quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Como atrair visitantes para seu blog - final

No último post da séria série Como atrair visitantes para o seu blog, compartilharei com vocês algumas técnicas que desenvolvi  visando melhorar o posicionamento do blog nos mecanismos de busca. Antes de mais nada, quero lembrá-los de que o conteúdo ainda é rei e que apontarei apenas caminhos para que um BOM trabalho seja encontrado com mais facilidade. Se o conteúdo for ruim, nem com milagre vai!

Escreva de forma correta, pesquise, estude, aprenda com os mais experientes, seja curioso, criativo, determinado, antenado, paciente e, acima de tudo, humilde.

Tutorial Dicas Blogger. Todos os direitos reservados.

Leitor do Dicas Blogger conferindo as estatísticas daqui 30 dias

1. Escreva para seus leitores e para os paraquedistas

Pra começar, vocês devem saber que escrevemos para dois públicos distintos:

  • os leitores fiéis – aqueles que comentam, assinam os feeds e nos seguem no Twitter
  • os paraquedistas – aqueles que chegam via buscador e que clicam nos anúncios

Dependendo do nicho do blog, um paraquedista pode até se tornar um leitor fiel, um assíduo comentaristas e/ou um perseguidor voraz no Twitter. É o que acontece conosco, já que quando alguém vem ao DB, geralmente, está em busca de dicas para o blogger e/ou para o Twitter e acaba ficando pra acompanhar as novidades.

Pesquisa Dicas Blogger 2009

Posso afirmar que atrair os paraquedistas é essencial para aumentar as visitas de um blog, mas que não devemos nunca nos esquecer dos leitores fiéis. Então, como conciliar os dois? De modo geral, recomendo que o conteúdo de um post deve ser escrito para os nossos leitores, mas com alguns atrativos para os paraquedistas.

2. Descubra o que as pessoas buscam no seu blog

Vamos usar como exemplo o post que mais traz visitantes pro DB – Como usar o Twitter – um guia para iniciantes e que eu considero a minha melhor sacada até hoje. O artigo foi escrito em fevereiro deste ano, quando o Twitter estava começando a aparecer na mídia e foi meio óbvio que os internautas iriam perguntar ao Google “como usar o Twitter?”. Não deu outra! As estatísticas triplicaram e hoje as pessoas podem perguntar qualquer coisa sobre o Twitter que esse post vai aparecer na primeira página do Google. E quem me conta tudo isso? O Woopra!

Woopra em ação! "como usar o twitter"

O Woopra me mostra quem está online, o que perguntou ao Google, se o post encontrado realmente satisfazia suas expectativas e muito mais.

Eu mantenho o Woopra o tempo todo aberto e de lá vou tirando idéias para futuros posts. Foi graças ao Woopra que escrevi alguns artigos da série Primeiros Passos. As pessoas digitavam no Google, por exemplo, “como mudar as cores das letras do blogger”, caiam em algum outro post e eu ficava sabendo que o tema era importante, mas que ainda não havia sido publicado no blog. O que eu fazia? Escrevia um tutorial caprichado. Acabei descobrindo depois que esses posts foram importantes também para os meus leitores novatos e isso me animou a prosseguir.

3. Otimize títulos, urls e palavras-chaves dos posts

Só saber o que as pessoas buscam no seu blog nem sempre é suficiente – é preciso ajudar os buscadores! Uma forma legal de se fazer isso é criando posts com título e url otimizados e com palavras-chaves inseridas no conteúdo.

Um exemplo? Percebendo que muitos usuários ainda estavam cheios de dúvidas sobre o Twitter e que procuravam também por “dicas twitter”, fiz um segundo post usando o título  Dicas Twitter - dúvidas frequentes, com uma url adequada (passe o mouse sobre o link)  e inseri diversas palavras-chaves dentro do artigo ( tweet, reply, RT, hashtag e etc) e hoje esse post já faz companhia para  o anterior.

resultado de "dicas twitter" no Google

O Blogger é meio chato nesse aspecto, já que limita  o número de caracteres da url do post, mas isso é simples de resolver. Crie um título com até 32 caracteres, publique e depois salve como rascunho. Escolha então o título que quiser e publique novamente. Veja este exemplo: Afinal o que é o RT do Twitter e pra que serve?

