As principais mudanças no Blogger em 2012

As principais mudanças no Blogger em 2012

6 10 99
As principais mudanças no Blogger em 2012 10 6 99
Quem usa a plataforma Blogger passou por alguns apuros neste ano de 2012. Com o objetivo de tornar o Blogger uma plataforma mais moderna, várias foram as mudanças realizadas pelo Google. Algumas caíram na graça dos usuários, enquanto outras tornaram-se um verdadeiro algoz. Mas enfim, vamos relembrar as mudanças mais importantes que fizeram parte do nosso querido Blogger.



Respostas nos comentários
A implementação do sistema de resposta nos comentários era, sem dúvidas, um recurso muito esperado pela grande maioria dos blogueiros. Antigamente, era necessário usar alguns hacks ou um sistema de comentários de terceiros. Vários usuários gostaram da novidade. Tudo bem que ela teve um bug logo no começo, mas logo se estabilizou e pode ser utilizada por todos. Para quem usava os nossos templates, foi necessário fazer algumas adaptações.

Mudança no domínio Blogspot.com
Com as diferentes políticas de conteúdo adotadas pelo mundo, o Google entendeu a necessidade gerenciar cada conteúdo de acordo com as regras de cada país. A mudança oficial no Brasil ocorreu no dia 16 de março de 2012, quando o domínio mudou para blogspot.com.br. Em razão disso, a URL que antes era apenas blogspot.com, passou a ter acrescentada a referência de cada país. Assim, um blog brasileiro ficou com o domínio blogspot.com.br, um blog português blogspot.pt, um blog argentino blogspot.com.ar, e assim por diante. Esta mudança gerou um muito burburinho e muita apreensão para quem tinha um blog no Blogger.

Aprimoramento das ferramentas de SEO
O Blogger implementou novidades importantíssimas para melhorar a configuração de SEO do blog. É claro que nem todos conseguem usar com eficiência essa ferramenta, pois qualquer erro pode tirar o blog de vez do alcance dos mecanismos de pesquisa. Mas certamente, até mesmo para os leigos, deu pra aproveitar bem essa novidade.

Personalização da URL dos posts
Como era desagradável escrever um post, escolher um título e ver apenas parte dele na URL do artigo. Com a personalização do link da postagem houve um melhor posicionamento do blog nos mecanismos de pesquisa. Por enquanto, ela tem que ser feita manualmente, mas já é uma boa alternativa.

Integração entre o Blogger e o Google+
A fim de alavancar a rede social, o Google implentou na plataforma do Blogger uma integração nunca vista antes. O usuário pode alterar o seu perfil do Blogger para o perfil do Google+, inserir o gadget selo, administrar o Google+ diretamente na aba incluída no painel do Blogger. Além de ter o gadget seguidores integrado ao Google+. Outra novidade, foi a liberação das comunidades na rede social.

Implantação da nova interface
A antiga interface foi definitivamente desativada. Certamente esta foi a mais temida e detestável mudança para muitos blogueiros do Blogger. Até hoje, recebemos vários comentários de usuários que não conseguem se adaptar com a nova. Contudo, quando a mudança foi definitivamente obrigatória, não adiantou chorar, todos os que quisessem permanecer no Blogger teriam que se adaptar e começar a usar a nova. Com o objetivo de ajudar nossos leitores, escrevemos uma série de artigos que ensinvam a usar a nova plataforma.

Alteração na configuração dos domínios personalizados
O bug em meados de setembro tirou vários blogs com domínios personalizados do ar, principalmente os novos. Essa foi uma dor de cabeça que durou aproximadamente duas semanas. Quando o problema foi resolvido, para nossa supresa, o método de configuração de domínio havia mudado e ficado mais complexo. Acompanhamos toda esta trajetória e ajudamos muitos usuários. O post como configurar o CNAME em novos domínios personalizados tornou-se uma referência e salvou, literalmente, muitos blogs que estavam à míngua. O novo método visa garantir um pouco mais de segurança para o proprietário do domínio, mas não deixa de ter sua complexidade na hora de configurar. Tanto que, para atingir mais leitores, fizemos outros dois tutoriais, um para o Uol Host e outro para o Godaddy.

Os efeitos do Panda e do Penguim
As duas atualizações do Google em seus algoritmos geraram muita dor de cabeça e desespero. Diversos sites e blogs perderam drasticamente suas posições nos mecanismos de busca. Foram poucos os que comemoraram com essas atualizações, afinal as reclamações foram gerais. Não abordamos este assunto aqui no Dicas Blogger, mas ficamos atentos para ver o impacto causado na blogosfera em termos de SEO. Caso você queira saber um pouco mais, veja o post no Gerenciando Blog sobre a queda de posições após o Google Penguim. Mas certamente, apesar de não ser uma mudança diretamente no Blogger, ela afetou diversos blogs e vale ser lembrada.

