Um blog precisa registrar sua marca e todos os domínios?

Um blog precisa registrar sua marca e todos os domínios?

6 10 99
Um blog precisa registrar sua marca e todos os domínios? 10 6 99
Quem acompanha este blog há bastante tempo sabe que fomos vítimas de muitas cópias de conteúdo e vivenciamos experiências super desgastantes, algumas até bizarras e que eu jurei que nunca mais tocaria no assunto plágio. A cada plagiador que a gente denuncia, nascem mais 100. É uma atividade desgastante e optei por não mexer mais com isso. 


Entretanto eu não poderia deixar de alertar vocês sobre um outro tipo de problema: a cópia de ideias. Recentemente ficamos sabendo que o Dicas Blogger teve seu nome copiado por outros blogs, que registraram o mesmo domínio, porém com extensões diferentes. Eu e a Pri optamos por não fazer nada a princípio, afinal eu cometi o erro de não registrar todos os domínios possíveis e também não sou detentora da marca Dicas Blogger, conforme me orientou um advogado.

Então por que estou escrevendo este post? Para que vocês blogueiros fiquem cientes que é preciso registrar a marca (se possível) e comprar o maior número de domínios iguais e semelhantes para evitar ter o nome do seu blog clonado.

Exemplos de domínios iguais com extensões diferentes: seublog.com.br / seublog.com / seublog.net / seublog.info / seublog.org
Exemplos de domínios semelhantes: seu-blog / oseublog / blogseu e etc

Nem toda marca pode ser registrada. Blogger, por exemplo, é uma marca registrada do Google, então nenhum dos metablogs que levam este nome poderão registrar a marca. Isso serve para qualquer blog que use no título uma palavra que já seja registrada.

Existem serviços online que fazem a avaliação gratuita e depois cobram para providenciar tudo que for necessário para efetuar o registro. Recomendo o site e-marcas e a leitura deste artigo:


Vocês podem estar se perguntando: Mas Juliana, como irei registrar tantos domínios? Pois é, são infinitas possibilidades e ficaria caríssimo para a maioria de nós fazer tal aquisição e não acho que inibiria totalmente os mal intencionados, apenas diminuiria as possibilidades.

Olhando no site GoDaddy, por exemplo, vemos muitas opções. Você pensaria em registrar dicasblogger.jobs? Não né. Nem eu. Mas pode aparecer algum oportunista sem a mínima criatividade, registrar e passar a usar este domínio, criando um blog com o mesmo nome do meu ou do seu. Triste realidade. Ficamos muito mais na dependência da índole e da boa fé alheia do que dos nossos próprios recursos.

Nossa recomendação é que vocês registrem pelo menos os domínios mais comuns, tais como .com.br, .com, .org, .info, .net e .blog.br.

O Dicas Blogger original tem uma história de 5 anos na Blogosfera. Além da credibilidade junto aos blogueiros, também possuímos a chamada "autoridade" no sistema de indexação do Google. Óbvio que blogs com o mesmo nome ou com nomes semelhantes acabam "desfrutando" da relevância que construimos com muito trabalho.
Muitas pessoas procuram “aumentar o PageRank” de seu site e, a bem da verdade, este continua sendo um critério muito importante para uma estrátegia de SEO. Em vez de dizer “aumentar PageRank”, que é o termo leigo, vamos chamar de construção de “autoridade do domínio” essa parte importante do SEO Off-Page que é criar relevância para um site na Internet, enquanto o PageRank em linhas gerais é o nome dado ao algoritmo do Google. Fonte: Conteúdo é rei. Autoridade de domínio é rainha
Espero poder ter ajudado vocês com mais esta experiência. No mais, lamento por todos que não conseguem colocar os neurônios pra funcionar e fazem uso da competência alheia :)

Quero agradecer, em nome da equipe, aos queridos leitores que denunciaram os referidos blogs. Seguimos atentos e na luta! Abraços e continuem sendo íntegros!

Atualização as 19:00 
Alguns seguidores me questionaram no Twitter por que eu ainda não denunciei os referidos blogs ao Google, através do formulário DMCA. Porque não resolve. O Blogger apaga conteúdo replicado, mas não interfere na questão de nome ou marca. Quando estive na sede do Google em São Paulo, conversei pessoalmente com duas advogadas da empresa sobre este problema.
31 Comments
Comments
  1. Juliana passei por situação semelhante onde teve um ecommerce criado com o nome do meu blog. Não pensei duas vezes senão dar entrada no registro da MArca. Acho que você tendo o registro da marca já consegue ter algum benefício para consigo, eu queria perguntar sobre o registro de artigos, você costuma fazê-los na Biblioteca nacional?É recomendável?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Álvaro

      Eu optei por não mexer mais com a questão dos textos plagiados, pois a quantidade é enorme!

      Abraços

      Excluir
  2. Triste, eu bem sei como é passar por isto...

    ResponderExcluir
  3. Eu reservei meu nome 'Planeta da Blogueira', mas nunca se sabe de onde os mal intencionados vão vir.
    Vamos denunciar, divulgar, alastrar por todas as redes... Isso é um absurdo!!
    Conte comigo.

