Como restaurar um blog a partir do backup

Como restaurar um blog a partir do backup

6 10 99
Como restaurar um blog a partir do backup 10 6 99
hard_drive_backups_2Antes de mais nada, gostaria de dizer que sou solidária com todos os usuários que tiveram seus blogs apagados recentemente. Até o momento, não obtive nenhuma resposta sobre a causa de tão grave incidente e estou tão preocupada quanto vocês.
No dia 10, já prevendo que o bug teria grandes proporções, fiz um post - Provável bug levou à exclusão de vários blogs - recomendando que todos fizessem backup dos posts, do template e dos gadgets a fim de restaurar o blog em caso de exclusão.
Acredito que todos os blogs que desapareceram serão restaurados em breve, pois não me recordo de nenhum bug que não tenha sido devidamente corrigido pela Equipe do Blogger. Mesmo assim, vou explicar como restaurar um blog a partir do backup.
Para blogs não não possuem domínio próprio, ou seja, que usam a extensão blogspot.com, será preciso criar um novo endereço, diferente do que foi apagado. Já para blogs com domínio próprio, também não será possível usar o mesmo endereço blogspot.com, mas será possível usar o domínio, o que faz com que o blog afetado não perca seus rankings e sua indexação no Google. Vejam os exemplos:
 http://dicasblogger.blogspot.com (endereço padrão do Blogger)
 www.dicasblogger.com.br (domínio próprio)
1- como restaurar os posts e os comentários a partir do backup
Crie em novo blog da mesma forma que você criou seus demais blogs.
criar-blog-blogger
Clique em configurações e na aba básico, clique no link importar blog
importar-blog-blogger
Clique em selecionar arquivo e procure o backup dos posts  em seu computador
selecionar-arquivo
Digite os caracteres, marque a caixa de publicação e clique em importar blog.
image
Aguarde, porque dependendo da quantidade de posts, vai demorar um pouco.
2 - como restaurar o template e os gadgets a partir do backup
Para restaurar o template, faça da mesma forma que você fazia para trocá-lo. Para os usuários do designer do modelo, recomendo a leitura destes posts:
Basicamente será este caminho: design>editar HTML>selecionar arquivo>fazer upload.
Para restaurar os gadgets que você salvou no bloco de notas, copie cada código e cole nos elementos de página. (adicionar gadget>HTML/javascript)
3 – como restaurar o domínio próprio
Configue o domínio no novo blog da mesma forma que foi feito no anterior. Não será necessário fazer nenhuma configuração no painel do servidor, apenas no painel do Blogger. Nos posts abaixo existem mais detalhes e imagens:
Como vocês puderam notar, é super vantajoso ter um domínio próprio, já que no caso de uma exclusão acidental ( ou não), o blog será 100% restaurado, não perdendo absolutamente nada do que tinha antes. Leiam alguns posts à respeito:
Uma Dica Especial – se você for paranóico(a) como eu, crie um clone do seu blog (template+gadgets+posts+comentários) em uma conta diferente da que você usa para blogar e configue-o para não ser publicado na web. Pra fazer isso vá em configurações>permissões e marque “permitir somente autores do blog”. Se acontecer alguma tragédia com seu blog, a única coisa que precisará ser feita é o redirecionamento do domínio próprio e mais nada ;)
Caso você esteja uma fera com o Blogger e está pensando em migrar pro Wordpress, aguarde meu próximo post, onde darei algumas dicas sobre hospedagem.
6 Comments
Comments
  1. Juliana,
    Saudações de Belo Horizonte!!

    Excelente Post, mais uma vez!!
    Ótimas dicas e mal posso esperar pelo seu próximo Post sobre hospedagem. Aproveito para deixar aqui as minhas dúvidas:

    1 - Qual a maior vantagem da hospedagem?

    2 - Meu primo me falou que "a hospedagem permite armazenar fotos". O que isso quer dizer?
    Que o Blogger, mais dia ou menos dia, NÃO vai aceitar mais que eu coloque fotos em meus Posts?

    3 - Os Blogs do Blogger têm limite "de peso"? Por que não continuar no Blogger? Para quê uma hospedagem??...

    Um beijo!
    Deus abençoe o seu trabalho!!

    Saúde e Paz a você e a Seus Internautas!!

    ~~~

    ResponderExcluir
  2. Olá Juliana,

    Há muito venho pensado em mudar de plataforma, pretendo pagar uma hospedagem e aderir a plataforma Joomla, no entanto, meu blog tem mais de 610 posts, até agora não descobrir como migrar esses posts para o joomla de forma automática, já pensou passar link por link.... seria muita canseira... apesar de adorar o blogger, a medida que vamos crescendo, as limitações e os problemas recorrentes provenientes de erros de programação do sistema (ou bugs como queiram) causam muitos transtornos e prejuízo, não ganho muito diariamente com meu blog, mas o pouco que ganho é muito importante para mim, ficar 1 dia fora do ar é um baita prejuízo. Seria interessante um artigo sobre a migração de blogger com joomla, abraços Juliana.

    ResponderExcluir
  3. Estou aprendendo tanto com as suas dicas! Muito obrigado por toda a atenção que dedica!

    ResponderExcluir
  4. Olá Ju!

    Mais um ótimo post!
    Graças a Deus não passei por este 'desespero' que muitos blogueiros passaram, embora tive duas amigas que tiveram seus blogs excluídos.
    Como 'seguro morreu de velho', e como constatei que sou 'paranóica como você' :) há tempos já criei um blog 'clone' do meu, fazendo tudo, tim tim por tim tim, igual você descreve acima.

    Espero nunca ter que usá-lo pelos motivos expostos, mas em todo caso, já está tudo lá certinho e salvo ;)

    Desejo mesmo de verdade, que todos que foram lesados possam recuperar seus blogs o mais rápido possível.

    Beijos Ju ♥

    ResponderExcluir
  5. Meu Deus
    que sufoco
    se acontece isso comigo, acho que eu ficaria muito mal, porque blogar pra mim é até uma terapia.
    agradeço as informações.
    beijos

    ResponderExcluir
  6. Tive meu blog excluído. Fico tranquilo sempre que você diz para eu não me preocupar. A experiência dá credibilidade. Os posts continuam no blogger, então vou esperar que resolvam o bug até o começo da próxima semana, antes de backup e transferência para outra plataforma. Abraço e Feliz Natal!

    ResponderExcluir
 
Dicas Blogger© 2007-2015 | Todos os direitos reservados | Design By Duy Templates
Top