Aprimoramento dos templates de visualizações dinâmicas
Não há nada igual aos templates de visualizações dinâmicas da plataforma Blogger. Modernos e clean eles conquistaram vários blogueiros. Embora ele ainda tenha diversas limitações, durante este ano o Blogger implentou várias novidades: possibilitou a instalação de gadgets, liberou a edição do HTML (embora ele tenha um código bem restrito), disponibilizou a versão modelo desses templates.

Certamente o Blogger é uma das principais plataforma de blogagem. Tenho diversos blogs, todos hospedados no Blogger, e estou satisfeita com o que a plataforma tem oferecido. É claro que, sinto falta de algumas peculiaridades e de novos recursos para implentar e potencializar os meus blogs na blogosfera. Mas fazendo uma retrospectiva sobre as principais mudanças, apesar de algumas causarem certa apreensão e de despertarem um certo desagrado, a grande maioria foi relevante e têm se mostrado fundamentais no aprimoramente da plataforma como um todo.

Não é possível agradar gregos e troianos. Mas vamos aguardar para ver o que o Blogger irá nos proporcionar de bom e de novo para o próximo ano.

E para você, qual foi a mudança mais significativa?
15 Comments
Comments
  1. Com certeza, nestes últimos anos, o Blogger melhorou muito trazendo novos recursos e melhorias para aqueles, como nós, que querem ter um blog mais profissional. Espero que o Blogger ainda melhore muito, que venha mais novidades para ajudar nós blogueiros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Kevin,

      O Blogger realmente melhorou muito. Das plataformas gratuitas, acredito que é a que mais inovou. É só dar uma olhada no plataforma de blogs do Uol pra ter uma ideia.

      Vamos aguardar as novidades deste ano né!!!!

      Abraços

      Excluir
  2. Priscila, eu sei que nunca comentei, mas têm um erro no post. Na parte onde você diz que o dominio em português é blogspot.com.pt, aliás é só blogspot.pt.

    E gostei do post. Essa mudança de dominio gerou uma grande discussão porque muitas pessoas estavam-se queixando que as visitas estavam caíndo devido a essa mudança.

    Dos comentários, apesar de ainda ser muito básico, já melhorou com o recurso de respostas.

    O SEO também foi muito bom, nada a dizer. Espero que a Google melhore ainda mais essa parte.

    A integração com o Google+ é fantástica, mas também devia de haver para o Twitter e Facebook.

    A alteração de registo de dominios ficou uma "porcaria". Na minha opinião ficou mais dificil agora registar um dominio.

    E acho que os templates de visualizações dinâmicas estão a melhorar, e até têm potencial se a google quiser.

    Estas são as minhas opiniões. Obrigado por escrever este belo artigo de fim de ano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá André,

      Obrigada pela correção, acabei seguindo a lógica no domínio brasileiro e citei usando o .com. Contudo, esta alteração para blogspot.com.br realmente afetou as visitas, estava lendo uma referência no Blogger e eles mencionaram esta questão.

      Certamente que o registro de um domínio está muito difícil, não são poucos os usuários que não conseguem. Quem sabe isso futuramente melhore!

      Obrigada pela sua opinião e pela sua visita. Boas festas!!!

      Excluir
  3. Olá atualmente estou achando o aplicativo padrão de comentários um pouco incompleto, você tem alguma recomendação e de preferencia uma tutorial para um sistema de comentários alternativo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      O sistema de comentários do blog ainda tem o que melhorar, faltam alguns itens para que possamos considerar 100% completo. Mas quem sabe este ano não melhore? Ficaremos otimistas, rss.

      Boas festas,

      Abraços

      Excluir
  4. Gostei de todas as mudanças do blog, o painel novo, todas as modificações e me adaptei a todas elas. Acho que devemos mesmo buscar a melhora dos blogs e a renovação é a melhor coisa que podemos fazer.
    Em 2013 quero dar um up em meu blog, acho que tá meio estagnado, precisando de um gaz novo.
    Que venha a inspiração!!!!

    Feliz 2013, abração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vanda,

      Que venha a inspiração, afinal precisamos dela frequentemente, e nossos blogs, tadinhos, principalmente.

      Se o Blogger está melhorando, certamente é porque tem gente que acredita no potencial dele, mesmo que ele não seja a galinha de ovos de ouro do Google. Mas está sendo aprimorado, é isso que importa!

      Obrigada pela visita. Feliz 2013 pra você também!!!

