Neuralgia do trigêmeo: o que é e como tratar

Neuralgia do trigêmeo: o que é e como tratar

6 10 99
Neuralgia do trigêmeo: o que é e como tratar 10 6 99


Você já ouviu falar em neuralgia do trigêmeo? Esse nada mais é do que um problema relacionado a dor causada pela disfunção do 5º nervo craniano (nervo trigêmeo). 


Em geral, esse é um tipo de nervo relevante, já que ele transporta informação sensitiva desde o rosto até o cérebro e controla os músculos envolvidos na mastigação. 


Em suma, essa é uma dor crônica que deve ser identificada e devidamente tratada, uma vez que, assim como todos os outros incômodos crônicos. 


Então, isso pode acabar atrapalhando o bem-estar e a qualidade de vida do paciente, que além da neuralgia do trigêmeo, pode acabar desenvolvendo outras doenças bucais e psicológicas. 


Sendo assim, confira a seguir tudo o que você precisa saber a respeito desse problema crônico, entendendo como identificá-lo. 

Além de saber onde buscar ajuda, como por exemplo, através de um plano odontológico particular e conferindo as possíveis opções de tratamento, para que possa melhorar a sua qualidade de vida e assim viver bem.

O que é a neuralgia do trigêmeo

Assim como já mencionado anteriormente, a neuralgia do trigêmeo é um tipo de dor crônica que acaba afetando o nervo trigêmeo da face, nervo esse que é o principal responsável por atos como a mastigação e sensibilidade. 


Além disso, é importante saber que esse tipo de dor pode acontecer em apenas um dos lados do rosto ou em ambos. 


Essa dor, quando não tratada, acaba deixando o paciente incapacitado de realizar suas atividades de rotina. 


Justamente por ser considerada uma dor forte, sendo descrita por pessoas que conviveram com a dor como algo ruim que alguém pode sentir. Eles também descrevem que esse incômodo parece um tipo de choque elétrico.


De acordo com levantamentos e pesquisas, em 90% dos casos, essa dor acontece de forma unilateral e dificilmente ultrapassa poucos segundos, porém perdura pelo dia todo.


A neuralgia do trigêmeo costuma ocorrer a partir dos 50 anos, mas ela pode atingir adultos de diversas idades. As mulheres possuem uma maior tendência de ter o quadro. 

Sintomas de neuralgia do trigêmeo

Apesar desse problema ser literalmente uma dor, que muitas vezes pode ser tratada por um plano dental, existem sintomas que podem indicar o surgimento dessa disfunção. 


Isso porque, essa é a maneira que o corpo encontra de avisar que o problema está surgindo para que possa buscar resoluções e evitar o agravamento da situação. 


Em síntese, o principal sintoma de que você pode ter essa disfunção é o surgimento de uma forte pontada facial, que pode aparecer de forma súbita e durar apenas poucos segundos. 


Porém, isso pode acabar deixando o paciente incapacitado de realizar suas atividades de rotina justamente por acontecer de maneira repetina ao longo do dia. 


Essas pontadas e o desenvolvimento da dor podem ser desencadeadas por simples estímulos sensoriais. 


Principalmente com o agravamento da situação e falta de acompanhamento especializado, que pode ser realizado através de um plano odontológico bom. Esses estímulos que podem gerar uma crise são:


  • Um simples toque;

  • Beber água;

  • Falar;

  • Mastigar;

  • Escovar os dentes;

  • Ou o toque de uma brisa de vento gelado.


Desse modo, ao sentir qualquer um desses sinais, é preciso ir imediatamente ao profissional dentista. 

Diagnóstico de neuralgia do trigêmeos

É de extrema importância que o paciente que sinta essas dores busque ajuda profissional, que pode ser se consultando com um profissional dentista, através de um planos odontológicos baratos, ou até mesmo se consultando com um neurologista. 


O importante é que esse problema seja diagnosticado para que o tratamento possa ser iniciado. 


Para que a doença seja descoberta, geralmente é solicitada uma ressonância magnética de encéfalo, de modo a visualizar se há compressão do nervo por uma estrutura vascular ou tumor na região.

Tratamento de neuralgia do trigêmeo

O primeiro passo para o tratamento dessa disfunção é o consumo de remédios, entre eles medicações para prevenir convulsões chamadas de antiepilépticos. 


Esses medicamentos são usados com o objetivo de reduzir os disparos anormais do nervo que causam sensação intensa de desconforto.


Entretanto, a depender das peculiaridades do paciente, e no longo prazo, uma vez que como é uma dor crônica, o problema pode ser controlado apenas, os remédios tendem a causar efeitos colaterais, como a falta de equilíbrio, náuseas e tonturas. 


Nesses casos, é necessário a intervenção cirúrgica, que por sua vez podem ser realizadas de maneira mais descomplicada através dos benefícios plano odontológico empresas, por exemplo. 


Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.


0 comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO: Caso esteja com dificuldades com seu blog, abra um tópico no Fórum de Ajuda do Blogger que nós iremos te ajudar a resolver.


Os comentários passam por um sistema de moderação. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com pedidos de parceria;
- com propagandas (spam);
- com link para divulgar seu blog;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;

 
Dicas Blogger© 2007-2015 | Todos os direitos reservados | Design By Duy Templates
Top