Quais disciplinas estudar para um concurso de auditor de TI?

Quais disciplinas estudar para um concurso de auditor de TI?

6 10 99
Quais disciplinas estudar para um concurso de auditor de TI? 10 6 99


Quem deseja prestar concurso público precisa se preparar bastante. Antes de começar a estudar, é essencial conhecer a prova e saber quais são os conteúdos cobrados em cada etapa do processo seletivo. 


Estudar para um processo seletivo requer muita preparação e disciplina. Isso é ainda mais fundamental quando se pensa em concursos públicos, que são bastante disputados e envolvem diferentes avaliações — objetivas, discursivas e de títulos.


O primeiro passo para se preparar de forma adequada é saber tudo sobre a prova: qual é o tempo máximo de duração de cada etapa, o espaço máximo que pode ser ocupado, as disciplinas exigidas e a pontuação de cada questão. Isso te ajuda a traçar as melhores estratégias e definir quais assuntos precisam ser revisados com mais cuidado, a fim de aumentar as chances de aprovação.


Atualmente, com a tecnologia ganhando cada vez mais importância, uma profissão que tem ganhado notoriedade é a de auditor de TI. Na Secretaria da Fazenda do Ceará, o salário médio desse cargo é de R$ 16.045,30 para 40 horas semanais. Antes de se inscrever para essa prova organizada pela secretaria da fazenda, confira todas as informações sobre ela!


O que é


O auditor fiscal de Tecnologia da Informação (TI) é o profissional responsável por analisar e avaliar a infraestrutura de tecnologia de órgãos públicos para garantir a boa execução das atividades com precisão e eficiência, respeitando as regulamentações da área.


Essa profissão é essencial para identificar qualquer problema de TI sobre gerenciamento de riscos e segurança. É a partir de um bom diagnóstico realizado por esse auditor que outras equipes da área de programação podem atuar para trazer soluções.


O processo de auditoria pode ser feito em programas, softwares, redes, sistemas de segurança ou de comunicação e quaisquer outros serviços que necessitem de tecnologia do órgão público. A manutenção dessa infraestrutura sob controle interno é essencial para proteger dados e organizá-los contra ameaças externas.


Para atuar como auditor fiscal de TI, é necessário ter diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação em Processamento de Dados, Informática ou Ciências da Computação, registrado por uma instituição  universitária reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).


Prova objetiva


Na Secretaria da Fazenda do Ceará, a prova objetiva de admissão para selecionar os candidatos possui 160 questões (do tipo “certo” ou “errado”). Dentre essas, 100 são de conhecimentos específicos e 60 são de conhecimentos básicos, devendo todas serem realizadas em até 4 horas e 30 minutos.


Na parte de conhecimentos básicos, os candidatos devem estudar nove disciplinas, com foco nos gastos públicos e no controle das despesas pelo aparelho estatal. São elas: administração pública, ética na administração pública, educação fiscal, legislação tributária do Ceará e finanças públicas. Além disso, é preciso estar atento a: sociologia do direito, informática, matemática e raciocínio lógico e economia.


Entre os conhecimentos específicos, o candidato deve estudar:


  • big data e Analytics;

  • análise, desenho e automação de processos;

  • business intelligence (BI);

  • estatística;

  • gestão de contrato;

  • arquitetura de desenvolvimento de software;

  • desenvolvimento e gestão ágil de projetos/demandas;

  • Internet das Coisas (IoT);

  • virtualização de serviços;

  • nuvem computacional;

  • inteligência artificial (IA);

  • gestão de produtos;

  • sistemas distribuídos. 


Além disso, é preciso conhecer a língua inglesa e ter noções de direito administrativo e constitucional.


Prova discursiva e de títulos


A segunda prova é a discursiva, em que os candidatos serão cobrados de conhecimentos específicos. Com uma pontuação máxima de 20 pontos, essa avaliação contém duas questões — que devem ser respondidas em até 20 linhas — e um estudo de caso — com tamanho máximo de 45 linhas. Essa prova tem duração total de 4 horas.


Por fim, há a prova de títulos, em que o candidato deve apresentar todos os títulos que possui — como mestrado, doutorado, PhD, especialização ou já ter experiência profissional comprovada na área de Administração Pública. Quanto maior a complexidade do título, melhor a pontuação obtida nessa etapa. Enquanto essa prova é apenas classificatória, as provas objetivas e discursivas são também eliminatórias.


0 comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO: Caso esteja com dificuldades com seu blog, abra um tópico no Fórum de Ajuda do Blogger que nós iremos te ajudar a resolver.


Os comentários passam por um sistema de moderação. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com pedidos de parceria;
- com propagandas (spam);
- com link para divulgar seu blog;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;

 
Dicas Blogger© 2007-2015 | Todos os direitos reservados | Design By Duy Templates
Top