O que esperar das alterações no corpo durante a gravidez?

O que esperar das alterações no corpo durante a gravidez?

6 10 99
O que esperar das alterações no corpo durante a gravidez? 10 6 99



Saiba quais são as principais mudanças que ocorrem no corpo da mulher durante a gestação.

A gravidez é um período especial e marcante na vida da mulher. Além de mudanças no corpo, há mudanças nos hábitos e na rotina. Afinal de contas, o bebê absorve tudo o que a mãe usa, come e sente.

No entanto, após o nascimento do bebê, é possível seguir com os hábitos de sempre, como a rotina de skincare habitual, com tônico clareador. Além de procedimentos estéticos, recomenda-se a prática de exercícios físicos e outros hábitos que ajudam a elevar a autoestima e o bem-estar nesse novo período da vida da mulher.

Quais são as principais alterações que acontecem no corpo da mulher durante esse período? Neste artigo, vamos mostrar as mudanças mais comuns e os hábitos que devem ser adotados para uma gestação feliz e segura.

Quais as principais alterações no corpo durante a gestação?

As mudanças no corpo da mulher durante a gravidez ocorrem de forma gradual, conforme as semanas vão avançando, o bebê vai se desenvolvendo e o útero vai aumentando de tamanho. A seguir, destacamos as principais mudanças.

 Constipação intestinal e hemorroidas

Com maiores níveis do hormônio progesterona circulando no corpo, os músculos da mulher ficam mais relaxados para permitir o crescimento do útero. Isso impacta diretamente no trânsito intestinal e pode levar à prisão de ventre. Além disso, a suplementação com ferro, comum nessa fase, pode agravar o quadro.

Hemorroidas também são comuns, causadas pelo peso do bebê que vai aumentando a pressão nos intestinos, exigindo a necessidade de fazer força na hora da evacuação.

Mudanças na pele

A pele sofre alterações devido aos hormônios da gravidez. Por exemplo, podem surgir manchas marrons no rosto, o melasma. A oleosidade da pele também pode aumentar e levar ao surgimento de acne. 

Ressecamento e coceira na região da barriga também são frequentes. Algumas mulheres apresentam uma linha escura na região que vai do umbigo ao osso púbico, conhecida como linha nigra. Por isso, é sempre bom manter os cuidados em dia, como:

  • fazer consultas regulares com dermatologistas;

  • usar cremes hidratantes;

  • aplicar protetor solar;

  • procurar por produtos seguros para fazer skincare.

Varizes e formigamento nas pernas

Na gravidez, ocorre aumento do fluxo de sangue e do peso corporal para as pernas, o que pode levar à formação de varizes e inchaços. Para evitar essas complicações, é sempre bom descansar com as pernas elevadas, se movimentar e usar meias de compressão.

Náuseas e enjoos

Os enjoos são muito comuns no primeiro trimestre da gestação devido aos níveis elevados de estrogênio, progesterona e hCG no corpo da mulher. Esses sintomas tendem a desaparecer ou se tornam menos frequentes no segundo semestre.

Algumas gestantes podem desenvolver um quadro de hiperêmese gravídica — náuseas e vômitos frequentes a ponto de prejudicar a alimentação e a hidratação — e precisam de internação para estabilizar os nutrientes e o quadro de desidratação.

Aumento da produção de gases e flatulência

O aumento da produção de gases ocorre no início e no final da gestação e podem causar desconfortos, constipação e flatulência. Uma saída para amenizar essa situação é diminuir o consumo de alimentos que ajudam na produção de gases, além de bebidas gaseificadas. O médico também poderá ajudar, indicando um medicamento específico para o problema.

Maior possibilidade de desenvolver doenças periodontais

A gestante tem mais probabilidade de desenvolver gengivite e periodontite devido às alterações hormonais, o que causa uma redução da ação protetora da saliva. O primeiro trimestre é o mais crítico, por isso o acompanhamento com o dentista é essencial.

Cansaço

Fadiga e sonolência podem ocorrer durante todo o período de gravidez. No primeiro trimestre, isso está ligado às alterações hormonais no corpo da mulher. Nos últimos meses de gestação, ocorre pelo crescimento do bebê e do metabolismo mais rápido do corpo da mãe, que já se prepara para o trabalho de parto e a amamentação.


0 comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO: Caso esteja com dificuldades com seu blog, abra um tópico no Fórum de Ajuda do Blogger que nós iremos te ajudar a resolver.


Os comentários passam por um sistema de moderação. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com pedidos de parceria;
- com propagandas (spam);
- com link para divulgar seu blog;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;

 
Dicas Blogger© 2007-2015 | Todos os direitos reservados | Design By Duy Templates
Top