Prestem atenção neste trecho de um post do Cardoso e descubram onde está Wally

Cardoso em ação!

São exemplos que ilustram o que eu chamei de  “atrativos para os paraquedistas

4. Fique por dentro das novidades e escreva sobre o que está na moda

As pessoas costumam buscar o que está na moda e é por isso que existem tantos blogs repletos de hypes. O Twitter é um exemplo de hype, mas que já está saturado. Então, é importante que sejamos visionários, desbravadores.

5. Invista parte do seu tempo para pesquisar e escrever

Quanto mais posts, maior a indexação e a probabilidade de seu blog ser encontrado. Eu tenho dois blogs, um com 216 posts e pouco  investimento e outro com 512 posts e investimento de 24 h por dia. Adivinhem quem é o campeão de audiência?

6. Cuidado com títulos duplicados

O Google costuma punir sites com conteúdo duplicado (viu plagiadores!)

7. Aprenda a usar o Google Webmaster tools

Essa é a ferramenta do próprio Google para ajudar os webmasters na otimização de sites e mostra alguns detalhes importantes da saúde de uma página web.

google webmaster tools

8. Insira uma descrição no seu blog

Dizem os entendidos em SEO que é importante usarmos meta tags e uma boa descrição na página inicial de um site. Eu nunca tinha aplicado essa estratégia até alguns dias atrás, quando li este post do Icebreaker - Otimizando as Meta Tags no Blogger. No meu caso, optei por usar apenas a descrição, já que colocar palavras-chaves na home levou à uma redução de 20 % nas visualizações de páginas do DB.

Descrição do Dicas Blogger

9.Faça testes

Existem alguns sites especializados que oferecem ferramentas para analisar se determinada página está otimizada para os mecanismos de busca.

SEO Master Free Scanner

seo master free scanner resultado seo master

10. Aumente o número de pageviews

Existem algumas formas  de se aumentar o número de pageviews - exibições de páginas - de um blog. Isso faz com que o visitante fique mais tempo em seu blog, reduzindo a taxa de rejeição e aumentando a probabilidade de cliques em anúncios.

  • use o hack “artigos relacionados
  • coloque links de posts antigos dentro de artigos novos
  • coloque links de posts importantes, em destaque, na sidebar
  • mantenha os links de navegação ou coloque numeração no rodapé da página 
  • mostre os posts recentes, em destaque, na sidebar
  • use os gadgets “arquivos do blog” e "marcadores"

Atualmente o DB está bem próximo de atingir a marca das 300.000 pageviews/mês

pvs mês de agosto

Não é um índice tão assustador assim, mas que enche a mãe dele de alegria \o/

Releiam a série toda e comecem a colocá-la em prática. Aguardo o retorno de vocês.

Sobre o autor: Juliana é a fundadora deste blog. Nascida em 1970, é médica e, nas horas vagas, blogueira. Também é top colaboradora do fórum de ajuda do Blogger. Twitter l Google Plus l Facebook l

55 comentários:

  1. Sempre ótimos posts, principalmente esses com dicas para aumentar o número d visitantes dos blogs!
    mesmo eu continuando com uma dificuldade com SEO... rs
    continue com o ótimo trabalho!

    ResponderExcluir
  2. Juliana, você realmente deixou o melhor para o final. Suas dicas são aquilo que vejo muitos falarem, mas de uma forma tão misteriosa que chegava a duvidar da eficácia. Vou desde o começo para, dessa vez, fazer tudo certo.

    ResponderExcluir
  3. Estive a espera desse artigo final e foi mais do que eu esperava! Parabéns!
    Eu cheguei aqui como paraquedista do Google e hoje sempre estou por aqui comentando.
    Vou começar a usar o Woopra e ver como ele funciona. Já as dicas do Icebreaker foram essenciais para o aumento de visitas no meu blog.
    Adorei!

    Marco Damaceno

    ResponderExcluir
  4. Ótimas dicas Ju.

    Algumas dicas, já conhecia, mas que não uso muito, quer dizer não usava, por que depois dessas dicas tentarei aplicar em todos os posts que criar daqui pra frenteque. :)

    Essas dicas são de extrema importância para chamar a atenção dos buscadores e manter por mais tempo os leitores no blog.

