ao do Wordpress. As vezes sofre diversos erros, que dificulta mais ainda a utilização do serviço.
Veja abaixo uma tabela rápida, comparando os dois Wordpress’s e o Blogger:
Algumas opções: .ORG .COM Blogger
Instalação de novas ferramentas (ou plugins) X - -
Instalação de templates e personalização X - X
Personalização dos links das postagens, tags e categorias X - -
Moderação e edição de comentários X X -
Utilização de domínio próprio (sem pagar hospedagem) - X X
Criação de páginas estáticas X X X
Possibilidade de publicar por e-mail X X X
Exibição de Avatar nos comentários X X X
Adicionar novos usuários como leitores, administradores, etc... X X X
Bloqueando acesso dos buscadores por um clique X X X
Fazer backups fácilmente X X X
Apresentei algumas diferenças básicas que farão grande diferença na hora de blogar. Espero que tenha gostado, dúvidas ou sugestões? Comente.
32 Comments
Comments
  1. Execelente!
    E as sugestões de templates gratuitos?
    Desculpe-me insistir.
    Você vai longe Luan!
    Parabéns.
    Sumy
    :)

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pela comparação feita, gostei muito, sou iniciante na área e pretendo fazer um curso de web, porém seu post ajudou bastante!
    ótimo final de semana!
    Tudo de bom!
    Sucesso!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela postagem Luan, só acho que não tem plataforma melhor e nem pior, pois acho que as duas estão equilibradas.

    Tanto no Blogger quando no Wordpress acho que da sim para fazer modificações é só nós (e o pessoal do Google) querer.

    Espero que adiante, você possa fazer um post sobre Hospedagem (acho que muitas nem sabe o que é isso [sou um].)!

    ResponderExcluir
  4. Já tentei, mas não consigo de forma alguma usar o WP. Me dou muito bem com o Blogger.

    A importância desse artigo é 'gigante' pois o (ainda) indecisos podem analisar os pontos fortes e os fracos, facilitando a escolha.

    Até Mais Juliana :)

    ResponderExcluir
  5. Ótimo tutorial (:

    Mais ainda sim prefiro o bom e velho Blogger :P

    ResponderExcluir
  6. A diferença entre Worpress e Blogger, é que o Blogger é bom :D

    ResponderExcluir
  7. Sabe, mesmo com todas as vantagens do WP eu ainda prefiro o Blogger. Sabe aquela coisa de 'amor antigo'?
    Então!
    Foi esclarecedor o post, mas ainda prefiro o blogspotinho ! rs

    ResponderExcluir
  8. obrigado por esclarecer.
    BLOGGER na veia o/

    ResponderExcluir
  9. Você esqueceu de citar que quando uma pessoa quer participar de um blog com autor por exemplo no blogger vc precisa mandar um e-mail para a pessoa aceitar já no Wordpress essa pessoa pode se registrar-se no blog

    ResponderExcluir
  10. Boa informação eu uso o Blogger e acho ele menos complicado.

    ResponderExcluir
  11. Eu gosto dos dois e quando puder ter um blog no wordpress só meu e o blogger tem como moderar comentarios mais editar não infelizmente.
    Mais a pessoa sabendo um pouco de programaçaõ pode sim fazer um blog profiisional no blogspot.
    No wordpress é tudo mais automatizado com os plugins.
    espero mais postagens sobre o wordpress.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  12. Lol

    Eu tinha o pensamento que no wordpress meus blogs seriam mais "perfeitos",mais consegui tornar meu blog no blogger 1000x melhor que os do Wordpress

    olha o design http://www.downfinal.com/ - pra mim o único grande problema do blogger são os plugins ;X Principalmente os de "SEO"

    FLW!

    ResponderExcluir
  13. Eu prefiro o blogger pela facilidade para brincar com ele. Acho o WP mais complexo, então prefiro não migrar.

    E em teoria, embora a prática aparentemente deva mostrar o contrário pelo que você falou, o blogger era para ser mais "amigável" pelo menos ao google, já que é deles mesmo. A não ser que eles considerem blogs não tão profisionais - que serias os do blogger - menos relevantes do que os teoria profissionais - já que no WP.org você paga hospedagem, domínio e etc...

    ResponderExcluir
  14. Faltou uma coisa que deveria postar ai! No Wordpress você pode ter controle de Contas podendo Registrar um Usuario so para Comentarios ou so para postar ou so para Editar temas e postar e vice e versa e a facilidade de Efeitos Flash no seu Blog é grande pois PHP é um codigo avançado!

    ResponderExcluir
  15. Luan, o Blogger é uma plataforma gratuita e deve ser comparado com o Wp.com, que também é gratuito. Já te falei, nesse quesito, o Blogger é muito, mas muito melhor.
    WP.org é outro caso, ele deve ser comparado com o B2Evo, Movable Type ou qualquer outro serviço semelhante.

    E dizer que o código do blogger é complicado? Se PHP é fácil, eu planto bananeira pelado no meio da avenida Paulista.

    ResponderExcluir
  16. Blogger é um sistema grátis e totalmente limitado. WP é uma plataforma OpenSource código aberto com possibilidades ilimitadas. Meu Blog com WP: www.lfbr.net

    ResponderExcluir
  17. ::: Já testei os dois também, e prefiro o Blogger.

