Como usar o Google Analytics – funções básicas

Como usar o Google Analytics – funções básicas

6 10 99
Como usar o Google Analytics – funções básicas 10 6 99
No post anterior, você aprenderam como criar uma conta no Google Analytics e como inserir o código de monitoramento no Blogger - Como colocar o Google Analytics no Blogger.
Agora, irei mostrar as funções básicas deste excelente contador de estatísticas. Para compreender a importância de se monitorar os dados de visitação de sites e também para entender a terminologia empregada, recomendo que vocês (re) leiam a os seguintes posts:

O Analytics possui uma coluna à esquerda, com links para suas principais funções. Ao entrarmos na página de monitoramento, já nos deparamos com um resumo dos últimos 30 dias no painel. Para demosntração, vou usar os dados do meu outro (e quase falecido) blog:
Google Analytics - Painel
Dados estatísticos do blog Dicas de Informática
Clicando na data, que fica no alto e à direita, é possível escolher determinados períodos de monitoramento e ainda fazer comparativos com o mesmo período do ano anterior.
Google Analytics - comparativos
No botão visitas podemos escolher o que queremos ver, incluindo as exibições de páginas
Google Analytics - Exibições de páginas
Ainda no painel, encontraremos um resumo do número de visitantes, dos países de origem, das fonte de tráfego e do conteúdo do nosso blog:
Google Analytics - resumo
No link visitantes, é possível traçarmos um perfil detalhado de nossos leitores:
Google Analytics - Visitantes
Em fontes de tráfego, iremos analisar de onde partem as visitas que chegam ao nosso blog e as quais são as principais palavras-chave utilizadas pelos internautas que chegam através dos mecanismos de busca (isso é MUITO importante):
Google Analytics -Fontes de tráfego
Vejam, no exemplo abaixo, quais os sites que mais enviaram visitantes ao DB em fevereiro:
Google Analytics - links de outros sites
Em conteúdo, verificamos quais os posts mais acessados em determinado período:
Google Analytics - visão do conteúdo
Em Adsense, dá para monitorar o desempenho dos anúncios do Google AdSense.
Em metas, podemos traçar alguns objetivos e monitorar determinadas páginas do nosso blog. Para adicionar uma meta, clique no link “adicionar metas e funis”. Na página seguinte, clique em “adicionar meta”. Preencha os campos da seguinte forma:
Google Analytics - Metas Dê um nome pra sua meta (no exemplo, escolhi o midia kit do Dicas Blogger), ative sua meta e marque “destino de url”. Em “detalhes de meta”, coloque a url a ser monitorada (no exemplo, coloquei a url do Midia Kit). Clique no botão “salvar meta”. Para editar sua meta, acesse “configurações do Analytics”, encontre seu blog na lista e clique em “editar”. Procure pela “meta” e clique novamente em “editar”. faça as alterações necessárias e salve.
No próximo post explicarei, detalhadamente, cada uma dessas funções. Aguardem.
5 Comments
Comments
  1. Nossa, bem interessante o post! Eu sou blogueiro iniciante e o que me inspirou a criar um Blog para atender uma necessidade foi o Dicas Blogger. Aprendi praticamente TUDO aqui (e cá entre nós, ainda estou aprendendo...) e, dentre todas as coisas que aprendi foi a importância do Google Analytics, mas não tinha uma visão muito ampla de como utiliza a montanha de funcionalidades que ele possui. Valeu por mais essa lição!!! Obrigadoooo!!!

    ResponderExcluir
  2. Vou ler tudinho! Já sei usar, mas dicas nunca são demais, não é?

    ResponderExcluir
  3. Muito boa esta postagem, no começo eu utilizava o Analytics mais agora estou com o Clicky (o analytics também), o serviço do Analytics é meio complicado no inicio mais depois você se acostuma!

    ResponderExcluir
  4. Adoro o Analytics. Ele só tem uma falha: não permite excluir as visitações do dono do blog, seriam bem mais fidedignos os resultados apresentados. Claro que você pode mensurar quais visitas são suas, mas fica mais difícil e menos exato.

    ResponderExcluir
  5. Gostaria de saber se consigo acessar ou vizualizar a conta do google analytcs, da página do meu blog, existe algum "botao" que fique visível apenas pra mim ou algo assim???????
    Obrigada, pelas suas dicas, virei frequentadora do seu blog, alias o meu blog só existe por causa da sua ajuda!
    Valeu!

    ResponderExcluir
 
Dicas Blogger© 2007-2015 | Todos os direitos reservados | Design By Duy Templates
Top