Logotipo: 7 dicas para uma comunicação visual de sucesso

Logotipo: 7 dicas para uma comunicação visual de sucesso

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A comunicação visual é mais presente do que parece. Se olharmos à nossa volta, vamos perceber o quanto ela aparece nos mais diversos cenários como outdoors, panfletos, folhetos, propagandas e logotipos.


O artigo de hoje vai abordar justamente sobre o último item. Vamos mostrar algumas dicas para uma comunicação visual de sucesso, a partir da criação de logotipos. Acompanhe a leitura!

O que é logotipo?

O logotipo nada mais é que um signo de identificação, por meio do qual o público é capaz de reconhecer produtos e serviços de uma determinada marca.


Por exemplo, quando um colégio particular ensino médio escolhe um determinado símbolo para identificar a instituição e, com isso, reforça essa imagem em todos os seus materiais, temos aí um logotipo.


Esse signo é um dos principais representantes da comunicação visual, uma vez que permite a audiência identificar facilmente a sua empresa.


No entanto, o que pouca gente sabe é que não é tão fácil assim criar um logotipo. Há todo um trabalho de planejamento, reflexão, além do envolvimento com conceitos da psicologia, semiótica, arte e design.


Afinal de contas, esse símbolo será a “cara” da sua marca, portanto, nada mais justo do que ele expressar os verdadeiros valores envolvidos na sua empresa.


Leva tempo para que um designer chegue até o resultado final do logotipo - e, dependendo das transformações, é possível que o logo passe por alterações.


Conheça a importância da identidade visual aqui.


Como ele é o principal representante da comunicação visual, separamos algumas dicas para você criar um logotipo de sucesso. Confira!

1 - Seja simples e direto

O primeiro ponto é entender que o seu logo deve ser simples. Lembre-se que ele representa a sua empresa graficamente, por isso, deve ser elaborado para permitir uma identificação direta e fácil, sem informações desnecessárias.


Por exemplo, se a intenção é criar um logo de um estúdio para ensaio, logo de início já percebemos que vale a pena trabalhar com algum símbolo musical - mas não em excesso.


Logos muito enfeitados e cheios de elementos transmitem uma sensação de desorganização, o que não é nada vantajoso para o seu negócio.


O ideal é unir o ícone com o nome da empresa. Inclusive, alguns projetos criam formas com a própria tipografia, o que ajuda muito a transmitir as principais informações, com simplicidade.


Também tenha cuidado com a fonte. Perceba, usamos “fonte”, no singular. Ter mais de um tipografia no seu logo não é uma prática recomendada, justamente porque pode confundir o público.

2 - Faça uma pesquisa aprofundada

Pesquisar referências para a criação do seu logotipo é algo que ajuda muito na criatividade e pode trazer muitas inspirações para a sua ideia.


Não estamos dizendo para você plagiar nada, mas você pode pegar alguns conceitos de logos já consolidados no mercado.


Por exemplo, se a intenção é criar um símbolo para um hambúrguer artesanal vegano, busque referências de empresas que trabalham com o mesmo tipo de produto ou similares. Pensar nas marcas famosas também é uma forma de se inspirar.


Afinal de contas, é possível captar alguns elementos que são comuns a todos os logos, como a simplicidade e a expressão dos valores da empresa, como algo que está subentendido na comunicação visual.

3 - Conheça o seu público

Quando falamos algo, falamos para alguém. No caso do logotipo, esse “alguém” é o nosso público. Por isso, precisamos saber quem ele é.


Essa dica é válida não só para a criação de logos, mas todo tipo de comunicação e materiais de divulgação da marca. Afinal de contas, quanto mais segmentada é a sua estratégia, melhor é a conversão.


Sendo assim, se você está criando um logo para auto peças de moto, por exemplo, busque compreender quem são os potenciais clientes da marca: jovens? pessoas mais velhas? classe A, B ou C? Gostam de motos mais esportivas ou clássicas?


Uma dica para responder todas as perguntas acima e criar um logo assertivo é fazer uma pesquisa de mercado. Por meio dessa investigação, dá para levantar os principais dados a respeito da audiência, como:


  • Faixa etária;

  • Nível socioeconômico;

  • Escolaridade;

  • Localidade;

  • Preferências;

  • Entre outros.


