Você sabe o que é memória olfativa? Saiba como torná-la uma aliada do seu negócio

Você sabe o que é memória olfativa? Saiba como torná-la uma aliada do seu negócio

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Entenda como os cheiros ajudam a fortalecer o relacionamento com o cliente e aprimorar a experiência de compra


Comprar um produto vai além de escolher um item na prateleira da loja ou no catálogo do e-commerce. Comprar envolve inúmeros fatores a respeito do consumidor e as marcas têm compreendido a importância de investir em estratégias inteligentes para atrair seus clientes.


Incluir produtos de higiene para empresas na manutenção do espaço é fundamental para criar um ambiente exclusivo e aconchegante, com as características do seu negócio. Assim, você contribui para a criação da identidade de marca, trazendo ainda mais personalidade para os seus serviços.


E a memória olfativa é um dos principais recursos para proporcionar uma experiência de compra completa para seus consumidores. Confira abaixo tudo o que você precisa saber sobre o assunto e saiba como aplicá-lo ao seu negócio.

O que é memória olfativa?

Um cheiro é capaz de nos transportar para diversos lugares, reavivando memórias e despertando sentimentos profundos. Essa é a premissa do marketing sensorial: utilizar os sentidos e as experiências de vida para atrair novos clientes e fidelizar seus consumidores.


A memória olfativa é quando um cheiro consegue fazer a pessoa se lembrar de um momento específico. Ao associar o aroma de um produto ou serviço a uma ocasião especial, o consumidor tem mais chances de realizar sua compra, além de aprofundar o vínculo entre empresas e clientes.


O olfato está relacionado à área do cérebro capaz de armazenar e trabalhar nossas emoções. Portanto, incluir o recurso da memória olfativa em seu negócio é fundamental para captar novos clientes e fortalecer sua identidade de marca.

Como incluir o recurso no seu negócio?

Grandes empresas de diferentes setores do comércio utilizam o recurso da memória olfativa em seus produtos e serviços. Quem não se lembra da famosa marca de calçados que possui itens com um cheiro característico de chiclete?


Pois é, não é preciso falar o nome, mas seu cérebro faz questão de lembrar, independentemente de ter realizado uma compra na loja. Logo, quando bem alinhada às demais estratégias de marketing, a memória olfativa tem a capacidade de transformar a experiência do consumidor ao oferecer os elementos certos para despertar suas emoções.


Para quem deseja apostar no recurso, a dica é incluir aromas característicos e, de preferência, exclusivos, em sua loja, na embalagem de produtos e em diferentes artigos do catálogo. Assim, quando o consumidor efetuar uma compra, ele irá associar o momento a diferentes ocasiões de sua vida.


Produtos com cheiros têm mais chances de despertar sentimentos positivos nos consumidores do que os demais. Isso porque, além de demonstrar mais cuidado e interesse pelo cliente, o aroma é capaz de reavivar memórias, além de proporcionar a sensação de bem-estar.


Uma dica interessante para quem trabalha no setor de alimentos, por exemplo, é investir em cheiros associados aos produtos do cardápio e que ajudem a aguçar os sentidos dos clientes.

Vantagens da memória olfativa

A experiência do consumidor é fundamental para o sucesso da sua empresa e investir em estratégias para melhorar o processo de compra é uma maneira inteligente de atrair novos clientes e aprofundar os vínculos.


Por isso, a memória olfativa tem papel de destaque na construção de uma relação mais próxima entre empresas e consumidores. Conheça as principais vantagens do recurso:


  • despertar sentimentos;

  • aumentar as chances de compra;

  • fidelizar clientes;

  • atrair novos consumidores;

  • aprofundar o elo entre empresas e consumidores.


Além dos benefícios acima, ao investir em aromas em sua loja física, é possível aumentar, inclusive, o tempo de permanência do cliente no ambiente, facilitando o processo de compra. Gerar sensações agradáveis contribui para o relacionamento com o consumidor, transformando a maneira como eles enxergam a empresa.


O aroma é imprescindível para auxiliar com a lembrança de marca, fazendo com que o consumidor associe a empresa a sentimentos positivos e memórias especiais e garantindo as melhores sensações, inclusive durante a aquisição de um produto.


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