Mapeamento de personas: Compreenda as dores e necessidades do seu público

Mapeamento de personas: Compreenda as dores e necessidades do seu público

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Mapeamento de personas é uma forma de sintetizar um público-alvo de certo produto ou serviço. É uma estratégia que utiliza de pesquisas, observações e entendimento do público, para que a conduta em comum desse público auxilie na criação da persona do negócio.

É essencial que uma empresa que trabalha com a venda de papel de parede para sala fundo de TV, faça esse mapeamento. Dado que, ao entender a persona, o setor que faz o marketing do negócio vai conseguir fazer as campanhas com mais facilidade e rapidez.

Afinal, a persona é a representação imaginária do cliente ideal de um negócio. É feita com base em dados reais sobre a conduta e os aspectos demográficos dos clientes, assim como a suas histórias pessoais, motivações, metas, desafios e preocupações.

É necessário ter consciência de que, entender quem compra é essencial não só para o desenvolvimento dos produtos, mas também para a produção de conteúdo que vai guiar a aquisição de novos clientes. Sem isso fica muito difícil adquirir mais clientes para o negócio.

Até para que uma empresa de lavagem de tapetes grandes consiga criar um bom relacionamento com os clientes, e para que esse relacionamento dure é mais do que necessário fazer o mapeamento da persona que contrata os serviços.

Sabe-se que completar o desafio de criar e montar uma persona, ou diversas personas, pode ficar mais simples quando a empresa consegue realizar as perguntas certas. Pois pesquisar é a fase mais complicada dessa estratégia.

Após as perguntas, é só utilizar esses dados de modo mais produtivo para que toda ação e tomada de decisão sejam voltadas àquele perfil. O presente artigo, vai explicar bem como fazer um bom mapeamento de personas, e falar sobre diversos outros aspectos do tema.

É importante ressaltar que até um pintor comercial pode fazer um mapeamento da persona. Ainda mais se ele estiver montando uma empresa desse ramo, o que é muito interessante de se fazer em um início de empresa.

Conceito de persona

A persona é a representação aparente do cliente ideal. Ela se baseia em dados reais sobre a conduta e características demográficas dos clientes. Mostra, também, uma criação de experiências pessoais, motivos, objetivos, problemas e seus desafios.

Uma ótima definição de persona se passa justamente pelo contato com o público-alvo. Assim, em uma acelerada análise, a empresa pode identificar aspectos comuns entre os potenciais compradores dos produtos.

Se a empresa tem uma base de clientes, essa vai ser a fonte ideal para começar as pesquisas. Mesmo que tenha perfis variados de pessoas ou empresas que usaram o produto, alguns deles vão tender a exemplificar a persona.

Mas a persona não é necessariamente classificada por gênero, idade ou região, mas sim, por meio dos hábitos de consumo e gostos pessoais. Essas são informaçẽos que vão além de uma simples pesquisa numérica.

A diferença entre público-alvo e persona

Como a empresa pôde ver, essas duas nomenclaturas se parecem em alguns instantes, mas têm objetivos diferentes. O público-alvo vai dar um resultado mais extenso, afinal, se está falando de um grupo de pessoas que gostam do produto. 

Por isso, a empresa obtém só a faixa etária deles, redes sociais que eles usam, a região onde moram, qual a forma de consumo. É isso que se entende por público-alvo.

Já a persona é algo mais exato que, como foi citado antes, a empresa obtém a partir dos dados do conjunto de pessoas que se interessam pelo produto. 

Para encontrá-la, a empresa vai ter que fazer a avaliação exata das informações que juntou no seu questionário.

Porque fazer o mapeamento de persona

Através do mapeamento da persona é possível compreender toda a rotina dos clientes dentro do espaço digital, além de ver alguns itens de grande necessidade e que podem fazer toda a diferença na hora da venda, tais como:

  • A rotina de visitação;

  • Qual é o setor que eles mais buscam;

  • Como eles agem com o chat;

  • Conexão com as postagens;

  • Quantidade de vezes que acessam o site;

  • Quantidade de vezes que põe produtos no carrinho;

  • Todas as dúvidas;

  • Quais são as objeções.

Com esses dados, o empresário consegue entender bem onde aplicar os investimentos e em quais momentos são mais assertivos de trazer uma promoção. Por esses motivos o mapeamento de personas é tão importante e inovador. 

