Textos lucrativos: 5 dicas para seu blog

Textos lucrativos: 5 dicas para seu blog

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Escrever textos lucrativos é importante se você quer tornar o seu blog uma fonte de renda. Além disso, é importante saber que monetizar esse canal está muito mais fácil hoje em dia.

Há um tempo, ter um site era considerado um investimento alto e algo acessível para poucos, e torná-lo rentável era uma tarefa igualmente complicada.

Muitos recursos que conhecemos hoje ainda não existiam, e a internet não era parte do cotidiano das pessoas, no nível que é hoje em dia.

Tudo isso mudou, e hoje qualquer pessoa ou empresa pode ter o seu blog e publicar seus conteúdos quando quiser. E mais, é possível ganhar muito dinheiro com ele, mas nem todo mundo consegue fazer isso da forma certa.

Então, muitos se perguntam qual é o segredo por trás do sucesso de um blog, tanto de uma empresa quanto de uma pessoa. A resposta é simples: investir em conteúdos de qualidade.

Também é preciso criar uma estratégia de monetização, principalmente para que o dinheiro chegue mais rápido e em quantidades maiores.

Pensando na quantidade de pessoas que gostaria de ter uma plataforma de sucesso, neste artigo, vamos explicar o que é blog, o que são textos lucrativos e dar algumas dicas para produzi-los.

Entenda melhor sobre o que é blog

Blog é um tipo de site com páginas que são atualizadas frequentemente. Pode ser usado como um diário pessoal, como um periódico ou pelas empresas.

É considerado um meio de comunicação entre pessoas e pessoas e entre marcas e consumidores. Os usuários podem escrever sobre temas variados, voltados para seus gostos e também sobre produtos e serviços.

Portanto, independentemente de qual seja a sua intenção, como falar sobre vinho seco frutado, essas plataformas se adaptam às suas necessidades.

Um blog tem o objetivo de estabelecer uma comunicação na web e serve para muitas coisas, dependendo do objetivo de seu proprietário.

Por exemplo, no caso de uma empresa, sua utilidade pode variar de acordo com as estratégias de marketing que ela usar. Para as pessoas, ele pode servir para compartilhar pensamentos, emoções, gostos, experiências, etc.

Contudo, a sua principal função é veicular conteúdos, como artigos, publicações e diferentes tipos de postagem, como imagens e vídeos.

Nos últimos anos, esse canal assumiu um importante papel dentro do marketing digital, que se refere à publicação de conteúdos direcionados ao público-alvo de uma empresa, como um pet shop de banho e tosa para gatos.

Neste caso, a marca o utiliza para escrever sobre, por exemplo, a importância da higiene com os animais, produtos adequados para o banho, a frequência, ou qualquer outro assunto relacionado ao ser mercado.

É dessa forma que as companhias conseguem responder dúvidas de sua audiência, bem como atrair novas oportunidades de negócio.

Por outro lado, outros tipos de blog ganharam destaque na internet, e eles são voltados aos mais variados assuntos, como:

  • Notícias;

  • Viagens;

  • Culinária;

  • Moda;

  • Maquiagem;

  • Entre outros.

Qualquer assunto que você pesquisar na internet vai retornar como resultado um blog, seja de uma marca ou de uma pessoa.

Por exemplo, se o usuário pesquisar sobre anel de compromisso folheado a ouro, pode encontrar o blog de uma joalheria ou até mesmo de alguém que dá dicas sobre quando é o momento de firmar um namoro.

É exatamente por conta dessas infinitas possibilidades que muitas pessoas começaram a ganhar dinheiro (e muito dinheiro), com suas páginas pessoais na internet. Mas para isso, elas investiram em textos lucrativos.

O que são textos lucrativos?

Os textos lucrativos são as publicações que você faz em um blog e que te trazem algum tipo de retorno. Eles podem ser direcionados a um objetivo, sendo que isso é mais comum entre as marcas.

Por exemplo, uma loja de materiais para escritório pode escrever um conteúdo sobre pasta com bolsa interna, principalmente para atrair a atenção de seu público-alvo e aumentar as vendas desse item.

Aí os visitantes de seu site entram em outro processo, que chamamos de funil de vendas, a partir daí a marca passa a trabalhá-los.

Também uma pessoa pode investir em textos lucrativos para aumentar o tráfego em seu blog e com isso ter a oportunidade de monetizá-lo – e ganhar dinheiro com ele.