    ResponderExcluir
  18. @crazyseawolf, eu achei o código do WP mais fácil e sugestivo. Uma simples linha com poucos caracteres pode dar uma função que, no blogger, precisaria de muito mais. Entretanto cada um tem uma opinião. Hehe. =D

    Pessoal, obrigado pelos comentários, estou lendo todos e anotando todas as dúvidas que poderão se tornar posts. Vlw. ;D

    ResponderExcluir
  19. Até dois meses atrás, eu nunca havia dado bola para o Wordpress. Aprendi a utilizar o Blogger porque eu precisava disponibilizar mensagens sobre um negócio de MMN para meus downlines. Achei fantástico quando descobri a simbiose Blogger-Feedburner (isso antes do Google comprar o Feedburner. Eles compram tudo!). Simples e eficiente. Cheguei a ter mais de 800 pessoas cadastradas no feed. Outra coisa que me surpreendeu foi a rapidez com que os posts eram indexados na busca do Google (propaganda grátis e eficaz). Recentemente fiz uma busca (no Google...olha ele aí de novo) por "Casos de Sucesso na Internet" e fui parar no blog de um problogger (sabe o que é isso? Eu não sabia). Comentário vem, comentário vai... entendi que, se eu quisesse ser um profissional do blog (ou problogger como chamam) teria que me aventurar no Wordpress. Que coisa mais lerda aquele WP.com! Desisti dele por causa da lentidão e das mensagens de erro frequentes que davam quando o administrava (penso que por causa da grande quantidade de acessos). Perguntei pro guru porque pagar por domínio e hospedagem se podemos ter tudo grátis. Acho que a pergunta já foi parcialmente respondida (lerdeza do WP.com). Bom, respondeu o guru, se você não quiser correr o risco de que tirem seu blog do ar sem aviso, se você quer ter credibilidade, se você não quiser sofrer denúncias por causas dos invejosos, então tenha seu próprio domínio, sua hospedagem e WP.org neles! Gosto muito do Blogger e vou continuar desenvolvendo, mas penso que WP.org e probloggers são unha e carne. E todas as boas qualidades elencadas acima pela Juliana eu encontrei quando comecei a bisbilhotar a "admin" do WP.org. Só o fato da lerdeza do WP.com ter desaparecido já foi sensacional. Juliana, colo em ti...

    ResponderExcluir
  20. Errata: onde se lê "Juliana", leia-se "Luan".

    ResponderExcluir
  21. Concordo com o Cidão, comparar o WP.org ao Blogger é covardia, no WP.org dá para se fazer praticamente tudo que se quer, já no Blogger...

    Mas o Blogger é o melhor entre os GRATUITOS!

    No geral, nenhum supera o wordpress..org, seus plugins, principalmente os de SEO são fenomenais, vc pode ter um post indexado com menos de 1 min.

    Ah, só para lembrar, aqueles que dizem que o Blogger tem vantagem no Google pq é do Google, isso é MENTIRA!

    Belo post Luan, bem completo, parabéns!

    ResponderExcluir
  22. oi tenho 15 anos e adorei td q eu li,sera q uma adolecente pode ser blogueira??naum sei,mas eu anum vejo a hora de poder criar meu proprio blog ,ne divertir muito,poder saber mas,essas coisa,eu quero ser uma grande blogueira...obrigada por td..sabe eu gostaria de saber td sobre o mundo da net .. daniela da silva alves ...

    ResponderExcluir
  23. Boa Tarde!

    Aproveitei o carnaval para migrar do Blog para o wordpress, e estou super satisfeito, isso sem acabar de configura-lo.

    Comprei um pacote de temas no Elegant Themes, no qual os layouts são excelentes, muito mais facil de manusear do que no blogger.

    Olha que sou totalmente leigo.

    Vale a pena.

    Vejam a diferença.

    www.bhplanodesaude.com.br - velho
    www.rotaseguros.com.br/planosdesaude - novo (ainda não terminei de configurar)

    ResponderExcluir
  24. Posso migrar o meu blogger pro wordpress? Acabei de reclamar do Blogger no meu twitter porque não consigo fazer nada lá!!!!!! O Wordpress tem várias opções de tudo - adoro!
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  25. @Daniela, eu tenho 16 anos e sou blogueiro. Para você ter um blog a idade não importa. Quando fizer o seu blog e fizer o primeiro post, me envie através do meu twitter, ok? @luanfr

    @Gê, claro que você pode migrar! Sempre existe uma escolha. =D

    ResponderExcluir
  26. Nunca usei o blogger. Meu blog é wordpress.com e estou satisfeito. Pelo que tenho lido ambos atendem as principais exigências. O blogger é mais antigo e quem começou com ele raramente irá mudar de plataforma.

    Jônatas R. Silva
    http://blogj11.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  27. Enquanto não tiver problemas com blogger,não usarei outra plataforma. Pois como disse Luan,quando bem configurado o blogger não fica para trás! O que importa não a plataforma e sim o usuário...

    ResponderExcluir
  28. Luan Felipe, gostaria de saber se eu recupero meu pagerank mudando do blogspot para o wordpress?
    E se alguém já conseguiu fazer um redirecionamento tipo 301 no blogspot para o wordpress?

    ResponderExcluir
  29. Olá Luan , gostaria de saber se tenho um blog no wordpress.com , posso passa-lo para o wordpress.org?

    ResponderExcluir
  30. @WebGringos, se você utilizar domínio próprio no Blogger a recuperação o pagerank será mais rápida. Confesso para você que não sei de alguém conseguiu criar um redirecionamento 301 do blogger para o wordpress, talvez dê para fazer no DNS, não tenho certeza.

    @Marisa, pode sim e o processo é bem simples. Basta você comprar uma hospedagem, registrar um domínio e migrar. ;)

    ResponderExcluir
  31. Olha, ainda prefiro o Blogger tenho 7 blogs no Blogger ele é menos complicado mesmo muito facil de usa ainda é gratuito e concordo com crazyseawolf e Leonardo Schabbach tem um blog no WordPress.com mas fechei.

    Simplesmente o Blogger é o melhor :D

    ResponderExcluir
 
Dicas Blogger© 2007-2015 | Todos os direitos reservados | Design By Duy Templates
Top