Para finalizar, é necessário saber que existem vários tipos de personas que conseguem ser alocadas em uma estratégia, tais como:

  • Buyer persona, que estuda como o público-alvo compra;

  • Audiência persona, que mostra o tipo de audiência;

  • Brand persona, humaniza a marca e sensibiliza o público;

  • Website persona, define a representação do lead ideal.

São várias formas de incluir as personas na área, optar por uma e mapear, trazendo grandes resultados para o negócio.

Qual o objetivo de fazer o mapeamento?

As personas devem ser feitas com base em dados reais, buscando juntar informações de conduta e aspectos de cada área de atuação dos clientes, assim como, as histórias pessoais, motivações, metas, desafios, os esforços e ganhos em atividades do dia a dia. 

As personas vão servir de guia e instrumento de auxílio na construção de conteúdo digital nos mais variados projetos das empresas, ainda mais em um negócio que trabalha no ramo de distribuidora de temperos, por exemplo.

A importância de possuir personas

A ausência de uma persona vai levar a organização a ter estratégias que não vão ser efetivas de acordo com o planejado, assim como não vai gerar valor para o público que ela quer de fato atingir. 

Além disso, uma persona criada com fundamento em dados de pesquisas de mercado e entrevistas auxilia na tomada de decisões da empresa. Acertar nas escolhas pode levar a empresa a não perder dinheiro e também ter um lucro maior dos investimentos.

A necessidade da persona também passa pelo entendimento dos reais desejos do seu consumidor, de quais são as prioridades e de como a solução pode ajudá-lo. 

Ademais, ao compreender a persona, é possível entender quais razões levam o cliente a adquirir ou não o produto ou serviço, além de quais expectativas ele tem com relação à empresa, para que assim tudo possa ser atendido como o cliente deseja.

Como fazer o mapeamento?

Para que o mapeamento seja bem feito, é necessário seguir alguns passos, visto que essa técnica é algo que exige muita paciência e pesquisa. Os passos são:

Fazer a coleta de dados 

O primeiro passo para mapear a persona é fazer a coleta dos dados e informações do público. Isso porque os dados vão enriquecer muito o começo do mapeamento, e por isso que o negócio que consegue automatizar portão 2 folhas deve coletar muitos dados.

O dados dos clientes atuais 

Se a empresa possui 10 clientes ativos, por exemplo, deve criar uma planilha com dados sobre eles. Ela pode avaliar o LinkedIn dos clientes e ver as páginas que eles gostam, grupos que eles participam na plataforma, escolaridade, temas de interesse e hobbies. 

Além disso, também deve incluir na planilha o nome, idade, cidade e o segmento de mercado no qual todos esses clientes atuam.

O perfil dos seguidores em redes sociais 

Se o negócio tem uma página no Facebook, a empresa pode usá-la como uma fonte de dados também, ela pode escolher o perfil das pessoas que se conectam com os posts.

A partir disso, pode desenvolver uma planilha que inclui todos os dados como o nome, idade, cidade, grupos principais que participam, conteúdo que gostam de compartilhar, entre outras informações que a empresa pode achar importante.

Fazer uso dos dados do Google Analytics

Se a empresa tem um blog, ela pode usar os dados do Analytics para mapear a persona. Dentro do Google Analytics, a empresa pode encontrar dados demográficos básicos. 

Mas também vai achar informações de buscas realizadas dentro do blog, conteúdos mais acessados e a conduta dos usuários dentro do site. Com esses dados, a empresa que vende painel elétrico com barramento pode montar a sua persona.

Considerações finais

Após fazer a definição das personas, a empresa já deve estar pronta para se comunicar da forma mais adequada com potenciais clientes. O próximo passo é desenvolver uma estratégia de conexão que seja baseada na jornada de compra dessas personas.

Como exemplo, uma empresa que trabalha fazendo processo de moldagem por injeção, deve fazer isso para que as possibilidades de vendas aumentem.

A empresa pode também, criar conteúdos que sejam baseados na jornada de compra da sua persona e, em seguida, usar a jornada para realizar um planejamento de automação de marketing, o que pode facilitar vários processos.

Por isso, uma organização que preste serviço de troca de óleo sandero, deve investir na realização do mapeamento. Com esse mapeamento, a empresa pode criar produtos, conteúdos e eventos que se conectem diretamente com o seu cliente de forma profunda.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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