Confira algumas dicas importantes para os seus primeiros plantões

Confira algumas dicas importantes para os seus primeiros plantões

6 10 99
Confira algumas dicas importantes para os seus primeiros plantões 10 6 99




 O controle do nervosismo e o conhecimento prévio do local do plantão são alguns exemplos


O início dos plantões médicos é algo de grande importância na carreira de qualquer profissional, pois traz uma carga ainda maior da realidade vivida em clínicas, hospitais e ambulatórios na prática.

Seja para quem é recém-formado ou quem já está se especializando através da residência médica, os primeiros plantões podem ser uma fonte não apenas de conhecimento, mas também de renda extra.

Para isso, porém, é necessário que o médico esteja preparado, já que esse modelo de trabalho, geralmente, acaba sendo cansativo. A seguir, conheça algumas medidas para facilitar os seus primeiros plantões médicos. 

Plantão médico: funcionamento e duração

Antes de falar da questão prática, é interessante que o profissional tenha clareza sobre o que é um plantão médico. Esse serviço exige sua disponibilidade ininterrupta de 6 a 12 horas e, no máximo, 24 horas, com pequenas pausas para alimentação e repouso (exceto em caso de urgência e emergência).

O plantonista pode atuar em unidades de pronto-socorro em consultórios, sala de observação e sala de emergência, nas enfermarias e nas unidades de terapia intensiva (UTIs). Cada um desses ambientes pode exigir mais ou menos do médico, de acordo com as demandas existentes e a gravidade dos pacientes.

Os primeiros plantões são importantes para o desenvolvimento da prática médica de quem está no início da carreira, além de serem mais acessíveis aos recém-formados por não exigir preparação específica – basta que o profissional apresente o seu registro médico credenciado pelo seu Conselho Regional de Medicina (CRM).

Quem deseja aumentar a renda, fazer plantões é uma alternativa bastante interessante, ainda mais quando se está no início da carreira. Só que, para realizar um bom plantão é preciso unir ainda mais agilidade, conhecimento e dedicação.

Controle o nervosismo

É absolutamente normal que, ao se deparar com algo completamente novo, a gente se sinta nervoso. No entanto, em se tratando do cuidado com a saúde das pessoas, isso deve ser controlado ao máximo. Lembre-se que você está começando a sua jornada, mas não deixe que o medo te impeça de fazer o que você já sabe.

Conheça o local do plantão

O conhecimento prévio do local onde acontecerá o seu plantão também é um ponto que fará toda a diferença durante a sua atuação. Portanto, seja esperto e faça isso com antecedência. Procure conversar com outros profissionais sobre as possíveis regras e determinações daquela instituição de saúde para saber como melhor atuar.

Se necessário, peça ajuda

A humildade é uma dádiva que todo ser humano deve cultivar dentro de si, e isso não poderia ser diferente quando estamos falando dos médicos. Portanto, quando tiver dúvidas ou não souber o que fazer em determinado caso, peça ajuda a outros profissionais, tanto médicos quanto enfermeiros, técnicos e fisioterapeutas.

Ofereça um atendimento humanizado

Os plantonistas estão sujeitos a atenderem pessoas em diferentes estados de saúde, sendo preponderante as situações de incômodo e dor. Portanto, seja empático e cortês ao lidar com todos os seus pacientes, isto é, ofereça um atendimento humanizado. Isso faz toda a diferença na relação médico-paciente.

Revise assuntos importantes

Sabendo qual o tipo de plantão você vai prestar, é interessante fazer uma revisão sobre os assuntos mais importantes, bem como quais os protocolos adequados para tais situações. Isso te dará mais segurança para tomar decisões mais eficazes com seus pacientes.

Faça anotações

Além de revisar, é interessante que você tenha consigo algumas anotações de termos ou procedimentos que devem ser adotados  – pode ser num bloco de notas ou num aplicativo. E não tenha vergonha de conferir as anotações mesmo que esteja atendendo, pois o objetivo central será sempre a saúde do paciente.

Tenha uma alimentação equilibrada

Por mais que os plantões demandem a sua atenção plena, em alguns momentos é necessário fazer uma pausa para se alimentar. Por isso, leve uma bolsa térmica com refeições leves, mas nutritivas. Frutas, carnes magras, grãos integrais, sanduíches leves e sucos frescos podem ser ótimas opções.


0 comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO: Caso esteja com dificuldades com seu blog, abra um tópico no Fórum de Ajuda do Blogger que nós iremos te ajudar a resolver.


Os comentários passam por um sistema de moderação. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com pedidos de parceria;
- com propagandas (spam);
- com link para divulgar seu blog;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;

 
Dicas Blogger© 2007-2015 | Todos os direitos reservados | Design By Duy Templates
Top