Conheça alguns dos pontos turísticos mais famosos e também alguns lugares que não são tão populares, mas que vão te surpreender
A capital do Espírito Santo não está entre os destinos turísticos mais famosos do país, mas quem conhece o local garante que a visita vale a pena. Gosta de história? Lá tem. De praia e natureza? Também. Prefere turismo gastronômico? Não vai se decepcionar.
Vitória pode ser acessada facilmente por via terrestre, de diversas rodoviárias do país, por empresas como a Águia Branca. Além disso, é uma cidade que não fica longe de outros pontos turísticos do estado, o que quer dizer que quem tem vários dias de folga pode aproveitar para conhecer também as proximidades.
Nunca tinha pensado em visitar Vitória e quer saber por que deveria considerar essa possibilidade? Essa lista vai te convencer.
A moqueca capixaba
Vamos começar por um motivo que dá água na boca, o prato mais famoso da culinária local. A ideia deste prato é que o sabor do peixe predomine, por isso ele não leva tantos ingredientes quanto a moqueca baiana, por exemplo.
Vários restaurantes servem a iguaria e inclusive variações, com diferentes tipos de peixe ou até mesmo uma versão vegana, à base de banana da terra. Um dos segredos é o cozimento lento, em panela de barro, que apura o sabor do caldo.
As praias
Rodeadas de vegetação tropical e montanhas, as praias de Vitória são muito bonitas e, em geral, têm boa infraestrutura. A mais famosa é a Praia da Camburi, que tem seis quilômetros de extensão e um calçadão perfeito para caminhar no início e no fim do dia.
Outra praia bastante visitada é a Curva da Jurema, que tem águas calmas e de onde é possível avistar as ilhas do Frade e do Boi. As praias da Direita e da Esquerda, na Ilha do Boi, também são muito bonitas, com boa infraestrutura e mar perfeito para banho.
A Serra Capixaba
A cidade fica numa localização geográfica privilegiada e, além das praias, fica pertinho da Serra Capixaba, onde é possível apreciar uma grande diversidade de fauna e flora da Mata Atlântica preservada. Quem gosta de cachoeiras e trilhas também pode se esbaldar por lá.
O clima
Na maior parte do tempo, o clima é quente e agradável, entre 20 e 30ºC, sendo mais chuvoso no verão e seco no inverno. Isso quer dizer que o clima é ótimo para curtir praia em boa parte do ano.
Os parques
A cidade também tem muitos parques que merecem a visita. O mais antigo é o Parque Moscoso, que fica no centro da cidade, e tem um lago com peixes e ilhas, além de uma Concha Acústica, palco de diversos eventos culturais.
O Parque Botânico Vale, que fica no Parque Botânico Vale, tem Mata Atlântica preservada e abriga um jardim sensorial permanente. O Parque Municipal da Fazendinha, que fica na Zona Norte, também tem espaços de floresta preservados e um grande lago, além de um mirante.
A história
Quem gosta de história também não vai se decepcionar com Vitória. O Palácio Anchieta, onde fica a sede do governo do estado, recebe visitas guiadas e é um dos cartões-postais da cidade. A Catedral Metropolitana de Vitória é outro desses símbolos.
A Igreja de São Gonçalo, que tem mais de 300 anos e é tombada como patrimônio histórico, também recebe visitantes. Assim como o Convento de São Francisco, construído no final do século XVI, e a Capela de Santa Luzia, a igreja mais antiga de Vitória, erguida no século XVI.
Os preços mais em conta
Como não é uma cidade tão turística, os preços, tanto de passagens como de hospedagem e serviços não costumam ser tão altos quanto em outras cidades de praia. Isso quer dizer que você pode ficar mais dias e gastar menos.
0 comentários:
Postar um comentário
ATENÇÃO: Caso esteja com dificuldades com seu blog, abra um tópico no Fórum de Ajuda do Blogger que nós iremos te ajudar a resolver.
Os comentários passam por um sistema de moderação. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com pedidos de parceria;
- com propagandas (spam);
- com link para divulgar seu blog;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;