Nova onda de blogs excluídos no Blogger

Nova onda de blogs excluídos no Blogger

6 10 99
Nova onda de blogs excluídos no Blogger 10 6 99
Blogs removidos considerados spam é o resultado de uma ação do Blogger que, nas últimas semanas, excluiu diversos blogs que continham gadgets de terceiros com conteúdo malicioso. Fique atento para que isso não ocorra com o seu blog!!! Afinal, nem todos os usuários receberam um e-mail de notificação sobre o ocorrido, conforme descrito abaixo:
"Ontem, o nosso sistema de detecção de malwares começou a receber relatos de conteúdo malicioso em alguns blogs. Embora o conteúdo destes blogs possam ser livres de malware, widgets partindo de terceiros podem conter malware. Estamos absolutamente empenhados em proporcionar aos nossos usuários uma experiência livre de malware. Quando isso foi detectado tomamos medidas imediatas para proteger os donos de blogs e seus leitores. No entanto, em nossa vigilância, não conseguimos contato com os proprietários do blog para deixá-los saber o que estava acontecendo. Estamos atualmente no processo de contato com todos os proprietários de blog com instruções. 
Estamos trabalhando para melhorar a nossa comunicação destas questões no futuro e pedir desculpas se você estava pensando o que diabos estava acontecendo. Esperamos que esta limpe o ar." (Tradução adaptada Chrome)
Fonte: Problemas Conhecidos do Blogger
O Chrome também faz essa detecção e permite ao leitor prosseguir ou não na página. Ao que tudo indica, o causador do aviso de malware no blog onde captamos a imagem é o gadget de hora certa. Por isso, é muito importante ter cuidado na hora de escolher e instalar um gadget em seu blog. Afinal, você não vai ficar nada satisfeito quando o blog for considerado spam e for removido por este motivo.


Além disso, o Google pode deletar o meu blog? Sim. Se ele desrespeita os Termos de Serviço e a Política de Conteúdo ele poderá ser deletado pelo Google. O que você pode entender melhor neste post do Teilor:
Outra coisa que pode acontecer, é um engano nesta detecção e um blog que não é spam ser listado e removido como tal, conforme informado nesta referência:
"(...) Como este sistema é automatizado, haverá enganos, mas estamos trabalhando continuamente pela melhoria dos nossos algoritmos para evitar este tipo de ocorrência. Se o seu blog não é um blog spam, então ele foi um dos enganos, e pedimos desculpas."
Se o seu blog sumiu, siga as seguintes orientações:

1º Verifique se não deletou o blog. Equívocos podem acontecer e antes de adotar outros procedimentos, não custa se certificar de que este não seja o problema.
2º Veja se o blog foi marcado como spam e se aparece na aba de excluídos, clique em restaurar, peça uma revisão e aguarde uma resposta. Conforme indicado abaixo:
"Para solicitar uma reavaliação do seu blog, vá até o painel do seu blogger, clique em "Restaurar", logo abaixo do nome do seu blog, e siga os procedimentos solicitados. Desta forma o seu caso será analisado." Fonte: Fórum do Blogger - O meu blog foi "identificado" como spam
3º Se o blog não aparecer na aba de excluídosverifique se não infringiu os Termos de Uso e Política de Conteúdo. E, se você tiver certeza que isto ocorreu, entre em contato através do fórum, para que o seu caso possa ser encaminhado para análise.

4º Evite ações que possam supor que o seu blog viole alguma política do Google. Lembre-se: "Prevenir é melhor do que remediar". Neste caso, não há possibilidade de ter o blog restaurado.


Isto também ocorreu em dezembro de 2010, conforme informado pela Juliana aqui no Dicas Blogger no artigo: "Meu blog sumiu! O que eu faço?".

Se você enfrentou este problema e conseguiu resolver, compartilhe conosco!!!
Mas fique atento à nossa política de comentários.
31 Comments
Comments
  1. Interessante essa explicação. Já vi muita blogueira reclamando dos problemas.
    Vou levar seu link para meu Face, ok?
    Obrigada.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Turquezza,

      É importante sempre manter o blog longe dessas suspeitas, para não ficar sem ele. Até porque, quando criamos o blog estamos aceitando os Termos do Google e qualquer violação gera a remoção do blog.

      Pode indicar o post pro pessoal no Face sim,

      Abraços

      Excluir
  2. bah... já fiz uma cópia de segurança do meu blog... não perdendo as postagens to no lucro... deus me livre perdeu 3 anos de blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sammy,

      Tá certíssima!!! Tem que ter essa cópia mesmo. Qualquer hora ela pode ser muito útil.

      Abraços

      Excluir
  3. Um dia quase tive um ataque do coração, fui acessar o painel do blog e apareceu a mensagem que meu blog havia sido excluído! Lembro-me que corri pedir um help pra Juliana que me aconselhou a ir no forum do blogger. Meu blog ficou quase uma hora 'desaparecido'e entrei em pânico. Porque o google excluiria meu blog?
    Mas depois dessa uma hora ele retornou, com todos os posts, seguidores, comentários... Respirei aliviada.
    Mas aprendi uma lição: Fazer um backup periódico do blog. Ele pode não valer quase nada mas tem minhas coisas, meus textos, minhas imagens, enfim... É meu cantinho.