    Outra dica que vou adotar também será a do Woopra, que parece bastante pratico e eficiente.

    valeu pelas dicas Ju

    abraços

    ResponderExcluir
  5. Lido, falta apenas seguir!
    Inspirando-me mais uma vez!

    ResponderExcluir
  6. Ainda tenho problemas com o SEO, mas suas dicas ajudam e muito.
    Quando li algo sobre esse tal de SEO, acho que no Icebreaker, pensei que ele tinha escrito errado, que era pra ser "SEU" xD. Nossa, toda vez que vejo isso escrito dá vontade de rir... rs //Fala sério #baka

    Mas é isso aí, vou ler mais uma vez todos os posts e por em prática suas dicas \õ/

    ResponderExcluir
  7. Dicas muito boas *_*v
    Algumas eu já estava colocando em prática, mas outras, como os títulos otimizados, vou passar a aplicar desde já!

    ResponderExcluir
  8. do you have any english version? Thanks!

    ResponderExcluir
  9. Juliana
    Agora vou dedicar um pouco mais na otimização do blog, selecionar melhor temas para as postagens e seguir os passos de sucesso que você nos apresenta.
    Valeu
    Cleisson

    ResponderExcluir
  10. Muito bom! Gostei dessa técnica (gambiarra :D) dos títulos! Só não entendi a questão de salvar como rascunho! Na verdade eu nunca usei. Se eu postar normal e depois só editar o artigo com outro título não é a mesma coisa?

    Só gostaria de acrescentar minha experiência à sua "trilogia", isso se você me permitir, claro! ;)

    Editei todos meus artigos com as tags "alt" e "title"! De lá pra cá, meus acessos dobraram, e com certeza, não foi coincidência!

    Outra coisa que estou começando a fazer é usar os verbos no infinitivo, pois penso que geralmente as pessoas procuram no Google "aprender twitter" ao invés de "aprendendo twitter", por exemplo.

    Parabéns!
    Rodrigo - Design Tecnológico

    ResponderExcluir
  11. Juliana, obrigado pelas ótimas dicas sobre construir blogs! Coloquei o meu no ar há mais ou menos um mês, e a convido a fazer uma visita.

    Obrigado,
    Pablo Santos
    Blog Leitura & Negócios

    ResponderExcluir
  12. Olá Juliana!!!
    Ainda fico triste pro ter chegado no seu blog um tanto tarde pra mim, pois tenho um pequeno blog, que em 2 anos já teve mais de 6 mil visitas(no total - o que é muito pouco),porém estou feliz com ele. O Seu tutorial me ajudou a incluir algumas mudanças no layout e tentar organizar um outro blog q estou administrando.
    O que devemos fazer quando recebemos um comentario com criticas e baixaria? Na epoca, eu não tinha alguns cuidados que tenho hj, vc tem alguma dica a respeito disso/
    Valeu e parabéns pelo blog!!

    ResponderExcluir
  13. Parabéns novamente Ju pelo show de bola. Além do seu blog, aprendi um pouco sobre META TAGs avaliando sites no META TAG ANALYZER e achei muito interessante. Excelente trabalho.

    Alexandre
    Game Vídeos

    ResponderExcluir
  14. Estou começando a colocar meu blog em dia, com as opções que você postou já ganhei mais de 120 visitas!

    ResponderExcluir
  15. simplesmente show, estou rindo atoa, sou blogueiro e meu blog é o Gol de Placa ele é Pagrank 4, mais com essas dicas quem sabe daqui a algum tempo eu não possa está com mais visitas.
    Muito obrigado por tudo, vou colocar seu banner lá, para um dia aparecer aqui no DB. Estou no Twitter @goldeplaca

    ResponderExcluir
  16. Ual babei Ju! Fiquei super informado com essas dicas, vou dar uma olhada nesse tal de SEO
    digo a todos: Nunca desistam de seus sonhos!
    no ínicio do meu blog pensava que não iria dar certo e hoje está tudo indo bem! :)

    ResponderExcluir
  17. Ju, passando só para agradecer mais uma vez pelos post. No final do tutorial eu não poderia deixar de agradecer, né!?
    BJs.