Quanto mais informações, melhor! Outra recomendação é criar uma persona, isto é, um personagem semi fictício do seu cliente ideal, com base nos dados coletados na sua pesquisa.


Isso torna a sua audiência mais humanizada e pode ser o ingrediente que falta para você se inspirar na criação do logotipo. Afinal de contas, você dá um “rosto” para o público.


Normalmente, as empresas já contam com uma persona bem definida, antes mesmo da criação do logo. Isso porque o público será fundamental para decidir qual produto ou serviço lançar.


Ou seja, a sua persona guia praticamente tudo dentro do seu negócio.

4 - Conheça as tendências do design

Sabe quando a moda muda e você corre logo atrás de uma peça de roupa nova para acompanhar a tendência? Então, no design isso também acontece!


Aliás, vale ressaltar que o seu logo não precisa ser algo fixo - ele pode sim ser modificado com o passar dos anos.


Pense só em uma propaganda de manutenção corrente bicicleta feita nos anos de 1950. Com certeza, ela terá um design totalmente diferente dos anúncios que vemos hoje. É justamente nisso que devemos nos apoiar.


Portanto, pesquise por logotipos atuais e tome-os como referência, para evitar produzir algo fora de moda e antiquado.


Você pode até querer dar um ar mais “retrô” para a sua marca, mas veja se isso atende os interesses e preferências do público, bem como faz parte do conceito da empresa.


Caso contrário, você corre o risco de criar algo bem “brega”. Então, cuidado!

5 - Pense no conceito do seu logo

Chegamos a uma das etapas mais importantes da criação: o conceito do logo. A conceituação se refere à mensagem que você quer transmitir através das formas.


Isso pode parecer um pouco subjetivo, mas é possível ter um conceito fechado com base em alguns dados, por exemplo, os valores da empresa.


Por exemplo, se uma clínica de atendimento médico domiciliar tem como objetivo trazer o máximo de conforto aos pacientes, tente visualizar essa questão dentro de imagens. Como você expressaria algo que é confortável?


Às vezes, com algumas formas simples, ou uso de cores específicas, é possível transmitir essa sensação. 

6 - Faça um esboço

Agora é o momento de colocar “a mão na massa” e começar a sua criação no papel. 


Depois de refletir sobre conceitos, buscar referências, conhecer o seu público e buscar desenhar algo simples, é preciso colocar todas as suas ideias em prática, para não perdê-las de vista.


Calma, você não precisa ser um expert em desenho. Aqui, a intenção é só visualizar, mais ou menos, qual seria a forma que você pensou do logo.


Tem gente que usa até sinalização de trânsito horizontal para fazer o esboço, só para deixar algo bem simples. Depois, você vai se aprimorando aos poucos.

7 - Faça a digitalização do seu desenho

Enfim chegou o tão esperado momento de transformar a sua ideia do papel em um arquivo!


Esse processo de digitalização também é chamado de vetorização, porque se refere à criação de um vetor, que servirá como base para o logotipo da sua empresa.


É comum que os designers usem o termo “logo em curvas”, para se referir a um logo que está em vetor.


Para essa etapa, considere que o seu logo seja aplicável nos mais diversos materiais: desde um anúncio no Facebook até em sacolas ecobag personalizadas. Por isso, escolha cores e um fundo que dê destaque à marca.


Vale dizer que os vetores devem ser escaláveis. Ou seja, não importa se ele vai aparecer em um pequeno cartão de visitas, ou plotado em um caminhão - a imagem digitalizada pode ser ampliada ou reduzida até quase o infinito, sem craquelar.


Hoje em dia, é possível encontrar uma série de ferramentas que ajudam na vetorização dos logos, incluindo alguns gratuitos. Claro que eles têm algumas limitações, mas dependendo do que você precisa, esses programas quebram um galho!

Conclusão

A comunicação visual é um dos aspectos mais importantes para a divulgação das empresas. Grande parte dela é representada por um único item: o logotipo, que irá nortear os demais materiais publicitários e a identidade da marca.


No entanto, engana-se quem pensa que criar um logo é simples. Muito pelo contrário, é preciso dedicação, estudo e planejamento, antes mesmo de começar a criação.


O artigo de hoje buscou trazer algumas dicas de como criar um logotipo e, dessa forma, ter uma comunicação visual de sucesso. Temos certeza que você vai arrasar no seu projeto!


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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