Como calcular o preço de venda do seu produto ou serviço?

Como calcular o preço de venda do seu produto ou serviço?

6 10 99
Como calcular o preço de venda do seu produto ou serviço? 10 6 99



Saber como calcular o preço de venda do seu produto ou serviço é quase sempre um desafio para as empresas, principalmente as que estão em fase de abertura de empresa BH ou outra região.

Afinal, uma série de fatores precisam ser considerados para como calcular o preço de venda do seu produto ou serviço, tanto para uma definição mais eficiente, a de gerar lucros, quanto para encontrar a posição ideal no mercado, de forma a ser competitiva.

Pensando nisso, preparamos este artigo com dicas básicas de como calcular o preço de venda do seu produto ou serviço sem muita dificuldade ou complexidade, não importa qual seja o setor ou tamanho do seu negócio.

Como calcular o preço de venda do seu produto ou serviço: Qual é a importância?


A resposta para essa pergunta parece óbvia, não é? No entanto, não é tão simples quanto você pode pensar. Caso contrário, não haveria tantos gestores batendo cabeça, ou mesmo fechando as portas.

Claro que quando perguntamos sobre a importância de acertar no preço, a primeira coisa que o empreendedor pensa é lucro garantido. O que a maioria dos empreendedores espera e planeja antes de anunciar a venda de um produto ou serviço.

Porém, saber calcular o preço de venda é uma estratégia mais ampla do que simplesmente buscar lucrar, por exemplo, suponha que um empresário acaba de abrir uma loja de móveis.

Após um profundo trabalho de pesquisa de mercado, análise do público-alvo e uma avaliação detalhada da concorrência, ele percebeu que seu produto era muito superior aos demais e tinha uma base de clientes potencialmente fiel na região.

O primeiro passo para calcular

Em suma, saber como calcular um preço de venda é saber o que seus clientes podem pagar, o que seus concorrentes estão pedindo e, finalmente, o que sua empresa receberá em troca.

Ou seja, o primeiro passo é saber calcular o custo do produto, depois avaliar um preço final que cubra todos os gastos, se adequar à situação real do mercado e, por fim, gerar lucro nas vendas. O mesmo vale para o preço do serviço.

Como calcular o preço de venda do seu produto ou serviço: Tipos de custos 

Antes de saber como calcular os custos dos produtos, vale ressaltar que cada tipo de negócio tem suas características e peculiaridades nesse quesito.

Veja também sobre escritório de contabilidade BH

Por exemplo, custos como insumos da fábrica e processos produtivos são diferentes das lojas virtuais. Trataremos, portanto, o conceito de custo de forma mais ampla e superficial, mas isso basta para explicar sua importância na precificação.

Cabe ao gestor saber apurar e debitar nesta conta as principais despesas da empresa. Outro ponto importante no cálculo do custo do produto é saber e saber distinguir o que são custos, despesas e perdas.

Afinal, todos esses processos devem ser considerados na hora de precificar. Confira o resumo abaixo:

  • Custo: é o valor total que sua empresa gasta na produção ou compra de determinado produto que será fornecido aos clientes;

  • Taxa: é o valor gasto para comercializar o produto;

  • Perda: é um valor imprevisto que não gera retorno financeiro.

Separando o que cada coisa representa em um conjunto de despesas, fica mais fácil calcular o custo total de determinado produto.

Em uma lógica ideal, deve-se buscar um equilíbrio entre esses três pontos. Ou seja, a produção ou compra de produtos deve ser a menor possível, controlar custos e, por fim, evitar perdas.

Sem dúvida, este seria um cenário perfeito, mas nem sempre é possível. É de suma importância entender esses conceitos e estudá-los individualmente, pois assim será possível buscar alternativas, métodos e estratégias a fim de ao menos minimizar seu impacto no cálculo dos custos do produto.

Além desses conceitos, na prática, os custos costumam ser divididos em diferentes tipos, o que também é a base para derivar o valor do custo total. Eles são:

  • Custos Fixos: Como o nome sugere, são valores fixos que não variam com o volume de produção ou aquisições. Por exemplo, alugar seu armazém;

  • Custos Variáveis: São valores que variam de acordo com os volumes de produção, aquisições, volume de vendas, atividades promocionais, sazonalidade, etc. Por exemplo, aumente as comissões de vendas em uma data especial.

0 comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO: Caso esteja com dificuldades com seu blog, abra um tópico no Fórum de Ajuda do Blogger que nós iremos te ajudar a resolver.


Os comentários passam por um sistema de moderação. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com pedidos de parceria;
- com propagandas (spam);
- com link para divulgar seu blog;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;

 
Dicas Blogger© 2007-2015 | Todos os direitos reservados | Design By Duy Templates
Top