    ResponderExcluir
  18. Parabéns Juliana, postagem de muito boa, você foi feliz em suas dicas.
    Espero que você sempre esteja aí com susas idéias bem-vindas, para nos ilustrar.

    Repito, muito bom!

    ResponderExcluir
  19. Juliana, quando coloquei as meta tags na home do meu blog o número de visualizações pelo google também caiu drasticamente, estava analisando o porquê, tirei as meta tags agora para ver se é isso.

    ResponderExcluir
  20. Ju, olha seguir essas dicas todas é difícil a primeira vista, mas com o tempo eu me acostumei com diversas dela. Meu maior problema é aprender a escreve. Geralmente sou muito objetivo, ai o texto fica com poucas linhas. Uma hora acerto.
    Vlw pelas dicas

    ResponderExcluir
  21. i am an american boy my name is leu leutraix i have a blog www.leutraixnow.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. estou aprendendo muito
    www.pernambucoviolento.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. Nossa Juliana, este post mudou a minha vida ! E olha que eu já tinha lido ?
    Mas como diz um sábio: "O mestre aparece quando o aprendiz está pronto" !!!

    Sabe Juliana, ás vezes parece que não vou conseguir tanta coisa para aprender... Mas começar e desistir é o que ? SOU UM DESISTENTE, e não quero isso. Vamos devagar mas vamos.

    beijocas e obrigada !

    ResponderExcluir
  24. juliana cada dia voce vem me agradando com suas dicas.
    o seu blog faz muito sucesso isso eu concordo.
    e com os seus posts o eu tambem está muito bom

    ResponderExcluir
  25. O que seria dos blogueiros iniciantes sem uma cabeça pensante, e um Blog gigante de informações disponíveis pra nós?

    Obrigada por cada um tutorial,dicas que temos aqui no dicas blog.É por isso que divulgo com muito orgulho.Credibilidade é fundamental.

    ResponderExcluir
  26. Juliana Visitei seu blog faiz poucos dias , e ja ta nos favoritos , to sempre aki procurando dicas para cresce mais um blog/site
    , muito boa dica. ta de parabens pelo blog e os post :D abraço

    ResponderExcluir
  27. Criei um blog voltado para o ensino fundamental, mas estou tendo dificuldade de acesso dos meus alunos. O que faço?

    ResponderExcluir
  28. Juliana, confesso que virei tua fã.

    Adoro seus posts de dicas úteis, e melhor vc escreve de uma forma que qualquer leigo consiga entender.

    E adorei seu "Releiam a série toda e comecem a colocá-la em prática. Aguardo o retorno de vocês."

    bjs

    ResponderExcluir
  29. Ótimas dicas... sou inicante com blogs, decidi fazer um para divulgar minha floricultura aqui em Manaus, estou lendo bastante a respeito e acredito estar tendo evolução, pois ja consegui melhorar bastante o aspecto do Blog desde quando comecei.
    Essas dicas são muito boas, mas pelo que ja encontrei pela internet ainda tenho muito chão pela frente.
    Gostaria de aprender a modificar os elementos do tema, caso alguem tenha algum materia para compartilhar ficarei muito agradecido.
    Com relação as postagens desse blog são excelentes.

    Parabéns ao autor

    ResponderExcluir
  30. Olha gostei da matéria. Já pus em meus favoritos. Vou procurar aplicar essas técnicas em meu blog. Sou novo na blogosfera e apenas um dos meus dois blogs aparecem no google, que pena.
    Vejo que você tem experiência na blogosfera, você pode me ajudar com meu blog: http://brasilevoce.blogspot.com
    e o www.info-dicass.blogspot.com
    Se puder agradeço!

    ResponderExcluir
  31. Li a série inteira e me impressionei com tantas coisas que podemos fazer para aumentar a audiência de nossos blogs!
    Mais uma vez, obrigado Dicas Blogger!

