Conhecendo as duas versões do Wordpress

Conhecendo as duas versões do Wordpress

6 10 99
Conhecendo as duas versões do Wordpress 10 6 99
Primeiramente quero agradecer à Juliana pelo convite e também o carinho que todos me deram nos comentários do post que fui apresentado. Já me sinto em casa. Como dito, estarei publicando sobre o Wordpress todos os meses.
O Wordpress é uma plataforma para blogs. Existem duas versões: a wordpress.org que tem mais liberdade de configurações e personalização; e a wordpress.com que é bem parecida com o Blogger, pois possui várias opções e temas pré-configurados.

wordpress_logoWordPress é um sistema de gerenciamento de conteúdos na web, escrito em PHP e corrido em MySQL, especialmente para a criação de blogs. WordPress foi criado a partir do já desaparecido b2/cafelog e é hoje, junto com o Movable Type, o mais popular na criação de Weblogs. As causas do seu rápido crescimento são, entre outras, seu tipo de licença (de código aberto), sua facilidade de uso e suas características como gerenciador de conteúdos. Criado por Ryan Boren e Matthew Mullenweg, é distribuído sob a GNU General Public License sendo gratuito. Fonte: Wikipedia
Vejam o que ambos possuem em comum:
  • Possuem o mesmo editor de postagens.
  • Disponibilizam a opção de criar páginas.
  • Pode-se criar categorias e tags normalmente.
  • A desativação de pings/tackbacks e comentários é possível.
  • Colocar ou não widgets na sidebar apenas com um clique.
  • São compatíveis com o Gravatar, que inclui o avatar personalizado nos comentários.
  • Você pode alterar e moderar os comentários.
  • Pode incluir novos cadastros em 4 categorias: Autor, Editor, Colaborador e Administrador. No Wordpress.org você encontrará mais uma: Assinante.
  • Criar lista de links e enviar arquivos.
  • Você pode agendar, editar e revisar posts.

Wordpress.org:

Possui uma liberdade muito grande de configuração e edição. Permite adicionar novos templates (themes) e novas ferramentas, os plugins. Para utilizá-lo você precisará de uma hospedagem (paga ou gratuita) e um domínio. Será o principal foco dos meus tutoriais (embora alguns poderão ser utilizado no Wordpress.com também).
Ferramentas e opções disponibilizadas:
  • Implementar novas ferramentas com os plugins.
  • Adicionar novos templates (temas ou themes).
  • Personalizar as URL’s dos posts.
  • Permite publicar postagens por e-mail.
  • Alterar a página inicial à ser exibida, exibindo como página estática.
  • Editar páginas, aparências e estilos dos templates/themas.

Wordpress.com:

Comparo o Wordpress.com com o Blogger. Qualquer um pode utilizar apenas fazendo um cadastro. Existe várias ferramentas pré-instaladas que você precisa apenas configurar, sem nenhum problema. A opção de instalar novos templates/themas é desativada, mas você tem uma lista com vários pré-instalados, você só precisa escolher ativar.
Você também não pode adicionar novas ferramentas com os plugins, tudo o que você precisa já está instalado: estatísticas, enquetes, avaliações dos posts, configurações de SEO (Google Webmaster Tools, Yahoo Site Explorer e Bing Webmaster Center).
O Wordpress.com possui um buscador que engloba todos os blogs nele cadastrados. Você tem a opção de desativar o acesso ou não, mas recomendo que deixe ativado, pois será mais uma forma de acharem o seu conteúdo.

Tabela com algumas diferenças básicas:

Ferramentas/Opções disponibilizadas: .ORG .COM

Instalação de novos themas e plugins. X -
Personalização dos links/URL’s dos post, tags e categorias. X -
Alteração dos links/URL’s nos posts. X X
Desativar/ativar acesso dos buscadores X X
Desativar os comentários X X
Criar páginas personalizadas X X

Qual devo utilizar?

Na minha opinião, recomendo o Wordpress.org. Devido a grande possibilidade de personalização e configuração. Os tutoriais são muitos mais amplos para ele do que para o Wordpress.com, as formas de personalização também são maiores. Com o Wordpress.org podemos fazer da imaginação o limite: configurar layouts da forma que queremos; adicionar ferramentas que tornarão a arte de blogar mais prazerosa; disponibilizar mais formas dos visitantes receber e explorar nosso conteúdo.
As principais diferenças foram apresentadas, agora a tarefa mais difícil será a sua: escolher qual dos dois utilizar. Com a minha coluna, irei ensinar a blogar com o Wordpress aos poucos, como dito no início, minhas postagens poderão ser utilizadas em ambos (mas serão voltados para o Wordpress.org). Acredito que você deva ter milhares de dúvidas, me prontifico a respondê-las: faça-as pelos comentários.
22 Comments
Comments
  1. Hum, legal.

    Estou planejando migrar para o WordPress muito em breve, suas dicas aqui serão de grande ajuda.

    :)

    Abçs,
    @MarcelloJr
    <a href="http://www.brgeek.com>BrGeek.com</a>

    ResponderExcluir
  2. Ae parabéns guru do #wordpress
    Esse garoto é fogo, sem ele estaria perdido no mundo do wordpress, agora não preciso atormentar ele tanto (jura né?)
    Parabéns e sucesso na sua nova casa

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Luan, ver você alçando voos maiores me enche de orgulho. Não que eu tenha um papel essencial nessa história, mas porque vi você começando por aqui e dando cada passo rumo ao lugar em que está agora. Sucesso, rapaz!

