Produção de conteúdo: como planejar

Produção de conteúdo: como planejar

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A produção de conteúdo é um dos pilares para quem busca alcançar melhores resultados na internet. Sendo assim, é necessário ter um planejamento para organizar tudo aquilo que será criado e publicado nos veículos de informação do mundo digital.


Além disso, criar conteúdos de qualidade, que atendam as necessidades do seu público e que também seja capaz de resolver os seus problemas se torna essencial para qualquer pessoa que almeja o sucesso na internet. 


Sendo assim, a produção de conteúdo adequado é imprescindível E deve ser feito da melhor maneira possível. Com isso, você ganha credibilidade, melhora seu posicionamento no mercado ao mesmo tempo aumenta as chances de finalização do seu público.


Portanto, saber como planejar a produção de conteúdo é essencial. Pensando nisso, trouxemos algumas dicas que podem ajudá-lo na hora de realizar essa tarefa. Logo, se você quer aprender como, não pare aqui. Continue lendo e saiba mais.

Como planejar a produção de conteúdo 

Assim como acontece em qualquer tarefa importante, o planejamento é essencial para você que deseja organizar o seu processo de criação de conteúdo, seja para sites, redes sociais ou qualquer outro ambiente digital.


Isso porque, saber como planejar a produção de conteúdo pode reduzir bastante o tempo para conclusão das tarefas, assim como facilitar a introdução de novas ideias, melhorando o processo como um todo. 


A seguir, separamos algumas dicas preciosas para você colocar em prática e planejar a sua produção de conteúdo, são elas:

Crie um fluxo de trabalho adequado

O primeiro passo para planejar a produção de conteúdo se inicia a partir do estabelecimento do fluxo de trabalho. Nesse caso, é necessário deixar claro todas as etapas que envolvem o processo de criação do conteúdo, bem como os responsáveis por cada um deles.


Um exemplo simples de fluxo de trabalho que você pode usar é:


  • Fazer um “brainstorm” e sugerir os melhores temas, de acordo com o seu nicho;

  • Pesquisar palavras-chave relacionadas e com bom volume de busca;

  • Definir os responsáveis pela criação;

  • Produzir o conteúdo; 

  • Revisar; e 

  • Publicar.


Você pode reunir toda a sua equipe para participar do processo de definição do fluxo de trabalho. Assim, é possível ter uma ideia de quem será o responsável por cada uma das etapas

Defina um calendário para cada conteúdo que será produzido

Após fazer a escolha dos conteúdos que serão publicados e dos responsáveis pela publicação, está na hora de definir um calendário para cada uma delas, o chamado calendário editorial. Com isso, controlar a produção e publicação se torna mais simples.


Dessa forma, algumas dicas para definição do calendário consistem em:

  • Escolher as datas para publicação dos conteúdos;

  • Definir os prazos para produção de conteúdo;

  • Elaborar os temas e pautas; e

  • Divulgar nas redes sociais seguindo as datas.


A partir da definição de um calendário editorial, você pode fazer o planejamento da produção de conteúdo a longo prazo, servindo como guia para elaboração das estratégias utilizadas na sua página na internet.


Portanto, além de ter mais controle, você ainda garante que nenhuma das etapas ficará fora do prazo para conclusão.

Pesquise mais sobre a empresa e o seu negócio

A missão, a visão e os valores de uma empresa precisam ser compreendidos antes mesmo de elaborar qualquer tipo de conteúdo. 


Aprender mais sobre esses três componentes ajudará você a desenvolver um plano de produção de conteúdo sólido e a manter seu site alinhado com os pontos fortes e fracos da marca.


O processo de construção de uma marca é chamado de branding. Envolve a criação de uma imagem, slogan e posicionamento que definem a identidade e os valores de uma empresa. 


Criar uma marca forte ajuda as empresas a gerenciar seus outros ativos importantes, como funcionários, mercadorias e estratégia de marketing.


Antes de desenvolver uma estratégia de marketing de conteúdo, é importante pesquisar mais sobre a empresa e o seu negócio. Ganhar familiaridade com seus produtos e a sua marca ajuda você a criar um bom planejamento.


Isso porque, assim, você sabe o que e como falar aquilo que o seu público espera. Dessa forma, você pode aproveitar os aspectos positivos de sua organização e criar um plano que os destaque de forma positiva. 


Tudo isso é de grande utilidade para transformar o modo como as pessoas enxergam o seu negócio.


Entenda quem é seu público-alvo e fale diretamente para eles

A produção de conteúdo deve seguir um roteiro que seja de acordo com as pessoas que consomem aquilo que você divulga. Em outras palavras, você precisa escrever para o seu público, de acordo com seu gosto, seus anseios e preocupações.


Logo, é necessário entender que tipo de pessoas acompanha a sua página, o que ela está buscando e como fazer para satisfazer as suas necessidades. É preciso compreender se ela busca um palpite do dia para apostar na loteria ou simplesmente quer se distrair.


Ao fazer isso, você pode orientar todo o processo de produção de conteúdo para essas pessoas, que irão servir como um termômetro para as suas publicações. 


Quanto mais engajamento você tiver, mais significa que o seu conteúdo está sendo produzido da maneira correta.

Escolha os lugares certos e adeque o seu conteúdo a eles

Finalmente, a nossa última dica de como planejar a produção de conteúdo consiste em escolher o local certo e adequar as suas publicações de acordo com o público que acompanha este canal digital.


Para entender um pouco melhor o que estamos falando, é necessário ter em mente que cada ambiente, como é o caso de rede social, blog ou site, conta com pessoas que reagem de maneiras diferentes ao conteúdo postado.


A título de exemplo, no Facebook, os usuários costumam reagir mais a publicações voltadas ao conteúdo de entretenimento. Já no Instagram, as pessoas reagem com mais frequência a conteúdos de fofoca, e assim por diante.


Sendo assim, se você tem uma conta em cada uma dessas plataformas, provavelmente já deve ter entendido com o seu público reagem àquilo que você posta. Caso contrário, utilize as ferramentas que eles disponibilizam para buscar mais informações.


Dessa forma, você saberá o que publicar, como publicar e até mesmo a melhor hora para fazer isso, uma vez que pouco adianta ter um bom planejamento de produção de conteúdo se você não souber como postá-lo.

Conclusão

Assim, chegamos ao fim do nosso texto sobre a produção de conteúdo e como você pode organizar a sua. Não esqueça de compartilhar esse artigo e continuar acompanhando o nosso site para ficar por dentro de tudo que acontece no mundo digital.


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