Wearable Marketing: como planejar uma estratégia para dispositivos vestíveis

Wearable Marketing: como planejar uma estratégia para dispositivos vestíveis

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Para consolidar uma boa dinâmica no mundo contemporâneo é preciso, sobretudo, compreender como alguns recursos podem influenciar nas perspectivas de marketing. Por esse motivo, é imprescindível que haja uma orientação para wearables.

Essa compreensão são elementos importantes para qualquer consolidação de mercado, uma vez que são elas que conseguem propor de forma bastante objetiva algumas novas possibilidades de atuação de uma forma geral.

Consolidar-se, portanto, dentro de todas as possibilidades e variedades que o mercado propõe pode ser um fator decisivo para as mais diversas empresas e, para que isso ocorra, é indispensável a elaboração de algumas estratégias.

A inovação, nesse sentido, sempre apareceu como um dos pontos mais importantes para a criação das mais diversas dinâmicas, o que foi ganhando novas orientações com o desenvolvimento dos aspectos tecnológicos mais diversos.

O que ocorre, na realidade, é que o mundo corporativo e, por consequência, o marketing, são elementos bastante importantes e que conseguem se integrar aos mais diversos contextos históricos de implementação de estratégia.

Por essa razão, a cada passo das tecnologias, o marketing consegue ganhar uma sustentação nova que, via de regra, consegue orientar uma série de impactos importantes em seu período de uso.

Para entender melhor essa relação, é fundamental que haja uma consideração histórica a respeito de todos esses elementos de aplicação que foram ganhando destaque com o passar dos anos de uma forma geral.

O marketing, nesse sentido, surgiu como uma consequência das demandas mais fundamentais que estavam sustentadas em uma nova dinâmica de produção que estava se formando: a industrialização.

Partindo desse fato histórico, tornou-se necessário entender como fundamentar novas fontes de consumo que conseguissem lidar de forma bastante objetiva com esses aspectos de amplo volume de oferta no mercado.

Baseando-se nisso, as empresas começaram a sustentar uma série de comunicações que visavam orientar uma nova demanda, o que deu origem, inclusive, ao que os estudos sociais chamam de sociedade do consumo.

Foi por conta desse momento de interação que todos os elementos contemporâneos de comunicação empresarial passaram a fazer parte de todas essas elaborações e, por isso mesmo, tornou-se necessário entender quais são as prerrogativas de formatos.

Quando, por exemplo, o marketing começou a se instaurar como uma característica fundamental do mercado, tornou-se fundamental a utilização de algumas mídias para que o contato fosse qualificado.

Assim, se uma empresa que vendia cortina de vidro retrátil estivesse buscando uma sustentação nos primórdios dessa relação, era imprescindível que ela conseguisse manter uma relação com a mídia impressa de uma forma geral.

No entanto, com a popularização de mídias eletrônicas, sobretudo a partir das suas introduções no ambiente doméstico, o rádio passou a ser um recurso bastante utilizado pelas empresas para difundir suas ideias.

Esse foi um fator bastante relevante, uma vez que bastava um bom jingle para conseguir envolver o ouvinte em uma lógica de compra de molduras de concreto para fachadas, por exemplo.

O poder do rádio foi um fator fundamental na primeira metade do século passado e, por conta disso, tornou-se importante manter uma boa relação com a programação dessas emissoras que trabalhavam com os anúncios das empresas também.

Foi nesse período em que os spots e jingles se tornaram parte da cultura popular de uma forma bastante ampla, criando frases memoráveis que, via de regra, eram replicadas no dia a dia das pessoas.

Assim, fosse uma nova comida ou, até mesmo, um anúncio de um aluguel de empilhadeira diária, esse fator poderia ser bastante relevante na hora de consolidar uma dinâmica nesse sentido.

Com o passar dos anos, algumas novas mídias surgiram e conseguiram ganhar destaque na vida das pessoas, mas a mais importante foi, sem sombra de dúvidas, a televisão com a sua capacidade de gerar envolvimento a partir do audiovisual.

É certo que o cinema já era um fator bastante utilizado pela publicidade, mas a televisão conseguiu colocar a publicidade na vida das pessoas de uma forma cotidiana, o que foi um ponto essencial para os mais diversos mercados.

Tanto é assim que, até os dias de hoje, é possível encontrar anúncios de cnh especial para carros automáticos dentro dessas modalidade midiática, o que pode funcionar, inclusive, de complemento para as dinâmicas digitais.

Inclusive, esse último fator midiático mencionado é um dos elementos mais importantes para a sustentação de uma boa dinâmica empresarial nos dias de hoje, conseguindo dialogar de forma bastante ampla com as mais diversas possibilidades de impacto.