Existem muitos formatos de textos lucrativos, que não se apegam apenas à forma escrita. Por exemplo, eles podem assumir formatos diferentes, como:

  • Imagens;

  • Vídeos;

  • Áudios;

  • Entre outros.

Para criar um material altamente lucrativo para o seu blog, independentemente de qual seja o seu tema, é necessário estar atento a algumas estratégias.

Uma delas é saber para quem você escreve, que tipo de pessoas quer atrair e a partir disso definir as pautas, tom de voz, linguagem, entre outras características.

Vamos falar um pouco mais sobre essas estratégias no próximo tópico, mas é importante entender que investir em textos lucrativos é muito benéfico para o seu blog.

Por exemplo, é por meio de conteúdos bem elaborados e elucidativos que uma fabricante de talão para sorteio consegue se posicionar com autoridade no que faz.

Além disso, são eles que vão atrair a atenção de pessoas e tornar a marca mais conhecida. Com isso, a empresa consegue gerar mais oportunidades de negócio e melhorar até mesmo seu posicionamento na web.

Só que para conseguir tudo isso, tanto uma pessoa quanto uma marca precisam investir na qualidade de suas publicações, e é sobre isso que vamos falar a seguir.

Dicas para produzir textos lucrativos

Para alavancar o seu blog e ganhar dinheiro com ele, existem algumas práticas que você não pode abrir mão. São elas:

1.    Definir o seu nicho

Não misture os assuntos, pois blogs que falam de tudo um pouco, geralmente, não têm sucesso e não alcançam uma boa posição nos resultados de pesquisa.

Escolha um nicho onde você quer atuar, visto que dessa forma você se coloca como um portal que gera soluções para um grupo específico, como no caso de uma empresa de projeto de hotelaria.

Para ficar mais fácil, mantenha seu foco em algo que você gosta, veja se existe público para esse assunto, se o nicho escolhido é muito competitivo, se ele funciona em longo prazo e se ajuda a promover vendas.

2.    Conhecer o público

Conhecer o público é muito importante para o sucesso do blog, por isso você deve pensar em quais assuntos são importantes para ele, o que eles querem saber, quais são seus gostos e suas principais dúvidas.

É interessante obter o máximo de informações, por exemplo, ele é formado por homens, mulheres ou é misto? Qual a faixa de idade?

Tente descobrir que tipo de vida eles levam e qual o nível de experiência deles no nicho que você escolheu.

Por exemplo, se o seu blog é sobre tecnologia e você vai criar um post sobre o que um notebook para escritório precisa ter, aprofunde o conhecimento de modo a agradar seus visitantes.

3.    Escolher o título

Se você der uma olhada nos maiores blogs de sucesso do mundo, vai perceber que todos eles têm algo em comum: títulos atraentes.

É necessário instigar a curiosidade do seu público, e para isso você pode lançar mão de alguns recursos, como inserir uma pergunta no título do seu texto.

Por exemplo, um título chamativo para um blog de uma gráfica seria “Você sabe qual o melhor tipo de cartão de visita esteticista?”; ou então, “cartão de visita para esteticista: como escolher?”.

4.    SEO

Aplique as estratégias de SEO nos seus textos para que eles apareçam entre as primeiras posições no resultado de pesquisa.

SEO é um conjunto de estratégias que otimizam páginas e conteúdos, principalmente para que eles sejam facilmente encontrados pelos usuários no Google.

Uma dica para os seus textos é incluir palavras-chave adequadas, que são termos que seus possíveis leitores usariam para pesquisar alguma coisa relacionada ao que você publica no blog.

Por exemplo, se você falar sobre literatura e está escrevendo sobre um livro em específico, mencione nomes de personagens, do autor e use termos que se refiram às passagens mais famosas da obra.

5.    Linguagem

Escolha uma linguagem adequada ao seu público, por isso reiteramos que é importante conhecê-lo. Se for um público mais jovem, por exemplo, pode usar uma linguagem mais descontraída e até algumas gírias do momento (sem exageros).

Se o seu blog for jurídico, não dá pra usar a mesma linguagem do público jovem, certo? Não tem segredo, converse com as pessoas de maneira adequada, para que seus textos sejam compreendidos.

Conclusão

Ter um blog pode ser muito lucrativo, desde que você saiba usá-lo e produzir materiais interessantes para o seu público. Agora que você já sabe como fazer, é só começar e aproveitar seus benefícios.  

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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