Criptomoedas: veja o futuro da moeda no mercado mundial e como isso impacta na sua empresa

Criptomoedas: veja o futuro da moeda no mercado mundial e como isso impacta na sua empresa

6 10 99
Criptomoedas: veja o futuro da moeda no mercado mundial e como isso impacta na sua empresa 10 6 99



As criptomoedas vieram para mudar o mercado e a maneira como as pessoas compram e vendem as coisas. Quem acompanha assuntos relacionados às questões financeiras já ouviu falar sobre as moedas digitais.

A mais famosa leva o nome de Bitcoin, mas muitas outras já surgiram e são relevantes e cada vez mais conquistam os investidores. Entretanto, ainda existem muitas dúvidas em relação ao assunto.

Muitas pessoas não sabem o que é uma criptomoeda, como esses ativos funcionam, como negociá-los, como investir, como usar, entre outras questões pertinentes. Mas é importante começar a entender desde já porque esse dinheiro vai trazer muitas mudanças.

É importante lembrar que o metaverso está cada vez mais próximo de se tornar uma realidade na vida das pessoas e ele vai mudar completamente a sociedade atual. As criptomoedas são muito atuantes dentro dele, por isso é necessário conhecê-las.

Para aprofundar um pouco mais sobre o assunto e esclarecer todas as dúvidas, este artigo vai falar um pouco sobre as criptomoedas.

Será possível conhecer sua definição, quais são as tecnologias por trás dela, como se tornou tão popular, por que tem crescido tanto nos últimos anos e quais fatores podem impactar o preço do bitcoin.

O que é criptomoeda?

Criptomoeda é uma espécie de dinheiro, como qualquer outro que faz parte da sociedade, mas a diferença é que atua no formato digital. Também não é emitida por governos, a exemplo das moedas tradicionais usadas nos países.

Isso é possível porque, assim como o e-mail transformou a carta, a criptomoeda está transformando o dinheiro. Antigamente, as pessoas dependiam dos Correios para enviar uma mensagem para amigos e parentes distantes.

Até mesmo as empresas, como uma especializada em limpeza de tapetes ao domicílio, entravam em contato com seus clientes por carta, hoje em dia, tudo acontece por e-mail.

Para muitos, principalmente pessoas das novas gerações, fazer isso é inimaginável. a tendência é que isso também aconteça com as moedas virtuais no futuro. Será possível transferir fundos de uma pessoa para outra em qualquer parte do mundo.

Não será mais necessário a atuação de terceiros para fazer essas transações, e mesmo que o bitcoin seja a criptomoeda mais conhecida, na verdade, esse conceito veio muito antes.

A ideia foi descrita pela primeira vez em 1998, por Wei Dai, quando sugeriu usar a criptografia para controlar emissões e transações realizadas, por meio de um novo tipo de dinheiro.

Tecnologias por trás das criptomoedas

Existem três tecnologias por trás da criptomoeda, sendo a criptografia, a DLT (tecnologia de registros distribuídos) e a blockchain.

Uma companhia de motoboy rápido pode investir em criptomoeda porque a criptografia é usada para impedir a leitura de dados armazenados e possibilitar que as informações sejam transmitidas de forma segura.

Com isso, consegue manter a confidencialidade, integridade e identidade de quem está lidando com a criptomoeda.

No caso do DLT, as informações são criptografadas e distribuídas por meio de nós e eles formam uma rede sem administrador central, por isso, uma rede descentralizada. Ele funciona como um livro de registros contábeis.

Serve para guardar as informações criptografadas e evita que sejam acessadas por qualquer pessoa. Por fim, o blockchain é uma tecnologia organizada na forma de blocos encadeados e é usada nas principais criptomoedas.

Seu propósito é evitar que o usuário gaste duas vezes a mesma moeda digital, aliás, também é por causa disso que só é possível transferir as unidades de criptomoeda se ela for verificada, porque é garantido pela blockchain.

Como as criptomoedas se popularizaram?

Ao longo do tempo, diversas criptomoedas foram surgindo e hoje em dia, cerca de 60% dos projetos de cripto ativos são criados pela Ethereum.

Essa rede ajudou a impulsionar os ativos do mercado, e atualmente, um fabricante de conexão para mangueira de irrigação pode investir em diferentes tipos de criptomoedas.

Para se ter uma ideia, em 2022, a quantidade atingiu 19 mil cripto ativos, dos quais cerca de 10 mil criptomoedas possuem valor de mercado. Todo esse crescimento chamou a atenção de comunidades ligadas à tecnologia e ao setor financeiro.

Muitas pessoas começaram a pesquisar sobre bitcoin no Google logo em 2014, um ano em que o termo criptomoeda não era muito comentado. A popularização aconteceu mesmo em 2016 com muitas pessoas tentando entender o assunto.