      Excluir
  5. de certo jeito eu ate gostei dessa nova interface ficou bonito e moderno mas sinceramente na minha opinião podiam ter deixado apenas o blogspot.com por que esse .br faz o endereço ficar muito comprido se eu entendesse algum coisa sobre isso de domínios eu mudaria meu blog para .net ou .com mas espero que em 2013 o blogger melhore como nesse ano boas festas para todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá José,

      Vale a pena alterar para um domínio personalizado. A mudança para blogspot.com.br afetou o posicionamento dos blogs nos mecanismos de busca e a única alternativa foi migrar para um personalizado. Fiz isso em todos os meus blogs. Coloque como meta para o seu em 2013.

      Boas festas!!!

      Abraços

      Excluir
  6. Olá Pri,

    Realmente 2012 foi o ano do Blogger, as mudanças foram muitas e cada uma melhor que a outro, espero que neste ano a Google continua investindo nesta plataforma que cada dia conquista novos fãs como eu ;)

    Grande abraço, e tenha um feliz 2013.

    ResponderExcluir
  7. Eu sou um blogueiro "sui generis". Não recebo nenhum comentário, não sei como configurar meu blog com novos add-ons, não tenho idéia de como o Google vê minhas postagens, não sei se cometo alguma irregularidade, não tenho idéia do que representam mais de 50 mil visualizações em 3 anos, raramente edito alguma postagem de minha autoria. Últimamente tenho procurado melhorar o visual das postagens, e só mesmo você para me orientar onde acerto e onde estou no caminho errado. Interessante que antes o Alexa toolbar me dava um ranking em meus dois blogs: sidmelo_blog_saúde e sidmelo_blogreen. Hoje, quando aumentou a quantidade de visualizações, o Alexa não me dá nada. Enfim, não tenho a menor idéia de como os meus dois blogs são vistos tanto pelo Google, como pelos leitores, do Brasil e do mundo. Na verdade, estou há apenas 7 anos navegando na Internet, tenho 68 anos e não poderia competir com os jovens que têm uma visão mais abrangente do que se pode fazer com blogs.
    Nada melhor do que uma autoridade no assunto como é a Priscila, para me dizer algo à respeito do meu trabalho.

    ResponderExcluir
  8. Complementando meu comentário/pergunta acima, quero acrescentar que também não tenho seguidores, os quatro que constam nem tomam conhecimento. Apenas meu irmão, que é um dos seguidores, fez um comentário há 3 ou 4 anos atrás.
    Eu mencionei "add-ons, na verdade são gadgets. Tenho um, do You Tube. É bem interessante. O total de postagens nos dois blogs somam mais ou menos 2800, e as visualizações, mais ou menos 55 mil. Uso muito, artigos do Tech Review, Sciam, Nat Geo, mas são artigos escolhidos e devidamente creditados. E dá um pouco de trabalho a formatação no Windows Live Writer, que é um excelente editor. Uso também sites do StumbleUpon para postagens. Gosto também de usar o Serif Page Plus para desenhar e adicionar provérbios, citações, etc. Eu mencionei acima que raramente edito artigos de minha autoria, mas não são tão raros assim. Gosto de me expressar à respeito de assuntos diversos.
    Uma coisa é certa, os temas são variadíssimos, gosto de usar outros idiomas como alemão, italiano, espanhol, que são disponíveis no Technology Review. Bem, o tema do post são as mudanças em 2012. Como não estava por dentro dessas mudanças, estou aproveitando para contar um pouco sobre minha história no Blogger. A administração compreendeu e publicou meu comentário, mesmo porque não tinha achado ainda um canal para comentar algo à respeito do meu trabalho. Espero que publiquem também este segundo comentário, que é um complemento do primeiro. Obrigado, desejo a todos um ótimo 2013.

    ResponderExcluir
  9. hola, es este momento hay un bug muy grave en la interfaz nueva, y es que, cuando usamos una plantilla dinámica, y la queremos personalizar, como el cambio de tipos de letra o la foto de fondo principal, NO SE GUARAN LOS CAMBIOS, esto funcionaba bien hasta hace un par de semanas.

    Levanten la queja a google asi lo solucionan lo antes posible.

    muy bueno el post!! seguí así

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hola

      El bug ya es de conocimiento de la equipe de Blogger:
      http://knownissues.blogspot.com.br/
      Gracias!

      Excluir

ATENÇÃO: Caso esteja com dificuldades com seu blog, abra um tópico no Fórum de Ajuda do Blogger que nós iremos te ajudar a resolver.


Os comentários passam por um sistema de moderação. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com pedidos de parceria;
- com propagandas (spam);
- com link para divulgar seu blog;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;

 
Dicas Blogger© 2007-2015 | Todos os direitos reservados | Design By Duy Templates
Top