Clickbait: vantagens x desvantagens

Clickbait: vantagens x desvantagens

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Conquistar uma reputação e cliques dentro da internet é uma estratégia muito usada por empresas de diversos segmentos, e são comumente conhecidas como clickbait

Essa estratégia é usada dentro da internet para que se tenha uma geração de tráfego online com conteúdos que podem ser tanto enganosos como até mesmo sensacionalistas, tudo para que se tenha um clique do usuário que está lendo. 

Podendo ser configurado de modo diferente dentro de cada plataforma que está sendo utilizado, o clickbait funciona tanto para conteúdos que estão em vídeo como também em textos ou imagens. 

Por meio dos títulos ou das descrições, de modo que a “isca” esteja visível para o usuário que irá ler e clicar, de acordo com o que é desejado pelo empreendimento de laudo ppra pcmso, por exemplo, para se ter engajamento em suas páginas. 

Devido a expressão sendo traduzida do inglês para “isca de cliques”, é fundamental que antes da estratégia seja usada como uma forma de aumentar o tráfego da página, se tenha um conhecimento das vantagens e desvantagens oferecidas por ela. 

Principalmente porque títulos atrativos e o que é oferecido dentro da página podem contribuir, ou não, com a melhora na reputação do empreendimento ou de quem usar a estratégia dentro da página. 

Por isso, quanto maior for a compreensão para o lado positivo ou negativo, melhores se transformam os resultados que uma clínica de recuperação para alcoólatras pode obter ao decidir usar a estratégia.

O surgimento do clickbait

Embora possa se pensar que o clickbait tenha sido originado devido à presença da tecnologia dentro do mercado, influenciando em tráfegos ou nas páginas virtuais, a ação teve seu início no fim do século XIX.

Quando anúncios e textos publicitários em jornais eram as principais fontes de propaganda. O clickbait anteriormente era chamado de “yellow press” em jornais nova iorquinos como The New York World e o The New York Journal.

Com manchetes que eram sensacionalistas, ambos os veículos disputavam a atenção dos leitores por meio da falta de comprometimento apenas para ter um maior número de jornais vendidos. 

E com o passar dos anos, e a presença das propagandas de determinados produtos e serviços como plano funerário, passaram a ser feitos no meio online.

A ação acabou ganhando outro nome e se consolidando como clickbait, devido ao ato de clicar para se ter acesso a notícia ou a informação que o usuário deseja ler. 

As vantagens do clickbait 

Apresentando algumas vantagens quando se é usado com determinada moderação, um clickbait pode oferecer ao empreendimento ou até o profissional que o utiliza um bom engajamento se houver uma necessidade no que é entregue. 

Ou seja, mesmo que o título seja elaborado de uma forma chamativa e que a descrição instigue ainda mais o usuário, é importante que o resultado do conteúdo que for acessado possa ser aquilo que está alinhado ao que se é descrito.

Assim, mesmo que a estratégia inicial seja um clickbait para se ter visualizações nos conteúdos sobre plano de controle ambiental loteamento, pode-se ter um bom resultado final em questão a confiança da marca. Que liga com outra vantagem que é a relevância.

Um clickbait bem trabalhado proporciona que o empreendimento possa ter os resultados que são desejados e ainda estabelecer uma presença virtual. 

O que se transforma em algo benéfico e que valoriza a página dentro de seu nicho de atuação, principalmente diante da competição cada vez maior dentro de plataformas de busca, redes sociais ou plataformas de vídeos. 

Outro ponto que também transforma essa ação em uma vantagem para quem deseja utilizá-la é a existência de uma moderação, ou seja, saber utilizar no momento certo para que a página cresça seu engajamento. 

O que se transforma em uma vantagem aos sites, blogs ou até mesmo redes sociais que percebem que seus índices de navegação ou de cliques dentro dos conteúdos estão baixos e necessitam de melhorias. 

Por isso, caso as vantagens do clickbait sejam os motivos pelos quais levam a decisão de serem utilizados, é essencial compreender como construir corretamente para que a imagem da página diante o seu segmento não seja prejudicada. 