    ResponderExcluir
  32. Amigo gostei do seu blog. Acredito piamente que a melhor forma de atrair visitas sempre será escrevendo bons posts. O uso de palavras chaves é bom, mas não é tudo. Se o internauta chegar na sua página e não achar interessante isso só vai aumentar seu índice de rejeição. Bom, gostei das dicas, especialmente aquelas do pageview. Colocar formas de manter o usuário no blog é muito interessante. Valew

    ResponderExcluir
  33. olá amigo eu adorei seu blog , eu comecei a blogar ontem e esotu muito newbie neste assunto e espero com essas dicas conseguir montar meu blog de maneira mais correta e totalmente demais!!!

    valeu brother

    ResponderExcluir
  34. Tenho um blog que não é "grande" ou tem os acessos que eu queria...
    Mas vale apena tentar todos os métodos na minha opinião é bem eficaz esses que vc propôs...

    Eu estou correndo atrás mas é difícil no meu meio (comédia/humor) tem muitos concorrentes, procuro sempre ter a criatividade de criar posts...
    Sempre tentando melhor...
    Mas sei lá... As vezes me desanima não conseguir as visitas... Sou muito grato as visitas que tenho e que bom que as tenho xD...

    Mas vamos tentando aos poucos divulgar e ser divulgados ! \O_

    Sempre tentando fazer as pessoas felizes e tirar o tédio nas tardes de feriado, sábado, domingo e até nos dias de semana, no trabalho, escola, e etc...

    GRATO PELAS DICAS desse blog...
    O que me ajuda muito...
    Uma autora brilhante vc é !...
    Parabéns pelo sucesso... !

    ResponderExcluir
  35. Nossa, finalmente encontrei alguém que fala uma língua entendível. Esses termos todos pra mim são gregos, ainda falta um tanto pra eu me familiarizar, mas a forma como vc escreve é bem clara. Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  36. Eu sou paraquedista, simplesmente digitei no google "dicas blogger", porque queria otimizar meu blog de algum jeito. Queria trocar o layout totalmente e etc... não estava satisfeita.

    Aqui eu encontrei maneiras que me possibiitaram continuar com o mesmo layout e só arrumar alguns bugs.

    Quero te parabenizar pelo seu trabalho, eu sei o quanto ter um blog não é fácil...

    Tem umas cosinhas que eu estava procurando e não encontrei, sei que são muitos comentários, não sei se ajuda de alguma forma como idéia para post, pois pode ser que a minha dúvida seja a de outros:

    Primeiro:
    Sobre o adsense, eu atingi os S10 e me mandaram o PIN. Mas não tem aonde digitar aonde deveria estar. Escrevi para eles, e eles me responderam dizendo onde eu deveria digitar, mas não aparece nada!! E esse bug acontece com algumas pessoas que usam o próprio fórum do adsense e tentam solucionar problemas por lá. Eu respondi eles dizendo que a caixa para digitar o PIN não aparece, até com print, e não me responderam nada, passaram-se uns dias e mandei outro insistindo, e nada.

    Outra idéia de post é sobre colaboradores fixos. Como manter uma comunicação, como lidar de um modo geral. Seria legal um guia para isso...

    E eu queria também saber se não tem como a gente responder os comentários na própria caixa de comentários não num novo comentário, mas no mesmo. Já vi uns blogs com esse sistema, será que é possível fazer isso no Blogger ou só no wordpress??

    Ah, e eu estou usando o Windows Live Writer que você indicou aqui, estou adorando e indiquei pras minhas colaboradoras. Muito melhor postar e deixar tudo mais organizado.

    Tem uma dica que atraiu muitos visitantes pro meu blog, que é a de fazer sorteios. As pessoas gostam disso e isso chama pessoas pro blog, mesmo que elas venham só pra participar do sorteio, é legal colocar nas regras pra pessoa divulgar no twitter no sorteio, pois assim não divulgam só o sorteio, mas seu blog também. É o mínimo que peço nos sorteios, já vi sorteios chatos e cheios de exigencias, como assinar o Feed. Não, o feed eu deixo por conta de cada um, porque eu quero ver quem assinou por livre e espontanea vontade, e não por pressão, se eu assino algo q n quero p só participar de um sorteio eu começo a ficar estressada com aqueles emails de atualizações chegando na minha caixa o tempo todo e acabo deletando o blog da minha vida.

    Bem, e com o sorteio atraindo pessoas para o blog, se o blgo tem um bom conteúdo, as pessoas acabam gostando e voltando.

    É isso, desculpa o comentário enorme, mas acho que o seu blog é realmente uma ferramenta valiosíssima viu... um beijo!

