6 dicas para alavancar o visual de seu site

6 dicas para alavancar o visual de seu site

6 10 99
6 dicas para alavancar o visual de seu site 10 6 99



Você está começando um novo projeto e está pensando em tudo, mas já parou para pensar qual é o impacto que a identidade visual causa no seu sucesso? Muitas vezes, este elemento é esquecido pelas empresas ou não ganham a devida atenção. 


Este fator é tão importante quanto todo o restante do planejamento de um estabelecimento que, se bem feito, é capaz de transmitir as mensagens desejadas e possibilitar que a imagem do estabelecimento seja fortalecida. 


Em uma sociedade que está cada vez mais conectada, é necessário pensar em mecanismos de diferenciação da concorrência, e ter uma imagem forte e consolidada contribui para que sua empresa alcance as suas metas. 

Do que se trata a identidade visual?

A identidade visual consiste em todos os elementos visuais e gráficos que representam a empresa. Quando você vê um banner impressão digital de um comércio, que contém um logo, cores padrão e uma frase de efeito? Então, trata-se da identidade visual.   


Ela não se trata somente de logotipo, mas também está ligada a escolha de cores e tipografia, slogan e outros materiais de divulgação. Assim, todos os elementos são encarregados de diferenciar um comércio do outro e de impactar os consumidores. 


Pense que essa imagem causa impacto e faz parte da memória dos indivíduos, desse modo, o estabelecimento é reconhecido e lembrado por essas características. 


Por esse motivo, é comum que somente com uma letra e algumas cores as pessoas sejam capazes de reconhecer de que empresa se trata.


Além disso, a identidade visual faz parte do comércio como um todo e tem como responsabilidade mostrar para o mundo a empresa, bem como transparecer os seus valores, destacando as suas qualidades e mostrando a sua missão. 


Portanto, ela tem como função representar o estabelecimento de modo que não seja necessário escrever textos reafirmando essas posições a todo instante. A própria identidade já reforça isso com a sua presença. 

Por que investir na identidade visual?

Ter uma identidade permite que, com o tempo, a marca fique guardada na memória do indivíduo, com o bom trabalho e desempenho em outras áreas, um serviço de gestão patrimonial, por exemplo, pode ser muito reconhecido pela sua identidade visual. 


Nesse caso, o bom atendimento e todo o amparo que o comércio oferece refletem na identidade da empresa. Se tudo for feito de modo adequado, o consumidor terá uma boa memória do local, que será refletida também na identidade. 


Além disso, a identidade visual impacta em alguns aspectos, como:


  • Aproximação com o cliente;

  • Diferenciar-se dos adversários;

  • Fortalecimento da marca;

  • Aumento nas vendas.


Logo, um primeiro aspecto que é afetado por melhorias é a relação com o consumidor, isso porque com a marca sempre presente no cotidiano do indivíduo, promove a sensação de que ela faz parte da sua vida e o cliente se sente mais próximo. 


Pense em uma pessoa que adquiriu um cordão para caneca de uma marca e todos os dias ela utiliza a caneca para tomar seu café, portanto, tornou-se algo que faz parte do seu dia a dia, que ele gosta e acredita que é funcional. 


Desse modo, ele se sente próximo da marca, e usando seu produto, o consumidor também tem acesso à sua identidade visual, que muitas vezes está até estampada na mercadoria. Estando satisfeito, esse indivíduo tem probabilidade de se tornar um cliente fiel. 


Ademais, é por meio de uma identidade visual que um comércio consegue se diferenciar de outros estabelecimentos, já que há muitos estabelecimentos que trabalham no mesmo ramo. 


Nesse sentido, a identidade visual também contribui para que a marca seja fortalecida. Diante da prestação de um serviço de forma adequada, o comércio se estabelece como ,sendo um local de qualidade que consegue fortalecer a sua marca. 


Por fim, para quem tem uma boa identidade, percebe que os efeitos são sentidos na elevação das vendas. Isso porque ter uma marca reconhecida e lembrada contribui para o momento de decisão de compra de uma pessoa. 


Logo, ter uma identidade ajuda tanto o comércio físico quanto o seu site, permitindo que os indivíduos reconheçam o negócio assim que abrem a página, desde o layout até as produções que são postadas nas redes sociais. 


Essas são as razões para que uma gráfica que produz rótulos adesivos personalizados e quer ser reconhecida, investir em sua identidade visual.

Como melhorar a identidade visual do seu site

Existem muitos benefícios de uma identidade visual adequada, portanto, há maneiras que podem melhorá-la e contribuir para que ela transpareça os ideais da sua empresa. Veja, a seguir, como ter uma identidade que contribua com o seu site:

1 - Defina a ideia que você deseja passar

A identidade visual é parte da estrutura da sua empresa e deve ser elaborada de forma coerente com todo o restante dos ideais do estabelecimento, lembrando sempre que é por meio dela que as pessoas te reconhecem. 