Não há como fugir desses novos mecanismos e, por isso mesmo, se uma empresa que faz vistoria cautelar automotiva estiver buscando uma sustentação nesse sentido, é esse ambiente que precisa ser considerado.

Mundo digital e a era mobile

Com o passar dos anos, o mundo digital começou a se aprofundar cada vez mais na vida das pessoas, o que conseguiu orientar algumas perspectivas importantes de interação do marketing dentro desses contextos.

Hoje em dia, por exemplo, não há mais como pensar em nenhum tipo de impacto que possua uma abordagem estritamente analógica e, por isso mesmo, é importante entender como interagir com todos esses elementos.

Desta forma, por exemplo, uma empresa de limpeza que está buscando sustentação em seu mercado, certamente, terá que consolidar algumas possibilidades que interajam de forma qualificada com o marketing digital em alguma instância.

Esse é um fator que tem se tornado um imperativo quase que indissociável do sucesso empresarial, mas há um aprofundamento ainda maior desses aspectos a partir do uso de dispositivos para acesso desse mundo.

Nesse caso, os smartphones conseguiram propor uma verdadeira revolução na vida das pessoas, uma vez que tudo se tornou ainda mais acessível, garantindo uma facilidade que, até então, não era conhecida.

Atualmente, por exemplo, se uma pessoa estiver procurando por tela soldada 15x15, com poucos cliques ela conseguirá sustentar uma dinâmica bastante relevante de resultados dentro desse universo.

Seja como for, esses são aspectos que conseguiram orientar o marketing para uma nova etapa, o que veio a ser um fator determinante para o sucesso de uma série de empresas.

O que é tecnologia wearable?

Os wearables ou dispositivos vestíveis são aqueles equipamentos de interação digital que possuem um caráter que pode ser utilizado como uma perspectiva de vestimenta, o que garante algumas facilidades importantes.

Nesse caso, um smartwatch, uma smartband ou, até mesmo, um óculos inteligente pode ser considerado como um wearable.

Esse é um fator que garante algumas conectividades novas e que, por isso mesmo, tem ganhado cada vez mais mercado.

Assim, se, por exemplo, uma pessoa estiver precisando comprar uma tela artística galvanizada, é possível, neste caso, contatar a assistente virtual para colocar isso na agenda através de qualquer um desses pontos.

Como os wearables influenciam no marketing?

Há, nesse caso, uma nova perspetiva que tem se mostrado bastante relevante dentro dos mais variados contextos e, por isso mesmo, é importante entender como o marketing pode ser influenciado a partir disso.

É importante dizer que tudo que o marketing conseguiu consolidar, em algum momento, já foi considerado uma novidade.

No entanto, a grande tendência dos wearables para essa área é, justamente, a criação de perspectivas de impactos cada vez mais assertivas.

Isso vai desde funcionalidades que podem interagir com aspectos de saúde de uma smartband até, em outras instâncias, fundamentações de indicações de locais a partir de perspectivas de locomoção.

Como adaptar o marketing a essa realidade?

Como dito anteriormente, esse é um fator bastante novo, mas que já aponta para algumas perspectivas importantes de interação de uma forma geral e, por isso mesmo, cada passo pode ser importante.

Nesse caso, uma elaboração a respeito de alguns pontos, como é o caso de segmentação de um público-alvo de forma que ele consiga interagir com esses recursos pode ser um fator importante.

Além disso, é possível criar anúncios a partir da locomoção, o que garante uma perspectiva presencial de compra, o que, em outros momentos, não seria possível a partir de uma dinâmica tradicional no marketing digital.

Cibersegurança: pontos de atenção

Por se tratar de ferramentas bastante integradas ao dia a dia das pessoas, os wearables precisam ser orientados a partir de alguns cuidados.

Isso, portanto, pode representar uma perspectiva mais limitadora para o marketing, mas, de alguma forma, é importante sustentar essas medidas para que, assim, haja uma integração cada vez maior dessas perspectivas na vida das pessoas. São elas:

  • Fazer backups;

  • Evitar conexões desnecessárias;

  • Ater-se sempre aos detalhes;

  • Ater-se a política de dados dos aplicativos.

Esses são alguns dos pontos mais importantes na hora de se começar a usar um wearable para os mais diversos fins.

Considerações finais

Passam-se os anos e as tecnologias vão assumindo um caráter cada vez mais importante de integração na vida das pessoas.

Entender, nesse caso, como as tecnologias wearables podem consolidar alguma perspectiva nesse sentido pode ser importante.

Desta maneira, é possível orientar uma série de perspectivas essenciais dentro das mais diversas orientações.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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