    Espero que nunca aconteça novamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vanda,

      O backup nessas horas é um consolo. Por que se não conseguir recuperar o blog na plataforma, é possível colocar o blog no WP exatamente como ele era.

      E ficar sem o blog no ar ou sem acesso é muito desagradável, entendo o seu desespero na época. Mas é bom sempre prevenir.

      Abraços

      Excluir
  4. Há umas duas semanas, usando o Chrome algumas vezes, acessei o painel do blogger e apareceu essa mensagem de malware. Ou seja, não acessei o blog e sim o blogger. Hoje não aparece mais a mensagem, embora eu não tenha feito nenhuma alteração. O que deve ter ocorrido?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Pena,

      É difícil afirmar o que pode ter ocorrido. Em regra, isso pode ocorrer quando é acessado a página do blog, diretamente no Blogger é a primeira vez que vejo alguém mencionar. Com exceção das extensões instaladas no navegador que também geram alguns incômodos.

      Abraços

      Excluir
  5. Não entendo o posicionamento do google...fiz a checagem que é disponibilizada pelo blogger e meu blog não tem malware. Nem spam. E o blogger excluiu meu blog (apenas eu tenho acesso) por causa disso. Fica uma contradição. Dizem que meu blog tem malware (já veroifiquei banners e cod) e o google diz que ele não tem e nem foi acessado 90 dias como intermédio de outros sites para dist de malware. Assim que meu blog estver no ar, vou migrar para WP que não deletam o blog sem explicação ou por motivos futeis. Sugiro o mesmo para os colegas acima, tenho 5 anos o blog e somente agora o blogger começou a dar vários problemas. O negócio é migrar para wp para ver se o blogger começa a prestar um serviço de qualidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Taiana,

      Quem tem um blog no Blogger pode acabar passando por esses inconvenientes mesmo. O mais seguro acaba sendo manter o blog em uma plataforma em que você possa gerenciar. É claro que isso tem um custo, e nem sempre o pessoal tá disposto a pagar.

      Abraços

      Excluir
  6. Oi Priscila! Td bem? Uma dúvida...O google pode deletar blogs que mudaram de domínio pra .com.br??
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Erika,

      O Google pode deletar qualquer blog que esteja hospedado nele e viole alguma das regras. A mudança do domínio não é causa de exclusão do blog. Certamente, o que leva a remoção é a violação da Política de conteúdo.

      Abraços

      Excluir
  7. A situação mais perto disso que eu já passei foi quando o Google me enviou uma mensagem dizendo que "eu não era proprietário deste blog" e impediu meu acesso ao meu próprio blog.
    Depois de umas etapas burocráticas de confirmação, eu recuperei o acesso. Na hora é desesperador.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Almir,

      Um caso como o seu demonstra o quanto é importante deixar as informações de recuperação de conta atualizadas. Infelizmente, o pessoal só se dá conta disso quando tem algum problema.

      Abraços

      Excluir
  8. Olá,
    Meu blog foi hackeado, e então resolvi criar um novo blog Blogger, importando as postagens, as quais tinha backup.
    Ao importá-las, meu blog foi excluído sob suspeita de spam. Tentei em outro blog e aconteceu a mesma coisa. O que faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá B,

      Não é bom ter conteúdo duplicado. O ideal é que ele não seja igual ao do blog hackeado, caso o mesmo esteja no ar.

      Se sempre que você faz isso o Blogger exclui o seu blog, você deveria pensar em tentar outra plataforma ou, então, retirar o que possa causar essa suspeita que está penalizando o blog.

      Abraços

      Excluir
  9. Já enfrentei este tipo de problema: gadget externo ao Blogspot que ocasionava o impedimento de acesso à página...

    ResponderExcluir
  10. É tudo para melhorar o nosso trabalho, mas a Google tem assutado!

    Enfim, vamos ficar ligados que vai ficar muito melhor nossa internet.

    Ótimo post, parabéns! o/

    ResponderExcluir
  11. Não consigo tirar isso do meu blog como faço? Não ta entrando a pagina!

    ResponderExcluir
  12. Ola o meu esta como spam e o meu tem 8 milhões de visitas ja vi mais 5 casos assim no forum, pedi a opção de revisão, você acha que será solucionado ?
    No meu blog não tinha nenhum html de terceiro e nem news later e nem opção de seguir para evitar pessoas incomodadas.
    Fico no aguardo.

    ResponderExcluir
  13. Oi Priscila, tudo bem?

    Tenho uma dúvida, às vezes eu uso imagens e fotos retiradas da internet, porém, sempre coloco como fonte o endereço do site ou blog no qual eu usei a imagem ou foto. Ou então, quando a mesma tem o nome do autor, eu coloco também. Todas as imagens sempre tem uma fonte. Estou agindo certo ou não? Corro o risco de ser penalizada agindo assim?