Sendo assim, no momento de elaboração, defina o que você deseja passar, pense em como sua empresa de sala comercial pequena gostaria de ser representada.


Anote tudo para não esquecer, assim, o encarregado da criação terá material para se basear. 


Ademais, defina o público, a missão e as crenças também, além dos locais que a identidade será utilizada, assim, é possível pensar em diversos modos para conquistar o resultado perfeito da identidade. 

2 - Escolha uma fonte legível

Se a sua identidade conter letras ou frases, certifique-se de que seja usada uma tipografia adequada, ou seja, legível para que todos entendam. Além disso, evite usar letras com traços finos ou com muitos enfeites. 


A identidade é criada para vários formatos, por isso, não se pode pensar na letra somente com foco no logotipo, que em geral é maior e todos veem bem. É preciso refletir sobre os outros formatos de material, como o cartão de visita pessoal do comércio. 


Pensando nisso, selecione uma fonte e faça o teste antes para que a escolha seja adequada e não prejudique o estabelecimento, levando em conta de que alguém pode não entender o logo, por exemplo. 


Além disso, é necessário que no site a letra seja agradável para que os visitantes compreendam as descrições e demais informações. 

3 - Não abuse das cores

Se bem usadas, as cores destacam um local e um visual, porém, tenha cuidado no momento de selecioná-las. Certifique-se que elas não trazem problemas de contraste e nem que seja feita uma combinação não-harmoniosa. 


Além disso, antes de selecionar a cor é preciso que um stand para evento ou qualquer outra empresa veja quais são os sentimentos que estão relacionados com aquela cor. Por exemplo, a cor vermelha remete à paixão, assim como significa entusiasmo e energia. 


Desse modo, deve haver um estudo para que a mensagem não seja passada de maneira errada. 


Ademais, para o site, é preciso que as cores não atrapalhem a leitura, portanto é necessário verificar a legibilidade das letras nas cores selecionadas. Afinal, o site não vai ter bom desempenho se ninguém entender o que está escrito. 

4 - Invista na simplicidade

A sua identidade visual não precisa ter diversos elementos e ser poluída visualmente. Pode parecer que colocar muitos elementos enriquecem o trabalho, mas às vezes, o excesso confunde o indivíduo. 


Por isso, use somente o necessário, afinal, sua identidade não precisa de muitos elementos. Se for escolhido um item que o represente bem, já é suficiente. 


Para o site de seu negócio, é essencial que não haja exageros, uma vez que o foco da página não é a identidade, mas sim, as mercadorias e as produções.


Portanto, uma empresa de entrega de documentos deve se atentar para não exagerar e manter a sua identidade equilibrada e agradável. Se for usar sombra e brilhos, cuidado para que eles não chamem mais atenção do que a própria identidade em si. 

5 - Tenha um layout responsivo

Uma página que se adapta a diversos formatos de tela ajuda um estabelecimento no posicionamento dos buscadores, mas também em sua identidade, que precisa ser adaptável e responsivo. 


Por isso, tenha um layout que seja adequado, assim, quando uma pessoa entrar na página, mesmo que de por meio de um celular, ele pode ter uma experiência agradável.


Tenha em mente que ela lembrará do estabelecimento se a experiência for boa, portanto, isso também faz parte da construção de identidade forte. 

6 - Não se esqueça do público

Ao pensar na elaboração da identidade que vai ser usada em um site, não se pode esquecer do público, uma vez que a identidade pode ser perfeita, mas não conversar com o público que aquele estabelecimento atinge. 


Desse modo, é necessário levar em consideração quem são os indivíduos impactados. Pense que o negócio elaborou uma identidade coerente com as ideias da empresa, só que não pensou no seu público que é jovem e fez algo para pessoas mais velhas. 


Nesse sentido, se a identidade não vai se comunicar com quem ele mais atinge, vai ficar difícil para os jovens se verem reconhecidos por essa identidade e muito menos lembrar dela.

Considerações finais

A identidade visual é essencial para o sucesso de um estabelecimento que deseja se diferenciar da concorrência, além de possibilitar que ele se estabeleça e tenha uma marca forte sempre lembrada pelos indivíduos.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

0 comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO: Caso esteja com dificuldades com seu blog, abra um tópico no Fórum de Ajuda do Blogger que nós iremos te ajudar a resolver.


Os comentários passam por um sistema de moderação. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com pedidos de parceria;
- com propagandas (spam);
- com link para divulgar seu blog;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;

 
Dicas Blogger© 2007-2015 | Todos os direitos reservados | Design By Duy Templates
Top