Desvantagens ao utilizar o clickbait 

Em contrapartida das vantagens que o clickbait pode apresentar, uma empresa de odontologia para animais também pode encontrar os pontos negativos dentro dessa ação, sendo: 

  • Entrega de conteúdo errado;

  • O clique não ajuda com a estratégia desejada;

  • Perda de possíveis clientes;

  • Chances altas de penalidades. 

Mesmo que se tenha um clique do usuário, grande parte dos conteúdos que circulam virtualmente não estão alinhados com o título ou a descrição apresentados ao usuário e que resultou em um clique. 

Isso acaba transformando a reputação da empresa em algo cada vez mais complexo tanto para o usuário como para aqueles que desejam usar a estratégia para aumentar a presença online. 

Outra desvantagem quando se usa o clickbait e que é oferecida a uma empresa de implante coclear moderno, por exemplo, são as chances dos usuários não se transformem em possíveis consumidores ou que a estratégia desejada não seja concluída. 

Quando se usa o clickbait como uma forma de atrair a atenção, do mesmo modo que se torna possível que o usuário navegue pela página, a sua saída também é mais ágil quando tem a percepção de que não está acessando o que deseja. 

E mesmo que a taxa fique positiva e alta dentro de plataformas de busca ou nas redes sociais, somente a visita dentro de uma página não é o suficiente para que uma estratégia de marketing seja efetivada. 

Uma vez que o marketing dentro de páginas como blogs, sites ou nas redes sociais envolvem engajamento nos conteúdos que estão relevantes a temática da página ou das palavras-chave que foram utilizadas. 

E o clickbait apresenta a desvantagem especialmente porque o conteúdo não é relevante ou não apresenta o que o usuário deseja saber, fazendo com que deste modo, as chances do marketing usado na página não conquiste os resultados que são desejados. 

Resultando também que a reputação da página caia e com isso, perca espaço dentro da pesquisa ou do nicho de escavação fundação, por exemplo. 

Outro ponto desvantajoso e até mesmo negativo para a página como a marca que usa o clickbait são as chances de penalidades.

Devido ao grande volume de clickbait presente nos ambientes digitais, diversas plataformas de redes sociais ou de busca que também operam como anunciantes dentro do mercado desenvolveram políticas para que essa ação fosse proibida. 

E quem a praticasse poderia não apenas ter penalidades como bloqueios das páginas mas também suspensões, e em casos mais graves, até mesmo a retirada de circulação dos ambientes virtuais. 

Embora a prática do clickbait possa ajudar o empreendimento, muitos outros negócios do mesmo nicho ou até relacionados acabam não vendo a ação com bons olhos uma vez que interferem em como o assunto é visto pelos usuários. 

Que, por sua vez, refletem no comportamento em relação a aquisição de uma sacada de vidro fumê, e deste modo, prejudica vendas e outras reputações por estarem ligadas dentro do mesmo nicho. 

Essas penalidades, quando ocorrem, dependendo da gravidade, podem fazer com que o domínio de uma página seja banido e com isso complicando ainda mais o nome da marca dentro do mercado. 

Por isso, antes que o clickbait passe a ser uma ação utilizada em alinhamento com outras estratégias de marketing, é fundamental compreender quais são os pontos que podem gerar desavenças e atrapalhar outras atuações da marca.

Considerações finais 

O clickbait é uma prática que vem se tornando comum dentro da internet para que cliques sejam atraídos, uma vez que até mesmo o seu significado esteja voltado para essa ação que os usuários realizam. 

Sendo um conceito que foi sendo modificado ao longo do tempo, e que passou não apenas a apresentar vantagens como também desvantagens, é fundamental que uma empresa compreenda antes da sua implantação. 

Uma vez que esta técnica pode não apenas fazer com que a empresa tenha engajamento como também gerar penalidades em casos de grande excesso, o que é visto como algo negativo para a marca como também para a segmentação. 

Por isso, o clickbait se for realizado deve oferecer o conteúdo que apresenta e ser estruturado de um modo que esteja adequado às regras e seja usado com moderação, para que assim, não seja derrubado e possa acabar gerando maiores empecilhos. 

E o conhecimento das desvantagens ajuda no preparo da estratégia a ser usada em equilíbrio com outras do marketing, mantendo a presença digital em bons níveis e fazendo com que as chances de estabilidade alinhadas com outras técnicas sejam mais altas. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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