    ResponderExcluir
  37. Natasha, seja bem-vinda.

    Sobre o PIN,dei uma pesquisada no Google e, pelo que eu pude entender, o local para colocar o PIN só vai aparecer quando você atingir $30,00. Veja:
    https://www.google.com/adsense/support/bin/answer.py?answer=81564

    Quanto aos comentários, usando o sistema do Blogger, ainda não é possível, mas temos esperanças de que isso mude.

    ResponderExcluir
  38. Ahh então faltam menos de dois dólares pra mim! rsrs

    Poxa, obrigada mesmo por me responder.. suas dicas são ótimas.. tem algum post por aqui ensinando mais sobre os detalhes do woopra? De todos, ele é o melhor de estatísticas mesmo, ou o do Google supera?

    beijos! (sem pressa pra responder rs)

    ResponderExcluir
  39. Sinceramente, seu blog é um dos melhores que já vi! As dicas sempre são ótimas e certeiras. Você possui um escrita clara e objetiva - vai direto ao ponto, porém de maneira bem metódica e explicativa, incrível.

    No mais, Juliana, parabéns! Sempre que procuro por "algo", acabo caindo aqui... já fui "paraquedista", mas hoje lhe tenho em meus favoritos.

    Muito sucesso!

    Tatiana C. Mendes

    ResponderExcluir
  40. Dicas espetaculares! Eu achava que tinha alguma noção sobre o assunto e fiquei de queixo caído! Mais uma vez me tirou muitas e muitas dúvidas.
    Grande abraço!
    Sucesso!

    ResponderExcluir
  41. Oi
    Comecei a ler esse blog recentemente. Uma delicia de ler, engracado e informativo. Pouca coisa que leio me faz rir e esse eh um causo.
    Aprendi muita coisa e estou colocando em pratica no meu blog recem nascidinho em junho passado. Ainda fica muito emocionado quando fico sabendo que tive 300 visitas num dia ou quando digito algo no google e meu blog eh o primeiro que aparece. Muito disso se deve a voce. Brigadin viu?
    bye

    ResponderExcluir
  42. Cara mto bom! O melhor ficou pro final mesmo! hehe Estou começando meu blog agora e pelo q li ai, já cometi alguins erros! kkkk Vou tentar melhorar. Obrigado, me ajudou mto!

    ResponderExcluir
  43. Valeu pelas dicas.Me ajudo no site que estou fazendo já ta quase pronto só precisava do SEO e Visitas.
    Visita ele ai Metamorfose Games

    ResponderExcluir
  44. Parabens pela serie velho, concerteza eah uma das melhores que vi, tipo.. Colocarei em pratica, torço aqui pra que meu Blog chegue um pouco perto do seu.

    Pegandototal.blogspot.com

    ResponderExcluir
  45. Nossa juliana adorei o site, tinha tudo que eu precisava pro meu blog e um pouco mais! Barabens mesmo e sucesso pra vocês!

    ResponderExcluir
  46. Nossa Muito ótimo essa matéira sobre SEO, Acompanhei as tres 1,2 e 3 realmente melhorou muito o meu blog http://evangelicasgratis.blogspot.com, com certeza é um site que sempre vou visitar, pois vem me ajudando muito, obrigado

    ResponderExcluir
  47. Estou otimizando meu blog pra ter o menor numero de paginas possivel, já que é um blog de videos sem posts escritos, acabei fazendo com que os videos abram em uma janela popup, pra facilitar o acesso aos mesmos e para carregar mais rapido, focando realmente no video, mas agora não sei se foi uma boa coisa. para os visitantes com certeza sim, já que esta focado unicamente na exibiçao do video, mas em termos de seo vejo que vou ter que fazer umas "gambiarras" http://bola8filmes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  48. Muiito Bomm Segui o meu http://animaisebomdemais.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  49. Muito bom!! Ótimas dicas!! Obrigado e Sucesso para todos nós!!

    ResponderExcluir
  50. O conjunto de post fechou com chave de ouro, muito boas as dicas para iniciantes sem conhecimentos de programação e etc. Obrigada e sucesso!

    ResponderExcluir

Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com pedidos de parceria;
- com propagandas (spam);
- com link para divulgar seu blog;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;
ATENÇÃO: comentários com links não serão aprovados