Google Analytics - Explorador de Usuários: saiba como o usuário interage com seu blog

Google Analytics - Explorador de Usuários: saiba como o usuário interage com seu blog

6 10 99
Google Analytics - Explorador de Usuários: saiba como o usuário interage com seu blog 10 6 99
Hoje você vai conhecer uma ferramenta incrível que lhe permite explorar a interação do usuário com o seu blog, saber quais as páginas que visitou, quanto tempo permaneceu e se a meta proposta para aquela página foi atingida. Essa ferramenta é um novo relatório que está disponível no Google Analytics chamado Explorador de Usuários e que permite conhecer o comportamento individual do seu leitor.


1. Como acessar o Explorador de Usuários

Vá até sua conta do Google Analytics, escolha o blog que deseja verificar, clique em Público-alvo e logo abaixo em Explorador de usuários. Você pode observar que será exibido um relatório constando uma identificação de usuários que o Google chama de Client ID. 


2. Conhecendo o Explorador de Usuários

O Client ID é uma assinatura individual do seu visitante. Assim, cada vez que ele acessar seu blog, o Google Analytics irá identificar a sua interação e registrar, permitindo que você conheça o seu comportamento.

Também existem seis filtros para organizar os dados de acordo com o seu interesse:
  • Sessões (quantidade de páginas visitadas);
  • Duração média de sessão;
  • Taxa de rejeição;
  • Receita;
  • Transações;
  • Taxa de Conversão de Metas.


Quando você clica sobre um usuário individual poderá ver:
  • O tempo de duração na sessão;
  • As páginas que visitou;
  • O título e a URL do artigo;
  • O dia em que a página foi visitada;
  • O horário em que visitou cada página; e
  • Filtrar por metas, como por exemplo o preenchimento de um formulário ou a conversão de uma venda.

Ainda é possível dentro desse relatório selecionar o período em que você deseja exibir o comportamento desses usuários para analisar, como nos últimos 7 dias, no último mês ou em um período personalizado.

O Google Analytics sempre permitiu que olhássemos a base da pirâmide como um todo, vendo o comportamento dos usuários como um todo. Esse relatório permite um olhar direto sobre o leitor. No exemplo que eu trouxe, fica claro que  meu leitor está com problemas com domínio. O blog dele deve estar retornando o erro 404 e para resolver ele precisa configurar os CNAMEs, ou então, como no último acesso, verificar se existe algum outro problema que esteja deixando o blog fora do ar. Assim, você pode verificar o raciocínio do seu leitor e, por exemplo, amarrar melhor os links e o conteúdo facilitando a navegabilidade e permitindo que ele facilmente encontre no seu blog aquilo que está procurando.

Pelo que verifiquei este relatório está disponível deste o dia 16 de março e parece ser colhido por amostragem, provavelmente ainda sofrerá melhorias, mas já permite um olhar mais atento ao comportamento individual de cara usuário.

O que achou dessa ferramenta? Qual a utilidade que ela terá para o seu blog? Compartilhe sua opinião conosco e divulgue este artigo nas redes sociais.
3 Comments
Comments
  1. Excelente ferramenta é o Google inovando e facilitando o trabalho do blogueiro seja ele amador ou profissional.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cícero,

      Também gostei muito dessa ferramenta, é possível fazer uma análise individual do comportamento do leitor e traçar algumas linhas de raciocínio e pontes. Bem bacanas!!!

      Abraços!

      Excluir

ATENÇÃO: Caso esteja com dificuldades com seu blog, abra um tópico no Fórum de Ajuda do Blogger que nós iremos te ajudar a resolver.


Os comentários passam por um sistema de moderação. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com pedidos de parceria;
- com propagandas (spam);
- com link para divulgar seu blog;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;

 
Dicas Blogger© 2007-2015 | Todos os direitos reservados | Design By Duy Templates
Top