    ResponderExcluir
  4. Eu já usei o Wordpress.com e, se comparado ao Blogger, é muito pobre em recursos. Já o Wordpress.org é o queridinho de muitos blogueiros. Deve ser bom ;)
    Quem sabe agora, com suas aulas, eu me animarei a testar.
    Parabéns pelo post, moleque.

    ResponderExcluir
  5. Muito obrigado pelo carinho!!

    @Vinicius, obrigado! =D

    @Marcello, se tiver alguma dúvida ou sugestão é só comentar. ;D

    @Douglas, muito obrigado! Se tiver problemas você já sabe onde me encontrar. xD

    @Bauru, é bom ficar orgulhoso mesmo! Considero-o como um padrinho. E desculpe quando assassino a língua portuguesa. E muito obrigado!

    @Juliana, chefinha! Não prometo que meus posts irão convencê-la a trocar de plataforma, mas nunca se sabe! Hehe. Amo-te! xD

    ResponderExcluir
  6. Gostaria q vc explicasse ou comparasse um pouco + sobre as vantagens entre o Blogspot e o WP, já que o blogspot aborda Google Friend para seguir blogs e acompanhar via Google Reader por exemplo, ou Feed Burner, já que o WP não mostra esse tipo de ferramenta social de acompanhamento de blogs seguidos.
    Aproveitando, e a indexação no Google, qual dos 2 hosts ele leva + em consideração, blogSpot ou WP, isso tbm é algo q muitos pensam...

    ResponderExcluir
  7. Olá Luan!
    Começou muito bem!Parabéns!

    Tenho um blog no Wordpress.com e pretendo migrar para o Wordpress.org (já registrei o domínio).
    Sendo assim, gostaria que abordasse a questão da publicidade na plataforma Wordpress, como também sugestão de sites com templates gratuitos.
    Exagerei, não é?
    Sumy:)

    ResponderExcluir
  8. Luan, o início é sempre complicado, mas nada que o "garoto prodígio" não tire de letra, no mais é bola pra frente e pés no chão.

    O sucesso deve ser uma consequência,não deixe que vire obsessão.

    Abraços,

    @jmpsousa

    ResponderExcluir
  9. Boa cara!

    Ótimo post, tirou algumas das minhs dúvidas. Aguardo os próximos pra ver como o wordpress funciona. =]

    ResponderExcluir
  10. Obrigado pelos comentários de incentivo! /o/

    @MotoTuristas: pode deixar vou criar um post para comparar o Wordpress (tanto o wordpress.com quanto o wordpress.org) com o Blogger.

    Sobre a indexação, para mim o Google não tem preferência. Entretanto a indexação acontece melhor para quem tem os melhores títulos, melhores palavra-chaves e melhores conteúdos.

    @by sumy: Sugestões anotadas! ;D

    @José e @42hangar, obrigado!! /o/

    ResponderExcluir
  11. Luan,
    Já usei o Wordpress pago, cheguei a criar o meu próprio template, mas não achei lá essas coisas e larguei de mão!

    abraços

    ResponderExcluir
  12. Acho que eu sou mais um que fica pensando se migro ou não para o wordpress... De qualquer forma, tuas dicas são bastante úteis.

    Parabéns pelo post e bem-vindo à casa!

    ResponderExcluir
  13. Seja bem vindo Luan!

    Dentro do que já tinha visto, despertou o interesse em mudar para o WP, mas o meu grande problema é tempo e conhecimento. No meu blog aproveitei o template esqueleto do usuariocompulsivo, isso facilitou a minha, apesar que o meu layout não ficou grandes coisas.

    Mas de qualquer forma estarei atento nos seus artigos.
    Só tenho uma duvida, tem o meu site e o meu blog com domínios diferentes, tem como colocar um blog no meu site, tipo www.rotaseguros.com.br/blog?

    Valeu

    ResponderExcluir
  14. Gostei do artigo! Explica bem a diferença entre os dois Wordpress, muito útil para quem quer mudar de plataforma e não sabe qual usar ^^

    ResponderExcluir
  15. Luan, ficou excelente! Você tem futuro, garoto! Quem sabe você me faça ter um outro olhar para o WP. Mas eu ainda sou Blogger na cabeça!

    ResponderExcluir
  16. Oi Luan:
    Gostei muito do post e fiquei com vontade de mudar o meu Wordpress.com pelo Wordpress.org porque sempre quis aprender a mudar o template (tentativas no blogger não foram boas).
    Saberias me dizer se é possível e como faço para migrar de um Wordpress para o outro?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  17. eu adoro wordpress, nao troco por nada, parabens pelo post vitordesigner.com.br

    ResponderExcluir
  18. Eu tinha 2 blogs, um no Blogger e outro no Wordpress.

    Após hackearem minha conta do Blogger, tive que me mudar completamente para o Wordpress. Restaurei com sucesso minha conta do Google. Mas agora prefiro o WordPress. :D

    Pena que só tenho 14 anos e ainda não posso comprar um domínio no Wordpress.org. xP

    ResponderExcluir
  19. Ola, sou nova por aqui e estou tendo alguns probleminhas e preciso de ajuda!Não estou conseguindo visualisar meus posts, no editar posts eles estão lá,mas não aparece na pagina do wordpress,socorro me ajudem a aprender a mecher , adorei ele ,mas preciso de ajuda!Desde já agradeço
    a atenção! Bibi

    ResponderExcluir
  20. Muito bom o comparativo entre os 2 wordpress.
    Me disseram que esse wordpress.com é mais limitado do que o Blogger.

    ResponderExcluir
 
Dicas Blogger© 2007-2015 | Todos os direitos reservados | Design By Duy Templates
Top