Hoje em dia, o recurso é visto como uma maneira de ganhar dinheiro e já faz parte dos assuntos debatidos pelas mídias de economia. Atualmente, as criptomoedas não são mais exclusividade dos fóruns de desenvolvedores.

Por que as criptomoedas se expandiram tanto?

Empresários famosos, como no caso de Elon Musk, participam do mercado de criptomoedas, por conta disso, o mercado sofre altas constantemente, impulsionando esse movimento que atrai cada vez mais gestores e investidores.

O bitcoin bate valorizações de 60% e essas altas são impulsionadas por notícias positivas que fazem os preços dispararem no mundo todo.

Uma clínica especializada em eletrocardiograma em animais pode investir em criptomoedas assim como companhias famosas no mundo todo e elas ajudam a chancelar os investimentos no mercado.

Para se ter uma ideia, a Mastercard, a Visa e o PayPal já passaram a aceitar pagamentos com criptoativos e isso começou a reduzir a desconfiança em relação ao uso das criptomoedas.

Além do mais, pelo fato de ser uma moeda finita, é comparada a itens como o ouro, além de ser considerada como uma reserva de valor.

Também não se pode esquecer de que o bitcoin passa por uma redução no número de moedas em circulação, um fenômeno conhecido como halving. Quando isso acontece, o estoque dos ativos diminui pela metade.

É uma forma de valorizar ainda mais o recurso, assim como acontece com o ouro. No entanto, algumas situações podem impactar o preço do bitcoin.

Fatores que podem impactar no preço do bitcoin

Uma farmácia especializada em remédio homeopático para gastrite e refluxo pode investir em bitcoin, mas precisa estar atenta a fatores que geram impactos no preço. São eles:

  • Risco político;

  • Demanda de oferta e procura;

  • Mercado;

  • Volatilidade do dólar;

  • Problemas técnicos.

O cenário político afeta diversos fatores da economia e costuma, também, afetar o universo das criptomoedas. Isso acontece porque alguns investidores costumam usar esse recurso para cobrir oscilações da moeda convencional.

Além disso, quando notícias relacionadas a crises econômicas começam a circular, muitas pessoas começam a comprar criptomoedas para proteger o patrimônio.

A demanda de oferta e procura também influencia porque para definir o preço, é necessário comparar a oferta e procura por parte de compradores e vendedores.

Se muitas pessoas e empresas, como um centro veterinário próximo a mim, estão interessadas em comprar criptomoedas, a volatilidade é influenciada pelo aumento de interesse, e quanto maior a procura, maior o preço.

O mercado de criptomoedas é descentralizado e não possui muita regulamentação, por isso, qualquer pessoa que se interesse pelo capital pode negociar, comprar, vender e fazer transações com esse tipo de moeda.

Existem muitas companhias que utilizam para fazer negociações e isso influencia nas taxas cobradas, reputação e número de clientes. São pontos que afetam a cotação e até o país, por isso é possível encontrar preços diferentes no mesmo território.

Um teatro Sipat que queira fazer investimentos em criptomoedas também precisa se atentar ao preço do dólar, visto que sua cotação influencia no cenário econômico de diferentes moedas pelo mundo, inclusive no universo de criptoativos.

Em alguns sites, o dólar é muito considerado para definir o preço que o investidor vai pagar, tanto é que existem tokens em que representam dólares e mostram como pode influenciar o mercado.

Por fim, problemas técnicos também podem interferir porque os sistemas de criptomoedas precisam passar por atualizações para melhorar os processos e reforçar a segurança, mas quando algum problema acontece, atrapalha a atividade dos investidores.

Com isso, pontos fortes e fracos podem influenciar na cotação. Também existem notícias sobre ataques ou abertura para invasões de hackers e isso acaba por desvalorizar esse tipo de moeda.

Boa parte das pessoas tem receio de fazer esse investimento, mas a verdade é que precisam apenas prestar muita atenção na hora de investir, visto que não se pode confiar em notícias falsas ou desconsiderar informações reais.

Considerações finais

Um fabricante de cruzeta cano pvc investe em criptomoedas porque é um tipo de moeda que está crescendo muito nos últimos anos e sua cotação é definida por diversos fatores que afetam a volatilidade de diferentes investimentos.

Para ter sucesso nesse mercado, é indispensável estar atento a qualquer situação que possa afetar as transações, além de contar com plataformas de investimento confiáveis e que conheçam muito bem a modalidade.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


0 comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO: Caso esteja com dificuldades com seu blog, abra um tópico no Fórum de Ajuda do Blogger que nós iremos te ajudar a resolver.


Os comentários passam por um sistema de moderação. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com pedidos de parceria;
- com propagandas (spam);
- com link para divulgar seu blog;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;

 
Dicas Blogger© 2007-2015 | Todos os direitos reservados | Design By Duy Templates
Top