Brasil, o país do gin? Conheça os nacionais mais premiados

Brasil, o país do gin? Conheça os nacionais mais premiados

6 10 99
Brasil, o país do gin? Conheça os nacionais mais premiados 10 6 99


A produção nacional da bebida teve crescimento notório na última década e chamou a atenção do mundo.


Surgido na Europa, o gin é uma bebida destilada que vem ganhando o gosto dos brasileiros. A última década foi marcada pela transformação do cenário de produção de gin no país, o que favoreceu para que ele se tornasse ainda mais popular em terras brasileiras. O número de produtoras nacionais cresceu notoriamente, sendo que algumas marcas conseguiram receber reconhecimento mundial pela sua qualidade.


E quais seriam as marcas nacionais que todo apreciador da bebida deveria experimentar? A lista abaixo apresenta algumas das indicações mais imperdíveis na opinião dos especialistas.

Virga

Produzido na Fazenda Guadalupe, em Pirassununga, interior de São Paulo, o Virga foi um dos primeiros gins artesanais feitos no estado paulista. A brasilidade é a palavra-chave da sua receita, uma vez que a bebida é feita a partir de cana-de-açúcar, zimbro, pacová e centro (macerados manualmente), além de doses estratégicas de cachaça.


O sabor único dessa deliciosa receita rendeu um prêmio em 2019. Na ocasião, a bebida foi considerada o Melhor Gin do Brasil na categoria contemporânea pelo World Gin Awards.

Amázzoni

O Amázzoni, produzido no Vale do Paraíba, em São Paulo, é um exemplo de gin nacional reconhecido no mundo. Feito a partir da produção tradicional da bebida, em alambiques de cobre, a Destilaria Amázzoni recebeu o prêmio de Melhor Produtor Artesanal do Mundo no World Gin Awards.


A bebida se destaca pela sua versatilidade, sendo bem popular entre os bartenders para compor um delicioso coquetel. Esse gin clássico, cujo teor alcoólico é de 42%, tem em sua composição botânicos como louro, coentro, zimbro, limão, aroeira, castanha-do-pará, cipó-cravo, maxixe e mexerica.

Seagers Silver

Outro exemplo de gin premiado e reconhecido mundialmente é o Seagers Silver, feito pela Distillerie Stock. Seguindo a receita clássica de gin London Dry, é uma marca consolidada no mercado há décadas, produzindo a bebida há mais de 80 anos.


Sua receita utiliza mais de 20 botânicos diferentes, sendo que essa mistura confere sabores e aromas únicos à bebida sem abrir mão do clássico zimbro. Entre eles, estão a casca de limão, coentro, lírio-florentino e anis-estrelado. O gin venceu a categoria London Dry Gin na competição Spirits Competition Awards.

Becosa

O Becosa é um exemplo de gin London Dry clássico, fabricado a partir de uma receita europeia tradicional de Genebra. A diferença está no uso de ingredientes nacionais para dar o tom de brasilidade à bebida, como uso da mexerica, que confere aroma e sabor ao destilado.


Com 43% de teor alcoólico, é um gin muito recomendado para ser consumido em drinks tradicionais, como gin tônica, ou ainda ser aproveitado em receitas mais inovadoras e ousadas. A garrafa de 1 litro é um diferencial, sendo maior que os tradicionais 750 ml que a bebida normalmente é comercializada.

Ivy

Produzido em Minas Gerais, Ivy vem do tupi-guarani “o chão que pisamos”. Um bom nome para uma bebida que se propõe a levar os ingredientes e sabores brasileiros ao paladar de quem aprecia a bebida. Seu preparo é feito a partir de cana-de-açúcar, o que ajuda a justificar seu teor alcoólico maior, de 46%.


Como o caráter cítrico e aromático da bebida é muito característico, a Ivy acaba sendo uma excelente pedida para preparar coquetéis clássicos. Ela se destaca por ter textura aveludada, sabor levemente adocicado e ser uma bebida frutada e refrescante.

Sapucaia Butterfly

A cor naturalmente azul do Sapucaia Butterfly já chama a atenção das pessoas. Isso acontece devido ao acréscimo da flor Clitoria ternatea, que fica lilás quando entra em contato com o limão. Também um exemplo de gin London Dry, o Sapucaia leva botânicos em sua composição e é considerado uma bebida muito bem equilibrada, tendo teor alcoólico de 44%.


0 comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO: Caso esteja com dificuldades com seu blog, abra um tópico no Fórum de Ajuda do Blogger que nós iremos te ajudar a resolver.


Os comentários passam por um sistema de moderação. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com pedidos de parceria;
- com propagandas (spam);
- com link para divulgar seu blog;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;

 
Dicas Blogger© 2007-2015 | Todos os direitos reservados | Design By Duy Templates
Top