    ResponderExcluir
  4. Oi amiga, obrigada pela ajuda, e sempre muito bom contar com pessoas como você!!!
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Poxa!

    Não imaginava que a "falta de imaginação" das pessoas era tão medíocre.

    Espero que um dia, quem sabe, possamos nos ver livres desse tipo de "praga".

    O certo é que NINGUÉM com estas más intenções irá alcançar o sucesso do VERDADEIRO Dicas Blogger.

    Deixo um grande abraço e o desejo de muito sucesso em 2013!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada John. Eu também acho pouco provável, pois quem não tem competência para criar um NOME, dificilmente terá para criar conteúdo de qualidade ;)

      Excluir
  6. Oi Juliana,sinceramente eu fico muito chateada com plágio,eu mesma já fui.
    A quem recorrer?
    Eu sou apenas uma blogueira crocheteira,tricoteira e bordadeira.
    Perdi 2 blogs sendo o último com 580 seguidoras e com domínio próprio.
    Levantei e criei outro blog com domínio próprio, só espero que não me levem este também.
    Se as pessoas não tem conteúdo porque criam blogs/sites?
    Sabe porque? São incompetentes.
    Quem não tem competência não se estabelece.
    Dicas Blogger faz parte da minha vida,eu uso no meu blog muitas dicas que vocês postam aqui.
    Sucesso para você em 2013!!!



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo Graça: Quem não tem competência não se estabelece.
      E por que você perder seu blog? Não tinha feito backup dele? Recomendo que faça sempre! Abraços

      Excluir
  7. Olá Juliana
    Uma triste realidade assistir de camarote os furtos dos usurpadores e não ter o fazer. Falta competência e o principal, o respeito pelo trabalho alheio. A blogosfera apenas reflete o mau caratismo do povo. Um bom dia pra você.

    ResponderExcluir
  8. Olá Pessoal,

    Recentemente, orientei alguns jovens no twitter a registrarem o domínio, já que ainda usavam o blogspot.com, foi uma consultoria gratuita mas que pode ficar caro ou, no mínimo, desgastante se alguém gostar da ideia e registrar os domínios na frente deles e, claro, colocar um blog no ar com o mesmo estilo.

    Enfim, domínios são terrenos que não se pode perder tempo de ter a escritura.

    Abraços

    ResponderExcluir
  9. Criei um blog, o nome ainda estava totalmente livre de registro, ninguem ainda havia pensado no nome, registrei .com porque er um dominio internacional, com essa dica ja estou pensando e patentiar minha marca e comprar um dominio .com.br, infelizmente muitas pessoas sem conteúdo nenhum, roubam nossas postagens e ideias...
    Parabéns ao DB pelo trabalho e sucesso!

    ResponderExcluir
  10. great information,... I like this so much

    ResponderExcluir
  11. Juliana, certamente este é um problema que todos nós podemos sofrer e é bem complicado ter verba para investir em tantos domínios. Mas depois que o blog se torna maior é a melhor solução para evitar problemas.

    ResponderExcluir
  12. Somente os incapazes e invejos plagiam.

    O plágio é uma violência contra as leis e os sentimentos. Mesmo que uma ideia, um projeto, uma obra não estejam registrados; pertecem a alguém.

    Passei por esse tipo de experiência constrangedora.

    Os plagiadores devem ser denunciados, legalmente ou pela rede. Jamais se calar diante deles porque isso é grave. É tão grave que acessei o dicasblogger.org achando que vocês haviam mudado o layout e o domínio.

    Até mais e sucesso!

    ResponderExcluir
  13. A pessoa tem que ser muito cara de pau para tentar pegar carona no sucesso alheio, mas infelizmente se o domínio estava "vago" qualquer um pode ir lá e registrar não é.

    Depois que registrei meu blog .com.br em 2008, já surgiram outros .com e .org com o mesmo nome, acho que a melhor alternativa é registrar a marca, porque são muitos domínios possíveis, haja dinheiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Clodoaldo,

      Como você mesmo mencionou "qualquer um" pode registrar um domínio, inclusive aproveitando-se de ideias desenvolvidas por outros blogueiros. Existem muitos nomes para dar a este tipo de comportamento, mas eu prefiro dizer que é falta de competência e criatividade. :-)

      Queremos alertar nossos leitores a respeito dessa questão, a fim de que se mantenham sempre bem informados e precavidos.

      Abraços

      Excluir
  14. Olá JU,

    Realmente é um problema que todos correm risco, poucos meses atrás criei um blog o nome foi um pouco difícil de achar, depois de quebrar muita cabeça registrei como Tecnologiablogger.com pelo que eu saiba não existe nenhum outro tipo de domínio semelhante, sei que pode acontecer comigo mas optei por não me preocupar com isso e sim em conquistar meu espaço.

    Grande Abraço.

    ResponderExcluir
  15. Olá Juliana, se eu pegar um texto que achei muito interessante, copiar e colocar em meu blog, mas colocar o link do texto original e o link do site onde peguei o texto, isso é considerado ruim?
    Aguardo resposta.