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  14. Oi Priscila, to com esse problema hoje, acordei entrei no meu blog tava excluido por motivo de spam, mais todo dia entro no meu blog e nunca vi nada de spam, conteudo do meu blog é pra maiores de 18 anos, coloquei na opção de 18 anos e tudo, to aguardando eles entra em contato, já entrei na parte de restaurar e to aguardando, tomara que meu blog volte quanto antes, to muito chatiado e o pessoal fã do blog ta pedindo o blog de volta

    ResponderExcluir
  15. Olá Priscila,

    Não sei se o que aconteceu com o meu blog foi resultado dessa ação. Contudo, há três dias meu blog desapareceu do meu painel de controle e ao tentar acessá-lo através do site pelo link normal (eu possuo domínio personalizado desde 2010), apresenta uma página do Google com "Error 404". Estou desesperada com isso, porque meu blog é literário e não tem conteúdo pornográfico e/ou de downloads, a não ser que agora eles considerem uma sinopse, uma capa de livro, um quote e um link com músicas do YouTube como uma violação de direitos autorais.

    Você imagina o que pode ter ocorrido com o meu blog?

    Grata desde já por toda e qualquer ajuda.

    Atenciosamente,
    Isabelle.

    P.S. Já tentei entrar em contato com o pessoal do Blogger pelo fórum, mas eles não estão nem aí para resolver o problema. Também falei com o pessoal da UOL Host, mas eles dizem que o problema é do Blogger, não deles.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Isabelle,

      Se você já reportou o caso no fórum do Blogger, terá que aguardar uma resposta, já que o colega lá informou que estava repassando para a equipe.

      Mas é necessário ter cuidado com o uso de sinopses. Parece estranho isso, já que elas são de domínio público, mas podem não ser bem vistas pelo Google. Digo isso, pq um colega precisou retirar todas as sinopses para ser aceito no Adsense.

      Abraços

      Excluir
  16. Seriam esses resultados das ações do novo Google Penguin?
    Vendo essa postagem me ocorreu algo: ultimamente tenho utilizado como nunca o Google Webmasters para acompanhar meu blog e adiantar a indexação de páginas e tenho uma dúvida: caso o GW me notifique que foi encontrado algum malware no meu site, qual o procedimento? Tem que entrar em contato com a Google ou a própria GW tem algum recurso para a remoção do mesmo?

    Ah e ótimo post. Informações muito bem vindas para todo blogueiro :)

    ResponderExcluir
  17. Olá esses tempos aconteceu comigo o mesmo,o meu blog foi colocado um aviso de pagina com maware,em seguida eu exclui todo template com esse aviso e coloquei o meu que tinha feito backup,e retirei o gadget infectado ai tudo voltou ao normal,o interessante é que o blogger é uma plataforma gratuita,sendo assim não somos donos dele rsrsrs,apenas administramos,então a dica é faça backup semanalmente do seu blog inteiro e template também, isso ira te deixar dormir tranquilo.

    ResponderExcluir
  18. Boa tarde, possuo um blog a quase dois (2) anos com domínio registrado e tudo certo e também não tinha aviso de malwares. Como queria trocar o nome e também o endereço, coisa que não deu para fazer pois teria que pedir cancelamento resolvi então criar um novo blog no mesmo estilo, apenas mudando o título e o endereço. Para que não perdesse as visitas que já possuía do antigo resolvi então colocar um script apontando para o novo blog (domínio). Esta semana para surpresa minha ao abrir o antigo, o mesmo acabou sendo excluído de forma repentina com a informação que o sistema automatizado do Google havia classificado como blog de spam. Como nunca fiz isso, acabei pensando comigo mesmo como poderia eu mandar spam para mim mesmo? Pedi a reconsideração mas não sei se serei atendido. De qualquer forma fica meu alerta.

    Abraços
    Aldo Cioffi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois de pedir a reconsideração, meu blog voltou ao ar no dia de hoje com pedidos de desculpas do blogger pelo erro.

      Excluir
  19. 3º O blog não aparecer na aba de excluídos.
    Um dos administradores do blog teve sua conta blogger excluída, e o Google exclui meu blog. Pode isso?

    ResponderExcluir
  20. E no caso do facebook ficar dizendo que o blog é spam? tem solução? O meu blog, quando coloco o link pra postar no facebook, fica pedindo verificação e quando alguém acessa pergunta se é spam...isso nunca aconteceu antes..você sabe como resolve? abraço

    ResponderExcluir
  21. Deletaram meu blog e nao consigo usar meu dominio comprado! O que eu faço?

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: Caso esteja com dificuldades com seu blog, abra um tópico no Fórum de Ajuda do Blogger que nós iremos te ajudar a resolver.


Os comentários passam por um sistema de moderação. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com pedidos de parceria;
- com propagandas (spam);
- com link para divulgar seu blog;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;

 
Dicas Blogger© 2007-2015 | Todos os direitos reservados | Design By Duy Templates
Top