    ResponderExcluir
  16. Olá,

    Já temos um artigo que explica isso detalhadamente. Dê uma olhada nesta artigo: http://bit.ly/WZr6ml.

    Mas é importante evitar este tipo de prática para não ter o seu blog punido pelo Google por conter conteúdo duplicado.

    Abraços

    ResponderExcluir
  17. Olá Juliana e Priscila, felicidades!

    Acompanho o Dicas Blogger há 2, 3 anos, e tenho visto o quanto vocês repudiam o plágio ( Com inteira razão! Eu apoio a causa.), pois já passaram (e passam) por situações desagradáveis como esta. O Dicas Blogger independente dos ocorridos continua (e continuará) sendo o referencial para muito de nós, eternos aprendiz por novidades para nossos blogues.
    Entendemos que é muito, mas muito chato passar por estas situações. Porém, é apenas mais um dos muitos obstáculos que passamos na vida pessoal e profissional a serem superados e sairmos mais fortes e vitoriosos.

    Vou dizer sem medo de errar: O Dicas Blogger é referência para todos os blogueiros iniciantes, ou não iniciantes.

    Sucesso, garra a vocês que imprimem um belíssimo trabalho nesta blogosfera tão concorrida, porém, justa para aqueles que são verdadeiros e honestos para com seus leitores/seguidores, como vocês: Juliana e Priscila.

    Abraço Grande,

    Irivan Rodrigues.

    ResponderExcluir
  18. Acho que é muito mau. Por curiosidade fui pesquisar o seu site, e já há dois que estão plagiando a sua marca. Não vou mencinar quem são, apenas que concordo consigo. Falta de criatividade. Quando criei o meu, inspirei num nome de um blog, mas eu modifiquei o nome totalmente para ficar a minha marca. Um bom dia para a equipe do DB!

    ResponderExcluir
  19. Olá, Juliana!!!
    De pessoas mal intecionadas e sem caráter o mundo tá cheio. Outro dia, estive verificando o nome Receitas Saborosas e já tem um domínio registrado como receitassaborosas.com e receitassaborosas.com.br
    Quer dizer se eu quiser utilizar futuramente um destes domínios já não posso, apesar do blog completar, em 2013, 4 anos de existência e ter um bom número de leitores.
    Fiquei feliz em saber que você terá de volta o domínio dicasblogger.org que é seu por direito.
    Siga na luta, Juliana!
    Abraços,
    Rose

    ResponderExcluir
  20. Toda agente olha para o seu Umbigo.

    Se fosse eu que mandasse e para vos provar que estão com 100% de RAZão.

    Manda fechar tudo o que dissesse BLOGGER, pois vocês acham que podem usar aquilo que aos outros pertence mas quando se trata do contrário.

    O Dicas Blogger . org desrespeitou a Google assim como vocês.

    Se o mundo fosse governado por gente que pensa como vós, já estariam presas faz tempo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. zejo

      Aprovei o seu comentário não só para esclarecer você mas também a todos que tem este tipo de pensamento. Eu sou Top Colaboradora do Google e os posts do Dicas Blogger são recomendados nos próprios fóruns oficiais da empresa. Além disso, estive na sede do Google em SP e conversei com duas advogadas deles. Portanto dá uma estudadinha antes de vir aqui falar besteira.
      Se o nome Dicas Blogger ferisse alguma política de conteúdo do Google - detentor da marca "Blogger" - este blog já teria ido pro espaço há muito tempo.

      Excluir
  21. Juliana,

    Queria agradecer por recomendar nosso site (E-Marcas) e acrescentar algumas outras dicas, se você concordar:

    http://www.auctoris.com.br é um portal que lançaremos em alguns dias para registro de DIREITO AUTORAL on-line.

    http://www.namechecklist.com/ é um serviço que me indicaram recentemente e permite verificar o domínio e nicknames no Facebook, Twitter, etc... ajuda bastante!

    Atenciosamente,

    Rudinei Modezejewski
    http://www.e-marcas.com.br
    http://www.auctoris.com.br

    ResponderExcluir
  22. Olha a questão de sites, notícias plagiadas é bem complicado, basta achar a fonte legitima e linkar para a mesma, que o google reconheçe e pontua um pouco também.

    ResponderExcluir
  23. Oi! Tenho um blog basico da blogger (blogspot) sobre viagens, nao ganho dinheiro com ele. Uma pessoa criou um site (wordpress) com o mesmo titulo do meu blog. Há como entrar com acao contra a pessoa? Meu blog eh mais antigo, mas nao tenho copyright (o blogspot tem copyright automatico?? )

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: Caso esteja com dificuldades com seu blog, abra um tópico no Fórum de Ajuda do Blogger que nós iremos te ajudar a resolver.


Os comentários passam por um sistema de moderação. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com pedidos de parceria;
- com propagandas (spam);
- com link para divulgar seu blog;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;

 
Dicas Blogger© 2007-2015 | Todos os direitos reservados | Design By Duy Templates
Top